Docentes no 9.ºescalão devem fasear os 2,9,18

Os docentes que presentemente se encontram no 9.º escalão da carreira docente, deverão aderir ao faseamento.

Porquê?

Porque se não o fizerem, não terão qualquer recuperação do tempo de serviço. Se os mesmos esperarem pelo próximo escalão, 10.º, para recuperarem os 2 anos, 9 meses e 18 dias, este tempo de nada lhes servirá, uma vez que já se encontrarão no topo de carreira. Se querem recuperar algum tempo, (não será na totalidade) devem requerer o faseamento para subirem ao 10,º  escalão mais cedo.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2019/05/docentes-no-9-oescalao-devem-fasear-os-2918/

34 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Marília Gomes on 20 de Maio de 2019 at 14:01
    • Responder

    Quando se refere aos docentes que presentemente se encontram no 9.º escalão, tem em conta os que tiveram acesso a este escalão em 2018 e 2019 ou também os que, no momento em que se iniciou o descongelamento, já se encontravam no 9.º?
    Gostava que me ajudasse a compreender.

      • Alberto Miranda on 20 de Maio de 2019 at 16:31
      • Responder

      Boa tarde,
      A interpretação que eu faço é que este conselho é para as ambas as situações: (…)”Se os mesmos esperarem pelo próximo escalão, 10.º, para recuperarem os 2 anos, 9 meses e 18 dias, este tempo de nada lhes servirá”.
      Cumprimentos,

    • Madalena on 20 de Maio de 2019 at 14:23
    • Responder

    Enquanto partem e repartem, decidem pela parte ou pelo todo, não se esqueçam de continuar a trabalhar de borla: prescindam dos fins de semana para realizar trabalho para a escola, lecionem aulas suplementares de preparação para os exames, dinamizem clubes e projetos, acompanhem os alunos em visitas de estudo. O profissionalismo acima de tudo!

    • António on 20 de Maio de 2019 at 14:57
    • Responder

    Boa tarde

    Alguém tem a minuta para o requerimento?

    Podem disponibilizar.

    Obrigado

    • Maria Salomé aguiar on 20 de Maio de 2019 at 15:15
    • Responder

    Boa tarde
    E o que acontece com os que estão retidos à espera de vagas, para o 5 e 7 escalão?
    Será que correm o risco de ser ultrapassados pelos que vão pedir o faseamento?
    Estes professores continuam a perder tempo de serviço e ninguém fala neles.
    Obrigado.

    1. Pois… essa também é a minha dúvida. Estes colegas vão sofrer na pele mais uma injustiça. Ou aderem ao faseamento para não perderem posição nas listas do próximo ano (e desperdiçam assim 11 meses ) ou ficam quietinhos e aguardam que não tenham mais surpresas (vulgo ultrapassagens). Entre as duas soluções venha o diabo e escolha.

    • António on 20 de Maio de 2019 at 15:32
    • Responder

    O que é que isto significa?

    Art. 3
    3 — Aos trabalhadores que, após o dia 1 de janeiro de 2018, tenham alteração do seu escalão ou posicionamento remuneratório, em resultado de promoção, não é contabilizado o período de tempo de serviço previsto no artigo anterior.

    1. Este ponto refere-se aos militares e polícias.

    • Conceição Ferreira on 20 de Maio de 2019 at 15:50
    • Responder

    Quem espera por vaga para passar para o 7º escalão, deve pedir este faseamento?

    • m.elis on 20 de Maio de 2019 at 16:15
    • Responder

    Tenho uma dúvida (aliás, tenho muitas) que gostaria que alguém me esclarecesse. A minha situação é a seguinte:
    – mudei para o 7º escalão em 1/1/2018

    – faço 66 anos e 6 meses em abril de 2021

    – quando mudo de escalão?

    – o dito faseamento também se aplica à minha situação?

    Grata pela atenção,
    m.elis

    1. No seu caso, faseava. Se não o fizer reformar-se-á no 7.º escalão. Se o fizer poderá reformar-se no 8.º.

        • m.elis on 20 de Maio de 2019 at 20:15
        • Responder

        Obrigada 🙂

        • João on 20 de Maio de 2019 at 21:36
        • Responder

        Também não se preocupe muito, porque o que conta para a Aposentação é o que você ganhava em dezembro de 2005.

    2. Olá colega !
      Deixar a escola no 7º ou no 8º escalão pouca diferença faz, porque contando toda a carreira contributiva, o tempo que estiver no novo escalão não terá grande peso no valor final da reforma a receber.
      Mas vale sempre a pena quanto + não seja pelo nº de meses em que irá receber pelo novo escalão !
      P/ isso deverá optar pelo faseamento, recuperando já 11 meses em junho de 2019, que c/os 12 meses de 2018 + 6 meses de jan a junho de 2019 perfazem 29 meses.
      Com a 2ª tranche de 11 meses a recuperar em junho de 2020, mudará então para o 7º escalão, com 52 meses dos 48 que necessitava (4 anos x 12 meses).
      Não esqueça que pode ficar p/ além dos 66 e … meses e que cada ano a + que os 40 de serviço lhe encurtam o tempo de permanência em 4 meses, no caso de querer ir embora na idade mínima p/ o poder fazer.
      Vá á cga on line, peça uma password que receberá em casa via CTT veja a data correta e montante bruto estimado a receber nessa data.

    • Isabel on 20 de Maio de 2019 at 16:33
    • Responder

    Expliquem-me p.f. o enquadramento do que vai dito no ponto nº2 do artigo 1 do do Decreto-Lei nº65/2019….”A Contabilização do tempo de serviço……………….obedece ao disposto no Decreto-Lei nº36/2019 de 15 de março .”

  1. Se me pudessem ajudar!!!
    Estou no 7º desde junho de 2010. Compensa-me pedir o faseamento??? Obrigada!

      • Fernanda Costa on 20 de Maio de 2019 at 18:24
      • Responder

      Sim.

      • Fernanda Costa on 20 de Maio de 2019 at 18:31
      • Responder

      Sim, se tiver pouco tempo de serviço que não foi contabilizado, antes do descongelamento.

    1. Olá Rosa !

      O faseamento vai-lhe permitir mudar 1 ano + cedo, pois se optar pela recuperação na próxima mudança de escalão esta só se efetivará em jun de 2021.
      Ao receber a 1ª tranche em junho deste ano já fica c/ 35 dos 48 meses necessários p/ a mudança (6m de 2010 + 12m de 2018 + 6m de 2019 + 11 faseamento).
      Em junho do ano que vem decorridos + 12m e recebendo a 2ª tranche de 11m mudará então para o 8º escalão c/ 58m ou seja +10 do que necessitava.
      Segundo os dec. lei aprovados, embora não se perceba bem, … , “o tempo pode repercutir-se ainda no escalão seguinte, em função da situação de cada docente ???

  2. Uma coisa se pode verificar:
    Em muitos casos se se ganha na progressão com o faseamento, nos mesmos perde-se na passagem ao escalão subsequente. Ou seja, por exemplo, se se ganha 1 ano , perde-se outro com o faseamento. Em muitos casos, o 2A9M18D é melhor…
    Contudo, neste mundo de incerteza e de tugas “chico-espertos”, se calhar mais “vale um pássaro na mão do que dois a voar”…

    • Manuela on 20 de Maio de 2019 at 18:02
    • Responder

    Neste momento tenho 4 anos, 8 meses e 18 dias de permanência no 9 escalão. Claro que vou pedir o faseamento, até porque já não há mais escalões para subir….

    • Maria on 20 de Maio de 2019 at 19:28
    • Responder

    No dia 2 de julho mudo para o 6º escalão. Penso que será melhor os 2A9M18D. Está correto? Como realizar a avaliação? Mt obrigada

  3. Mudei de escalão em Fevereiro deste ano e com avaliação de Muito Bom (bonifico 6 meses). Posso pedir a totalidade dos 2a,9m e 2dias e mudarei em outubro de 2019 para outro escalão. Estou a fazer bem as contas?
    Caso esteja correto e não tendo frequentado qualquer ação de formação, pois não estava à espera que fosse tão rápido, não poderei mudar de escalão, pois não?

  4. Boa tarde! Quem acaba o 4o escalão em 2019 e tem entrada directa no 5o escalão via MB ou Excelente, passa directamente ao 6o escalão ou tem de lá ficar um ano obrigatoriamente?

    • Maria on 20 de Maio de 2019 at 20:02
    • Responder

    No dia 2 de julho mudo para o 6º escalão. Penso que será melhor os 2A9M18D. Está correto? Como realizar a avaliação? Quantas horas de formação?

    • Maria Fernandes on 20 de Maio de 2019 at 22:12
    • Responder

    BOA NOITE. EM 1 DE JUNHO DE 2020 TENHO 1734 DIAS, COMO SÓ PRECISAMOS DE 1460, PASSO PARA O 10º ESCALÃO.

    SÓ GOSTARIA DE SABER SE FAÇO A AVALIAÇÃO SOBRE ESTE ANO LETIVO , UMA VEZ QUE TENHO FEITO TODOS OS ANOS A AVALIAÇÃO CORRESPONDENTE E TENHO 70H DE FORMAÇÃO.

    MUITO OBG

    • EMariaDuarte on 20 de Maio de 2019 at 23:03
    • Responder

    Isso de os docentes, que presentemente se encontram no 9.º escalão da carreira docente, devam aderir ao faseamento, não é verdade para todos.

    Estou no 9º desde 1 de janeiro de 2019. Tenho toda a conveniência em recuperar os 2,9,18, por inteiro já, de forma a chegar o mais depressa possível ao 10º.
    Esta é a minha leitura, corroborada por informação que considero fidedigna.

      • RAlves on 20 de Maio de 2019 at 23:24
      • Responder

      EMariaDuarte
      Estou na mesma situação e também interpreto desse modo.

    1. Quem muda ou mudou em 2019 aplica-se o DL 36/2019, ou seja beneficia 2a9m18d (1018 dias), passando mais cedo para o 10º escalão.

    • Helena Maria Barata Correia Barreira on 21 de Maio de 2019 at 0:09
    • Responder

    Estou no 9.º escalão, desde março de 2010. Irei passar para o 10.º escalão em fevereiro de 2020, pois tive “um bónus” de um ano. Aconselha-me o faseamento?

    • Maria João on 21 de Maio de 2019 at 8:36
    • Responder

    Estou no 6º escalão desde 01/02/2019. O que é mais vantajoso?
    Obrigada.

    • Maria de Lurdes Ferreira Valente Laranjeira Chibante on 21 de Maio de 2019 at 10:57
    • Responder

    Bom dia.
    Gostaria que me esclarecessem sobre o que será mais vantajoso para mim. Comecei a trabalhar em 1986. Os meus anos de serviço são completos. Mudei para o sétimo escalão em 30/01/2018. Fez, pois, um ano no dia 30/01/2019. Tive Excelente, com aulas assistidas, que no meu caso não eram obrigatórias. Este excelente dá-me um ano de bonificação. Já possuo as 50 horas de formação necessárias para este escalão. Devo pedir um ano, agora e outro no oitavo ou os dois agora?
    Muito obrigado.

    • Fernanda Baebosa on 24 de Maio de 2019 at 17:11
    • Responder

    Boa tarde
    Passei ao 9º escalão em Janeiro de 2019. Fiquei com cerca de ano e meio de tempo para contar para o próximo.
    O que devo fazer agora?

    • EMaria Duarte on 26 de Maio de 2019 at 8:49
    • Responder

    Caros colegas à procura de conselhos,
    Cada caso é um caso e deve ser convenientemente analisado. Peçam aos vossos sindicatos que o façam.
    Sobretudo, não se precipitem. Há informações e esclarecimentos ainda a sair.
    E não se esqueçam de que o nosso objetivo, de que não abdicamos, é o 942, por isso ao requerimento juntem a declaração de não desistência.
    Bom domingo e bons votos!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading