… em ver a lista de aposentados do mês de Setembro de 2013.
Que me lembre é a primeira vez (desde 2008) que pode ser publicado o aviso em Diário da República num dia 12, já que está estipulado que a publicação em Diário da República será sempre entre o dia 5 e 10 de cada mês.
É uma curiosidade mesquinha porque todos os docentes que fizeram os pedidos de reforma efetuados até ao final do mês de Junho de 2013 não terão componente letiva atribuída para 2013/2014.
A minha curiosidade tem a ver com o número de docentes que podem sair nesta listagem, porque para os 6 mil docentes que aguardam aposentação (números que têm saído sucessivamente na comunicação social) ainda faltam mais de 4500 docentes, e como nas últimas duas listas só foram publicados 82 aposentações…
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Também estou muito curiosa…a malta da CGD deve andar doida de tão atarefada 😉
Arlindo, até pensei que fosse publicado no fim de semana 🙂 Agora é possível!
Contudo, posso adiantar, que num exemplo de 17 pedidos, foram libertadas e processadas (como situação – “Aguardar a Aposentação” – enviaram por fax e não consta ainda em DR 7 processos – ainda estão pendentes 10… Não me parece que adiem as férias os colegas na CGA
Antes de ver a lista, volto a dizer que esta de Setembro ainda não reflete o grosso dos despachos que, ao que sei, foram processados a partir de junho. Por conseguinte, ainda no seguimento de comentários anteriores, os efeitos dos referidos despachos só serão visíveis nas listas publicadas a partir de outubro (?), talvez a mais forte, em novembro.
Fui tentar ver e, se já estava, fiquei ainda mais intrigado com a ausência de publicação. Que algo de estranho se passa, passa. Era entre 8 e 9 que costumavam ser publicadas…
Por motivo de grave crise nacional e falta de orçamento, afinal, vão ter de voltar todos
à escola e pegar nas turmas. (deve ser alguma coisa do género)
Não entendo essas listas, tenho conhecimento de vários professores que se aposentaram nestes últimos tempos e que não constavam das listagens publicadas nos Diários. Alguém explica?
Por aqui, entre o pedido de Dezembro e a data actual, multiplicaram-se as desistências da aposentação antecipada. Muitos já não constaram nas listas, outros constavam e, entretanto, desistiram, continuando no activo.
Também há os que vão mesmo embora – os menos penalizados.
Como já referi, dos 6000 pedidos feitos em dezembro, aponto para 20% a 30% de desistências.
Pelo que sei, “essas listas” são as listas de publicação do momento a partir do qual o vencimento do reformado passa a ser definitivo e processado pela CGA. Desde o dia 1 do mês seguinte àquele em que é processado o despacho de aposentação até à saída do seu nome nas listas, o vencimento, apesar de ser já de reformado, e provisório e é ainda processado pela escola. É por isso que estas listas não contêm qualquer informação relevante sobre a quantidade de reformas processadas em determinado mês.