Números do Exame de Português do 4º Ano

Só três mil alunos do 4.º ano repetiram o exame de Português

 

Um quarto dos alunos inscritos faltou à prova realizada nesta terça-feira.

 

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), dos 4125 inscritos, 1073 faltaram à prova de Português do 1.º ciclo. Este exame destinava-se aos alunos que obtiveram negativa na primeira prova realizada em Maio. O exame de Matemática será repetido na sexta-feira, estando inscritos 7641 alunos.

Só ficam retidos no 4.º ano os alunos que tiverem negativa simultaneamente a Português e Matemática. Nesta situação estão 3570 dos 9101 alunos que se inscreveram para esta segunda fase. Na primeira fase, os exames contaram 25% para a nota final dos alunos.  Mas nesta segunda fase só contarão as notas obtidas nas provas.

Seguir:
arlindovsky
Seguir:

Latest posts by arlindovsky (see all)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/07/numeros-do-exame-de-portugues-do-4o-ano/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Maria on 10 de Julho de 2013 at 16:15
    • Responder

    Pode ser que a limpeza comece agora. Pelo menos, já não chegarão ao 5.º ano a dar erros de palmatória e sem saber fazer contas básicas…

    • Ana Teixeira on 10 de Julho de 2013 at 17:20
    • Responder

    Concordo inteiramente


  1. Sabem colegas… é engraçado…
    os colegas do 1º ciclo “culpam” os educadores…
    os do 2º ciclo “culpam” os do 1º ciclo…..
    os do 3º ciclo “culpam” os do 2º ciclo….
    os do secundários “culpam” os do 3º ciclo…
    e já ouvi colegas do ensino superior a “culpam” os do secundário….

    é fácil colocar o “culpa” nos outros

    • Sergio Oliveira on 11 de Julho de 2013 at 23:49
    • Responder

    Pois é colegas, o problema é que aquilo que devia constituir uma base, nós gostaríamos que já estivesse tudo muito bem trabalhado e consolidado. Se tivéssemos consciência de que as aprendizagens da leitura/ escrita e cálculo deveriam continuar a ser trabalhadas e consolidadas no segundo ciclo talvez achássemos que os alunos não nos chegam assim tão mal preparados…A leitura, a escrita e o cálculo não são de ensino e desenvolvimento exclusivos no primeiro ciclo.
    Se perdêssemos um pouco de tempo a olhar para os programas veríamos que é bem maior a quantidade de conteúdos trabalhados no primeiro ciclo nestas áreas que no ciclo subsequente. Vejam, por exemplo, os conteúdos aos quais é dada continuidade, porque já se trabalharam no primeiro ciclo, situação aliás agravada com os novos programas e metas.
    Trabalhássemos nós o Português e a Matemática como no primeiro ciclo…

    • Maria rocha on 13 de Julho de 2013 at 23:33
    • Responder

    Sou professora do 1º ciclo e concordo plenamente com o Sérgio Oliveira, já a Maria deve ser das manientas que se juga superior e que acha que no 1º ciclo só se brinca. Pergunto será que consegues ajudar os alunos a aprender a ler? Matemática, desenvolver o cálculo, resolver situações problemáticas….No 2º ciclo quantas vezes pedes aos teus alunos para lerem?quantas vezes lhe pedes para escreverem? Criticar é fácil, fazer bem feito é que custa! Pensaantes de falar? Estudaste psicologia? Pedagogia? Sim! não parece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog