Cinema Sem Conflitos: Experimente fazer PLAY!

Todos os professores que são obrigados a lidar frequentemente com casos de:

  • bullying
  • discussões
  • provocações
  • violência
  • outras formas de indisciplina

…têm menos tempo para cumprir o plano curricular. Vários estudos referem que o tempo despendido pelos professores para gerir este tipo de comportamentos pode ocupar entre 30% a 60% do tempo total de uma aula.

 

Qual a solução?

 

Existem várias estratégias e ferramentas eficazes que podem ser utilizadas pelo professor-mediador nestes processos de gestão de conflitos. Uma delas é a utilização do cinema, suscitando uma cultura de mediação escolar utilizando filmes, enquanto recurso pedagógico mais próximo das vivências dos alunos.

 

As histórias que alguns filmes apresentam, muitas vezes, aproximam-se bastante da realidade, sugerindo a resolução para determinados conflitos. Os medos, tensões, ódios, e as respetivas resoluções (ainda que de forma ficcional) são percecionados pelos alunos e desencadeiam novos processos mentais cognitivos. Por consequência, são criadas novas vias de comunicação para a resolução dos problemas reais.

 

CONFLITOS EM SALA DE AULA?

Encontre um filme adequado, reúna os alunos e faça PLAY !

 

 

Assinalamos assim o início da parceria entre cinemasemconflitos.pt e o Blog DeAr Lindo, onde todas as sextas serão sugeridos novos filmes.

 

Siga-nos

Cinema Sem Conflitos

Prevenção e mediação de conflitos em contexto educativo
Siga-nos

Latest posts by Cinema Sem Conflitos (see all)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/07/cinema-sem-conflitos-experimente-fazer-play/

8 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Professor farto Disto on 28 de Julho de 2017 at 21:43
    • Responder

    .
    Ideia Brilhante.

    Para os problemas de INDISCIPLINA, FALTA DE EDUCAÇÃO, VIOLÊNCIA…….a solução é premiar os alunos com um Bom Filme.

    A Escola deve ser transformada numa Sala de Cinema.

    Muito Bem….eu até sugeria colocar matraquilhos, video-jogos….tudo…tudo mesmo…..Tudo, menos trabalho,,,,Tudo, menos estudo….

    Brilhante
    .


    1. Os matraquilhos é a melhor estratégia pedagógica que já conheci. Até já fiz um clube e ando a fazer parcerias. Vejam matraquilhosnaescola.pt.

      Estou neste momento a escrever uma tese de doutoramento sobre o assunto. Naquela universidade que não tem salas. Sabem, aquela que a gente se inscreve e não é preciso ir lá, é tudo de casa.

        • Super on 29 de Julho de 2017 at 2:38
        • Responder

        Lol. Eu tb ando a estudar o efeito do ensino à distância! Temos ficado em casa e deixamos de ter qualquer tipo de conflito no grupo de testes.

        Paguei há um ano a propina e eles garantem que vão publicar o estudo. Vai sair pela mesma editora do chefe dos super dragões, devem conhecer.


  1. Eu também quando não me apetece preparar e trabalhar escolho um filme é já está… Além dos conflitos, provocações e desrespeito, também consigo um descanso da profissão! Os alunos adoram tb, nem reclamam e acham que sou o maior.

    É uma maravilha, aconselho um filme (pelo menos uma vez por mês) a cada um de vocês…

    Viva o cinema.


  2. Agradecemos e respeitamos a vossa opinião sobre a utilização do Cinema em contexto escolar. Lamentamos que assim seja, pois podemos assegurar que esta metodologia já foi aplicada em diversos agrupamentos de escolas e com resultados muito positivos. A criação do site cinemasemconflitos.pt aconteceu precisamente no sentido de simplificar o trabalho de pesquisa de curtas-metragens (máximo 15 min. duração) adequadas às diversas problemáticas, por parte de Psicólogos Escolares, Professores e Militares do Programa Escola Segura. Foi unanimemente reconhecido o impacto que este tipo de filmes pode ter na prevenção de casos como violência, bullying, gravidez na adolescência, alerta ao consumo de drogas, entre tantos outros, sempre devidamente acompanhados por uma discussão e reflexão posterior com os profissionais da área.


  3. Agradecemos e respeitamos a vossa opinião sobre a utilização do Cinema
    em contexto escolar. Lamentamos que assim seja, pois podemos assegurar
    que esta metodologia já foi aplicada em diversos agrupamentos de escolas
    e com resultados muito positivos. A criação do site cinemasemconflitos.pt
    aconteceu precisamente no sentido de simplificar o trabalho de pesquisa
    de curtas-metragens (máximo 15 min. duração) adequadas às diversas
    problemáticas, por parte de Psicólogos Escolares, Professores e
    Militares do Programa Escola Segura. Foi unanimemente reconhecido o
    impacto que este tipo de filmes pode ter na prevenção de casos como
    violência, bullying, gravidez na adolescência, alerta ao consumo de
    drogas, entre tantos outros, sempre devidamente acompanhados por uma
    discussão e reflexão posterior com os profissionais da área.


  4. Cinema? Na aula? Em que escolas que eu quero concorrer para lá. Recurso que não funciona, repito, não funciona. Invariavelmente, os filmes encontram-se em língua inglesa, eles não sabem ler, não conseguem acompanhar as legendas. Ao fim de cinco minutos estão dois ou três a ver e os outros a perguntar se podem fazer outra coisa. Ao fim de 10 minutos, filme terminado.
    Enquanto não colocarem na cabeça que o único recurso que poderá funcionar chama-se consequência. Faz asneira, tem uma consequência. Imediata. O resto é conversa.

    • João on 29 de Julho de 2017 at 21:57
    • Responder

    Acho uma excelente ideia, principalmente para o diretor de turma/professor titular chamar a atenção dos alunos para estes problemas nas aulas de Ed. Cívica/Cidadania

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog