Blogosfera – Arte Por Um Canudo 2

Já tinha conhecimento desta situação, mas por ser caricata a situação transcrevo todo o post do Agostinho Silva.

Irresponsabilidade na BR 26 (DACL)

 

Antes da saída das listas da BR 26 e no grupo 100, Pré-Escolar, a escola é avisada que vai ser colocada uma colega que para espanto de todos, verifica-se que a colega já está aposentada. Foi colocada a situação da respectiva professora/educadora por via telefónica à DGRHE e depois por escrito. Até agora nenhuma resposta. Mesmo assim, saiu a lista BR 26 com a professora incluída.

Pouco depois toca o telefone doutra colega que também está em DACL e é dessa escola onde foi colocada a educadora aposentada. Pergunta o porquê desta situação já que a colega apesar de aposentada tinha o número de ordem de colocação superior ao seu. A escola não sabe e diz-lhe que já expôs o caso mas ainda está à espera da resposta.

A Educadora telefona à DGRHE e também lhe dizem para expor a situação por mail. Por telefone ninguém assume os erros. Não se consegue chegar a quem fez ou programou as colocações. É sempre alguém que não está em linha e para isso dão o mail a quem reclama.

Contatou-se com a escola onde a professora aposentada foi colocada para lhe expor o caso e eles logo disseram que na BR anterior também tinham colocado uma educadora que se ia aposentar e agora com a colocação desta já aposentada significa que os alunos vão continuar a ser prejudicados. Isto é uma situação conhecida pelo próprio que a escreve.

Quantas situações e quantos erros neste processo que ninguém assume. Quantos Professores / Educadores serão prejudicados com situações idênticas que ninguém sabe.

Com a vida dos professores/educadores muita gente brinca ..quando acabará?

 

Nota: Em jeito irónico pode-se afirmar que a oferta de emprego na educação é tanta que são obrigados a chamar os reformados, e esta hein??

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/04/blogosfera-arte-por-um-canudo-2/

9 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof110 on 24 de Abril de 2012 at 22:36
    • Responder

    Colegas,

    A mim já nada me admira…
    Estou farta de assistir a injustiças e ilegalidades praticadas pelos diretores de agrupamentos., desde colegas que assumem turmas sem estarem colocadas , a vagas que não são colocadas a concurso Cada agrupamento faz o que lhe apetece e quem se lixa são os professores;
    Não há respeito nenhum pelos professores e o pior é que muitas vezes são os próprios professores a prejudicar os colegas!
    É uma vergonha!

    • Assistente Tecnico on 24 de Abril de 2012 at 22:37
    • Responder

    Esta história é muito interessante para o Marcelo comentar….

  1. Caro colega Prof 110;
    Isto nada tem a ver com o que os Diretores fazem ou deixam de fazer. A responsabilidade é toda do Ministério de Educação ou antes da DGRHE e as escolas envolvidas já tentaram denunciar a situação só que não lhes dão resposta. Por telefone na própria DGRHE não sabem e mandam fazer a exposição por escrito mas a resposta não chega. Os diretores não têm acesso às plataformas do ministério.Só para corrigir.

    • Prof110 on 26 de Abril de 2012 at 18:03
    • Responder

    Colega Agostinho,

    Eu não me refiro a este caso em particular; é claro que nesta situação a responsabilidade é da DGHRE.
    Quanto à sua correção, não faz sentido, pois o colega sabe perfeitamente que são os diretores que, na plataforma, requesitam os professores para um determinado horário e que da mesma forma podem retirar o professor da lista de não colocados, caso subsista componente letiva e também são eles que , quando um professor fica com horário zero, têm que voltar a introduzir os dados desse professor na plataforma. Por isso não diga que os professores não têm acesso à plataforma. Eles têm acesso sim, para fazer aquilo que é da sua competência, ou não sabia?

  2. Caro colega Prof 110;

    Está enganado nalgumas afirmações que faz. É verdade que são os diretores que requsitam o horário na plataforma SIGRHE, mas não tem acesso a quem é colocado. Quando dize cito “requesitam os professores para um determinado horário e que da mesma forma podem retirar o professor da lista de não colocados” . Também não é verdade que os diretores tenham o poder de retirar os colegas da lista dos não colocados, aliás nem têm acesso a ela. Quem tem acesso à lista de colocados e não colocados é o candidato/professor. A escola só tem acesso à lista de colocados.Espero ter esclarecido.

    • Prof110 on 27 de Abril de 2012 at 21:26
    • Responder

    Caro colega,

    Digo retirar o professor do concurso DACl antes da saida da lista de colocações BR1 quando é recuperada componente letiva no agrupamento onde o professor está a aguardar colocação.
    Não diga que não é possivel porque eu própria fui a DACL e fui retirada do concurso por ter sido recuperada componente letiva, ou seja, da lista dos não colocados e é claro que foi o diretor quem o fez.
    Não retiro nada daquilo que disse, pois tenho conhecimento de colegas que assumem uma turma e ao mesmo tempo estão na lista dos não colocados e em vaga que não foi a concurso no inicio do ano. De quem é a responsabilidade? só pode ser do diretor, porquê? porque não pôs a vaga a concurso e se queria entregar a turma àquele professor, podia retirá-lo do concurso em Agosto.
    Eu sei que isto é confuso! Mas o grande responsável por esta ilegalidade foi o diretor.

      • antónia clara on 29 de Abril de 2012 at 23:14
      • Responder

      Caro Colega Prof 110
      Recomenda-se vivamente que leia as instruções que os diretores devem cunprir! Concordemos ou não com elas!

  3. Caro colega;
    Só estamos a esclarecer pontos de situação que pelos vistos fogem à regra. A 1º situação que relata é possivel, visto que foi indicado para DACL mas antes do concurso foi-lhe dito que já havia componente letiva e foi retirado do DACL (escola). Isto é, não chegou a concorrer ou seja, não chegou a entrar em DACL. Continuo a dizer que o Diretor ou a Escola só tem conhecimento da lista dos professores colocados, mas não pode interferir numa lista que lhe é enviada. Quantos aos outros casos que diz que tem conhecimento custa-me a acreditar mas…num país de desenrascanços o chico esperto leva sempre a melhor. Regra geral os diretores são professores e nisto de concursos não têm qualquer poder.

  4. “Contatou-se com a escola onde a professora aposentada foi colocada…”. Não será contactou-se, já que a palavra contacto não perde o c, uma vez que esta letra é pronunciada?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading