Calendário Escolar do 1º Ciclo…

Esta estabilidade confunde-me. No ano letivo passado, encurtaram o calendário escolar, este ano “esticaram-no” além do limite.

A desculpa do Crato para que as aulas tivessem início mais tarde, foi para que tudo começasse sem o caos de outros anos. Qual será a justificação do Tiago para que as aulas acabem duas semanas depois? (vamos ter que ser nós a levar os miúdos à praia, as educadoras já o fazem) No Porto os professores já estão a programar a festa de final de ano, arruada de S. João, o Município vai poupar nos ranchos, pois vão ser as escolas a desfilar. A justificação deve ter qualquer coisa a ver com as queixas dos professores sobre os currículos extensos…

Que comecem mais cedo, até se entende. Agora acabar a 23 de junho, não percebo a lógica da “coisa”. A não ser que a crise tenha mesmo acabado e venha a climatização das salas de aulas a caminho. Três meses de 1º Período, três meses de 2º Período (períodos longo, cansativos para todos os intervenientes) e dois meses de 3º Período. As provas de aferição, também são “atiradas” para a frente, só não são depois de terminarem as aulas, porque já se sabe que no Norte, o S. João e o S. Pedro são reis por esta altura e ninguém estaria muito concentrado depois de umas noitadas.tx6hbg0

Há que ver isto pelo lado positivo, sempre podemos escolher um jardim sossegado ou uma praia pouco frequentada e transferir as salas de aula para o exterior…

 Vamos culpar o ministro? Não. Culpemos o Papa, porque a Páscoa este ano é mais tarde, o que causa toda esta disparidade.

Mas há que recordar o Sr. Ministro David Justino em 2002/2003, nesse ano as aulas acabaram a 27 de junho, por isso não nos podemos queixar, podia ser pior…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/06/calendario-escolar-do-1o-ciclo/

46 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Nuno Barata on 25 de Junho de 2016 at 18:36
    • Responder

    Volta Nuno Crato. Tenho a sensação que ainda vamos ter saudades tuas. Para continuar assim é preferível que a geringonça vá à vida o quanto antes.

      • Alexandre on 25 de Junho de 2016 at 20:40
      • Responder

      Claro. Os 30 mil corridos do sistema são os primeiros a pedir o regresso do dito.

        • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 2:16
        • Responder

        Esses só tomaram um banho de realidade…

      • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 2:12
      • Responder

      Um vintém é um vintém…

      • Mércia Fonseca on 26 de Junho de 2016 at 13:55
      • Responder

      Tal como Salazar, que já está perdoado?

    • Agnelo Figueiredo on 25 de Junho de 2016 at 19:19
    • Responder

    A minha surpresa é outra:
    Ainda não estão previstas AECs para o 2.º Ciclo.
    Será cedo?

      • Alexandre on 25 de Junho de 2016 at 20:41
      • Responder

      Nem vão estar. Isso caiu. Já há atividades atualmente.

        • Agnelo Figueiredo on 26 de Junho de 2016 at 2:11
        • Responder

        A sério? Que atividades? Onde posso ler os elementos legais?

          • Alexandre on 26 de Junho de 2016 at 18:40

          As matrizes curriculares sempre previram atividades de enriquecimento do currículo.

          Um exemplo:
          http://www.aefontespmelo.com/vida-escolar/clubes

          • Agnelo Figueiredo on 26 de Junho de 2016 at 20:00

          Isso não é de todo verdade.
          As matrizes NUNCA previram AECs
          Coisa diferente, é o facto de as escolas, pode dizer-se, de todas as escolas, oferecerem atividades de enriquecimento em função dos seus projetos educativos. Mas se não oferecerem, não existirá qualquer desconformidade.
          Estamos, portanto, num nível de autonomia que não se enquadra no contexto das AECs.

      • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 2:18
      • Responder

      As escolas já estão pejadas de pseudo-atividades educativas . Para quê mais?
      Ah, para inglês ver… Cabeça a minha!

        • ginbras on 26 de Junho de 2016 at 12:40
        • Responder

        Pseudo-atividades? Então só se for na tua escola..cabeça a tua!

          • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 18:59

          Quando se pensa mais na reforma do que na profissão dá nisto… Passe mais tempo na escola e não corra tanto para casa para brincar com as netinhas, sim?!

    • pmslpf on 25 de Junho de 2016 at 20:58
    • Responder

    Discordo com esta opinião… A minha é a de que finalmente temos um horário mais completo, não faz sentido os alunos terminarem as aulas tão cedo… praticamente 3 meses de férias só prejudica, sem falar dos pais que apenas têm 21 dias de férias e depois não têm local onde os deixar. Enfim uma série de vantagens em ter um calendário escolar mais completo. Parabéns por esta mudança.

      • Mércia Fonseca on 25 de Junho de 2016 at 21:50
      • Responder

      Tem razão, finalmente temos um calendário escolar para pais, os alunos não interessam, nem o seu sucesso educativo nem o seu bem estar, nem sequer votam.

        • pmslpf on 26 de Junho de 2016 at 12:23
        • Responder

        Desculpe mas parece que nem é docente… Falando de um passado recente, quantas disciplinas não viram o seu programa curricular terminado por via do fim do ano letivo tão cedo? Outra situação, é a de os alunos ficarem 2 meses sem terem para onde ir pois dos 3 meses de férias só 1 mês terão à partida férias a coincidir com a dos pais. Aliás, porquê lecionar a correr só para cumprir o programa curricular se há possibilidade de ensinar sem pressas e com mais qualidade, prolongando o ano letivo. Enfim, quem critica é apenas por desejarem mais tempo livre, só pode… porque se fossem a pensar na qualidade do ensino até desejariam ter mais tempo para poderem consolidar matérias, rever matérias, cumprir programas, etc etc

          • Mércia Fonseca on 26 de Junho de 2016 at 13:48

          Desculpe, é precisamente por ser docente que conheço o cansaço que os alunos apresentam em junho, (já não falando dos professores, porque esses só querem é férias), chego ao ponto de ter de desistir de algumas atividades de caráter cognitivo e passar para partes lúdicas, porque eles perdem a capacidade de colaborar. A outra situação é que os pais desde que se habituaram que seja a escola a resolver os problemas das famílias, querem sempre mais e mais.Quando os meus filhos eram pequenos trabalhei num horário das 9 às 15, a 60 Km de casa. Um dos meus filhos tinha um horário das 8 h às 13h e outro das 13h às 18h e eu tive de me orientar. Durante muito tempo a escola não apoiava as famílias, nem com horários prolongados nem com cantinas, etc, numa época em que o desemprego era menor. Hoje com uma taxa de desemprego a rondar os 16%, toda a gente tem problemas com as férias dos filhos.

        1. Basta ver o número de horas de aulas na Finlândia para perceber.

          • Al´cia on 27 de Junho de 2016 at 0:29

          Se fosse professor ou tivesse uma profissão tão desgastante como um professor do 1º ciclo atualmente estaria calado.

      • Calimero on 26 de Junho de 2016 at 0:20
      • Responder

      Então, porquê só no 1.º Ciclo?

        • pmslpf on 26 de Junho de 2016 at 12:26
        • Responder

        Só peca por aí, deviam ter aumentado mais para os restantes anos (dos que não há exames). Esperemos que o calendário melhore ainda mais nos próximos anos letivos.

          • Calendários on 26 de Junho de 2016 at 12:42

          Porque os professores e salas são necessários para os exames!!!

          • Marlene on 28 de Junho de 2016 at 18:41

          E que fiquem de noite e nos fins de semana também na escola… nem sei porque alguns querem serem pais?! Se não queriam nenhuma responsabilidade não tivessem filhos.

    • Jani on 25 de Junho de 2016 at 23:35
    • Responder

    Não partilho desta opinião. Acho que finalmente há um calendário mais ajustado e não assistiremos a aulas dadas a correr só para se conseguir cumprir todo o programa. E na minha opinião pessoal ainda poderia ser um pouco maior. 2meses (julho e agosto) de férias para os nossos filhos julgo que eram suficientes, fazia -se tudo com mais calma e tranquilidade. Mas é só uma opinião.

      • Calimero on 26 de Junho de 2016 at 0:23
      • Responder

      Então, porquê só no 1.º Ciclo? A lógica não se aplica aos restantes?

        • Alexandre on 26 de Junho de 2016 at 0:31
        • Responder

        O 1º ciclo tem menos 1 semana. Nos restantes há exames e necessidade de salas para a sua realização.

      • duarte on 27 de Junho de 2016 at 20:33
      • Responder

      Concordo plenamente

    • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 2:26
    • Responder

    Este calendário é o mais equilibrado do século XXI.
    Os profs. queriam férias mais cedo, bem sei… Pois que têm muitas atividades depois do fim do ano letivo: atividades de “copy-paste”, de fazer o que já está feito, de inserir dados… Enfim, nestes dias dá para banhos de praia, almoçaradas entre coleguinhas, bebidas na esplanada, idas para casa a meio da semana, festas… Um regabofe é o que é!! Esta equipa ministerial que carregue que eles aguentam. Ai aguentam, aguentam…

      • ginbras on 26 de Junho de 2016 at 12:43
      • Responder

      Você é o exemplo a seguir! Força aí..até tem tempo para vir comentar para blogs pseudo-educativos como vc lhe chama.

        • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 18:57
        • Responder

        Leu mal, meu caro! Não classifiquei este blog.

      • Mércia Fonseca on 26 de Junho de 2016 at 13:52
      • Responder

      Invejoso! De certeza que não vê nenhum professor em esplanadas, nem em festas. Um almoço de final de ano, isso sim, e merecido!

        • Do Contra on 26 de Junho de 2016 at 18:55
        • Responder

        Mas porquê invejoso? Se o trabalho de um professor é assim tão mau, por que razão hei de eu invejar tal infortúnio…

          • Mércia Fonseca on 26 de Junho de 2016 at 21:09

          Atenção que estamos a falar de 1.º ciclo que é uma realidade diferente. No 2.º.,3º e secundário é que os profs trabalham menos horas, as horas são de 50min, têm redução da componente letiva com o passar dos anos que dá origem a dias livres, tardes livres e outras coisas mais. No 1.º ciclo não há nada disso. Estes têm sido sempre descriminados pela negativa, tanto pelos governos como pelos sindicatos. Se for tirada alguma benesse aos stores há logo greves. A última greve que foi aos exames, foi porque quiseram retirar 2 horas de despensa para a direção de turma, o que foi logo concedido, mas para compensar retiraram o intervalo ao 1.º ciclo, tendo os professores e alunos que repor ao final do dia a meia hora que tiveram de intervalo. Desta forma poupa-se 5 h de AEC, por semana e por turma. Estes profs têm sido sempre a moeda de troca para que os outros tenham benesses. É perante as injustiças que têm sofrido que estão descontentes com mais este aumento de dias letivos.

          • mario silva on 26 de Junho de 2016 at 23:48

          cuidado com as informações incompletas para não gerar guerra civil inútil dentro de uma classe profissional. As horas podem ser 45m ou 50m; e realmente o 1º ciclo é uma realidade diferente: o docente só tem uma turma durante 4 anos (vinte e tal alunos) e durante todo o ano letivo enquanto os restantes ciclos têm 4 a 9 turmas (cento e tal a trezentos alunos), o que configura uma sobrecarga diferente e daí a redução da componente letiva com a idade. Mas alguém mais pragmático, deve ter a perceção de não enveredar por comparações para justificar argumentos de injustiças que alegadamente sofram. Não se pode comparar o que é diferente.

          • mario silva on 26 de Junho de 2016 at 23:51

          o ano letivo é condicionado por vários fatores entre os quais 2 relevantes: culturais (dias do calendário considerados socialmente importantes) e educativos (a realização dos exames nacionais). Os últimos são os responsáveis pelo término mais cedo; no dia em que eliminarem a realização dos exames nacionais das escolas, o ano letivo irá até mais tarde para todos.

