Blogosfera – O Meu Quintal

A distracção sobre o tema da escola pública depois dá nisto.

 

 

E Mantiveram os 10 Alunos!

 

 

Como já tinha escrito quando se falou nisto, uma boa ideia pode ser estragada quando se submete à lógica do Tio Patinhas. Até agora tínhamos uma hora por semana para cada aluno de tutoria; a partir do próximo ano temos quatro horas semanais para dez alunos (artigo 12º do despacho normativo n.º 4-A/2016) o que significa o aumento da produtividade, pois dá uma média de 2,5 alunos por cada hora investida pelo ME na “promoção do sucesso escolar” por esta via.

É hábil esta forma de dar a entender que se melhora aquilo que se acabou de piorar, prestando um pior serviço aos alunos, pois estes são aqueles que exigem um trabalho mais individualizado, diferenciado e quantas vez privado (só quem anda nas escolas percebe isso), e ainda conseguindo sacar umas horas aos professores tutores.

Bravo ministro Tiago, até porque a FNEprof aplaudirá (resta saber se com o Mário Nogueira a fazer discurso amanhã a este propósito), mais aqueles que gostam de fogo de pólvora seca, comprada aos lotes de 10 sacas.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/06/blogosfera-o-meu-quintal-6/

2 comentários

  1. Pois, deu uma grande m****. E quem se lixa é sempre o mexilhão :/

    • Luís Barata on 18 de Junho de 2016 at 9:46
    • Responder

    ATENÇÃO! O crédito de 4h/10 alunos é extra crédito horário, portante efetivamente VAI HAVER mais tempo para incentivar os alunos! Artigo 12.º do OAL 2016

    Destes 10 alunos com 2 ou mais retenções, nem todos necessitam de reuniões semanais todo o ano, provavelmente, alguns no 2ª período vão evoluir.

    O acompanhamento pode ser maximizado com estratégias como tutoria entre pares: várias escolas já implementam tutorias por outros alunos voluntários de forma a maximixar a intervenção. Ajudam-se os voluntários que passam a ser socialmente ativos e ajuda-se o tutorando que tem acompanhamento permanente.
    No site http://movimentoescolapositiva.blogspot.pt/p/recursos-implementar-tutoria.html podem encontrar algum material de apoio.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading