Resumo da reunião com ME sobre as exclusões de concurso

 

Da reunião com o ME saiu o seguinte:
– neste momento do concurso não é possível haver prazo de reclamação ou de audição dos excluídos, por não haver mecanismo legal para o efeito;
– a única forma de alterar a situação de exclusão é o Recurso Hierárquico;
– foi dada a garantia que o Recurso Hierárquico será célere;
– caso o Recurso Hierárquico seja deferido, todos os docentes que estavam em condições de ser vinculados, serão integrados, consoante a ordem de preferências manifestada;
– no dia 1 de setembro todos os candidatos, incluindo os atualmente excluídos, cujo recurso venha a ser deferido, deverão ter conhecimento da sua colocação (interno ou externo/CI);
– a notificação do Recurso Hierárquico é feita na área pessoal do candidato;
– a forma de fazer prova do tempo de serviço para efeitos de recurso é através de uma declaração do tempo antes e depois da profissionalização autenticada pela Direção do Agrupamento (não é pelos serviços administrativos);
– caso as escolas tenham cometido erro administrativo na contagem de tempo de serviço, deverão através dessa declaração, assumir o erro no tempo anteriormente validado e alterá-lo na mesma declaração;
– o Registo Biográfico não permite atestar qualquer tipo de tempo de serviço;
– não existem arredondamentos nos aditamentos de contratos;
– as escolas serão contactadas por juristas para atestar dados.

 

Fonte: Facebook, Movimento – Professores Precários, Sara Bordalo Gonçalves

 

Hoje há concentração no Porto em frente da dgeste às 14:30.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/07/resumo-da-reuniao-com-me-sobre-as-exclusoes-de-concurso/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. Caso o Recurso Hierárquico seja deferido, acho bem que o docente veja as suas preferências no sistema.

    Só espero que os deferimentos não sejam uma palhaçada é quem tentou ganhar dias de serviço não seja punido.


  2. Ou seja, a culpa morre solteira. Eu também me enganei num código de escola e gostaria que em recurso hierárquico me deixassem alterar esse código. Não foi culpa minha que eu nem percebo de códigos, imprimi a lista na escola e a impressora falhou, posso culpar o diretor ou a escola e desresponsabilizar-me do caso? Mais 300 pela porta do cavalo! Vivam os extraordinários com recurso, para o ano invalidem o concurso a todos os que concorrerem, assim entram 3000 em vez de 1500. Palhaçada.

    • Vera Oliveira on 13 de Julho de 2017 at 11:14
    • Responder

    Bom dia!

    Palhaçada é vir para aqui insultar os colegas não percebendo o que realmente aconteceu. Palhaçada é colegas quererem beneficiar de situações injustas que acontecem aos outros e que em nada tentaram prejudicar outros. As pessoas já estão desgastadas psicologicamente pois viram as suas candidaturas invalidadas por colocaram o tempo de serviço que as escolas lhes indicaram e se não o fizessem viam-nas invalidadas por dados incorretos… e ainda têm de lidar com estes abutres…. realmente!!! Que falta de respeito… há pessoas que prevaricam, mas não são todos… Falo na terceira pessoa pois felizmente não estou nesta situação, mas quando vejo estes comentários, só me apetece dizer: leiam um livro!!

      • Vítor on 13 de Julho de 2017 at 12:43
      • Responder

      Tem toda a razão, Vera. Eu também não estou nesta situação mas podia ter acontecido a qualquer um. Mesmo estes iluminados que vêm para aqui insultar os colegas podem ter uma pedra no sapato. Sabem lá se alguma vez lhes contaram 1 dia ou 2 a mais ou a menos. Em 20 e tal anos de serviço é bem possível que isso tenha acontecido. Eu já andei a concorrer com tempo a menos durante vários anos. Enfim…é o que temos. Colocam todos no mesmo saco.

        • Professor Doutor on 13 de Julho de 2017 at 14:38
        • Responder

        .
        Meus meninos Vera Oliveira e Vitor não digam asneiras.

        Sabem muito bem – e se não sabem é porque são muito TÓTÓS – que concurso após concurso há muito CHICO-ESPERTISMO….

        Acrescento: – mesmo com esta verificação da DGAE existem muitas situações de ilegalidade no tempo de serviço de alguns INOCENTES que estão nas listas.

        Acrescento ainda: – devia haver mão pesada caso se prove FRAUDE.
        .

          • A on 13 de Julho de 2017 at 15:28

          Concordo, no caso das normas travão os colegas conseguiram interpretar a legislação muito bem e alertaram as escolas para a incorreta aplicação da lei que os beneficiava, na contagem de tempo de serviço já ninguém se lembra se entrou com 18 horas ou 22 horas, era tudo o mesmo. Não podem haver duas leis diferentes, se no boletim diz que a responsabilidade da veracidade dos dados apresentados é dos candidatos, é dos candidatos. Neste momento até o docente com três dias de serviço pode sentir-se prejudicado porque se se tivesse enganado e colocasse três zeros à esquerda no tempo de serviço podia ser que passasse desapercebido e entrava anos a fio por “erro administrativo”. Tenham dó.
          Estes concursos extraordinários são uma vergonha e mais vergonhoso é ver os sindicatos apoiarem todo o tipo de ilegalidade que lhes apresentam pela frente.

          • Paulo Pereira on 13 de Julho de 2017 at 17:39

          Esse argumento é ridículo e só pode ser proferido por alguém que não sabe do que fala ou que nunca concorreu!

          Se numa primeira fase o candidato preenche o boletim electrónico, na segunda fase cabe à Escola/ ao Director validar essa informação. E o candidato até pode estar a quilómetros da escola, pois o processo não é presencial!

          Se os dados que o candidato apresesentou no boletim não conferem, o Director invalida provisoriamente o boletim e comunica essa informação ao candidato. Isso está contemplado no Despacho de abertura do Concurso que Você certamente não leu! E há prazos para esses procedimentos.
          Posteriormente a isso, se o candidato tem algo a corrigir, corrige. Havendo boa-fé entre a Escola e o candidato, os Serviços Administrativos esclarecem o que é que está errado. O Director tem mais que fazer. Só é chamado para validar as candidaturas, pois por princípio confia no Chefe de Secretaria e nos Serviços Administrativos. Seria muito mau se assim não fosse.

          • A on 13 de Julho de 2017 at 18:10

          Tudo isto não invalida que o candidato informe a escola de que o tempo de serviço que apresenta está incorreto e que à luz da lei a escola deve validar o tempo de serviço indicado pelo candidato. Mais, se o candidato está a kms da escola de validação e não falou com ninguém sobre o processo antes e inserir os dados, prestou falsas declarações em juízo próprio, sejam elas intencionais ou não.

          • Paulo Pereira on 13 de Julho de 2017 at 19:02

          “a escola deve validar o tempo de serviço indicado pelo candidato”? O pressuposto está invertido, meu caro!
          O candidato não é dono e senhor do processo, se bem que venha a ser penalizado, é certo.
          Em primeira instância, quem tem obrigação de estar a par da Lei são os Serviços Administrativos, que estão lá para esclarecer quem lá vai para tirar dúvidas.
          Caso hajam dúvidas, todas as Escolas têm acesso privilegiado aos Serviços Centrais da DGRHE para esclarecer dúvidas.

          Seria um tanto ridículo que um qualquer candidato, com voz mais grossa, se armasse ao pingarelho e dissesse aos Serviços Administrativos de uma Escola o que esta deve ou não deve fazer, não acha?
          Infelizmente é o que observamos quando algum encarregado de educação daqueles mais embrutecidos com a Liberdade da Rua, vai à Escola, pensando que pode mandar em toda a gente. A ponto de, em alguns casos, ter de ser ameaçado com a Polícia.

          • A on 13 de Julho de 2017 at 22:13

          Certamente que um “pingarelho” não estaria excluído do concurso e houve escolas que, erradamente, invalidaram colegas na norma travão, foram os mesmos que “pingarelhamente” informaram a escola da razão de poderem beneficiar dessa norma (apesar de não concordar que a mesma exista auxiliei uma colega a reclamar e foi admitida, o concurso dessa colega neste momento está validado). Certamente que o mesmo deveria ter acontecido com o tempo de serviço, penso que sou eu, melhor do que ninguém, quem sabe se entrei para horário completo ou incompleto nos anos em que concorri, logo, sou o mais qualificado em poder alertar a escola. Atenção, penso que os colegas não deveriam ficar penalizados, deveriam era voltarem a colocar o tempo de serviço correto e só então serem lançadas as listas. Não concordo que por erros administrativos ou próprios, sejam colocados mais 300 professores nos quadros. Não tarda nada estão a cortar o subsídio de férias e o de natal, a fazer cortes em massa aos mesmos de sempre. É que o subsidio de caducidade para quem agora concorre com o tempo de serviço completo alegadamente ilegalmente.

          • Paulo Pereira on 14 de Julho de 2017 at 3:23

          @na sequência do “pingarelho”… Não sei se todos os docentes têm a contagem do seu Tempo de Serviço em boa memória, particularmente quem tem vários anos de serviço.
          O serviço E-Bio vale o que vale. O Registo Biográfico vale o que vale. Para baralhar as coisas, a contagem dos dias em que se esteve de baixa médica em anos passados, a certa altura não contava para o Tempo de Serviço mas passou a contar retroactivamente.

          No meu caso, a minha Escola telefonou-me para rectificar o Tempo de Serviço para efeitos DESTE concurso, pois nunca me foi dado a conhecer o deferimento do pedido para validar os dias em que estive de baixa médica há mais de cinco anos atrás. Um deferimento que não foi despachado e não me foi dado a conhecer em tempo.

          Isto para dizer que por vezes temos mesmo de fazer fé nos registos dos Serviços Administrativos do Agrupamento para a contagem do Tempo de Serviço.

          • Maria Otília Afonso on 13 de Julho de 2017 at 16:20

          Denuncie, se conhece casos deve denunciar. Não atire lama a todos. Se me vai chamar totó, fique tambem a saber que não me ofende. Só aceito elogios de gente educada.

          • Professor Doutor on 13 de Julho de 2017 at 18:32

          .
          Minha amiga

          ando farto dos CHICOS E CHICAS-ESPERTAS

          MÃO PESADA PRECISA-SE

          Caso se prove a FRAUDE de quem quer que seja deviam ser banidos definitivamente do Ensino.

          O ENSINO não é para VIGARISTAS
          .

          • Vítor on 13 de Julho de 2017 at 16:30

          Caro Professor Doutor, o menino tem de deixar de generalizar e deixar de ser totó. Se há quem minta deliberadamente, não me parece que seja o caso da maior parte das situações que tive conhecimento. Se fosse menos totó perceberia isso com facilidade. Também deveria existir uma grave penalização para quem faz denúncias de fraudes que não se venham a confirmar. Porque se a moda pega para o ano não vão existir 3000 denúncias, vão existir 30.000.

          • A on 13 de Julho de 2017 at 18:18

          Esperemos que o número de denuncias aumente, provado está que houve trafulhice, intencional ou não, mas que nada acontece, nem aos diretores que validaram sem confirmar os processos, nem aos candidatos responsáveis por todas as ilegalidades que colocam na aplicação (seja por ordem da escola, seja por trafulhice ou por distração). A solução agora é entrarem mais uns quantos contratados que nunca caducaram contrato (recebendo caducidade ano após ano). é ridículo, este concurso é uma palhaçada.

          • Vítor on 13 de Julho de 2017 at 18:28

          Eu estou de acordo com as denúncias mas sempre e só em casos que se tenha a certeza que há erros. Como sabe há quem denuncie colegas às dezenas só porque sim. Mais, a entidade do denunciante devia ser conhecida pelo denunciado.

          • Paulo Pereira on 13 de Julho de 2017 at 17:26

          LOL! Há cada ignorante na Classe Docente que, por mais Doutor que se julgue, devia aprofundar sobre o que fala antes de vir chamar nomes, de forma gratuita, a colegas!
          Em primeiro lugar, há uma diferença tremenda entre as BCE e os Concursos Nacionais/Destacamentos, pois estes últimos são feitos numa plataforma informática centralizada do MEC, em que, havendo falhas informáticas, as mesmas só se podem dever à Tutela Administrativa, as quais nunca são admitidas. Estas falhas são, aliás, recorrentes, sempre que cada Governo tenta meter o bedelho na Educação. Lembram-se da borrada dos concursos do tempo da Isabel Alçada?
          Em segundo lugar, seria de grande imbecilidade por parte de um candidato que arriscasse ficar penalizado a ser excluído do Concurso, se cometesse Fraude!
          Em terceiro lugar, os acordos entre os sindicatos e o MEC, mal ou bem, foram feitos. O que implicou, como sempre, uma mudança de paradigma no processo concursal. A título de exemplo, os QZP passaram a ficar nos últimos lugares da Lista Graduada. E isto para dizer o quê? Simplesmente para constatar que, mais uma vez, a equipa de informáticos, que desconheço quem sejam, e se faz parte de alguma PPP ou se é avençada ou faz rodízio em função da cor política, tem de lidar com a aplicação informática herdada e corrigir os algoritmos de processamento da informação. Ora como qualquer informático sabe, quantas mais variáveis e condicionantes uma aplicação informática tem, maior o risco de conter erros. E se essa aplicação informática não é convenientemente testada e validada, como se faz em sistemas informáticos bancários, quem se prejudica são os utilizadores. Ora pelo que se depreende, constata-se isso mesmo: a componente informática “nova” que foi integrada na aplicação, não foi suficientemente testada. Isto, num país de troca-tintas, é perfeitamente normal, mas é escandaloso!

          A conclusão que tiro é óbvia: Há décadas que o Sistema de Ensino em Portugal está no estado caótico muito devido à sua constante politização, em que sucessivos governantes, qual deles o mais INCOMPETENTE, mete o bedelho! As Estruturas Educativas, que deviam ser o mais estáveis possíveis, estão num constante Processo Revolucionário em Curso, em que a autoridade e o prestígio da Classe se perdeu, as Direcções ficam impotentes perante alguns labregos que não sabem educar os seus filhos, e a Instrução é relativizada e nivelada pela mediocridade.
          E temos colegas que defendem este Sistema, como se fosse a excelência do Progressismo, não tendo qualquer pudor em insultar quem não pense como tais doutas cabéça!

      • Maria Otilia Afonso Afonso on 13 de Julho de 2017 at 16:14
      • Responder

      Tem toda a razão. Também sou do quadro, mas já fui contratada e, sei avaliar o que os colegas contratados sentem.


  3. Aí vem “Bomba” http://vilaverde.net/2017/07/05/esvv-eleicao-de-diretor-pode-ser-anulada-por-irregularidades-na-associacao-de-pais/ nada de novo para quem está atento. Falto Governo ou Democracia?

      • Paulo Pereira on 13 de Julho de 2017 at 18:37
      • Responder

      Não dramatize, meu caro. Não me diga que está espantado com isso. Isso acontece em qualquer lado onde não haja grande civilidade. Coitados dos representantes dos Encarregados de Educação: Se nas periferias de Braga, a capital de Distrito, são também instrumentalizados por oportunistas… não é?

      Conheço bem o Minho: uma terra bonita, de gente acolhedora, com gente empreendedora, exploradora do mais fraco, muito religiosa (de aparência), com muito novo-riquismo e um povo muito pouco instruído e muito sectário (quer para a esquerda, quer para a direita). O que salva o Minho é a Universidade, as tradições folclóricas, a arquitectura que resta, e pouco mais.

    • José Carlos Vinagre on 13 de Julho de 2017 at 12:47
    • Responder

    Joana Mortágua cumpriu:

    “Colocou o problema dos professores

    injustamente excluídos ao Ministro da Educação”

    Se ele permite que flagrante injustiça prossiga até aos Recursos

    Hierárquicos, é porque é cúmplice com a situação.

    https://youtu.be/VyBZuYPr7ZM


    1. É engraçado que tenham aberto tão poucas vaga para QE e milhares para QZP, como é que isto se explica?!?!?!? Não há explicação, só anormalidade. Será que os Srs. Deputados sabem que as vinculações extraordinárias são uma machadada na legislação que regula os acessos às vagas em funções públicas? É que nenhuma das vagas das VE foi disponibilizada em Concurso Interno, sendo este concurso uma anormalidade dentro da função pública, em que o acesso a determinados lugares é disponibilizado a apenas um punhado de professores e desses há uma casta privilegiada, os da Norma Travão. É vergonhoso.

        • Paulo Pereira on 13 de Julho de 2017 at 18:00
        • Responder

        Após as matrículas é que se verá efectivamente quantas turmas cada agrupamento vai ter.
        Estes e outros concursos abrem sempre com base em estimativa. E a correcção da abertura de lugares de Quadro é, ou deveria ser feita, no ano lectivo seguinte.
        Contudo, um bom aferidor da precariedade docente é o número de Cursos Profissionais, que geralmente são garantidos por docentes do Quadro, mas não garantem estabilidade a médio-longo prazo.

        É muito bonito o conceito da estabilidade profissional, mas cada vez me convenço mais que é uma utopia. Na Classe Docente a estabilidade possível é ser QZP, desde que reduzam a área geográfica de cada uma, que é sadicamente grande!

        Quanto aos colegas que nunca efectivaram ao fim de vários anos, sei de alguns que nunca o fizeram por comodismo, ou que “meteram o carro à frente dos bois”, como comprar casa. Outros há que, ao fim de três anos de carreira docente, efectivaram. É uma questão de atitude. Se uma pessoa é do Norte mas consegue efectivar no Sul e passa a viver lá, para quê fazer o choradinho de que não consegue efectivar no Norte? Isso é que é miserável!

        • José Carlos Vinagre on 15 de Julho de 2017 at 2:49
        • Responder

        Uma anormalidade é haver professores de 2ª. Toda a vida precários.

    • Fernanda on 13 de Julho de 2017 at 21:09
    • Responder

    Quando a secretaria me dá o tempo de serviço, eu confirmo-o à luz da legislação em vigor. E, se não concordar com ele (sejam dias a mais ou a menos), questiono, exijo explicações, volto a ler, vou ao “ARLINDO”! As funcionárias e a direção não têm o dever de saber mais sobre o meu processo do que eu própria! Mas, isso sou eu….que sou muito desconfiada!
    Que tudo se resolva, sem ninguém sair prejudicado!

    • listas on 13 de Julho de 2017 at 21:44
    • Responder

    listas saem dia 18 de acordo com informação do ministério ao BE
    http://www.esquerda.net/sites/default/files/pr4722-xiii-2-a_resposta_doc_exc.pdf


    1. Bem observado!

    • Cristina Pinheiro on 14 de Julho de 2017 at 1:08
    • Responder

    Estive no dia 12 na concentração na 5 de outubro e ouvi com muita atenção aquilo que os colegas que foram recebidos nos comunicaram, terminada a reunião. No dia 13 de manhã contactei portanto a minha escola de validação para lhes explicar que precisaria de uma declaração com o tempo de serviço claramente corrigido. Para o fazerem pedem-me que contacte a escola que contou o tempo de serviço, para que que esta faça a correção que forma a que possa vir expressa na dita declaração. Mas a escola que contou o tempo de serviço não cometeu nenhum erro, dizem-me, porque segundo a circular B16014474B (ver: http://www.dgae.mec.pt/?wpfb_dl=20298), que indica vários exemplos em que o resultado da contagem do tempo de serviço é arredondado. Daí decorre que, no meu caso, (e de todos aqueles cuja situação resulta de um aditamento posterior em um dia à colocação inicial a 1 de setembro) a contagem de tempo de serviço perfaça os 365,8 dias, tendo a escola arredondado a 366, seguindo, repito, as instruções da referida circular. A escola de validação seguiu o mesmo entendimento. Então o erro é do ministério, que não esclareceu as escolas que havia outras regras? dos programadores que desenharam a plataforma que apenas permite a introdução de um número inteiro? de quem analisou (ou melhor não analisou) as candidaturas depois das denúncias, sendo inclusivamente incapaz de apontar claramente os erros que imputam na notificação da reclamação? meu, que me iludi com a aparente vontade do ME repor a verdade? Em pano de fundo sei que quantos menos candidatos à vinculação houver, melhor. Sei também que esta nossa situação fez sobressair mais uma vez as falhas deste sistema de concurso. Há pelo menos uma coisa que funcionou: a denúncia a eito, anónima (não confundir com o direito legítimo a reclamar quando temos a certeza de uma irregularidade).

      • Paulo Pereira on 14 de Julho de 2017 at 2:04
      • Responder

      Mas isto é caricato!
      Mas não diziam que na legislação que enquadrava esse esquema da norma travão e dos aditamentos se entendia que não se podia fazer arredondamentos no somatório dos dias de serviço?

      Sendo isso certo, como é que uma Circular Interna tem mais peso de Lei que Diplomas Legais que são publicados em Diário da República?
      Se isto aconteceu, não foi só o MEC que fez figura de incompetente, mas também todos os Agrupamentos que mostraram desconhecimento, não só da interpretação da Lei, mas das Precedências dos Diplomas Legais.

      Obviamente que todo o Sistema se pôs a jeito.
      Quem acabou por ser vítima dos efeitos colaterais foram os docentes directamente interessados, que ainda por cima, estão a ser humilhados.

      Por outro lado, a narrativa da denúncia não parece ter grande cabimento, pois as anomalias só foram detectadas quando alguém reparou no ‘pdf.’ que recebeu a notificar que a sua candidatura tinha sido indeferida.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

slot gacor slot gacor situs android4d situs android4d situs bir365 situs sbs188bet situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs bir123 situs metal303 situs metal303 situs bir365 situs sbs188 situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs birasia situs bir123 birtoto-link birtoto-login bir123-link bir123-login bir365-link bir365-login sbs188bet-link sbs188bet-login sbs188bet android4d-link android4d-login android4d-alternatif rgm168-link rgm168-login metal303 birtoto android4d rgm168 sbs188bet metal303 bir365 bir123 link-birtoto link-rgm168 link-sbs188bet link-303metal link-bir365 link-bir123 link-alternatif-birtoto birtoto bir123 link-bir123 link-alternatif-bir123 bir123-link login-bir123 bir123-login daftar-bir123 rtp-bir123 android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar rtp-android4d birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar rtp-birtoto sbs188bet link-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet sbs188bet-link login-sbs188bet sbs188bet-login daftar-sbs188bet sbs188bet-daftar rtp-sbs188bet rgm168 link-rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link login-rgm168 rgm168-login daftar-rgm168 rgm168-daftar rtp-rgm168 bir365 link-bir365 link-rgm168 link-bir123 link-android4d link-bir365 link-birtoto link-sbs188bet birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar bir365 link-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 daftar-bir365 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online situs-gacor situs-online game-online slot-gacor server-thailand slot88 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online slot-fastspin Metal303 Link-alternatif-metal303 Metal303-link-alternatif Login-metal303 birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link-alternatif login-birtoto birtoto-login rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link-alternatif situs-rgm168 rgm168-situs rgm168-login login-rgm168 android4d link-alternatif-android4d android4d-link-alternatif login-android4d android4d-login situs-android4d android4d-situs komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login bonus-garansi rtp-komplekslot game-online situs-online metal303 link-metal303 metal303-link login-metal303 metal303-login bonus-garansi-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot komplek-slot slot mahjong megaways slot thailand slot Habanero slot gate of olimpus 1.000 PRINCESS STARLIGHT 1.000 KOMPLEKSLOT GACOR KOMPLEK SLOT SLOT KOMPLEK SITUS SLOT login-komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot bonus-komplek-slot komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus SLOT GACOR BONUS GARANSI KEKALAHAN komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus-garansi birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 komplek-slot daftar-komplek-slot bonus-komplek-slot link-alternatif-komplek-slot login-komplek-slot metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 link-alternatif-metal303 login-metal303 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir365 daftar-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto android4d daftar-android4d bonus-android4d link-alternatif-android4d login-android4d hasil-pemilu ganjar-menangis MAKAN SIANG GRATIS birtoto daftar-birtoto link-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto situs-birtoto situs-online-birtoto youtube amazon facebook google gmail bonus-kekalahan bonus-garansi-100persen komplek-slot komplekslot rgm168 daftar-rgm168 link-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 situs-rgm168 situs-online-rgm168 bonus-garansi-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet link-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet situs-sbs188bet situs-online-sbs188bet bonus-garansi-sbs188bet slot-thailand slot-koi-gate slot-online daftar-bir123 bir123 link-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 situs-bir123 situs-online-bir123 bonus-garansi-bir123 bir365 daftar-bir365 login-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d situs-slot situs-aman situs-terpercaya slot-habanero slot-pg-soft situs-gampang-menang sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d bonus-android4d rtp-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet rtp-sbs188bet bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 rtp-bir123 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 rtp-bir365 metal303 link-metal303 situs-metal303 login-metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: