Mais uma Sentença Favorável Por Cessação de Contrato Temporário Quando o Professor Substituído não Regressa

Espero que não seja necessário andar nos próximos dias a mostrar diversas sentenças favoráveis aos docentes que vêm o seu contrato de substituição temporária cessar no fim das avaliações quando o professor substituído não regressa.

Este foi um assunto que arrumei em 2015 e nada na legislação mudou para haver procedimentos diferentes. Mas contam-me que a DGAE está a transmitir orientações às escolas para cessarem esses contratos (não sei se de forma escrita ou apenas verbal). Mas se assim for, é um retrocesso aos piores tempos de Nuno Crato.

 

Esta é mais uma e datada de Março de 2016 que condena a escola ao pagamento de todos os direitos ao docente que viu cessar o seu contrato no fim das avaliações quando o professor substituído não regressou à escola.

Clicar na imagem para ler a sentença. (apaguei todos os dados identificativos do docente que ganhou a acção, da escola e do docente substituído).

 

 

sentença

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/06/mais-uma-sentenca-favoravel-por-cessacao-de-contrato-temporario-quando-o-professor-substituido-nao-regressa/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • José Bernardo on 5 de Junho de 2016 at 21:52
    • Responder

    …a tutela já me deu conhecimento do fim de contrato e foi suficientemente intimidatória de atos futuros, será que já posso intentar uma ação judicial?

      • José Santos on 5 de Junho de 2016 at 22:52
      • Responder

      Diria que não só pode, como deve…

  1. “Mas se assim for, é um retrocesso aos piores tempos de Nuno Crato.”

    Tenho indicações que ainda no tempo do Nuno Crato (ainda antes do final do ano letivo anterior e após a publicação da orientação) se dava a entender oralmente que seriam sempre os diretores a decidir sobre a necessidade (ou não) de “prolongar” o contrato.

    É claro que cabe sempre aos diretores a decisão.

    E é claro que não percebo as dúvidas sobre este assunto…ou será que ainda telefonam para ouvir um esclarecimento sobre um assunto com orientações escritas!

    • professor quando calha on 6 de Junho de 2016 at 11:16
    • Responder

    permita-me corrigir: regresso aos piores tempos de maria de lurdes rodrigues.

  2. A minha escola informou-me que entro de férias no dia 12 de julho porque a colega que estou a substituir tem atestado até dia 11. Como é que a escola já sabe que ela volta? A colega já não dá aulas há alguns anos. Como é que eu sei se ela voltou mesmo? A escola pode ocultar que ela não voltou? O que faço?

    1. Não pode saber!
      Apenas supor que há fortes possibilidades de regressar caso a docente complete 18 meses de faltas por doença. (Lei35/2014). Provavelmente a docente regressa em julho, trabalha pelo menos 30 dias e poderá, eventualmente, voltar a adoecer. Se não cumprir os 30 dias, em determinadas situações, poderá passar a lic. s/ vencimento.
      CONTUDO e hipoteticamente/remotamente, poderá ser internada, falecer, ter um acidente em serviço na deslocação para a escola, licença parental obrigatória, prisão preventiva… ou mesmo não comparecer ao serviço e assim, o impedimento manter-se-á e a escola errou!
      Contudo, a escola só encerrará o contrato (como manda o bom senso) após apresentação da docente que se realiza ao 1º tempo do dia.

  3. mais uma embrulhada !!! não existe trabalho nas escolas após as aulas terminarem ? os exames quem faz ? quem corrige as provas ?

    • José Bernardo on 7 de Junho de 2016 at 17:46
    • Responder

    …mesmo que o professor substituído regresse (estando MORTO) ou esteja APOSENTADO (para nunca mais voltar), a escola diz “que está a cumprir a lei” e não muda! Ai Costa, a vida Costa!

    • José Bernardo on 7 de Junho de 2016 at 18:17
    • Responder

    …esta escola que se diz Pública está transformada numa privada na figura do diretor/a que bufa a toda a hora…

  4. atitudes miseráveis e que enfraquecem o corpo docente

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading