Podemos Chamar a Isto “Amiguismos”?

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/09/podemos-chamar-a-isto-amiguismos/

43 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Ana Teixeira on 11 de Setembro de 2012 at 13:46
    • Responder

    Recebi uma destas… mas nem lá vou perder o meu tempo, para quê??? os docentes já estão escolhidos, só tenho pena que o agrupamento onde trabalhei não faça o mesmo.

    • prof2012 on 11 de Setembro de 2012 at 13:57
    • Responder

    Eu recebi um email de alfornelos hoje: “Para dar seguimento ao processo de seleção deve entrar em contacto com a escola.” acontece que nunca lecionei naquele agrupamento. Não percebo a pertinência de abertura destas ofertas de escola em agrupamentos que definem criterios fechados como este. este critério será legal? ou será mais um episódio na âmbito de “Amiguismo”

    • Cat500 on 11 de Setembro de 2012 at 14:20
    • Responder

    A isto chama-se recondução… ou só é possível reconduções nas outras escolas? A injustiça é a mesma.

      • ruca on 11 de Setembro de 2012 at 14:38
      • Responder

      não posso deixar de concordar…. nas reconduções os colegas, muitas das vezes com graduação mais baixa, tb ocupam horários que nem entram a concurso…
      isto se a Escola tiver horário (e quiser) e o candidato aceitar… não vejo mta diferença… uns estão mais a descoberto k outros…

    • natacha on 11 de Setembro de 2012 at 14:30
    • Responder

    Nessa escola reina o quero, posso e mando e a verdade é que o diretor quer lá “certos” contratados…mesmo passando por cima de outros melhor colocados.

    • anicas on 11 de Setembro de 2012 at 14:36
    • Responder

    Isto é uma vergonha. Fazem o que querem e ninguém, neste triste país, repõe a legalidade. Na minha opinião a graduação deveria ser o único critério. Isto é o que acontece quando a, tão defendida, autonomia das escolas é posta ao serviço de alguns 🙁

      • I. Cruz on 11 de Setembro de 2012 at 21:55
      • Responder

      Colegas: a nossa classe não precisa de mais nada que a divida, já é dividida por natureza. Também não estou colocada mas não faço comentários que põem em cauda os conhecimentos científicos e pedagógicos dos colegas. Todos sabem que a faculdade onde fizemos a nossa formação tem muito a ver com a nossa nota final; além disso, não é a nota final que nos torna melhores ou piores professores mas sim a nossa “habilidade” de chegarmos aos alunos e de os conseguirmos estimular e incentivar. Um bom professor não é aquele que tem classificação de 20 mas sim aquele que se preocupa se o aluno tem todas as ferramentas necessários para entender o que ele lhe tenta transmitir.
      Pensem nisto ….

    • Pedro on 11 de Setembro de 2012 at 14:37
    • Responder

    Toca a reclamar!!!! Já o fizeram???? Entupam os mails do governo, escolas, DGAE e direcçoes regionais com as nossas reclamaçoes!!!

    • 110 on 11 de Setembro de 2012 at 15:22
    • Responder

    Eu já reclamei deste agrupamento. Vamos ver no que vai dar, mas não tenho muita esperança. O “amiguismo” veio para ficar em algumas TEIP.

    • FP on 11 de Setembro de 2012 at 15:31
    • Responder

    Acabem de vez com os critérios “estranhos” nas ofertas de escola e respeitem a lista de graduação!!!

    • cláudia on 11 de Setembro de 2012 at 15:47
    • Responder

    outra coisa que me deixa doida é receber um mail do Administrador para “dar prosseguimento ao processo” e depois, quando se vai ver a plataforma diz “Não considerar” e já está alguém colocado…
    Já para não falar na injustiça de pessoas que há dois anos não trabalham num estabelecimento de ensino público, o que as leva a concorrer em 2º prioridade e, depois, na contratação de escolas, passam-nos à frente… será que alguma vez trabalharam numa TEIP??? Não terão trabalhado no ensino particular este tempo todo e agora… desculpem o desabafo, mas aconteceram-me as duas coisas ontem… 🙁

    • Maria on 11 de Setembro de 2012 at 15:53
    • Responder

    Só apetece ser malcriado. Para mim só contaria a graduação ponto. Só a graduação é isenta de m e r d a s!!! É que este (des)governo com a legislação dita para repor legalidades, ainda fez pior, legitimou o compadrio, a cunha… Tudo que não seja taxativo, é subjetivo, logo, cada um procura colocar o seu afilhado!!

    • scrpereira on 11 de Setembro de 2012 at 16:22
    • Responder

    Ainda nem fizeram as entrevistas e numa oferta já aparece “5 candidatos não aceitaram”, deve ser para acelerar o processo. Estejam atentos pois em alguns grupos do 2.º ciclo vão meter colegas do 3.º ciclo com habilitação própria para o 2.º ciclo.

      • Maria110 on 11 de Setembro de 2012 at 16:30
      • Responder

      Como é que a colega sabe??

        • scrpereira on 11 de Setembro de 2012 at 19:14
        • Responder

        Consultei as ofertas de escola de 2011/2012 e verifiquei que dos 4 seleccionados para ofertas do 220, 3 não eram profissionalizados nesse grupo, mas como os critérios pediam continuidade, acabaram por ficar. Este ano de certeza que vão meter os mesmos, são outra vez 4 ofertas para esse grupo. No entanto, segundo o DL 132/2012, só podem seleccionar candidatos com habilitação própria caso não haja possibilidade de colocar docentes profissionalizados.

          • Maria110 on 11 de Setembro de 2012 at 19:58

          Pior são os colegas que aceitam ser reconduzidos com habilitação própria… já viu um professor de economia dar ciências? Eu já! Eu acho que já era altura de acabar com a habilitação própria, cada macaco no seu galho! Deviam pensar primeiro nos alunos…

    • scrpereira on 11 de Setembro de 2012 at 16:30
    • Responder

    DL 132/2012

    Artigo 39.º

    10 — Esgotada a possibilidade de colocação de docentes profissionalizados, pode a escola, a título excecional, selecionar docentes com habilitação própria, seguindo os critérios de seleção identificados nos n.os 6 a 9, substituindo na alínea a) do n.º 6 a graduação profissional pela classificação académica acrescida de 0,5 pontos por cada ano escolar completo, arredondada às milésimas, nos termos da subalínea iii) da alínea b) do n.º 1 do artigo 11.º

    Para reclamar das escolas que colocaram colegas com habilitação própria.

      • lol on 12 de Setembro de 2012 at 23:11
      • Responder

      A scrpereira a demonstrar que a seleção de docentes com habilitação própria tem suporte legal. eh eh eh
      Se cada escola colocar um, ou dois, ou três, já é a titulo excepcional.
      Só agora é que perceberam a porcaria que a FNE assinou.
      Boa sorte, colega!

    • Paulo Timóteo on 11 de Setembro de 2012 at 18:50
    • Responder

    Alguém sabe como reclamar de uma colocação? Têm alguma minuta?

      • cláudia on 11 de Setembro de 2012 at 19:42
      • Responder

      também queria… 🙂

    • ana on 11 de Setembro de 2012 at 20:38
    • Responder

    e se começássemos por pedir o “livro amarelo” à escola? não sei qtas páginas aquilo tem, mas pelo menos poderíamos ter a sorte de apanhar o fim de algum e la vinha a respectiva multa, por não terem outro livro amarelo… para além de entupirmos a entidade responsável por dar resposta às reclamações…

      • lol on 12 de Setembro de 2012 at 23:14
      • Responder

      Boa, Ana!
      Bela sugestão. Só pode vir de uma professora fantástica e que merece ser contratada por uma TEIP, de preferência, que é o que está a dar.
      Boa sorta, Ana!

    • Paulucha on 12 de Setembro de 2012 at 10:18
    • Responder

    Vejam a página de ordenação do Agrupamento de Escolas José Gomes Ferreira, é uma vergonha eu nem apareço e estão mais de 8 pessoas à minha frente.

      • cláudia on 12 de Setembro de 2012 at 10:39
      • Responder

      realmente… eu também não apareço em nenhuma das listas… (concorri aos 3 horários do 300)

        • cláudia on 12 de Setembro de 2012 at 11:22
        • Responder

        telefonei para a escola, reencaminharam-me para a secretaria, que me disse que o Diretor selecionou, pelas listas de ordenação do Concurso Nacional, quem tinha Habilitação Profissional e que tivesse concorrido com a graduação correta (ambas se aplicam no meu caso…). Disseram-me que tinha de reclamar para o mail da Direção ([email protected]), o que já fiz, com o conhecimento da DGAE e do SPGL. Agora vou esperar e ver o que me dizem. De qualquer forma, estes critérios para seriação são ridículos, sobretudo, a questão da graduação, uma vez que a DGAE informou que as escolas tinham de fazer a correção, SEM EXCLUIR ninguém… mas como sempre, as escolas fazem como lhes apetece… só não sei o que me vão responder mais, na medida em que não me podiam excluir, uma vez que me “encaixo” nos dois critérios… :/

      • lol on 12 de Setembro de 2012 at 23:26
      • Responder

      Paulucha, querida!
      E na escola onde estava colocada, aparece?
      Reconduziram-na?
      Nos últimos 3 anos esteve assim tão atenta ao que se faz nas TEIP?
      Boa sorte, Paulucha!

    • lu on 12 de Setembro de 2012 at 20:18
    • Responder

    Aos que se sentem muito indignados….este procedimento é só para evitar a colocação de um docente e, duas horas depois, ele desistir….Alfornelos não é para todos

      • Luis on 12 de Setembro de 2012 at 21:31
      • Responder

      Não sei o que está a dizer? Está a falar porque foi lá colocada e está muito atras de outros colegas que têm mais graduação que a sua? Ou está a dizer que é muito corajosa por estar com esses alunos??? Pois eu já estive em quatro escolas TEIP e nunca tive problema nenhum com isso… Não se sinta mais professora que os outros porque decididamente não o é…. e eu conheço a realidade toda desse concurso de Alfornelos colega….

      • cláudia on 12 de Setembro de 2012 at 22:40
      • Responder

      a escola em questão, não é de Alfornelos, mas, de qualquer forma, não convence ninguém com essa “explicação”…

    • lu on 12 de Setembro de 2012 at 23:10
    • Responder

    Ainda bem que há quem esteja muito bem informado em relação a Alfornelos…..Já agora Luis, poderia, com tanta experiência e sem ter tido nenhum problema, ter concorrido às escolas TEIP onde lecionou….será que concorreu e ……

      • lol on 12 de Setembro de 2012 at 23:21
      • Responder

      lu, o Luis é um excelente graduado e saiu da TEIP onde estava porque merecia uma escola melhor, uma assim para o seu nível de graduação. Ainda não percebeu?
      Boa sorte, Luis!

    • lu on 12 de Setembro de 2012 at 23:31
    • Responder

    lol, não percebi, tem que explicar melhor…..mas folgo em saber que alguns professores merecem escola “melhores”…..

      • Luis on 13 de Setembro de 2012 at 13:10
      • Responder

      O problema desta escola e de outras escolas TEIP é que o compadrio entre os professores é irreal e mete nojo. Não fui para uma escola melhor porque para mim as escolas são todas iguais, apenas diferem no tipo de alunos… mas vocês devem ter montes de experiência para estar a afirmar isto…”Alfornelos não é para qualquer professor”???? mas sim para as escolas para onde concorri sem existir qualquer tipo de favor para comigo… Sim colega por existirem pessoas que só olham para o seu próprio umbigo é que a nossa classe é como é.
      Lol, eu já estou colocado numa escola mas foi por concurso nacional e onde as graduações são respeitadas…
      E não sou um excelente graduado apenas um professor que já teve de passar por muita coisa desde abandonar a família, desde ter de ir para os Açores, desde fazer 200 kilometros por dia para dar aulas… Coisas que muitos professores não tiveram de sentir pois estão em escolas TEIP e passam a frente de milhares de candidatos e com menor graduação.
      Não sou melhor nem pior do que qualquer um, apenas tenho pena que existam tantas pessoas na nossa classe como a colega…
      Mas não se esqueça que para o próximo ano letivo acabou-se……

        • lu on 13 de Setembro de 2012 at 20:37
        • Responder

        Ora então vamos lá esclarecer o colega, começando pelo fim…. o fato de para o próximo ano mudar o esquema das ofertas de escola passa-me ao lado, pois efetivei em 2007, depois de ter concorrido para todo e qualquer sítio do país, ficando algumas vezes sem colocação!!!!! Se as regras da contratação mudarem, afeta-me que pessoas que concorreram para Alfornelos e outras escolas semelhantes, quando ninguém queria ir para lá, fiquem sem colocação depois de terem desenvolvido trabalhos brilhantes….vá lá ver, certamente que lhe mostram!!!! Se for com vontade de trabalhar, pode ser que lhe emprestem uma enxada para ajudar na horta pedagógica…Apareça!!!!
        Quanto aos kms feitos por dia, bem vindo ao clube……

    • Luis on 13 de Setembro de 2012 at 22:03
    • Responder

    Esta a dizer que a horta pedagogica é um trabalho brilhante??? Pelo que sei é uma das atividades que muitas escolas fazem, pelo que não vejo o que isso tem de brilhante… Por outro lado não me formei agricultor, mas sim professor permita-me a expressão, também “tenho sido pau para toda a obra”, cooperando em todas as atividades das escolas por onde tenho passado, como tantos outros professores “brilhantes”.Tem toda a razão quando diz que muitos desistiram de ir para Alfornelos porque não estavam para se sujeitar, mas acredite colega, que nas ofertas de escola a maioria dos professores lá colocados não é pelo brilhantismo, mas sim porque o ordenado faz falta no fim do mês e digo-lhe com conhecimento de causa, pois conheço alguns que lá estão colocados e garanto-lhe que de brilhantes nada têm.
    Se me estiver a falar de alguns projectos que existem nesse agrupamento, tal como o 12-15, sim, digo-lhe, realmente de fácil não tem nada, mas quem cria projetos desse tipo também deveria ter um quadro de professores com perfil próprio para esse tipo de alunos.
    Concluindo, o que eu lhe quero dizer é que não há justiça nas colocações e não acredito que os professores das escolas TEIP sejam mais “brilhantes” que os outros que ficaram de fora por não terem o fator C do lado deles, ou será que as dezenas de anos de serviço desses colegas afinal não serviram para nada? Será que esses não são capazes de desenvolver trabalhos “brilhantes”?

    • lu on 13 de Setembro de 2012 at 22:19
    • Responder

    Se conhece assim tão bem Alfornelos,e os professores que lá estão, alguns dos quais, segundo a sua opinião, nada têm de brilhantes, deveria de saber que o projeto que lhe referi foi apenas um exemplo. Mas a conversa com alguém que se julga capaz de opinar sobre as qualidades dos outros é conversa perdida!!!!
    O que eu disse foi que no passado recente, os que agora se queixam das ofertas e das suas regras, não optaram por Alfornelos!!!!
    O que eu lhe quero dizer é que am Alfornelos, que você conhece tão bem, houve nas ofertas de tudo: professores que foram colocados em 31 de Agosto e optaram por desistir dos horários e concorrer às ofertas de Alfornelos, houve contartados que foram selecionados e, muitos outros que ficaram de fora!!!!!
    Já agora foi colocado onde?

      • Luis on 13 de Setembro de 2012 at 22:57
      • Responder

      Colega, vamos esclarecer uma coisa, quando a colega afirma que tais professores colocados por oferta de escola são brilhantes vai ter que concordar que não é bem assim, em todas as escolas há bons e maus professores, professores empenhados e os menos empenhados, tal como acontece em qualquer escola seja ela TEIP ou não. Se opino sobre o trabalho de alguns colegas colocados por oferta de escola, nesse agrupamento, garanto-lhe que sei do que estou a falar e não a fazer julgamentos ou a dar opiniões à toa e sei que o brilhantismo passa e, mais uma vez lhe digo, por assegurar o vencimento no fim do mês, ou acha que todos os professores de Alfornelos são todos brilhantes? Asseguro-lhe que conheço muito bem o agrupamento, trabalhei nele durante 5 anos, agora estou numa escola dita “normal”, onde os professores ainda são colocados por graduação como deveria ser em todas as escolas para que houvesse clareza e justiça nas colocações, como é que justifica, por exemplo, um colega que esteja com o numero de ordenação de concurso nacional no mil setecentos e tal, na lista de Alfornelos ter duzentas pessoas à frente e ficar colocado? Estranho não? Ou será que os estavam à frente não são competentes para trabalhar nesse agrupamento? E já agora, quando não havia ofertas de escola e todos eramos colocados por concurso a escola não tinha professores?

    • lu on 13 de Setembro de 2012 at 23:28
    • Responder

    Pelos vistos tinha…tinhha-o a si!!!!
    Alguma vez disse que eram todos brilhantes????? Apenas disse que alguns fizeram trabalhos brilhantes!!!!! na sua escola normal não foi colocado ninguém por oferta de escola??? ou os que foram eram todos o nº1 da respetiva lista????
    sabe que essa de dizer que está numa escola normal é bastante curiosa!!! escola normal!!!!

    • lu on 13 de Setembro de 2012 at 23:30
    • Responder

    Já agora alguém na sua escola tem graduação de 60, 70 ou 80, como aquelas que aparecem em algumas listas???? Será isso o critério mais justo???? Uma coisa o colega tem a seu favor, demorou 5 anos a desistir alguns demoraram 2 horas!!!!

      • Luis on 14 de Setembro de 2012 at 0:24
      • Responder

      Deixemo-nos de ironias, em primeiro lugar eu não desisti, simplesmente decidi não compactuar com esta situação vergonhosa que se está a passar nas escolas TEIP. Em segundo lugar vou explicar-lhe o porquê das pessoas desistirem, nos anos 90 quando comecei a trabalhar já existiam escolas TEIP, porém eramos colocados nessas escolas por concurso sendo penalizados caso desistissemos e o curioso é que as pessoas não desistiam e desenvolviam as suas atividades tão bem como os outros professores de outras escolas, desde que as escolas TEIP passaram a contratar os docentes, sem que estes fossem penalizados por desistir abriram essa hipótese dando-lhes essa opção. Gostaria que pensasse no seguinte: referiu que ficou nos quadros em 2007, certo? Ficou por concurso nacional? Agora imagine que esse concurso dependia de ofertas de escolas, com critérios elaborados para aqueles que já lá estavam e que tinham uma graduação bastante inferior à sua. O que faria? Será que não se indignaria? Pois é… este é o brilhantismo dos professores que têm anos e anos de serviço em escolas TEIP e não só, que são tão “brilhantes” como os dessas escolas e que agora estão no desemprego. Desejo-lhe um excelente ano letivo esperando que jamais tenha que passar por uma situação como esta que milhares de professores estão a passar.

        • lu on 14 de Setembro de 2012 at 2:06
        • Responder

        Já passei por essa situação!!!! 12 anos contratado e alguns sem colocação!!!
        Sim efetivei em concurso nacional em 2007!!!
        Também lhe desejo um ótimo ano letivo…. Já agora Alfornelos não é TEIP, mas deve saber já que é tão bem informado!!!!
        Seja lá com o que pactuou, em Alfornelos não o fez com “o que se está a passar nas escolas TEIP”…

    • Luis on 14 de Setembro de 2012 at 12:39
    • Responder

    Já que é tão informado em relação a este Agrupamento e que defende com unhas e dentes, explique-me qual a diferença entre escolas TEIP e escolas Autonomas (caso de Alfornelos) em termos de concurso (ofertas de escolas)???

    • lu on 15 de Setembro de 2012 at 0:21
    • Responder

    As ofertas de escolas em Alfornelos são como em todas as outras escolas!!!!
    Não defendo nada com unhas e dentes, apenas me limitei a valorizar o trabalho de vários contratados no referido Agrupamento, e nunca coloquei em causa o valor de todos os outros professores que para lá concorreram, ao contrário do que tem sido aqui feito por si!!!!!
    Visite o Agrupamento, estará certamente diferente daquele que diz ter conhecido!!!
    Quanto a ser bem informado…..está enganado, você é ue conhece muito bem o agrupamento, os critérios das ofertas, enfim tudo!!!!!!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading