Apenas um Candidato da Vinculação Extraordinária

passou a quadro de agrupamento.

Os outros 602 vão ter de concorrer à mobilidade interna e no caso de não ficarem colocados em 30 de Agosto serão colocados administrativamente pela DGAE numa escola das suas preferências.

Ainda não existem datas para essa fase de concurso, mas tudo aponta para que seja na próxima semana.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/07/apenas-um-candidato-da-vinculacao-extraordinaria/

65 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof. 110 on 22 de Julho de 2013 at 11:08
    • Responder

    Sortudo(a). De que grupo é?

    • Legislador on 22 de Julho de 2013 at 11:14
    • Responder

    Cunha ?

    • dany on 22 de Julho de 2013 at 11:29
    • Responder

    Esta situação não é justa. Quem vai concorrer ao DAR vai concorrer atrás de professores em alguns casos mais novos. Pior do que isto é a curiosidade de que ninguém dos quadros teve acesso aos lugares da vinculação extraordinária… Esta vinculação extraordinária não ficará sem efeito?

      • Nãodescontoparasindicatos on 22 de Julho de 2013 at 11:41
      • Responder

      Fica com efeito. Agora deve “agradecer” aos sindicatos terem “exigido” a vinculação extraordinária para os colegas mais velhos verem os mais novos ficarem com possíveis vagas para aproximação à residência.

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:43
      • Responder

      Colegas, consultem as listas de colocação da vinculação extraordinária, estão a dizer alarvidades. No meu grupo quem entrou em QZP tem entre 50 e 60 anos de idade, estas pessoas estão à minha frente em todos os aspetos, mesmo que isso me desagrade.

    • Jáfuisindicalizado on 22 de Julho de 2013 at 11:34
    • Responder

    Mais uma prova que esse dito concurso nunca deveria ter existido. O que dizem agora os sindicatos? O que dizem os sindicatos aos professores no fim de carreira que não se podem aproximar porque os QZPs (novos na carreira) irão ficar com as vagas da mobilidade estatutária, por exemplo?

    1. Poderia sempre ter concorrido a QZP e deixado o seu lugar de QA/QE para um QZP. Assim era você que estaria à frente!

        • Antioportunistas on 22 de Julho de 2013 at 13:00
        • Responder

        Uma boa colocação para o QZP AP seria num extrema dos novos QZPs bem longe da residência.

        • Pois on 22 de Julho de 2013 at 15:25
        • Responder

        Lá vem agora a velharada, com o seu rabo em QA, reclamar de colegas com o mesmo estatuto profissional que eles. Concorram a um QZP e já está!!! Pois, não querem deixar o poleiro…

          • tigrado on 22 de Julho de 2013 at 16:16

          oH! ESTÚPIDO JÁ FORAM QZP QUANDO TU AINDA MAMAVAS NAS TETAS DA MÃMÃ

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:46
      • Responder

      Baixo nível colegas, muito feito. 🙁

        • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:46
        • Responder

        feio, queria eu dizer…

    • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 11:40
    • Responder

    Começa de novo a parvoice.
    O que verdadeiramente interessa é a graduação profissional e não o número de anos nos quadros.
    É justo.

      • Profe on 22 de Julho de 2013 at 11:44
      • Responder

      Seria melhor estudar a legislação dos concursos. UM QZP passa à frente de qualquer colega do Quadro de Agrupamento/escola no próximo concurso de mobilidade e vai ficar por 4 anos se continuar a existir vaga, mesmo que tenha apenas um mês de serviço.

        • Cristina A on 22 de Julho de 2013 at 11:56
        • Responder

        Que comparação IDIOTA!!!!Nenhum qzp tem apenas 1 mês de serviço!!!Existem MUITOS qzp, alguns da VE, com graduação SUPERIOR a muitos QA!!!Sem comentários…..desculpas……ENFIM!!!!!

          • QE on 22 de Julho de 2013 at 12:28

          O QZP fica com o horário e não vai permitir que um QE/QA se aproxime por mobilidade. Muitos nunca quiseram concorrer para longe e agora ficam com vagas perto de casa. Isso é que é injusto. A sua justificação é uma verdadeira esputidez.

        • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 11:56
        • Responder

        QZP e QA estão no mesmo plano. As colocações fazem-se por graduação. Vai em 1 prioridade quem não tem horario ou escola, respeitando as graduacoes. Todos podem concorrer a DAR, na 2 prioridade, uma vez mais respeitando as graduacoes. Onde está a injustiça, que não a vislumbro?

          • AP on 22 de Julho de 2013 at 12:29

          A injustiça está na ignorância e no egoísmo!
          Bem respondido!

          • QA on 22 de Julho de 2013 at 12:31

          Só se o QE ficar com horário zero. E OS QE/QA que estão longe e queriam aproximar-se por mobilidade? Esses não podem porque o QZP concorre como se tivesse horário zero logo passa à frente do QE/QZP mesmo que este esteja no fim de carreiro e o QZP seja menos graduado.

          • Sílvia on 22 de Julho de 2013 at 12:35

          Aconselho vivamente a leitura do DL n.º132/2012, nomeadamente do artigo 28º, que se refere ao estabelecimento de prioridades no concurso de mobilidade interna! 1º: professores QA/QE sem componente letiva (mínimo de 6 horas); 2º: QZP; 3º: professores que provisoriamente pretendam estar noutra escola/ agrupamento.

          • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 13:12

          Sílvia, aconselho-a vivamente a ler, agora com atenção, o artigo 28 do 132.

          • Sílvia on 22 de Julho de 2013 at 14:20

          Obrigada, Helena. Corrijo o meu comentário: professores QA/QE sem componente letiva e QZP concorrem na 1ª prioridade, por ordem de graduação, e na 2ª prioridade concorrem os QA/QE que provisoriamente pretendam estar noutra escola/ agrupamento.

        • Pois on 22 de Julho de 2013 at 15:27
        • Responder

        Vamos ver se nos entendemos, tou farto desta velharada aqui! Um QZP é um professor do quadro, e ponto final. Um professor do quadro com horário 0 concorre em 1ª prioridade. Quando é que vocês aprendem!!! Idiotas. Vão reclamar pro caraças. Ou então deixem o vosso QA e tornem-se QZPs. Rais parta aos invejosos dos profs.

          • tigrado on 22 de Julho de 2013 at 16:19

          oH pOIS DEIXA DE SER BESTA

          • DS on 22 de Julho de 2013 at 20:04

          O QZP é para “tapar” buracos e mais nada. Só tem de correr o país e substituir provisoriamente colegas. O Pois não merece ser professor pela linguagem que usa. É uma Be—-ta.

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:51
      • Responder

      Helena Mendes, a colega respondeu à altura. Respeita-se a graduação dentro dos horários zero. O DAR é e será, cada vez mais, um luxo colegas, quem usufrui dele que se vá mentalizando disso. Em primeiro lugar estarão sempre os quadros que não têm horários e depois sim, colegas que têm mas não os querem.

    • dany on 22 de Julho de 2013 at 11:42
    • Responder

    Toda esta situação não me parece nada legal. Abre-se vagas para lugares que não existem… Quem é do quadro não pode concorrer… etc.

      • Tintui on 22 de Julho de 2013 at 11:47
      • Responder

      Claro que é legal. Mas acha que os QZPs ficam sem horário? Logo possíveis vagas são para eles. Logo “ninguém” se vai aproximar à residência (QA/AE).

        • dany on 22 de Julho de 2013 at 11:54
        • Responder

        Nem é justo, nem respeita os termos da lei.

          • Pois on 22 de Julho de 2013 at 15:30

          Qual lei… Bah. Deixe de arranjar problemas onde eles não existem. Um professor do quadro concorre em 1ª prioridade quando não tem horário. Um professor QZP, É UM PROFESSOR DOS QUADROS. PERCEBESTE???????? Que idiotas!

      1. Tem noção do que está a dizer? Informe-se e, sobretudo, leia!

          • PA on 22 de Julho de 2013 at 12:50

          Salvo erro, o comentador AP deve ser um QZP que nunca quis concorrer para longe.

          • dany on 22 de Julho de 2013 at 14:45

          O comentador AP também me parece ser um QZP que nunca quis concorrer para longe. Considero que todos os lesados, nesta situação, devem denunciar a ilegalidade a quem de direito.

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 18:58
      • Responder

      Dani, e outros colegas que me parece que não sabem do que falam, vou dizer-lhe uma coisa que, se calhar, ainda não percebeu. O ME não quer ninguém em QE/QA, quer toda a gente em QZP para poder rentabilizar os recursos, e essa política não vai mudar, venha quem vier. Sabe o que isso quer dizer? Que quem é QA/QE e não conseguir mudar vai ficar exatamente onde está porque o DAR vai colocar pouquíssima gente e cada vez será pior, já que todos os QZP ficarão por colocar nestes mega-concursos.

    • Tareco on 22 de Julho de 2013 at 13:31
    • Responder

    teste

    • Tareco on 22 de Julho de 2013 at 13:34
    • Responder

    Arlindo:

    “”Os outros 602 vão ter de esperar por uma colocação administrativa e depois vão ter de concorrer à mobilidade interna.””

    Os professores da vinculação extraordinária são qzps, e por isso, vão TER DE….concorrer à Mobilidade Interna e só depois é que poderão ficar colocados administrativamente. Penso que seja assim….

      • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 13:37
      • Responder

      É assim mesmo, Tareco. Segue-se MI em iguais condições com todos os outros professores dos quadros. A fase tenebrosa da discriminação acabou, felizmente.

      1. Não é bem assim Helena. Os QE/QA que tenham horário mas que queiram concorrer a Destacamento por Aproximação à Residência concorrem na última prioridade mesmo que os QZPs tenham menos graduação.

      2. E tb os professores do quadro da madeira não podem concorrer à mobilidade interna!

    1. Sim, Tareco, já mudei o texto.

    • Ana Martins on 22 de Julho de 2013 at 13:42
    • Responder

    Claro que dentro da mesma prioridade é a graduação que conta!! O “problema” é que com a vinculação extraordinária criaram-se lugares que na realidade não existiam, e agora quase todos os 600 novos colegas de qzp vão concorrer a dacl, estando, nesta caso, “à frente” daqueles querem aproximar-se à residência, independentemente da graduação profissional, pois são prioridades diferentes! Dá-me a impressão que a coisa não foi bem pensada… talvez tenha existido alguma precipitação. Claro que os colegas não têm qualquer culpa do sucedido, apenas cumprem as regras do jogo! Agora os sindicatos e o governo… já não me parece que sejam assim tão inocentes… talvez tivesse sido mais justo encaminhar estas 600 vagas para o concurso nacional do qual saíram hoje os resultados… não sei… parece é tudo feito um pouco “em cima do joelho”…

    1. Uma análise bem feita Ana. Muito bem. É isso mesmo.

      • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 14:28
      • Responder

      Ana, imagino que também esteja contra o facto de um QA DACL com baixa graduação concorrer à frente de QA de graduação superior com componente lectiva atribuída.

      Pois… cada qual parece que so enxerga o respectivo umbigo…

      Estas prioridades já existiam antes da vinculação extraordinária e é bom que os QA compreendam que não têm estatuto de vinculo superior aos QZP.

        • Ana Martins on 22 de Julho de 2013 at 17:39
        • Responder

        Nada disso Helena! Quem está em QA numa determinada escola é porque concorreu para lá! Foi uma opção que tomou. Alguns colegas com muitos anos de serviço continuam em qzp porque não concorreram a QA ao país inteiro, é uma opção pessoal. Acho bem que quem esteja sem horário tenha prioridade em relação a quem tem horário, independentemente da graduação ou se é qzp ou qa. O que enviesa o sistema é o cálculo do número de horários. Porque é que geralmente em Setembro, e às vezes até mais tarde, aparecem “tantos” horários completos… se aparecessem mais cedo talvez não existisse este n.º de horários zero. Mas sei que não faz parte da cultura portuguesa planear com muita antecipação. Vão acontecendo as coisas, vão saindo listas disto e daquilo (art.º 67…) e depois logo se tampam os buracos. Se isto pudesse ser tudo feito 4 meses antes, como é em alguns países europeus, talvez fosse diferente.

          • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 22:27

          Quanto ao facto de os horários aparecerem tarde, tem razão. E isso sim, pode prejudicar quem efectiva numa dada escola e depois não consegue mover-se por ficar na 2 prioridade.

    2. O problema das 603 vagas passarem para este concurso é que elas seriam todas absorvidas pelos docentes dos quadro e nenhum contratado entrava no quadro. A solução para resolver esse problema é fazer, como já disse, um concurso externo sempre depois de um concurso interno e não juntar o concurso externo ao interno, nem fazer o externo antes do interno.

        • Helena Mendes on 22 de Julho de 2013 at 14:56
        • Responder

        O problema, Arlindo, aqui que ninguém nos ouve, foi a cretinice da 4 prioridade. Esse é que foi o erro. 🙂
        Mas concordo com a tua proposta.

    • ana campos on 22 de Julho de 2013 at 13:47
    • Responder

    alguém me sabe dizer se a regra dos concelhos adjacentes já nao se mantém? ou seja posso pedir mobilidade interna para um concelho adjacente ao que estou efetiva?

    1. Podes pedir mobilidade para uma escola, mesmo que seja em frente à tua se quiseres

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 15:47
      • Responder

      Pelo menos o ano passado, quando surgiu a hipótese de concorrer novamente a DAR mesmo dentro da vigência dos 4 anos, essa regra deixou de existir, podia-se concorrer a qualquer escola, até podia ser na escola ao lado da própria. Sei-o, porque concorri. Como tal, julgo que irão manter essa possibilidade e não irão repescar coisas do governo anterior que alteraram (aliás, para eles é “financeiramente” indiferente, a pessoa ficar destacada próximo ou longe da escola de provimento, dado que é esse o único parâmetro que rege as novas regras, se é que me faço entender…)

    • Jorge on 22 de Julho de 2013 at 14:44
    • Responder

    JUSTIÇA:
    Ponto Único – Por uma questão de justiça e de verdade , as colocações deveriam seguir unica e exclusivamente a graduação nacional, fossem elas de ex DAR, ex DCE, sem componente letiva etc etc Vejamos: Um QE/QA que obtivesse colocação em Mobilidade Interna ou DAR, a sua vaga iria ser libertado por exemplo para um QZP sem escola e assim sucessivamente… A graduação era respeitada e garanto que todos tinham horário… Para mim é simples… Este sistema é uma injustiça e ponto final…Digam o que disserem. Óbvio que os colegas de QZP não lhes interessa ver isso porque são favorecidos. Só sei que no meu grupo, colegas 1000 lugares atrás de mim, vão ficar em zonas que eu não vou ter a mínima hipótese. Boa tarde a todos.

      • Maria on 22 de Julho de 2013 at 16:06
      • Responder

      Essa seria uma boa regra, concordo, à exceção da situação de mobilidade por doença, que nesse caso deixaria de existir, pura e simplesmente.
      É que ultimamente tenho assistido por aqui a uma diabolização das pessoas que concorrem à mob. por doença, como se de facto fossem todos uns vigaristas que conseguem a mobilidade à custa de relatórios e situações médicas falseadas, tomando-se a parte pelo todo (e tenho a certeza que a parte “vigarista” é absolutamente minoritária), numa atitude discriminatória grave, típica das situações em que as dificuldades (económicas, neste caso) levam à procura de bodes expiatórios, encontrando nas minorias mais frágeis o alvo perfeito. Atitude muito perigosa, como tão bem sabemos.
      Lutar por condições justas, sim, perder o sentido da justiça, e neste caso diria também da humanidade, é que não.

    • dany on 22 de Julho de 2013 at 14:49
    • Responder

    Considero que todos os lesados, nesta situação, devem denunciar a ilegalidade a quem de direito.

    • Maria M. on 22 de Julho de 2013 at 15:14
    • Responder

    Ainda sobre o caso do (a) colega da vinculação extraordinárioa q passou a QA, se foi tudo dentro da legalidade, parabéns, se não foi… mau, mau. Também sou QZP, com 22 anos de serviço, já tive q deixar a familia, filhos pequenos, passar muitas dificuldades, devido à minha saude frágil …, ir à Madeira, ficar no Alentejo… e ainda não foi desta que consegui ficar QA. Questiono-me se dos colegas da vinculação extraordinária haverá casos com tempo de serviço superior ao meu e de outros colegas QZP que também não foram colocados?
    E a FNE ainda fala num novo concurso extraordinário no próximo ano? Considero que os colegas contratados têm todo o direito de ser colocados nos quadros, mas não seria melhor arrumar os que já cá estão e depois deixar entrar os outros? É que assim ninguém se entende.

      • dany on 22 de Julho de 2013 at 15:26
      • Responder

      Exatamente. O que a colega diz é o que faz sentido. Não pode abrir um concurso externo sem antes abrir um concurso interno.

  1. Que Qambada de Q’s de Qoisa nenhuma! Boa sorte a todos: aos Q’s de bem e aos Q’s de QaQa!

    • Ana Silva on 22 de Julho de 2013 at 16:20
    • Responder

    Oá, colegas,´
    começando já a olhar para o concurso da MI na próxima semana e para o grupo de recrutamento que tem absorvido mais docentes, o 910, coloco uma questão: será que os docentes dos quadros que agora tentaram transitar para este grupo e não conseguiram, não poderão concorrer para este grupo? Aconteceu isso no concurso de 2009!Continuarão a contratar docentes e deixam com horário 0 professores do quadro, com especialização?
    Espero que não!!
    Ana

  2. Atenção.. muitos QZP não são QA porque tiveram classificações inferiores ou nunca concorreram para longe de casa por isso é injusto que os QZP passem à frente na mobilidade, não se alteram regras a meio do jogo… e já agora a quem me souber responder estive destacado nos últimos 4 anos posso voltar a pedir destacamento? penso que o nº3 do 69 impede gostaria que de ser esclarecido

    • Alberto Miranda on 22 de Julho de 2013 at 19:57
    • Responder

    Arlindo,
    Mantenho a minha pergunta:
    Os dois únicos colegas do grupo 240 que mudaram de quadro de Agrupamento concorreram na primeira prioridade…como é possível passar à frente de todos os outros colegas?

    1. Se a escola a cujo quadro pertenciam foi extinta, concorrem na 1ª prioridade.

    • ana campos on 22 de Julho de 2013 at 23:14
    • Responder

    Obrigada Arlindo…..mas na secretaria da escola dizem que se mantém a regra relativamente à zona metropolitana do porto e concelhos adjacentes….

    1. Isso é outra questão. Quem é do quadro de escola/agrupamento da zona metropolitana do Porto ou Lisboa e fica sem componente letiva é obrigado a concorrer a todas as escolas dos concelhos determinados no DL 132/2012. (ver lista de concelhos no DL porque não são todos)
      Sendo Q/QE de outro concelho só é obrigado a concorrer ao seu concelho.

    • ana campos on 22 de Julho de 2013 at 23:30
    • Responder

    Arlindo, eu sou de QA com componente letiva, apenas pretendo aproximar, no ultimo concurso 2009, nao era possivel, uma vez que a escola onde sou efetiva pertencia à zona metropolitana do Porto, quer dizer que continuo sem poder colocar escolas de concelhos adjacentes?

    1. Isso podes. O DL 132/2012 alterou a impossibilidade de se concorrer a concelhos adjacentes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading