Com página oficial aqui, mas com propostas um pouco estranhas tendo em conta a impossibilidade de um movimento agendar “paralisações” e muito menos uma greve.
E tendo em conta a semelhança das acções propostas para aprovação amanhã com outras recentemente realizadas desconfio do sucesso desta vigília. Sem querer colocar em causa a boa vontade dos seus promotores acho que o dia de amanhã mais não é do que sentir o pulso no terreno a ver se mais alguma coisa dá para ser agendado lá mais para a frente.
NO DIA 17 – PRIMEIRO DIA DE AULAS
Vamos fazer ouvir a nossa indignação em defesa da Escola Pública.
Em Lisboa, Porto, Coimbra, Braga e Faro, 21.00 horas. VIGÍLIAS com PLENÁRIO para aprovar Acções de Resistência para PARAR COM A DESTRUIÇÃO DA ESCOLA E A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES, plenário que mobilize todos os intervenientes educativos para fechar a escola velha que querem abrir neste novo ano.
De entre outras propostas de luta nós temos uma que PRETENDE ENCERRAR AS ESCOLAS POR UMA SEMANA!
Propomos Encerrar as escolas (Greve Carrocel)
1º DIA – marcação de reuniões ao abrigo da lei sindical, mesma hora em todo o país;
2º DIA – paralisação do pré escolar e 1º ciclo
3º DIA – paralisação do 2º e 3º ciclo
4º DIA – paralisação do secundário
5º DIA – greve nacional da função publica
7 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Tanta manifestação, o descrédito total da nossa classe.
Apelo a uma greve a sério, contratados e professores do quadro unem-se num interesse comum, a escola pública: greve na época de exames nacionais e nos momentos cruciais da vida escolar. Porque de outra forma não conseguiremos nada…
O problema é que muitos só se movem quando sentem na pele e felizmente existem alguns que ainda não sentiram verdadeiramente na pele e enquanto assim for seremos sempre uma minoria que não causa grande impacto.
Até os pais e alunos deveriam manifestar-se, mas não, ficam à espera que tudo corra bem e pelo melhor.
Julgo que a ideia seja pressionar os sindicatos para que convoquem a tal greve carrossel.
Arlindo…
Não acho bem que coloque aqui um post a referir “desconfio do sucesso desta vigília”, pois assim pode estar a condicionar a participação dos professores…
Vamos todos amanhã para a rua! Nenhum professor deve ficar em casa!
Author
Espero enganar-me e espero também que o dia de amanhã seja um tremendo sucesso. A minha desconfiança perante o que considero ser a realidade atual do sentimento dos professores não impedirá ninguém de participar nas vigílias agendadas para amanhã.
Também iria participar se estivesse por cá.
A vigília é importante. Agora as medidas que são propostas é que legalmente só podem ser colocadas em prática com um pré-aviso de greve. Penso que será a isso que o nosso Arlindo se refere. Agora, sem dúvida, que todos que possam devem participar na vigília e fazerem-se ouvir.
Arlindo,
As Vigílias de amanhã serão, acima de tudo, um PLENÁRIO, para que se possa dar VOZ AO POVO.
O povo )nós) decidirá o caminho que pretende seguir. Fará as suas propostas em microfone aberto e surgirão moções diferentes. Será feita uma votação e respeitado o sentido democrático de um evento deste carácter.
Será, desse modo, o local ideal para debater propostas avançadas por qualquer um de nós. Todas as sugestões poderão e deverão ser apresentadas lá.
Se será um sucesso ou não?? Acho que só depende de nós todos, professores, pais e alunos.
M João Serpa