A AFJ vai apresentar um proposta legislativa na Assembleia da República, amanhã, numa ronda de reuniões com os grupos parlamentares sobre o ECD.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2026/05/afj-apresenta-proposta-legislativa-na-ar/
2 comentários
Parece que a AFJ está a tentar assumir um papel ativo e direto na definição de políticas educativas, o que, em si, é positivo — sobretudo num contexto em que muitos professores sentem que as suas preocupações nem sempre são devidamente ouvidas. Levar uma proposta legislativa à Assembleia da República indica intenção de influenciar concretamente o Estatuto da Carreira Docente (ECD), que é uma peça central na valorização da profissão.
No entanto, o impacto real dessa iniciativa vai depender de vários fatores: da qualidade e viabilidade da proposta, da abertura dos grupos parlamentares para acolher alterações e, sobretudo, da capacidade de traduzir reivindicações da classe em medidas equilibradas e exequíveis. Há também a questão da representatividade — até que ponto a AFJ reflete a diversidade de posições entre os docentes?
Em suma, é um passo relevante no plano político, mas que só terá efeitos concretos se conseguir gerar consenso e traduzir-se em mudanças práticas que melhorem as condições de trabalho e a estabilidade na carreira docente.
Aguardamos mudanças positivas.
AFJ = Associação Farense de Judo