Tipo de Candidato

Face às dúvidas que têm surgido sobre o tipo de candidato que devem colocar no campo 2.1 trancrevo o que diz o manual de candidatura.

 

Contratado por Concurso 2011

(Escolas do Ministério da Educação e das Regiões Autónomas), o candidato à contratação a termo resolutivo, e que se encontra em exercício de funções docentes num dos agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas do Ministério da Educação (Continente), ou em exercício de funções docentes num estabelecimento de educação ou de ensino da Secretaria Regional da Educação das Regiões Autónomas; o candidato em exercício de funções nas ISS e EHT colocado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de janeiro, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de fevereiro;

Licença Sem Vencimento de Longa Duração

LSVLD

candidato, (cuja tipologia engloba docentes de carreira que têm uma relação jurídica de emprego público de carácter permanente com agrupamento de escolas ou escola não agrupada da rede do Ministério da Educação), que se encontra com vínculo suspenso no mapa de pessoal docente do agrupamento de escolas ou escola não agrupada ou de zona pedagógica, a quem foi indeferido o pedido de regresso ao serviço, face à inexistência de vaga;

Outros

o candidato que não está em exercício de funções docentes em agrupamento de escolas ou escola não agrupada do Ministério da Educação ou em estabelecimento de educação ou de ensino das Regiões Autónomas, ou que está colocado ao abrigo do DL n.º 35/2007, de 15 de fevereiro (Contratação de Escola), no Ensino de Português no Estrangeiro (EPE), nos PALOP, em Timor Leste ou que não exerce ou nunca exerceu funções docentes;

Exemplos: docentes colocados no grupo de recrutamento 290, docentes a lecionar na Casa Pia, Colégio Militar, Instituto de Odivelas, Ensino Particular e Cooperativo, Escolas Profissionais Públicas, Ensino Superior, escolas TEIP.

 

O tipo de candidato que devem colocar no campo 2.1 é aquele que efetivamente têm à data do preenchimento da candidatura. Pouco importa se em Setembro foram colocados pela Bolsa de Recrutamento e neste momento estão colocados em Contratação de Escola ou não estão colocados, o que conta mesmo é a vossa situação à data da candidatura.

Quem trabalha nas AEC encontra-se na tipologia “outros”, a não ser que ao mesmo tempo também esteja colocado numa escola através da bolsa de recrutamento ou foi colocado nas necessidades transitórias (Lista de 31 de Agosto) e nesse caso prevalece a tipologia “contratados por concurso 2011

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/04/tipo-de-candidato/

15 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rui Sousa on 18 de Abril de 2012 at 9:55
    • Responder

    Bom dia!
    Estou a trabalhar nas AECs há 2 anos e a última vez que fiquei colocado no público foi numa escola no Algarve foi há 3 anos atrás, escola onde está o meu registo biográfico. Actualmente, como escola de validação devo colocar a escola onde está o meu registo biográfico ou posso escolher um outro qualquer agrupamento mais próximo da minha residência e levar os documentos comprovativos?

    1. creio que pode escolher um qualquer agrupamento mais perto e si..mas coloque a questão na sala de chat na janela do lado direiro aqui do blog

    • Vitor A on 18 de Abril de 2012 at 10:04
    • Responder

    Só para confirmar, quem foi colocado em Oferta de escola, no concurso é do tipo Contratado por Concurso 2011?

  1. Não, é “outros”.

    1. Eu também me incluo neste caso e já coloquei no tipo de candidato “outros”. No entanto, como estou a trabalhar (por Oferta de Escola), esta escola já tem o meu processo e valida a candidatura, certo?

      1. Sim

    • Manuel on 18 de Abril de 2012 at 10:29
    • Responder

    Boas!
    Sendo um candidato do tipo: “outros” – pois ainda não foi colocado no presente ano lectivo – qual a escola (cod. escola) que irá proceder à validação da candidatura?

    – será a escola onde exerceu funções no ano transacto (onde está o processo do professor)?
    – ou pode requer a validação de uma escola da área de residência?

    Esta possibilidade não surge referida no “manual” de candidatura.

    1. Na escola onde tem o processo individual. Caso não tenha ainda nenhum processo individual opta por uma escola da sua preferência.

        • Ana Sousa on 18 de Abril de 2012 at 12:06
        • Responder

        Segundo resposta econcursos e telefonema para CAT, para escola de validação do concurso, é preferencialmente a última escola onde estivemos, por ter a documentação no processo. Também pode ser outra escola mas tens de fornecer todos os documentos a comprovar os dados.

        1. há 3 anos que dou áulas com habilitaçao própria, limitando-me a concorrer a odertas de escola.
          No ultimo ano letivo cinheci várias pessoas e tive conhecimento de outras que na mesma situação concorrem ao consurso nacional, com o argumento de prestarem serviço docente. Esta situação é legal?

        2. A Ana Sousa : 18 de Abril de 2012 em 12:06 (UTC 1) , respondeu corretamente.

          É preferível a escola onde têm o processo! Mas em alguns casos pode ser outra escola! Sendo assim, o candidatodeve apresentar todos os documentos necessários, não esperem que uma escola ligue a outra a solicitar informação! Não tem esse dever/obrigação!

          Assistente Técnico

      1. Olá,
        Ano passado concorri ao concurso de professores e coloquei a escola da minha residência, este ano estou em AEC’s longe de casa, não posso colocar outra escola (meu agrupamento) para validar a minha candidatura?

        Obrigada,

        Ps: Obrigado Arlindo o teu blog é fantástico! Obrigada mesmo!

          • Nini on 18 de Abril de 2012 at 19:16

          Ligue para a escola e pergunta se pode enviar a declaração pelo correio. O ano passado enviei-a em carta registada com A/R.

    • Carolina Lopes on 18 de Abril de 2012 at 19:45
    • Responder

    Nos últimos dois anos leccionei nas AEC e a colocação neste ano transato fez-se através da plataforma no site do min-edu. Como no manual para concorrer a informação nem sempre é muito explícita, fiquei na dúvida se continuo a concorrer como candidato Outros. Desde já agradeço a informação e boa sorte para todos.

  2. Olá!

    Será que alguém me consegue informar se é possível alterar a situação do candidato na fase se aperfeiçoamento?
    Há quem diga que é motivo para exclusão, mas não vejo isso escrito em lado nenhum.

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: