Bom exemplo na gestão de um concurso público.
Ex.mo/a Senhor/a
Terminado o prazo de apresentação de candidatura para os 2 concursos de horários de 12 e 6 horas para técnico especializado para leccionação ao curso CEF de Serviço de Mesa deste agrupamento cumpre passar às fases seguintes: avaliação do portfolio e entrevista.
Em primeiro lugar recorda-se aos oponentes a estes 2 concursos que:
1. Foi publicado na nossa página (e tal também constava da aplicação da DGAE) um aviso de abertura em que, entre outras informações,constava que a habilitação de selecção era Licenciatura ou frequência de curso superior da área de hotelaria ou turismo.
2. Assim, candidatos que não possuam essahabilitação são automaticamente excluídos e não poderão ser seleccionados.
3. Aparentemente vários candidatos estão nessa situação,por isso, muito embora sejam notificados para as fases seguintes, deverão ponderar a utilidade de prosseguir, face a esta informação (não temos dados certos para os excluir, desde já, mas cremos que o seu conhecimento pessoal da sua situação ajudará a que clarifiquem o seu posicionamento, evitando passos inúteis). Se aqueles que se encontram nessa situação (ou os que tenha entretanto desistido) tivessem a cortesia de o comunicar para este endereço (director@escolasdarque.com ou secretaria@escolasdarque.com), em resposta a esta comunicação, tal resultaria em grande economia de meios e tempo com vantagem para a escola e restantes candidatos.
4. Por outro lado, nesta fase do procedimento os candidatos ainda só introduziram a variável de selecção “número de anos”. Recorda-se que terão de provar os dados introduzidos e de acordo com o critério de contagem que enunciamos no nosso aviso prévio ao concurso. Dado que esses dados não estão confirmados (e todos os candidatos estão a ser convocados) serão incluídos apenas em lista final a publicar.
As fases seguintes decorrerão do seguinte modo:
1. Em anexo, remete-se o calendário (lista) das entrevistas a realizar (neste tipo de concursos, no nosso entendimento, não se aplica a regra dos “grupos de 5” que se aplica aos docentes e, por isso, todos tem de ser convocados resultando em 3 dias inteiros de trabalho com entrevistas). No calendário cada candidato deve verificar o nome, hora e data para que fica por este meio convocado a comparecer. A ordem seguida foi alfabética (do 1º nome).
2. Convocam-se por correio electrónico por 2 razões: nas moradas dos candidatos, em geral, não consta no indicado na aplicação o código postal (o que dificulta o envio desta quantidade de cartas) e o endereço electrónico que estamos a usar foi o que, por si próprios, indicaram na aplicação (sabendo que seria usado para contacto);
3. No dia da entrevista sugere-se que compareçam pontualmente porque, havendo desistências, poderão ser atendidos mais cedo e mais cedo ficarão libertos desta tarefa. Por este motivo se adoptou a perspectiva de de convocar grupos de 8 a 10 pessoas para a mesma hora (o que resultará em tempo de espera variável, devendo os candidatos reservar pelo menos 3 horas para realização da entrevista). Como devem reparar há candidatos com os nomes repetidos (concorreram aos 2 concursos mas só farão 1 entrevista que valerá para os 2).
4. Até ao dia da entrevista (ou imediatamente antes desta,no próprio dia) deverão entregar ao júri os portfolios (obrigatório) com a referência do número de candidato e nome (e se possível em suporte digital pdf) e os documentos comprovativos dos dados com que concorrem (nomeadamente comprovativos de tempode serviço e experiência).
5. Os candidatos que não compareçam na data e hora marcada serão considerados, sem mais, desistentes e excluídos (a não ser que até ao momento de encerramento do processo de entrevistas – ultima entrevista marcada – contactem por mail a informar de motivo válido – doença ou dificuldade de transportes inultrapassável e comprovada).
6. No caso de o motivo de ausência ser considerado válido, e aceite, a sua entrevista será realizada, e fica desde já convocada para o 1º dia útil seguinte ao da última aqui agendada, pelas 10 horas da manhã, no local indicado.
7. Em anexo segue roteiro genérico da entrevista a realizar e acta do júri para alem de calendário das entrevistas.
8. As entrevistas decorrem na escola sede do agrupamento (Escola EB23 Carteado Mena) situada em Darque (na zona designada por Cidade Nova, perto do Centro de Saúde)
9. Sobre este assunto podemos ser contactados por telefone mas seria preferível que usassem o correio electrónico face ao numero de candidatos envolvidos.
Com os melhores cumprimentos,
Luís Sottomaior Braga
Director do Agrupamento
Em anexo:
Acta do júri relativa a entrevistas
3 comentários
Este sim, é um DIRETOR.
Sabe o que faz.
Este diretor deveria ser premiado pela sua honestidade e integridade.
Continuação…
Um exemplo de verticalidade!
Parabéns, Diretor!
Gostei…. Sempre um bom exemplo…..