          • Mércia Fonseca on 27 de Junho de 2016 at 0:22

          Pois, compreendo que cada nível de ensino tenha as suas especificidades. Os outros ciclos não lecionam os trezentos e tal alunos ao mesmo tempo e há aulas que podem repetir nas turmas, que são do mesmo nível, enquanto no 1.º ciclo as aulas de 5 horas têm de ser diferentes todos os dias e muitas vezes são turmas mistas com anos de escolaridade diferentes, para gerir tudo ao mesmo tempo. E ainda temos de avaliar todas as disciplinas (Port, Mat. Est do Meio, Apoio ao Estudo, Oferta Complementar, Ed. Física, Exp: Plástica e Expressão Musical). Até chegar a D. Maria de Lurdes, este nível de ensino tinha a reforma mais cedo por ter uma carga horária superior, com esta ministra foi tudo para o mesmo saco; Nuno Crato ainda nos aumentou mais meia hora letiva por dia.; Tiago Brandão ofereceu-nos mais dias letivos. Estamos ótimos e fresquinhos p´ras curvas.

          • duarte on 27 de Junho de 2016 at 20:31

          Sem comentários…Se não gosta mude de profissão… Penso até que poderiam ter avançado mais… três meses de férias em nada ajuda… Finalmente um calendário escolar mais adequado… também sou mãe, e concordo plenamente.. nem elas entendem porque razão o período de férias é maior do que o 3 período… e se falamos em cansaço! Coitadinhos, alguns já nascem cansados, tal como alguns professores que até parece que não gostam do que fazem… em setembro começam logo a queixarem-se… nos anos em que não há exame poderia terminar só no dia 30 de junho, mas percebo que seja difícil devido à logística dos exames… e com o clima a mudar, a história do calor já não peguem e parem de comparar o incomparável… com os países nórdicos, blá blá

          • Mércia Fonseca on 27 de Junho de 2016 at 21:46

          Não se trata de gostar ou não da profissão, só estava a fazer uma comparação entre ciclos de ensino. A senhora é que veio logo chamar cansados e queixosos aos professores, o que era dispensável, todos sabemos que faz parte da cultura portuguesa desconsiderar quem ensina os filhos.

          • Duarte on 28 de Junho de 2016 at 18:15

          Mas eu sou professor! Mas contra nós falo… e tenho familiares dos 1º ciclo que já estão tão bronzeados da praia! Qual o trabalho que estão a fazer agora?…

          • Duarte on 28 de Junho de 2016 at 18:16

          A senhora??? Duarte???

          • duarte on 28 de Junho de 2016 at 18:17

          Sim disse mãe, blá blá

          • Mércia Fonseca on 30 de Junho de 2016 at 10:06

          Num dos comentários anteriores diz: “também sou mãe” Esqueceu? .Quando se é mentiroso também é preciso ter boa memória para não ser apanhado. Agora diz que é professor, fala contra nós e vê professores bronzeados? Está tudo explicado. Fim de conversa, nem devia ter começado.

          • Maria Helena Moreira on 27 de Junho de 2016 at 1:24

          Para completar a informação acrescento que se for professor de Educação tecnológica com mais de 55 , já tem direito à redução da componente letiva e só vai ter 16 horas letivas ou seja 16 turmas , 480 alunos + ou -….!

          • Oliveira on 28 de Junho de 2016 at 10:28

          Até podiam ter 175 turmas, ou seja, 5250 alunos.

          Davam uma conferenciazita de 50 minutos por dia a cada turma, durante os 175 dias letivos do ano, de preferência na primeira hora da manhã para não estragar o resto do dia.

          • incrível on 28 de Junho de 2016 at 18:47

          Não se dá conferencias porque não estamos na universidade. Se pensar nos seus filhos (caso tenha) percebe certamente que a idade mais rebelde será a dos 13, 14, 15 anos, ou não?! Pois são esses que estão nas nossas aulas. Para além disso imagine o que é corrigir esse número de testes e trabalhos (e já agora testes que em nada têm a ver com a simplicidade do 1º ciclo e por isso não se corrigem assim tão facilmente).

          • Maria Helena Moreira on 28 de Junho de 2016 at 23:59

          Racismo profissional …

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: