Debate parlamentar sobre a alteração dos intervalos a concurso

 

No próximo dia 22 de abril, em reunião plenária, parlamento tem uma oportunidade de ouro para mitigar a falta de professores e melhorar as condições dos professores contratados, tornando a carreira docente mais atrativa.

A nossa plataforma há muito que vem denunciando os vários atropelos à contabilização do tempo de trabalho declarado à SS, dia 22 abril, é dia D para os professores mais precários do país, professores contratados com horários incompletos.

Há um conjunto de projetos sobre o concurso de professores e sobre a contabilização do tempo de trabalho declarado à SS que vão a debate e votação.
Ver agenda parlamento (https://app.parlamento.pt/BI2/#SEC-1)

3 – Projeto de Lei n.º 657/XIV/2.ª (PCP)

Vinculação extraordinária de todos os docentes com cinco ou mais anos de serviço até 2022

Projeto de Lei n.º 658/XIV/2.ª (PCP)

Procede à oitava alteração ao Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho, que estabelece o regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário

Projeto de Lei n.º 659/XIV/2.ª (PCP)

Contabilização do tempo de trabalho, para efeitos de Segurança Social, dos docentes contratados a termo com horário incompleto

Projeto de Lei n.º 660/XIV/2.ª (PCP)

Abertura de concurso para a vinculação extraordinária do pessoal docente das componentes técnico-artístico especializado para o exercício de funções nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais, nos estabelecimentos públicos de ensino

Projeto de Resolução n.º 868/XIV/2.ª (BE)

Redução das desigualdades que afetam os docentes contratados com horários incompletos

Projeto de Resolução n.º 1138/XIV/2.ª (PAN)

Recomenda ao Governo a realização de um concurso justo que valorize a carreira docente e respeite as necessidades das escolas

Projeto de Resolução n.º 1140/XIV/2.ª (PEV)

Criação de regras justas para os concursos docentes, que deem resposta às necessidades das escolas

Petição n.º 123/XIV/1.ª

Da iniciativa de Ricardo André de Castro Pereira e outros – Alteração dos intervalos a concurso dos docentes, nomeadamente o ponto 8 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho

Projeto de Lei n.º 682/XIV/2.ª (BE)

Programa extraordinário de vinculação dos docentes com 5 ou mais anos de serviço

Projeto de Lei n.º 761/XIV/2.ª (BE)

Determina a revisão do regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário

Projeto de Lei n.º 762/XIV/2.ª (BE)

Programa de vinculação dos docentes de técnicas especiais do ensino artístico especializado nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais

Projeto de Resolução n.º 895/XIV/2.ª (PSD)

Tempo de trabalho declarado à Segurança Social dos docentes contratados a exercer funções a tempo parcial

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/04/422294/

17 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Atenta on 19 de Abril de 2021 at 9:44
    • Responder

    E onde está plasmada a redução da dimensão dos QZP’s?
    Mais uma vez, vão discutir interesses de uma minoria.
    Triste realidade sindical….

      • chines on 19 de Abril de 2021 at 16:47
      • Responder

      Minha senhora, a sua minoria é a dos que querem receber mais ainda, porque ainda não é suficiente para si.

      • Nuno on 20 de Abril de 2021 at 10:12
      • Responder

      Se o Projeto de Lei n.º 660/XIV/2.ª (PCP) não incluir os professores de mecanotecnia, estamos mal.

    • Rosinha on 19 de Abril de 2021 at 9:51
    • Responder

    Uma minoria????
    Mas quem é você?????

      • atenta on 19 de Abril de 2021 at 12:41
      • Responder

      Resposta:
      PROVOCAR “GENTE QUE TEM A MANIA QUE SÓ TEM DIREITOS”!

    • Serafim Saudade on 19 de Abril de 2021 at 12:23
    • Responder

    .
    Rais parta a porcaria dos “contratados” querem tudo dado e arregaçado.

    Sempre foi assim ao longo do tempo. Os Horários inferiores a 22 horas letivas NUNCA contaram a totalidade do Tempo para a chamada “crreira”, nem para a “aposentação”….nem para coisa nenhuma….

    Esta malta mais nova que é CONTRATADA só quer MORDOMIAS……Já lhes concederam o “Subsidio de Desemprego” que há uns anos nunca deram aos professores…..

    Estes Licenciados (ás 3 pancadas) e á Bolonhesa são a Vergonha de uma classe cada vez mais desacreditada…..

    Os Horários Incompletos correspondem a Horários em Part-Time e, por isso, deve a sua contagem para todos os efeitos serem Proporcionais.

    Tenham VERGONHA!………..
    .

      • armani on 19 de Abril de 2021 at 14:01
      • Responder

      Vai mas é trabalhar! Seu chulo!

      • atento on 19 de Abril de 2021 at 20:01
      • Responder

      Tenham Vergonha!!
      Estes licenciados às 3 pancadas foram alunos dos senhores profs. que se formaram “antes das 3 pancadas”.
      Não sou conhecedor de “quantas pancadas” foram necessárias para formar este professores…mas até deve ser interessante saber estes factos.!! ou será uma regra de 3 simples…como na Matemática…
      Passe bem Sr. Serafim que eu está baralhado com tantos “3”..

      • armani on 19 de Abril de 2021 at 20:22
      • Responder

      Tu és outro chulo.

    • Luluzinha! on 19 de Abril de 2021 at 14:16
    • Responder

    A consideração e receptividade destes projectos por parte da tutela, seriam da mais elementar justiça social.

    • Paulo on 19 de Abril de 2021 at 14:44
    • Responder

    Serafim, podia-te dizer tanto coisa mas apenas vou dizer isto: acabei o curso em 2005, continuo muito longe da minha família, sou contratado.
    Se quiseres trocar a tua situação comigo é já.
    Falas assim pq és do tempo das vacas gordas. Tem vergonha.

      • Serafim Saudade on 19 de Abril de 2021 at 18:15
      • Responder

      .
      Dizes que eu sou do “Tempo das Vacas Gordas”…….

      Sou desse “Tempo”, isto é,

      – do TEMPO em que NÃO EXISTIA “Subsidio de Desemprego”;

      – do TEMPO em que a CONTAGEM DO TEMPO era PROPORCIONAL ao Tempo Lectivo;

      – do TEMPO em que para EFETIVAR NÃO BASTAVAM TRÊS ANOS DE CONTRATOS com Horário Completo e Anual;

      – do TEMPO em que para se EFETIVAR eram Anos a Fio a percorrer o País;

      – do Tempo em que tudo era feito em papel, incluindo os CONCURSOS;

      – do Tempo em que a dita “CARREIRA” não tinha os escalões que tem Hoje;

      – do Tempo em que os Salários eram Muito Mais Baixos do que Hoje;

      – do Tempo em que…………….

      Caro Paulinho vai enganar meninos para outro lado………………
      .

      • chines on 19 de Abril de 2021 at 18:55
      • Responder

      Sim, o resto que se lixe, fica em oferta de escola.

    • Prof on 19 de Abril de 2021 at 22:24
    • Responder

    Na proposta do PCP, não faz sentido no concurso da mi ser na segunda prioridade juntar qzp e aproximação a residência, por assim dizer. Então pode um qa das ilhas ficar ordenado com um qzp num dado qzp. Não faz sentido. O que deveria ser era o que estava antes da última alteração, 1 prioridade ho e qzp, 2 prioridade que com componentes letiva destacamento.

  1. Se o Projeto de Lei n.º 660/XIV/2.ª (PCP) não incluir os professores de mecanotecnia, estamos mal.

  2. É urgente discutir o concurso da mi. Ora os contratados na contratação inicial manifestam preferências por intervalos de horário, até podem só concorrer a h completos. Já o pessoal do quadro opositor a mi manifesta preferência por ESCOLAS, desconhecendo o tipo de horário que existirá (completo ou incompleto), sabendo-se a partida que muitos incompletos serão completos a 1de setembro. Ora se a lista de mi só tem horário completos e as reservas de recrutamento têm os 2 tipos de horários deveria haver possibilidade de manifestação diferente de preferências. O mais justo seria manter a totalidade de horários em todas as listas de colocação da mi. É só pegar na lista de ordenação e verificar que o pessoal do tipo da lista tem redução da componente letiva, para quê atribuir horário completo?

    • Estrela on 20 de Abril de 2021 at 21:28
    • Responder

    Mais uma vez: dividir para reinar!
    Sou contratada e assinei a petição pelo fim das quotas para os 5.º e 7.º escalão.
    Se eu quero o melhor para os meus colegas, porque considero justíssimo, porque não hão-de eles querer o melhor para mim?!

    Caramba! Também já houve escravatura e felizmente terminou, tal como a pena de morte! Não é suposto as coisas melhorarem? Vejo que por alguns colegas, os contratados deviam era trabalhar a toque de chicote! Há pessoas que nunca saíram da idade das trevas! … Que desilusão!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading