Docentes de Educação Especial da RAM já podem concorrer no continente

Lembro-me que andou por aqui uma petição nesse sentido.

Docentes de Educação Especial da RAM já podem concorrer no continente

 

A Secretaria Regional de Educação e Recursos Humanos celebrou hoje um acordo de cooperação com a Secretaria de Estado do Ensino e da Administração Educativa, a propósito do impedimento que até agora vigorava de os docentes de educação especial oriundos da Madeira serem opositores nos concursos do continente.

Até agora, estes docentes não podiam concorrer em igualdade de circunstâncias com os seus colegas do continente, por o trabalho na RAM não ser considerado no âmbito das especialidades a Educação Especial o que gerava injustiças para os professores da Região. Com estas negociações, a medida deverá entrar em vigor de imediato, devendo aplicar-se já no próximo concurso ordinário, que abre a partir do dia 1 de Abril.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/03/docentes-de-educacao-especial-da-ram-ja-podem-concorrer-no-continente/

25 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • José Files on 19 de Março de 2013 at 22:31
    • Responder

    E os dos Açores? Em que prioridade concorrem?
    Onde está a justiça?

  1. E os do continente podem concorrer para a Madeira em iguladade de circunstâncias? Ou a igualdade só tem um sentido?

    1. Esta notícia está mais completa.

      http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/minist%C3%A9rio-da-educa%C3%A7%C3%A3o-faz-acordo-com-madeira-para-professores-de-educa%C3%A7%C3%A3o-especial

      O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou hoje a assinatura de um acordo de cooperação para professores de educação especial poderem candidatar-se tanto no continente como na Região Autónoma da Madeira.
      O acordo visa desenvolver mecanismos que permitam a docentes dos grupos de recrutamento de educação especial do continente serem candidatos, por transferência, à rede de escolas da Madeira.
      Os professores da Madeira, por seu lado, poderão ser candidatos aos concursos que visam a transferência para a rede de escolas do continente.
      O acordo foi hoje assinado, em Lisboa, pelo secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, e pelo secretário regional da Educação e Recursos Humanos da Madeira, Jaime Neves, na sequência de uma reunião no MEC.
      Ambos se comprometem a “concluir a criação das condições necessárias” para o cumprimento do acordado, até ao final do mês.
      Os efeitos deste acordo devem vigorar nos próximos concursos, afirma o MEC em comunicado.
      Segundo o MEC, está também já acordado o mesmo protocolo com o secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura da Região Autónoma dos Açores, Luiz Fagundes Duarte

        • José Files on 20 de Março de 2013 at 11:11
        • Responder

        Bom dia Arlindo.
        Admiro-o por estar sempre em cima dos acontecimentos.
        Assim, já tem mais sentido. Caso contrário seria uma grande injustiça.
        Espero é que façam as coisas depressa e bem.
        Um abraço.

          • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:48

          Era uma mas nos Açores nunca fizeram nada para resolver a situação.

          • Daniel Faria on 6 de Abril de 2013 at 23:22

          Bom dia José Files entre en contacto comigo assim que possivel assunto ed especial
          961609660

        • Helena Mendes on 20 de Março de 2013 at 11:17
        • Responder

        Assim, parece-me justo.

          • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:25

          Claro que assim ´+e que esta justo… fazia algum sentido os docentes terem a mesma formação, exercerem as mesmas funções e só por causa dos grupos serem diferentes concorrerem em diferentes prioridades?

      • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:17
      • Responder

      Podem

    • José Files on 19 de Março de 2013 at 23:30
    • Responder

    Concordo consigo TT.
    Mas quem está nessa situação é que deve indagar nesse sentido.
    Acabei de mandar vários mails para quem de direito para que os Açores sejam contemplados no mesmo “pacote” que a Madeira. Não tem sentido que seja diferente.
    Cumprimentos.

      • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:46
      • Responder

      Caro Jose Files a Madeira já lutava para que esta injustiça há anos fosse resolvida. os açores nunca se pronunciaram sobre o assunto e no dia 19 de Março beneficiaram também da nossa luta para que esta igualdae fosse uma realidade.

        • José Files on 22 de Março de 2013 at 0:19
        • Responder

        Acredito que sim Daniel, mas se há injustiças é preciso que sejam reparadas. Parabéns por terem conseguido na Madeira essa alteração. Espero que seja como diz, que os Açores também beneficiem desse acordo, mesmo que seja à vossa “boleia”. Importa repor a legalidade e a verdade.

        Votos de boa Páscoa.
        Um abrtaço

    • ginbras on 20 de Março de 2013 at 13:03
    • Responder

    Falta é saber as prioridades!!!

      • Nuno Coelho on 20 de Março de 2013 at 13:21
      • Responder

      Este acordo é para resolver a questão das prioridades, no concurso interno!

        • ginbras on 20 de Março de 2013 at 13:27
        • Responder

        Qq colega das ilhas concorre no interno na 2ªprioridade.
        Os colegas das regiões autónomas n podem concorrer no interno em educação especial porque os grupos são diferentes. Cá é o 910 920 e 930 lá são outros códigos.

          • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:19

          Amigo com este acordo a prioridade passa a ser a priomeira e não segunda tanto para quem concorre para as ilhas como para quem concorre para o Continente.

          • José Files on 22 de Março de 2013 at 0:23

          Daniela,
          A 1ª prioridade é para professores cujas escolas tenham sido objeto de fusão e tenham ficado sem
          horário;
          Os restantes concorrem em 2ª prioridade;
          Quem quer mudar de grupo (era o que acontecia com a Educação Especial da Maddeira e Açores), por serem grupos diferentes, concorrem na 3ª prioridade;
          Os novos vinculados (Concurso extraordinário) concorrem na nova 4ª prioridade.

          Desejo-lhe uma Santa Páscoa.

          • José Files on 22 de Março de 2013 at 0:26

          Desculpe…..

          Daniel. sem querer troquei-lhe o nome.

          Um abraço

          • Daniel Faria on 25 de Março de 2013 at 11:03

          José Files sou eu que tenho acompanhado todo este processo cá na Madeira.

          A prioridadade de quem concorre das Ilhas para o Continente é a mesma de quem já lá está no 910,920 ou 930 caso contrario não faz sentido este acordo porque ha frentre dos contratados já estavam, percebeu?

        • nortenho on 20 de Março de 2013 at 23:28
        • Responder

        Acordem.
        Na Madeira voces até podem concorrer na 1º priorid que não ficam. Eles tambem têm renovações que por sua vez não são por um periodo de 4 anos como nós. Logo, vão sempre renovando e quem quer entrar não tem vaga.

          • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:21

          Engana-se. este ano terinam as renovaçoes. começa tudo do zero

      • Daniel Faria on 21 de Março de 2013 at 19:22
      • Responder

      Passa a ser a primeira tanto para o Continente como para as Ilhas

    • ginbras on 25 de Março de 2013 at 12:13
    • Responder

    Daniel não há nenhum colega da madeira ou dos açores que concorra para o continente na 1ª prioridade no concurso interno. isso eu lhe garanto. na 2ª prioridade sim.
    se se estiver a referir na 1ª prioridad eno concurso externo isso já é outra história, mas no interno n concrrorem na 1ª nem com esse acordo. Na 1ª prioridade do concurso interno só concorrem os q ficam em dacl

      • José Files on 26 de Março de 2013 at 19:53
      • Responder

      Foi o que eu disse anteriormente.
      Quem concorre em 1ª Prioridade são quem ficou sem horário e na 2ª prioridade os colegas que querem aproximar-se de casa dentro do mesmo grupo. Quem quer mudar de grupo concorre na 3ª prioridade (era o que acontecia até agora com Açores e Madeira no grupo de Educação Especial).
      Se está garantido como diz o Daniel que concorrem na mesma prioridade que os do continente (910, 920 e 930) é muito bom.
      Mas o que o Daniel quererá ter dito é que no que diz respeito à Ed. Especial não há DACL, Daí ser quase como concorrer na primeira prioridade.
      Só espero que seja verdade em relação aos Açores, como pelos vistos está mais que acente na Madeira.

      Boa Páscoa a todos

    • Daniel Faria on 6 de Abril de 2013 at 23:26
    • Responder

    jose files entre em contacto comigo por favor
    961609660

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading