O Comunicado do MEC sobre as Colocações

Tem uma novidade:

As primeiras colocações nas reservas de recrutamento para as necessidades transitórias vão retroagir no tempo de serviço ao dia 1 de Setembro.

Tendo em conta o comunicado do MEC e os meus dados quase se vai o sigilo da colocação anunciado em todas as listas de colocação. A diferença entre os meus números e os do MEC é de 1 docente QA/QE, agora bastava pegar nas listas de ordenação e retirar os colocados e descobria facilmente quem beneficiou deste sigilo de colocação. 😀

… mas é claro que não me dou dar a este trabalho.

 

RESULTADOS DEFINITIVOS DO CONCURSO NACIONAL DE DOCENTES

 

Já estão disponíveis no site da Direção Geral da Administração Escolar as listas definitivas do Concurso Nacional Interno e Externo 2013. O concurso realiza-se de quatro em quatro anos, e tem como objetivo o preenchimento de lugares permanentes disponíveis nos quadros de agrupamento de escolas e escolas não-agrupadas (QA/QE) por educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário.

O concurso interno visa a mobilidade dos docentes de carreira que pretendam transferência de agrupamento de escola ou de escola não agrupada, passagem de Quadro de Zona Pedagógica (QZP) a QA/QE ou transição de grupo de recrutamento. O concurso externo destina-se ao recrutamento de candidatos não integrados na carreira que pretendam aceder a vagas dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas. A este concurso apresentaram-se como docentes dos QZP os professores vinculados no concurso extraordinário concluído em abril.

Neste concurso, foram disponibilizadas 618 vagas e encerradas 253 vagas negativas. Mudaram de escola 1147 professores de QA/QE, 188 docentes de QZP passaram a QA/QE, 6 docentes em licença sem vencimento de longa duração (LSVLD) obtiveram vaga e 3 docentes até então não-pertencentes aos quadros do Ministério da Educação e Ciência obtiveram igualmente vaga no quadro de escola ou quadro de agrupamento de escolas. Inicia-se agora um período de 5 dias úteis durante os quais os professores deverão aceitar na plataforma online o lugar no qual foram colocados. A DGAE chama a atenção para a necessidade de os professores nesse período verificarem a plataforma e aí fazerem a aceitação da sua colocação.

Na fase seguinte, que se inicia na próxima semana, os docentes sem componente letiva e os docentes dos quadros de zona pedagógica não colocados terão obrigatoriamente que se candidatar à mobilidade interna, de acordo com a legislação aplicável. Também os docentes que procurem mudar de escola nessa fase concorrem à mobilidade interna. Os resultados serão conhecidos no final de agosto.

Os candidatos externos (contratados) fazem a manifestação de preferências para o concurso de contratação inicial no princípio de agosto. Por forma a haver melhor aproveitamento dos recursos humanos das escolas, a colocação de docentes contratados para as necessidades transitórias serão conhecidas a partir das reservas de recrutamento, sendo que as primeiras decorrerão no início de setembro, com efeitos para a contagem de tempo de serviço a 1 de setembro para os colocados.

Seguem-se os dados relativos a este concurso:

Lugares a concurso para QA/QE 618
Lugares negativos (1) encerrados 253

Lugares preenchidos
Vínculo de origem Colocados Candidaturas válidas
QA/QE 1147 18 001 (2)
QZP 188 11 916 (3)(4)
LSVLD 6 53
Sem vínculo ao MEC 3 45 431
Total 1344 75 401

(1) Lugares indicados pelas escolas como a encerrar caso haja saída de professores daquele grupo. Esses lugares só são encerrados no caso de saída dos professores da escola (por exemplo, por obtenção de vaga no concurso ou por aposentação).

(2) Os candidatos não colocados permanecem nos seus QA/QE de origem.

(3) Os candidatos não colocados permanecem nos seus QZP de origem.

(4) Todos os docentes em QZP concorrem à vinculação em QA/QE.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/07/o-comunicado-do-mec-sobre-as-colocacoes/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria M. on 22 de Julho de 2013 at 16:52
    • Responder

    O que é que isto quer dizer? Será que quem vinculou nestes concursos,a entrada, ou tempo de serviço conta a partir de 1 setembro de 2012? Desculpem, mas estou tão baralhada e preocupada que já não consigo fazer uma interpretação correta.

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:23
      • Responder

      Colega, quem entrou agora em QZP ou QA não vê a sua contagem de tempo interrompida. Quem concorre a contratação pode não ficar colocado a 31 de agosto, segue para a reserva de recrutamento, e mesmo que seja colocado posteriormente verá o tempo de serviço contado retroativamente a partir de 1 de setembro.

        • Maria M. on 22 de Julho de 2013 at 19:47
        • Responder

        Obrigada, colega Maria.


  1. Atenção, a interpretação que faço é que não há contratados colocados no final de agosto. Só aquando da 1ª bolsa.


    1. Exactamente a mesma interpretação que faço do texto. Os contratados seguem logo para Reserva de Recrutamento uma vez que o próprio MEC já está a reconhecer que os horários do Concurso Nacional de Necessidades Transitórias (de 31 Agosto) serão para quem já se encontra vinculado ao Estado — Grande injustiça também.
      Eu pergunto-me é: Para quando Concursos nos mesmos moldes para Técnicos Especializados (profissionalizados)? Sim, porque são professores tão necessários aos sistema como qualquer de um Grupo de recrutamento, uma vez que são eles quem estão habilitados a dar as diciplinas Técnicas dos Cursos Profissionais.

    • Helena Pinto on 22 de Julho de 2013 at 17:17
    • Responder

    Pois… Então e se nos finais de Agosto tb não formos colocados (QZP)… o que acontece??
    Não seria melhor as escolas onde estamos se tivessem componente lectiva para nós ficarmos onde estamos?? Só concorrer quem quiser mudar de escola?!

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:25
      • Responder

      Não colega, não seria melhor. Eu posso querer ir para a escola onde a colega está e se estiver à sua frente na lista graduada tenho prioridade. Quem não obtiver colocação em finais de agosto ficará na bolsa de recrutamento à espera que apareça serviço.

    • Prof. on 22 de Julho de 2013 at 17:21
    • Responder

    Pelos vistos não houve apenas uma colocação sigilosa… Dei conta de pelo menos 2 vagas que desapareceram: grupo 210, AE Roque Gameiro tinha 2 vagas, só tem 1 colocado; grupo 320, AE Massamá, tinha 0 vagas, saiu um docente, não entrou outro.


  2. Mas irão haver horários anuais para os contratados ou os anuais vão -se converter todos em temporários?

    • cecilia on 22 de Julho de 2013 at 17:41
    • Responder

    Sou docente de um quadro de Agrupamento, concorri para mudar de escola e não consegui, vou permanecer na mesma escola. Segundo entendi, os QZP vão concorrer. Através desse concurso vão obter lugares do QA/QE, ultrapassando os docentes do quadro?

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:28
      • Responder

      A colega vai concorrer ao DAR se quiser, mas numa prioridade inferior à dos QZP sem componente letiva. Se houvesse lugar de quadro provavelmente teria conseguido mudar, portanto nenhum QZP vai tirar lugar a QA. Os QZP vão, isso sim, concorrer para terem um horário, não para tirar a vez a ninguém.

    • Carlos on 22 de Julho de 2013 at 17:43
    • Responder

    Isto não é legal???

    • FarinhaDoMesmoSaco on 22 de Julho de 2013 at 18:03
    • Responder

    Os colocados nas reservas de recrutamento têm contrato até 31 de agosto e direito a ADSE?


  3. Era isso que eu queria saber se vão haver ou não haver horários anuais (até 31 de Agosto).

      • Helena Paulino on 23 de Julho de 2013 at 1:07
      • Responder

      ADSE penso q sim pois este ano lectivo fui colocada em reserva de recrutamento e deram-me a escolher: Se queria ADSE ou não. Agora é muito possível que deixem de existir horários anuais (até 31 de Agosto)….

    • rita feio on 22 de Julho de 2013 at 19:07
    • Responder

    Sou QZP, neste próximo concurso de mobilidade interna, puderei concorrer a dois grupos. 400 e 910? O meu vínculo é no 400.

    • Castle on 22 de Julho de 2013 at 20:27
    • Responder

    Rita
    No ano passado só se podia concorrer para o próprio grupo de recrutamento. Mas estou desta vez optimista que se poderá concorrer na mobilidade interna para mais que um grupo. (a fazer fé na vontade do MEC de realmente querer rentabilizar os recursos humanos afectos ao MEC – QZP)

    • sandra s. on 22 de Julho de 2013 at 20:53
    • Responder

    Tenho as mesmas dúvidas do FarinhaDoMesmoSaco. Depreende-se que não haverá contratação inicial e quem entrar na bolsa verá o tempo de serviço contado a partir de 1/9. Mas há ainda dúvidas:
    – Quem entrar depois de 1/9 perde a ADSE? Tem direito a subsídio de desemprego?
    – Os contratos da bolsa serão anuais (até 31/8) contabilizando assim os 365 dias?
    – Se a colocação for temporária conta na mesma a partir do 1/9?

    • cristas on 22 de Julho de 2013 at 22:11
    • Responder

    Cá está bem à maneira da DGAE ultimamente!! Uma informação que não informa, um aclaramento que não aclara! é de bradar aos céus!
    “Os candidatos externos (contratados) fazem a manifestação de preferências para o concurso de contratação inicial no princípio de agosto”, ora contratação INICIAL não é, a meu ver, o mesmo que bolsa de recrutamento, existe a possibilidade, ainda que remota para a maioria, de entrar a 31 de agosto. CERTO?
    Caso contrário, não haveria diferenciação entre horários anuais e temporários, passava logo tudo a temporários, não?
    ARLINDO, se quiser esclarecer ou partilhar a sua opinião, agradecida.


    1. Dá para fazer as duas leituras.
      Má redação do comunicado ou colocações de contratados só na 1ª reserva de recrutamento retroagindo o tempo de serviço a 1 de Setembro.
      Tendo em conta que a frase inicia-se com “por forma a haver melhor aproveitamento dos recursos humanos das escolas”, acho que será mais a segunda hipótese visto que na 1ª reserva de recrutamento costuma haver bastantes colocações de docentes dos quadros com horário zero.

        • contratação...obrigatória? on 24 de Julho de 2013 at 12:28
        • Responder

        Bom dia Arlindo e colega,

        concorri ao “Concurso Externo”… procurei vida noutro sítio……. será OBRIGATÓRIA a apresentação a Contratação inicial? teremos alguma penalizacao por nao o fazer?

        obg

          • contratação...obrigatória? on 24 de Julho de 2013 at 12:30

          pergunto por causa de
          “Os candidatos externos (contratados) fazem a manifestação de preferências para o concurso de contratação inicial no princípio de agosto.”
          obrigatoriamente?


  4. Isto está cada vez pior!

    Esta medida, para mim, vai resultar em três coisas:
    – corrida para os centros de emprego de todo o país;
    – todos os contratados a pedir a compensação por caducidade do contrato;
    – milhares de alunos em professores no início do ano letivo!!!

    Fenomenal! É assim que se pensa na escola pública?

    • Sérgio Flores on 22 de Julho de 2013 at 23:53
    • Responder

    Sou professor QZP das RA e não fiquei colocado neste concurso. Quais são ainda as possibilidades existentes de trabalhar no continente?

      • Rebelo on 24 de Julho de 2013 at 23:07
      • Responder

      Esta é uma boa pergunta. Quem sabe responder?

    • Eterno contratado ostracizado! on 23 de Julho de 2013 at 18:55
    • Responder

    Ou seja, independentemente desta nova situação para os contratados (mais uma!!!!), significa que estaremos no dia 2 de setembro a entupir os centros de desemprego!

      • Maria on 23 de Julho de 2013 at 20:25
      • Responder

      Acho que sim, colega. Só entrarão agora no fim de Agosto se não houver quadro algum por colocar, daí o adiarem para Setembro as colocações dos contratados. Além de pouparem uns míseros tostões, claro… 😐


      1. pois…

    • contratação...obrigatória? on 24 de Julho de 2013 at 12:27
    • Responder

    Bom dia Arlindo e colegas,

    concorri ao “Concurso Externo”… procurei vida noutro sítio……. será OBRIGATÓRIA a apresentação a Contratação inicial? terei alguma penalizacao por nao o fazer?

    obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog