… e outros continuaram o serviço iniciado.
… porque os cortes em Educação já se fazem, pelo menos, desde 2005.
PS diz que cortes na educação contribuíram para maus resultados nos exames
Os resultados dos exames de Português e Matemática dos 6.º e 9.º anos desceram entre cinco e dez pontos percentuais em relação às médias do ano letivo anterior.
Em declarações à agência Lusa, Rui Santos, deputado socialista e coordenador do PS da área da educação, disse estar “muito preocupado” com os alunos e lembrou que o seu partido já tinha deixado avisos.
“Nós avisámos que isto iria acontecer nos últimos dois anos”, afirmou. “Lembro que a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sempre disse que a extensão dos exames nacionais efetuada por este Governo e por este Ministério punha em causa a qualidade e o rigor do nosso sistema de ensino e o resultado dos exames mostra exatamente isso”, explicou.
Segundo o deputado do PS, os cortes na educação, na ação social, as alterações curriculares e a instabilidade nas escolas têm como efeito um pior resultado em todo o sistema educativo.
“Neste momento temos 3,5% do nosso PIB adstrito à educação, a média da OCDE é de 5 por cento. Este corte brutal na educação nos dois últimos anos teve efeitos imediatos. Esta situação e os maus resultados nos exames e destabilização das metas curriculares, que foram agora alteradas contra as associações de pais, prejudicam os resultados”, disse.
De acordo com Rui Santos, a estabilização de metas é importante e isso consegue-se ao não alterar constantemente as estruturas curriculares.
“Estou preocupado com o futuro das nossas crianças e jovens. Acho que esta situação só poderá mudar com um investimento na educação sem desestabilização do sistema”, concluiu.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Arlindo, as últimas mexidas neste blog só têm dado problemas. Neste momento o chat nem funciona. Se isto tudo é por causa da publicidade, é lamentável.
Agora já o vejo, mas à esquerda …
Aqui, por baixo do comentário.
Author
Foi um