Definidas ações imediatas junto do MEC
Terminou este sábado (08/09) o Fórum FNE 2012, onde durante três dias dezenas de dirigentes debateram o futuro da educação com um leque muito diversificado de convidados.
Na sessão de encerramento e apresentação de conclusões ficaram decididas duas ações imediatas a tomar junto do Ministério da Educação e Ciência. A primeira, será já tomada no início desta semana e prende-se com um pedido de reunião, com caráter de urgência, ao ministro da educação para tratar de questões relacionadas com o início do ano letivo, nomeadamente, os casos de desrespeito pela graduação profissional dos docentes nos concursos de oferta de escola, em que alguns diretores não têm cumprido o que está estipulado na lei. Para além disso, a FNE, levará junto do ministro Nuno Crato, o seu mais veemente protesto face ao desrespeito, que em algumas escolas, está a permitir que os professores fiquem com 24 horas tempo letivo, contra as 22 horas, que a lei estipula.
Ficou ainda decidido, que esta semana, será enviado ao Diretor Geral da Administração Escolar um pedido de reunião para tentar resolver os problemas relativos aos concursos dos não docentes, que se encontram numa situação de impasse.
4 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Uma pergunta, ainda sobre concursos, e que não vi esclarecida. Existem dois professores destacados numa escola X: um destacado no ano anterior por DACL e o outro destacado desde 2009 por DAR. O DACL não tem horário nem na escola X, nem na escola em que pertence aos quadros. Mas o DACL tem maior graduação profissional que o DAR. Aparece componente letiva no dia 14 de agosto de 2012 … A quem deveria ser atribuída a componente letiva e consequente retirada do concurso? Será que alguém sabe a resposta?
Esqueçam as Reuniões com o MEC! Não servem para nada! Voltemos para a RUA como já o fizemos antes! Engraçado que nunca sofremos tanto (nem no tempo de Maria de Lurdes Rodrigues) como agora e ninguém (principalmente a FNE (cheira-me a compadrio…) parece interessado em contestar na RUA seja o que fôr… Vamos para a RUA! Está na altura!
Caro Arlindo, é URGENTE que a FNE e não só, tomem uma posição de força com o que se passa nas OE. É DAS MAIORES VERGONHAS que nos é dado assistir. Alguns diretores, simplesmente não cumprem a lei e assobiam para o lado. Esta gente, porque não tem outra designação, teria de ser ameaçada com um processo disciplinar, caso não cumpram o legislado, escudando-se através de critérios manhosos.
É legal um horário com 24 tempos lectivos. A FNE sabe disso.
buy cialis