Quando se cria uma petição deste género.
Petição Não à vinculação extraordinária de professores!
E com os seguintes fundamentos:
Não à vinculação extraordinária de professores!
A possibilidade de vinculação extraordinária de professores é injusta pelos seguintes fatores:
1.º – Existem professores contratados com muito tempo de serviço que não estão já vinculados porque não quiseram concorrer para longe de casa.
2.º – Existem professores que, para estar no quadro, deixaram para trás a sua zona de residência e a sua família. Será justo vincular contratados para essa mesma zona, quando esses não fizeram o sacrifício de, por exemplo, deixar as suas famílias, para entrar no quadro anteriormente?
3.º – Existem professores no quadro que estão há muitos anos a tentar mudar de grupo de recrutamento. Será justo um contratado vincular de forma extraordinária nesse grupo quando existe um docente de quadro com intenção de o fazer?
4.º – Existem professores de quadro com horário zero. Como se explica uma vinculação extraordinária? Não vai agravar a estabilidade dos docentes do quadro? Exemplo: Um professor contratado com 15 anos de serviço é vinculado à escola X. No entanto, já existia lá um professor de quadro com 14 anos de serviço. Imagine-se que a nota final de curso é a mesma. Quando deixar de existir lugar nessa escola para um deles, qual sairá?Os signatários
E porque em vez de criar petições deste género não se lembram de propor soluções justas que não impeçam uma vinculação de professores contratados?
E quem disse que a vinculação de professores contratados tem de ser obrigatoriamente para determinados grupos disciplinares?
E quem disse que não pode haver outras soluções para a vinculação de professores contratados?
Parece-me mesmo parvo que seja criado uma petição deste género colocando professores do quadro contra professores contratados com fundamentos absurdos.




48 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Que estupidez! Que egoísmo! Enfim…
Eu não sou contra a vinculação, muito pelo contrário…mas a verdade e fazendo um estudo sobre quem será vinculado, apercebo-me que na segunda prioridade e também na primeira ,em grupos como 300,320,330.400.200.220.230 etc… existem professores com 20, 25 e até 30 anos de serviço, com 50 anos e mais… quer dizer que estes lugares de vinculação irão para professores que estavam no ensino privado, ou até nas escoals superiores ou ensino superior público e privado, que nunca sairam de casa com a mala às costas, como nós os eternos contratados que têm 10,12,14…. anos de serviço. Portanto, não sei, o que será melhor….espero que a FNE tenha isso em conta e tente resolver o problema, pois quem não entrou no quadro desde de 1995 é pq não quis…claro que há situações excepcionais, mas essas não são relevantes, saõ colegas que se contam pelos dedos. Esta é a minha opinão e publico-a para reflectir
mais uma prumiscuidade publico-privada…com a corja dos sindicatos a aplaudir…qual será a pressa destres senhores agora…é assim há 30 anos e nunca ninguém se preocupou…deviam era preocupar-se com as injustiças das renovações, das ofertas de escola, dos estgiarios que não são remunerados…dos contratos que não comtemplam agosto…dos efectivos que são absorvidos em papelada e conselhos da treta inuteis…Se não conseguem garantir colocação aos professores por quatro anos, quanto mais falar em vinculação sem termo…tenham juizo!!!
Há pessoas que não têm mais nada para fazer! Eu sou uma contratada há 12 anos e concorri para todo o país desde que comecei a leccionar, porque é que eu não tenho direito de ser vinculada, se houver alguém que me possa explicar.. tenho deixado de viver um pouco da minha vida até há dois anos casei-me e agora estou longe do meu marido porque continuo a concorrer para todo país…por isso quem é que não deixou a família para trabalhar? Devemos ter cuidado com o que falamos porque as pessoas que fizeram esta petição não sabem bem o que falam, devem estar a precisar de andar nesta vida para ver se gostam! Bem falam que o pessoal docente não é unido…cada um só pensa como fazer mal aos outros…aos criadores da petição só lhes desejo o mal que me desejam!
professora contratada há 20 anos. Concordo plenamente. Isto não se vê em mais nenhuma classe profissional.
No comments!!!!
Os signatários não podem ser professores.
Como tento ser educado não vou escrever o que penso desta petição nem dos seus signatários… VERGONHOSO
Que vergonha! Sem comentários… Por isto mesmo é que nós professores não temos VOZ!
CONTRATADOS VINCULADOS!!!SIM!!
E quando, apesar dos pesares, um certo alívio se começa a instalar porque sim e porque não? É o que está a começar a acontecer-me. Pode até não durar muito, mas que tenho respirado melhor, isso tenho.
Anda tudo doido!
Alguém que faz isso só pode ter muito mau caráter, além de não ser professor(a)! Não pode ser! É mau demais!
VERGONHA!
Sem dúvida isto é triste! Como é que os outros vão ter respeito pelos professores se eles próprios não se respeitam!? Existe mesmo muita coisa injusta nomeadamente com os erros ocorridos neste concurso mas não é a lutar uns contra os outros que as coisas se vão resolver. Não sou a favor da vinculação extraordinária nos moldes que a apresentam, contudo estes argumentos são apresentados de forma pouco ética. Eu acho que isto também é culpa dos sindicatos que acabam um pouco por promover estas brincadeiras. Eu sou a favor de uma ordem dos professores e acabar de vez com tanto sindicato que tem feito muito pouco por nos representar dignamente.
Cá para mim foi alguém do MEC que lançou esta iniciativa… (ironia) Muito triste e lamentável este tipo de postura, que só pode vir de alguém com visão muito limitada!!! Enfim, é caso para dizer: «Perdeste uma boa oportunidade para ficar calado…»
Inspira…expira…inspira…expira…
Daqui a nada expludo….
inspira…expira…
Acabei de assinar!!! http://www.peticaopublica.com/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=P2012N28610
Quem é o senhor Sebastião???? Professor não é de certeza, nenhum professor pode defender uma coisa destas! Onde estava o Sebastião quando foi produzida uma portaria que permitiu a profissionalização de profesores à revelia da lei? Onde estava quando foi criada legislação que permitiu os professores do ensuino privado ultrapassarem, na graduação, os colegas do público sem atender ao facto de que os do publico não podem concorrer em igualdade de co diçoes com o privado???? quer mais exemplos? o Senhor Sebastião conheceos de certeza…mas isso também não lheinteressa não é?
E o que fez a Mariaa contra as injustiças que referiu?!?! Cruzou os braços?!
Não Leitor,não cruzei os braços e nem os tenho cruzados neste momento. Tenho lutado para que estes atropelos não se verifiquem e sejam corrigidos, mas infelizmente quem tem coragem de vir insurgir-se contra estas situações são menos que os que se acomodam ou mesmo tem iniciativas do tipo desta “idiotice”, no entanto isso não faz que eu desmobilize.
Meu Deus há gente NÃO TEM VERGONHA NA CARA. …….Quem são esses indivíduos? Não são com certeza contratados. Como podem estar, com estes valores, no ensino? É por isso, que a classe (sem classe) tem o que merece por parte do MEC. Tenho pena que, por existir gente como esta, tenhamos que pagar TODOS.
É INACREDITÁVEL E VERGONHOSO
Se Isto for obra do pessoal dos privados, temos pena!
Se é coisa de vermes que parasitam as escolas estatais, é melhor começar a identificar esta gentinha para os por na fila de saída!
É por estas e por outras que a nossa classe nunca vai ser unida.
Nisso os Governos venceram, conseguiram segregar-nos.
É com muita pena que se vê isto.
Em vez destas petições ridículas, porque não insistir na criação de uma Ordem dos Professores, que possa representar-nos e defender-nos fielmente, desvinculada de qualquer partidarismo ou sindicatos (que são os mais partidários)?!
Vê-se pelas Ordens das outras profissões, que as defendem e procuram soluções imediatas para os problemas.
Se queremos ser considerados como as outras profissões são, então vamos pensar sériamente na criação da Ordem e deixar-nos destas jogatinas.
Grandes anormais…QUANDO FORAM 120 MIL PARA LISBOA PORQUE UNS ERAM TITULARES E OUTROS NÃO,POR ACASO OS CONTRATADOS TAMBÉM NÃO ESTAVAM LÁ.ESQUECEM QUE MUITOS DOS QUADROS SÃO ENGENHEIROS,ARQUITETOS,ECONOMISTAS,ADVOGADOS,TÉCNICOS DE CONTABILIDADE,ETC,E QUE TIVERAM QUE FAZER 1 FORMAÇÃOZITA NA UNIVERSIDADE ABERTA OU OUTRA TRETA,E VINCULARAM NO ENSINO.PORQUÊ? DAVA JEITO,JÁ QUE NÃO TINHAM TRABALHO NAS AÉREAS CIENTÍFICAS.PODE UM PROFESSOR ASSINAR PROJETOS,IR A TRIBUNAL,ETC.NÃO.
ALIÁS GRANDE PARTE DESSES DITOS PROFESSORES DO QUADRO MANTÊM A SUA PROFISSÃO DE ORIGEM E VÃO DAR UMAS AULAS.QUE FAÇAM PETIÇÕES PARA SAIR DO ENSINO E DEDICAREM-SE ÁS SUAS PROFISSÕES DE ORIGEM.ATÉ NISTO SÃO BURROS.
Nem sei o que dizer de tal idiotice… Ele há cada uma…
É esta falta de respeito que existe entre os professores que faz com que não haja uma classe digna desse nome! Nem vou dizer o que penso desta petição, pq passo a vida a dizer aos meus alunos que não se devem dizer asneiras!
São muito tristes estes tipos de atitudes. Assim esta classe não vai a lado nenhum. É certo que muitos contratados ainda não vincularam porque sempre se limitaram no concurso, mas também é verdade que há muitos QZps que vincularam e nunca foram ao seu qzp de origem por causa de atestados fraudulentos.
Talvez haja contratados que nunca se alargaram no concurso, porque não quiseram mentir!
Este tipo de atitude só me faz pensar que realmente não foram os governos, os ministros da educação, e outros semelhantes que nos puseram no patamar (será que ainda se pode chamar assim de tão baixo que está???) que nos encontramos mas todos nós quando em vez de auxiliar e cooperarmos com um colega, fazer força para que ele esteja melhor na sua carreira (sem prejuízo da nossa, naturalmente) somos os primeiros a criticar e até boicotar tudo o que fazem…É triste querer ter o respeito dos nossos alunos sem ao menos respeitar colegas de profissão e muitas vezes de longas travessias…
Sou professora do quadro de escola há muitos anos. Não é por isso que, nem por um momento, alguma vez deixei de considerar um professor contratado como um igual e que tem de ser tratado como um igual e tudo o que venha no sentido de formalmente promover uma justa (sublinho justa) igualdade deverá ser bem acolhido (infelizmente não tenho grandes expetativas face a estas promessas do MEC nesse sentido, pois parece um contrassenso perante tudo o que neste momento ocorre no domínio da educação, e não consigo deixar de pensar que vem aí presente envenenado e que aquela gente dá com uma mão para tirar com duas, mas talvez esteja apenas a ser pessimista. Avancemos…).
Tenho vergonha por estes ditos “colegas” e concordo que é por estas e por outras do género que somos uma vergonha como classe, que disso só tem o nome, pois a união é mínima e, dadas as atuais circunstâncias, cada vez mais é o salve-se quem puder. Também é por isso que mestres da perversão como MLR e agora o Crato utilizam estas estratégias do “dividir para reinar” (como quem diz, fazerem o que querem de nós), pois sabem que na nossa classe a coisa resultará em cheio. É só acender o rastilho, que o fogo logo alastrará, num rompante. E, no final, todos sairemos queimados.
Não se deixem arrastar por sentimentos primários, individualistas e mesquinhos. Lembrem-se que a união faz a força e que foram sempre os “pequenos”, UNIDOS, o motor das grandes mudanças.
Muito obrigada colega, eu já estive em 18 escolas diferentes e os colegas efetivos trataram-me sempre como um par, daí estar chocada com esta petição, penso ser uma minoria a partilhar aquela opinião e mais uma vez agradeço o seu posicionamento face aos contratados.
É UMA VERGONHA ALGUÉM QUE SE DIZ “PROFESSOR” E NÃO SABER O PAPEL DA ESTABILIDADE FAMILIAR NA EDUCAÇÃO DE UMA CRIANÇA. COMO PODE UMA PESSOA SER PROFESSOR SE NÃO CONSEGUE ENTENDER AS NECESSIDADES MAIS BÁSICAS DE QUALQUER SER HUMANO, QUE SÃO CONSTITUIR FAMILIA, TER UM LAR E TER CONDIÇÕES DE TER FILHOS E OS EDUCAR EM CONDIÇÕES DIGNAS? QUANTOS PROFESSORES TÊM VIDAS PESSOAIS MISERÁVEIS, POR A PROCURA DA ESTABILIDADE PROFISSIONAL, QUE NUNCA MAIS CHEGA?
COM ESTES EGOISMOS E SEPARATISMOS ENTRE PROFESSORES CONTRATADOS E DOS QUADROS NUNCA MAIS VAMOS A LADO NENHUM E DAMOS A VITÓRIA DE MÃO BEIJADA AO MINISTÉRIO E GOVERNOS PASSADOS, PRESENTES E FUTUROS.
Estou tristíssima, como é possível colegas escreverem aquele conteúdo. Eu tenho 18 contratos e sempre concorri a nível nacional, mas nunca fiquei efetiva. É sem dúvida mais um mito urbano aquele que refere que os contratados não efetivaram porque quiseram estar próximo de casa (claro que não posso negar que alguns colegas o fizeram, mas vamos pagar todos por esse facto que me parece residual?). Será que eu e os colegas com muitos anos de serviço não merecem algum respeito dos que já são efetivos? Nós sempre trabalhámos como se fossemos efetivos e ganhámos muito menos, estou desde 95/96 a ganhar pelo indice 151, e já trabalhei por todo o país.
Acho falta de respeito,para com os professores contratados,niguém quer tirar o lugar a ninguém…A precariedade no trabalho tem afetado muito mais os profs contratados do que os do quadro.A pessoa que quer fazer tal petição,deveria ter ponderado se calhar outros fatores como:respeito e solidariedade com os colegas,todos nóe fazemos sacríficios pela nossa profissão,se continuamos nela é poque gostamos dela,nos empenhamos e esforçamos por ser o melhor possível,independentemente de estar longe ou perto.Quem fala,desse modo,só demonstra falta de compreensão e solidariedade com os colegas.E esquece- de um pormenor,um prof do quadro mesmo que não tenha componente letiva-ganha sempre o seu salário,um prof contratado sem horas ganha zero!!!!!!!Sejam mais humanos!!!!Com sensatez e ponderação poderá haver boas soluções…
Que parvoíce!
Uma boa solução que respeite a graduação, é vincular todos os professores que entraram com horário completo e anual. Dos que foram renovados apenas devem vincular os que tiverem graduação superior ao último a ter entrado em contratação. Os outros “renovados” terão de esperar pelos colegas de graduação superior que não tiveram a sorte de renovar ou entrar em horário completo…
Impressionante como anda tudo de olhos tapados :S Agora só se fala nesta merda de vinculação extraordinaria de professores! Será que ninguem quer lutar para inverter as verdadeiras razões que deixaram tantos milhares de contratados no desemprego e haver tantos colegas nos quadros sem componente letiva! Os sindicatos pactuaram com tudo isto: aumento do número de alunos por turma, extinsão do estudo acompanhado, da formação civica, do numero de horas dedicada à direção de turma e mais incrivel ainda aniquilaram (a meu ver) a hipotese de um professor contratado de evt algum dia vir a sonhar poder lecionar novamente!! Estas e mais algumas são motivos de debate, de luta, agora rebuçados para meia duzia ficarem calados NÃO OBRIGADO!
PAREM DE DAR DINHEIRO AOS SINDICATOS! Só mostram a cara depois das leis serem aprovadas!
Não sei como é que as direcções das escolas funcionam, mas pelo panorama das vagas já se vê que nada bem, tal e qual como o governo! A classe docente é do pior, não se unem, muito pelo contrário, matam-se uns aos outros, querem guerra e sangue!!! Como é possível???? Qualquer que seja o comum mortal que decida ser professor sabe que abdicará de muita coisa na sua vida, e isto sim é um facto adquirido e sem retorno. 25 de abril aconteceu porque houve união!!!! Que raio de país é este?!?! Que professores temos nós como colegas e como professores dos nossos filhos?!?! Que tristeza!!!
Para os Exmºs signatários desta barbaridade…..
Sou professor contratado à 17 anos no grupo 240, pai de 2 filhos, residente em Lisboa e em resposta aos pontos 1º e 2º de tão imbecil petição, não posso deixar de relatar o meu percurso profissional…
1º ano – colocado em Moimenta da Beira (perto de Lamego);
2º ano – Colocado em Tarouca (ainda mais perto de Lamego);
3º ano – colocado em Valpaços (para lá de Lamego)
4ª ano – colocado em Alvalade do Sado (Alentejo)
5º e 6º anos – colocado perto de Santarém (já nem me lembro dos nomes das terras mas fazia todos os dias cerca de 150km)
7º ano – colocado em Olhão (Algarve)
Os restantes 10 anos fui ficando perto de casa, por força da minha graduação, embora sempre tenha candidatado ao Pais todo não fosse as coisas correrem mal….
Finalmente a cereja no topo do bolo….
No presente ano lectivo…..Colocação por tempo indefinido no Centro de Emprego da Área da residência, em conjunto com tantos outros milhares de colegas contratados…..
E AINDA HÁ IDIOTAS QUE SE DIZEM COLEGAS A SUGERIR ESTE TIPO DE PETIÇÕES ? ? ?
É VERGONHOSO ! ! !
Com os melhores cumprimentos
Paulo Figueiredo
E depois querem que os Professores sejam respeitados? Nunca uns Advogados ou uns Médicos fariam parvalheiras destas… se calhar, por isso é que têm uma ORDEM!
Sou daqueles que ficou “Efectivo” numa das “piores escolas do país”… como já lá vão 7anos a virar frangos como “efectivo”. Tive de vender a minha casa, largar a “santa terrinha” e começar de novo, a 10kms da escola onde fiquei. Cada um sabe de si e é assim que deve funcionar… não é a fazer petições contra a malta que conseguiu ficar perto da minha “santa terrinha”.
Só mesmo na classe docente!!! E ainda falam mal dos sindicatos!!!!!
devemos todos assinar com comentários de indignação mas não ofensivos assim boicotamos a petição e mostramos a estas “bestas” que a criaram a relevância da mesma.
Na minha opinião esta petição poderá ser exagerada, mas sinceramente também não concordo com uma vinculação extraordinária. Concordo sim, com um concurso nacional justo e com um apuramento real de vagas. E sejamos sinceros, 15 ou 20 anos de serviço sem efectivar…. eu reconheço que existem grupos complicados onde é difícil conseguir uma vaga até de QZP, mas basta abrir uma qualquer lista de graduação e rapidamente verificamos que o primeiro dos contratados tem mais graduação do que o último dos efectivos. E minha gente isto quer dizer alguma coisa e não me venham com tretas que sempre concorrem a nível nacional porque não é verdade.
Agora já sei que haverá por aí muita gente a criticar o que aqui escrevi mas paciência…. todos temos direito à opinião e esta é a minha. E sim, existem muitos contratados, que continuam contratados porque nunca quiseram sair da terrinha e eu conheço alguns.
durante 12 anos concorri sempre que havia vagas para efetivar e tal nunca aconteceu lembra-se de alguns anos até à data o concurso de vinculação passou a ser apenas de 4 em 4 anos isto soma algum tempo de serviço e aumenta a graduação. acha que ficar “junto à terrinha” tem vantagens quando a nivel remuneratório não passa do mesmo ou seja 12 anos no indice 151 , incertezas anuais de colocação, muitas vezes horários incompletos, e outros inconvenientes…não me parece que seja uma situação muito atrativacomparando com a vinculação. além disso, lembro-me das guerras entre os qzp´s e e QA, onde se concorria para qualquer parte para depois no ano seguinte ter quase como garantia a a aproximação à residência só que isso deixou de acontecer e depois veio o movimento dos professores desterrados que se queixavam muitas vezes da distância a que trabalhavam. tenho feito ao longo destes últimos 5 anos uma média de 200 km por dia (ida e volta)para trabalhar , com portagens e custos de transporte referindo mais uma vez que estou no “topo de carreira da contratação” indice 151″ só para saber deixo em deslocações uma média de 450 euros por mês sem contar a alimentação. nunca me queixei pois dava graças por ter trabalho. Respeito a sua opinião mas as coisas não podem ser encaradas assim de uma forma tão linear. termino referindo algo que todos deveriamos terem conta, SOMOS TODOS CONTRATADOS DEVEMOS ESTAR UNIDOS, pois as dificuldades chegam a todos..
Compreendo os sacrifícios que temos de passar. Até há 2anos atrás (antes de mudar de casa e deixar tudo para trás), também tinha de gastar 400euros de gasóleo, mais 60 de portagens… mais o pior é que, sou Professor da Variante E.V.T., e só sou efectivado por estar a dar aulas de 1º ciclo há 14anos (só dei 1ano de E.V.T. e depois tive de me render às evidencias).
Na altura, muitos Professores do 1º ciclo tinham tirado as licenciaturas e muitos apontaram para os “trabalho manuais”… ficaram as vagas no 1º ciclo e no 2º ciclo desapareceu tudo, mesmo com pares pedagógicos.
Basicamente, a nossa vida, há muito tempo que anda nesta roda viva… se calhar por isso, é que houve a necessidade das CUNHAS, das MÁFIAS e das VERAS PEREIRAS.
sempre estive solidário com os professores de evt embora estejamos todos mal o vosso grupo foi um dos mais afetados e injustiçados. a politica dos ministérios tem aplicado a máxima dividir para reinar e infelizmente têm conseguido porque a maioria apenas pensa que pode com o mal dos outros mas mais tarde ou mais cedo toca a todos.
Nem vou entrar nesta discussão de quem concorreu ou não longe, pois cada um sabe de si e nem todos podemos tomar as mesmas opções. O que é extraordinário é que esta gente que subscreve tais argumentos se esqueça das progressões, dos índices e de tudo o resto que foi beneficiando. Mas isto é tudo uma conversa inútil. Eu sinto vergonha alheia por quem subscreve este lixo.
Digam o que disserem isto só revela egoísmo profundo. Não percebo tanto receio por uma lista graduada à séria. Tenham juízo.
Não quero acreditar que são professores! Ainda bem que nos 26 anos de serviço como contratada, nunca tive o (des)prazer de me cruzar com esses seres humanos de outra espécie. Sempre fui tratada de igual para igual, nas muitas escolas que já percorri.
TENHAM VERGONHA!
Os nomes dos signatários são hilariantes. É realmente a melhor maneira de boicotar a petição, pois com aqueles nomes, não podem fazê-la seguir, certo? E também não podem suprimir signatários, por conseguinte….
Escrevam o que quiserem, coloquem um BI só com zeros e um email com um domínio falso, tipo @blahblahbla.pt. 😉
Eu pelo menos tenho-me divertido imenso.
PS – NORMALMENTE os primeiros signatários são quem faz a petição e não, não é uma iniciativa do MEC, não sejam patetas… Há mesmo gente assim entre nós.
Venham assinar, boicotem e divirtam-se… Para tristezas já chega o resto…
Abraço.
DC, obgd pela sugestão. O que eu já me ri com a lista de signatários. AO tempo que não me ria assim!!!!!
Boa tarde. Sou professora e qual é o meu espanto que ontem vi o meu nome nessa maravilhosa petição… E o espanto maior é que eu não assinei nada!!!!!!! Estou a ser lesada por algo que não fiz… Infelizmente há pessoas que brincam com o nome de outras, neste caso com o meu…. Se essas pessoas tivessem vida própria deixavam de brincar com a vida das outras pessoas!
Isto representa a classe profissional ´Professor`. E os nossos filhos estão entregues a esta gente, mau Deus, onde isto vai parar. ´Dona Emilia`que saudades eu tenho de si… (Dona Emilia foi a minha professora da primária).