És Estudante do Ensino Público? “Tás” “Tramado”! Ou a Desigualdade Perante a Lei…

Por aqui: Jornal diariOnline – Região Sul.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/07/es-estudante-do-ensino-publico-tas-tramado-ou-a-desigualdade-perante-a-lei/

2 comentários

    • Vergonha on 4 de Julho de 2017 at 10:41
    • Responder

    Escolas estão a passar de ano alunos com cinco negativas

    Orientações da tutela resultaram em pressões exercidas por diretores das escolas a professores no sentido de subirem as notas a alunos

    Escolas a passarem alunos com quatro ou cinco negativas e escolas que estão a fazer pressão junto dos professores para que subam notas negativas dos alunos de forma a que estes se inscrevam no ano seguinte sem ficarem com disciplinas por fazer. A denúncia foi feita, segundo avançou o jornal de I na edição desta terça-feira, por vários diretores e professores a norte e sul do país. Em causa um conjunto de orientações dadas pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, que admite o chumbo apenas como “medida excecional” no 2º, 3º, 5º, 7º, 8º, 10º e 11º ano. Porém, no Parlamento, o ministro e secretário de Estado já garantiram que essa não é a interpretação correta do despacho normativo 1-F/ 2016. No despacho, datado de 5 de abril de 2016, lê-se no artigo 21º – que regula os princípios de avaliação da aprendizagem dos alunos que “a decisão de transição para o ano de escolaridade seguinte reveste carater pedagógico, sendo a retenção considerada excecional”. Apesar de ter negado ter dado instruções às escolas, Tiago Brandão Rodrigues já assumiu, também no Parlamento, a 8 de novembro passado, que os chumbos são “ineficazes, caros, punitivos e segregadores”, diz o responsável.

    http://www.dn.pt/portugal/interior/escolas-estao-a-passar-de-ano-alunos-com-cinco-negativas-8611206.html

    .

      • Educadora por paixão on 4 de Julho de 2017 at 14:30
      • Responder

      Pois o mal, vem precisamente daí!
      Quando passam um aluno do 1º para o 2º ano do 1º Ciclo do ensino Básico sem saber ler, escrever, realizar operações,… o que esperam?
      As reprovações têm que começar logo no 1º ano!
      Sem bases sólidas não se constrói casa nenhuma!
      As ordens vêm de cima, pois quanto “menos negativas” mais sucesso! É o problema das percentagens e das estatísticas! Enganam-se e enganam todos: alunos, pais, encarregados de educação… e também se estão a enganar a eles próprios, muitas vezes coagidos por ordens superiores!
      Fica bem à sociedade dizer que temos só “génios”, mas todos sabemos que isso não é verdade! Por outro lado, há muitos que pensam que quanto menos o “povo souber” melhor, pois mais fácil é de manietar!
      Estamos a voltar ao analfabetismo, só que desta vez não é apenas a nível escolar é a todos os níveis! Por isso, só me apetece dizer como o poeta ” Não sei onde vou mas sei que não vou por aí!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: