Agenda da Comissão de Educação para Dia 27 de Abril

… é imensamente longa, com 19 pontos, estando prevista a minha audição durar 44 minutos.

No dia 23 de abril foi nomeada Relatora da Petição, a Deputada Maria Joaquina Matos do PS.

Neste momento a petição conta com 19760 assinaturas e gostava de levar na terça feira o número redondo de 20 mil assinaturas.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/04/agenda-da-comissao-de-educacao-para-dia-27-de-abril/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Atento on 25 de Abril de 2021 at 16:13
    • Responder

    —————
    ——————-

    Caro Arlindo Ferreira

    É meritória a luta individual pelo fim das quotas de acesso ao 5º e 7º escalões e ilustra bem o vazio e a hipocrizia daqueles grandes sindicalistas que teimam em manter-se sentados numa secretária sem dar uma unica aula e que nada de substantivo fazem pelos professores.

    Mas vejamos,

    Portugal, em janeiro de 2021 a Divida Pública atingiu o valor de 269,8 Mil Milhões de Euros, isto é, a Dívida Pública supera os 135% do PIB (Produto Interno Bruto)

    Em Portugal, o endividamento dos agentes económicos (setor público, empresas e famílias) subiu quase 5,4 mil milhões de euros em abril. A dívida dos agentes económicos (excluindo os bancos) atingiu um novo recorde de 751,4 Mil Milhões de Euros.

    O Programa de Estabilidade e Crescimento 2021-2025 refere que nem mais Um Centimo para Acrescimos Salariais até 2025.

    O Arlindo acha que tem alguma hipotese de êxito nesta petição??????

    Vivemos um momento muito dificil em que o Regime dá sinais de Podridão e desagregação. Durante estes ultimos 6 Anos de Governo pseudo-xuxalista o Investimento Público foi ZERO.

    Mesmo neste contexto, saiu o Euromilhões a António Bosta, isto é, ocorreu a Pandemia de COVID 19 o que permitiu que, Portugal estendendo a mão á Caridade, lhe vá ser proporcionada a dita BAZUKA por parte da União Europeia que irá servir essencialmente para Investimento Público (Saúde, Educação, Justiça…). Mas ATENÇÃO não iráservir para a Massa Salarial.

    O montante financeiro da dita BAZUCA (Plano de Recuperação e Resiliência) ascende a 16 644 Milhões de Euros, dos quais 13 944 Milhões de Euros correspondem a SUBVENÇÕES (dinheiro dado a fundo perdido). O Executivo tem em aberto a possibilidade de recorrer a um valor adicional de 2 300 Milhões de Euros em Empréstimos.
    Foi este o EUROMILHÕES que saiu a António Bosta. Se a COVID não tivesse surgido o António Bosta ia pelo ESGOTO abaixo.

    Face a tudo isto e não querendo ser Desmancha Prazeres penso que a Petição não tem qualquer Hipotese de ser Aprovada.
    .

      • João Almeida Pinto on 25 de Abril de 2021 at 18:12
      • Responder

      Caro Atento,
      Com todo o respeito pela sua opinião, ainda bem que há 47 anos atrás os militares pensaram de forma diferente.
      Como bem sabe, só é derrotado quem desiste. E, já agora, se tivermos de perder, então que seja no campo de batalha lutando pelas nossas convicções.

      • Fernando, el peligroso de kas verdades. on 25 de Abril de 2021 at 19:32
      • Responder

      Embora o seu Atento seja uma rês manhosa, não há dúvida que tem razão.

        • João Almeida Pinto on 25 de Abril de 2021 at 21:03
        • Responder

        Com todo o respeito caro colega, mas como diz o cego ‘a ver vamos’.
        Mais ainda, um lema que fez escola nos EUA há um século atrás: Never stop fighting till the fight is done.

      • E se estivesse calado! on 25 de Abril de 2021 at 21:47
      • Responder

      O fim das quotas nada tem a ver com acréscimos salariais. Pois não se trata de aumentar em X ou Y os salários, mas antes reconhecer que as quotas são um entrave administrativo para impedir que apenas uma percentagem de docentes em território continental não aufiram o que têm direito de facto. Este entrave administrativo é injusto, cria desmotivação, falta de produtividade e muito mau estar entre colegas e direção. Pelas contas já apresentadas o fim destas quotas têm um fraco impacto orçamental comparado com o impacto motivacional e de produtividade que traria na escola. Acresce ainda que os orçamentos regionais são elaborados com as transferências do orçamento nacional, pelo que não se justifica que haja dinheiro para pagar a todos menos a uma percentagem dos que não empurrados para as quotas. Em boa verdade constitui um roubo e uma inconstitucionalidade.

        • Carlos on 26 de Abril de 2021 at 15:31
        • Responder

        O fim das quotas nada tem a ver com acréscimos salariais.

        Por amor da Santa!…. a Subida de escalões é Despesa Permanente no Orçamento de Estado. Repito PERMANENTE

          • João Almeida Pinto on 26 de Abril de 2021 at 18:28

          Ou seja,
          Por essa ordem de ideias ninguém progride, pois tal impactará orçamentos futuros. Brilhante meu caro Watson!
          A alternativa é ficarmos quedos e em autocomiseração.
          Dá para notar que o colega fala de barriga cheia.
          Das duas uma: ou já passou o 2º cabo das tormentas e, por isso, segue pelo passeio dos alegres até ao 10º ou, lá no seu partido e, já agora, no do Atento também, entregaram-lhe a cartilha para tentar desmoralizar as tropas.
          Pois bem vá por onde veio, já agora, pela sombra para que o sol não o creste.

    • João Almeida Pinto on 25 de Abril de 2021 at 17:11
    • Responder

    Caro Arlindo,
    Recorrendo, se me permite, a um tipo de linguagem futebolística, digamos que neste momento estamos em tempo de intervalo e a ganhar.
    Com a força dos nossos argumentos e com o apoio do público no estádio, inclusive alguns adeptos do rival, que nos aplaudiram pelo show de bola que demos na 1ª parte, pela preparação prévia, planeamento das nossas ações e organização demonstrada em campo, que deixaram a equipa adversária entorpecida, tristemente agarrada à única estratégia que tinha projetado para o jogo (redução do n.º de alunos por turma; vinculação de docentes; mobilidade por doença; norma-travão;…), a qual elegeu à categoria de Ronaldos e Messis, num profundo desrespeito, quiçá inabilidade, e ao arrepio das mais elementares regras da fundamentação, no intuito de disfarçar uma, mais que evidente, desorganização das suas ideias e modelo de jogo,…
    Menosprezando o poder de superação (das convicções) do adversário, deixou no banco o único jogador que poderia fazer a diferença, o playmaker, um atleta cerebral que poderia, pelo menos, contribuir para empatar o jogo e levá-lo a prolongamento, para aí, porventura, se discutir, em sede de negociação, um desfecho favorável para ambas as partes (uma sobranceria de Golias que pode custar caro à imagem de um conjunto denotando já algum desgaste).
    Não obstante, muita atenção Arlindo, pois na 2ª parte este irá reagir.
    Ferido na sua altivez, colocará a restante esquadra galáctica em campo. Para tal, serão chamados os Neymars, Lewandowskis, Mbappés,… com bolas incessantemente bombeadas para a nossa área.
    Na verdade, à falta de um (negociador) ‘box-to-box’ na equipa, o argumentário do investimento realizado nas condições (relvado, apanha-bolas, câmaras, stewards,…), mais do que necessário à criação de condições de jogo, e obrigatório para cumprimento das normas da UEFA, servirá, o ‘tudo por tudo’ num propósito de, uma vez mais, fazer valer a estratégia utilizada ao longo de toda a 1ª parte, não sendo de pôr de lado, se tal não for suficiente, o investimento no próprio conselho de arbitragem…
    A estratégia do ‘vale tudo’ levará o jogo para prolongamento e aí, na intervenção final, pede-se uma defesa sólida e bem documentada, porquanto será necessário jogar na antecipação e estar bem preparado para o ‘chuveirinho do investimento’, de modo a evitar recorrer à lotaria dos penáltis.
    Por fim, desejo-lhe força Arlindo, e lembre-se, não está sozinho! Tem a força das suas convicções e de milhares de colegas que o apoiam e que entrarão consigo em campo.
    Por isso, por todos nós (inclusive, por alguns velhos do restelo) e por um ECD que, ainda, nos define enquanto profissionais, ajude-nos a ganhar este jogo.

    • limux on 25 de Abril de 2021 at 19:07
    • Responder

    Eu considero que vai ser bem sucedida, porque é da mais elementar justiça que o seja!

    • Henrique Fonseca da Costa on 26 de Abril de 2021 at 12:23
    • Responder

    Caro Arlindo,

    Votos de muito sucesso. Só lutando haverá recompensa.
    Abraço

    • Henrique Fonseca da Costa on 26 de Abril de 2021 at 12:24
    • Responder

    Caro Arlindo,

    Votos de muito sucesso. Só lutando haverá recompensa.
    Grande Abraço

    • Pedro on 26 de Abril de 2021 at 18:17
    • Responder

    Caro Arlindo,
    Votos de excelente audição para amanhã.
    O mecanismo de criação de vagas para acesso ao 5º e 7º escalão não é promotor do reconhecimento do mérito e das boas práticas, do rigor e da excelência do serviço educativo e das aprendizagens dos alunos, nem na valorização e no desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.

    • Trocatintas on 27 de Abril de 2021 at 0:05
    • Responder

    Entre sádicos e masoquistas, ainda há por aqui gente que se sente. Lutemos!… Quem não se sente, não é filho de boa gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: