Importância da Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D) – João Costa

 

Download do documento (PDF, 57KB)

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2020/05/importancia-da-avaliacao-pedagogica-em-ensino-a-distancia-ed-joao-costa/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Matilde on 22 de Maio de 2020 at 12:11
    • Responder

    ” Isto significa que a função da avaliação não é punitiva ou seletiva, mas sim um instrumento para que todos aprendam”.

    No Ideal deveria ser efectivamente assim. Mas, na prática, não é…

    Como conciliar e compatibilizar o carácter atribuído à avaliação (“não é punitiva ou seletiva”), com a realização de exames, cujo principal objectivo é seleccionar e seriar os alunos, de acordo com as classificações obtidas nos mesmos? Ora se os exames são intrinsecamente punitivos e selectivos…

    A realização de exames privilegia, indubitavelmente, o “produto” em detrimento do “processo” e isso parece não ser consonante nem coerente com o defendido pelo SEAE …

    Também, segundo o SEAE, “avaliar é mais do que medir”. Nessa perspectiva, os exames avaliam efectivamente as aprendizagens realizadas ao longo de 2 ou de 3 anos, consoante se realizem no 11º ano ou no 12º ano de escolaridade? Ou limitam-se a “medir” essas aprendizagens?

    No campo das ideias, é-me muito fácil concordar com os princípios defendidos pelo SEAE, mas entre as palavras e a prática nem sempre existe a conveniente coerência e congruência…

    Não se pode afirmar uma coisa e na prática mandar fazer o seu contrário…

    A contradição e a incoerência não costumam ser bons aliados quando se pretende alterar um paradigma e/ou substitui-lo por outro, nem geradoras do consenso necessário para que o primeiro possa ser consumado…

    • Amaral on 22 de Maio de 2020 at 12:30
    • Responder

    A vida real são exames e são médias de secundário.

    Qual foi a parte que estes senhores não entenderam?

    • Matilde on 22 de Maio de 2020 at 12:48
    • Responder

    PS: Não sou contra a realização de exames “só porque sim”, mas também não a defendo sem questionar as supostas virtudes supremas que muitos lhes atribuem e sem criticar o modo como alguns os encaram: com uma espécie de panaceia, solução para todos os males que assolam a Educação…

    O rumo traçado pelo SEAE esbarra em alguns obstáculos conceptuais impossíveis de compatibilizar ou, no mínimo, objectivamente discutíveis e criticáveis…

    • Matilde on 22 de Maio de 2020 at 12:50
    • Responder

    Correcção: como uma espécie de panaceia em vez de com uma espécie de panaceia.

    • Brito on 22 de Maio de 2020 at 14:58
    • Responder

    Obrigado pelo pelo (re)post.
    Cada dia em que aqui aqui (re)aparecem as pérolas do grande SE Costa, há motivos de esperança para toda uma escola à beira do desespero.
    Avé, SE Costa!

    • Manuel on 22 de Maio de 2020 at 15:09
    • Responder

    Que parolo. Já chega! Que petulante! Já chega! Acha este sr que agora vem ensinar os professores a avaliar??!! Que traste.

    • Mortadela on 23 de Maio de 2020 at 7:56
    • Responder

    Mas quem.é esta figura, cheia de filosofias sobre o ensino?É professor?Está a dar aulas à distância?Está a sincronizar com os alunos?Recebe imensos trabalhos de”pernas para o ar”, responde a dezenas de emails por dia,a repetir o que já tinha pensado estar claro e objetivo nos seus planos de trabalho semanal?
    Este sr tem.grandes aspirações a ME, ja se percebeu…

    • Pedro on 23 de Maio de 2020 at 22:08
    • Responder

    Ao Domingos “Fio-de-beque-de-qualidade” Fernandes foi-lhe dada luz bem verdinha para aqui andar a vender a sua ladaínha costumeira. O SE Costa, que é quem realmente manda no ME (o Tiago é um mero bibelô de entretenimento para Gouchas, Cristinas, Cautelas, RAP & Cia, LDA, tem procurado martelar ideologicamente todo o processo educativo sem que ninguém questione se é esse o caminho certo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog