Redução de 5% no Financiamento às Escolas com Contrato de Associação

REDUÇÃO DE DESPESA COM CONTRATOS DE ASSOCIAÇÃO DO ENSINO PARTICULAR

 

 

O Ministério da Educação e Ciência, através do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, assinou um protocolo com a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) relativo às escolas com contratos de associação.

Ficou acordado que entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2014 será aplicada uma redução de 5% sobre o valor atual em vigor de 85 288 euros/ano por turma, resultando numa redução de 4264,4 euros por turma. Será assim obtida uma poupança de cerca de 7,8 milhões de euros.

Ficou também estabelecido que a rede e o número de turmas com contrato de associação existentes em 2012/2013 se mantêm no ano letivo de 2013/2014.

O estudo da rede de escolas privadas com contrato de associação, acordado no protocolo estabelecido em 2011 com as associações representativas do sector, será divulgado em breve.

O Ministério da Educação e Ciência considera positivo este acordo, e reconhece e enfatiza o sentido de diálogo e de compromisso demonstrado pelos parceiros durante a negociação, sobretudo nas circunstâncias económicas difíceis que o país atravessa.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/07/reducao-de-5-no-financiamento-as-escolas-com-contrato-de-associacao/

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Alberto Miranda on 16 de Julho de 2013 at 23:38
    • Responder

    Não percebo porquê é que o estado apoia a “Didáxis- Cooperativa de Ensino”, em Riba de Ave, se existe uma escola pública na zona e com a agravante de ter muita falta de alunos…a inspeção têm ido à dita “Didáxis” ver se respeitam a lei em todos os aspectos?

    • Professora e prima do Crato on 16 de Julho de 2013 at 23:50
    • Responder

    Não percebe o colega nem percebe ninguém.
    Ou melhor, perceber até percebemos. Não podemos é aceitar.
    Mas enquanto não sofrermos diretamente as consequências dessas tramoias, nada faremos.
    O povo é sereno.É só fumaça.
    É esse o “nosso” mal.


  1. Redução de 5% para o privado!? No público não foram tão meigos, reduziram bem mais… Reduziram mais de 10% !

    • Paulo Simoes on 17 de Julho de 2013 at 7:20
    • Responder

    ISA
    Sim…10%…mas não foi de 85!!!!
    Na escola do meu filho foi 10% de 110 !
    NÃO PODEMOS QUERER ATIRAR AREIA PARA OS OLHOS!

    • Manuel Portugal on 17 de Julho de 2013 at 11:20
    • Responder

    A ISA anda muito distraída! Olhe Isa, só alguns exemplos: recebe subsídio de alimentação, os profissionais das ECA não; paga 1% de ADSE, os profissionais das ECA pagam 5,5% e não digo mais nada. Agora, não entendo por que é que criaram, em tempos, o movimento SOS (estou a falar dos proprietários) e agora até negoceiam em baixar? Estranho! Não, não é estranho. Os professores e as professoras pagam. Sabe como ISA? Vá para lá e eles dizem-lhe(?)!

      • Miguel on 17 de Julho de 2013 at 15:01
      • Responder

      O Sr. anda desactualizado. Se não recebes subsidio de alimentação é porque de oferecem o almoço… e ainda bem porque é difícil comer por 4,27€ na restauração. O desconto para a ADSE é mais de 1% e a partir de Janeiro é 2,5%. Se pagas 5,5% deverá ser para algum seguro. Outra coisa que não percebo é como é que há privadas em que os alunos nem mensalidade pagam para lá andarem, pois o estado paga-as a 100%, e se é assim deviam colocar professores do concurso nacional e não os amigos engraxadores.

        • Manuel Portugal on 17 de Julho de 2013 at 18:17
        • Responder

        Já percebi. Dar aulas não é educação. O problema reside aqui: muitos colegas pegam no livro, dizem o que está dito e escrito e pronto. Ao fim do mês é meter o cartão. É PRECISO MUITO MAIS PARA SE SER PROFESSOR ou PROFESSORA HOJE EM DIA. Já agora atenção, o objetivo deste governo é passar tudo a escolas contratualizadas. Na ótica da ISA tudo para a rua…

          • Isa on 17 de Julho de 2013 at 18:50

          Sim, infelizmente tem razão, é esse o objetivo deste governo e dos que o antecederam, disso ninguém dúvida. E isso dá, dá garantia de trabalho aos que já lá estão ?? Por quanto tempo? Todos os anos saem centenas de professores das universidades… mão de obra barata, trabalho precário… Não é a qualidade do ensino que eles procuram, é o lucro!


  2. Nas Caldas da Rainha o colégio rainha santa isabel do grupo GPS tem contrato de associação baseado numa mentira que é que as escolas das Caldas não têm vagas o que é mentira as 3 escolas Santo Onofre Raul Proença e Bordalo Pinheiro têm falta de alunos enquanto o colégio vê o numero de turma com contrato de associação subir querem acabar com a escola publica e dar o dinheiro aos colégios para isso baseiam -se em mentiras.


  3. Aos defensores das ECA só tenho a dizer que:

    – Os 10% foi um número um bocado atirado para o ar, a uma hora já tardia, e que se referia ao nr de professores que foram dispensados na escola pública este ano letivo

    – Se não forem os “donos” das escolas em questão, não vale a pena tomarem as dores deles porque mais tarde ou mais cedo, terão a recompensa que alguns já tiveram – a rua.

    – Se eu fosse professora numa dessas escolas preocupar-me-ia em que as ditas fechassem de vez, pois todos teriam a ganhar, exceto os seus administradores. Os alunos porque passariam a ser recebidos numa escola pública, os professores porque merecem ser tratados com dignidade e respeito.

    • Maria on 17 de Julho de 2013 at 21:19
    • Responder

    Salvo raríssimas exceções, as ECA não têm razão nenhuma de existir como semi-privadas porque financiadas pelo Estado. Os meninos têm hoje em dia ótimas condições nas escolas públicas e muito bons professores, portanto, acabar com essa mama já era para ontem. Deviam cortar o financiamento a 100%, quem quer os filhos em colégios privados paga para isso. Falta coragem política para isto e muito mais. Enfim… 😐

    • carlos on 18 de Julho de 2013 at 22:05
    • Responder

    Ainda gostava que me explicassem porque é que o serviço público só pode ser promovido pelo estado?
    Será que não é possível que na educação, saúde e noutras áreas o estado não pode ser apenas um mero regulador e não promotor?
    São questões que nunca vi respondidas por ninguém. Fica a reflexão….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: