Que professores temos?

Temos uma classe envelhecida. Cada vez mais “velhos”, fartos, desmotivados financeiramente e com muito, mas mesmo muito mais “carga laboral”.

No dia 20 deste mês, mais uma vez, foi travado o rejuvenescimento da classe. E a “fotografia” da classe está cada vez pior. Já só 1,4% dos docentes têm menos de 30 anos e a maior fatia é a dos que têm mais de 50 anos, 39,5%…

Estamos cada vez mais “velhos”…

 

Nivel de envelhecimento

 

Hoje no Público vieram à luz novos dados…

 

De acordo com o relatório da DGEEC, o nível etário com mais peso entre a classe já é o dos professores com mais de 50 anos, representando 39,5% do total dos que ensinam nas escolas nacionais. Juntando o escalão imediatamente anterior (40 aos 49 anos), verifica-se que 77,3% dos docentes estão nas duas faixas etárias mais velhas.

 

Que professores temos

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/07/que-professores-temos/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Gi Lo on 27 de Julho de 2016 at 23:14
    • Responder

    É entrar numa sala de professores e a estatística fica feita. Abaixo dos 30 são certamente estagiários, entre os 30 e os 40, se houver, são precários e depressa serão confrontados com a pergunta ignorante:”é colega ou contratado?”) e a maioria, acima dos 40, tem como principal hobbie resmungar sobre tudo.

    Mas teremos fornada académica para cobrir as necessidades se as aposentações tiverem lugar na faixa dos >50?

      • Filipe Tuga on 28 de Julho de 2016 at 0:04
      • Responder

      É verdade, só velhos nas salas de professores…

      A fornada vem num instante! Abrem-se uns cursos rápidos e já está!

    • Manuela on 28 de Julho de 2016 at 13:50
    • Responder

    Há alguns meses foram publicados estudos que comparam a idade dos docentes nos vários países da Europa e Portugal estava mais ou menos a meio da tabela. Há vários países europeus com média de idade dos docentes superior e com uma taxa de natalidade maior. Isto é apenas propaganda para promover reformas antecipadas.

  1. Palpita-me que ainda chegará o dia em que voltaremos a ter falta de professores, pelo menos em algumas disciplinas… estas políticas afastam quase todos da ideia de seguirem uma carreira de docente.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: