Afixados Hoje os Resultados das Provas Finais, E…

Exame de Matemática do 9.º ano com segunda pior média de sempre

 

 

A classificação média na prova de Português foi de 57%. A Matemática não passou dos 47%.

 

 

provas finais notas

 

Depois do ano negro de 2013, a média do exame de Matemática do 9.º ano voltou a descer, com os alunos a registar o segundo pior resultado de sempre em 12 anos de provas finais neste nível de escolaridade. A média foi de 47 numa escala de 0 a 100. Em 2013 tinha sido de 43. Já na prova de Português, a média mantém-se em terreno positivo (57), embora tenha descida por comparação ao ano passado (58).

Os exames contam 30% para a nota final dos alunos e por isso os seus resultados não são em geral determinantes para se passar ou chumbar de ano. As pautas, que foram afixadas nesta terça-feira nas escolas, reflectem a média das notas internas (dadas pelos professores) e dos resultados obtidos nos exames. Dos cerca de 91 mil estudantes que fizeram o exame de Matemática, 34% ficaram retidos nesta disciplina, mais dois pontos percentuais do que em 2014. A Português registou-se a situação inversa: 8% de chumbos contra os 10% registados em 2015.

Estes resultados são conhecidos depois de, na semana passada, se terem multiplicado as declarações de regozijo, sobretudo de ex-governantes, por os dados relativos a 2014/2015, então divulgados pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência darem conta de uma redução substancial dos chumbos pelo segundo ano consecutivo.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/07/afixados-hoje-os-resultados-das-provas-finais-e/

3 comentários

    • Jasmine on 12 de Julho de 2016 at 14:50
    • Responder

    Se eu comer um frango inteiro e tu não comeres nada, em média, cada um de nós comeu metade de um frango… Quero eu dizer com isto que, na minha opinião, a média não será a melhor forma de analisar os dados. A moda é mais indicativa.


  1. Não é simpático dizer isso mas: deve comparar as notas internas com as externas dadas pelos professores. Os exames são dificuldade média … o que se passa ? não existe aprendizagem com aqueles níveis altos de indisciplina, a falta de legitimidade dos professores, a desvalorização social dos professores …


  2. Há cada vez mais indisciplina nas escolas, básicas e secundárias, as ultimas desde que aumentou a escolaridade obrigatória. Ou se toma medidas contra estes alunos (e não é colocar a responsabilidade nos professores como se faz em algumas escolas) ou as notas serão cada vez mais baixas. Por exemplo sugiro reprovação automática após 2 processos disciplinares, quer estivesse ou não dentro da escolaridade obrigatória,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog