Sondagem Sobre a Bonecada

A decisão será tomada em função do resultado final que fecha ao meio dia de amanhã.

Só dá um voto por cada IP.

E é uma decisão irrevogável. 😀
[polldaddy poll=”7355029″]

 

A sondagem fechou e o resultado da votação é o seguinte:

Não aos avatares: 619

Sim aos Avatares: 392

Quero referir que a decisão de colocar esta sondagem foi apenas minha e que ninguém me pediu para tirar os avatares. Esta era uma opção que já estava a ponderar há algum tempo porque o link para o avatar colocava-ve no campo do email e muitos dos participantes por lapso colocavam o seu endereço de email, ficando visível para o público.

Assim, a principal razão para tirar o campo do url/email nem foram os avatares, mas sim a privacidade do próprio chat.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/08/sondagem-sobre-a-bonecada/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • caloira910 on 28 de Agosto de 2013 at 23:59
    • Responder

    Boa noite,

    Nada tenho contra os bonecos, mas efetivamente quem tem epilepsia não pode/deve estar no chat.
    Se é suposto ser acessível, não deveria ser para todos?
    Bonecos parados também servem para brincar, alindar……fazer o que os colegas entenderem.
    Eu não coloco, porque não acho piada nada mais. A mim eles não me incomodam, mas eu não tenho qualquer problema de saúde.
    Referi isto no chat, porque fica sempre bem revelar algum bom senso e sensibilidade para com os outros.

        • caloira910 on 29 de Agosto de 2013 at 0:20
        • Responder

        O conhecimento não ocupa espaço não é? Mais informação para quem questionou: http://www.amato.com.br/consultorio-medico/content/o-que-%C3%A9-epilepsia-e-convuls%C3%A3o-epilepsia-tem-cura

        Sim, uma crise isolada e sem doença subjacente não fecha o diagnóstico de epilepsia. Alguns fatores podem desencadear crises epilépticas:
        Mudanças súbitas da intensidade luminosa ou luzes a piscar (televisão, computador, vídeo-game, discotecas)

        http://www.amato.com.br/consultorio-medico/content/o-que-%C3%A9-epilepsia-e-convuls%C3%A3o-epilepsia-tem-cura

        http://www.minhavida.com.pt/saude/temas/epilepsia

          • caloira910 on 29 de Agosto de 2013 at 0:21

          Escapou-me mais um: http://www.cienciaviva.pt/healthxxi/jgf_epilepsia/epilepsia.asp

    • alista on 29 de Agosto de 2013 at 0:03
    • Responder

    “Como evitar causar ataques de Epilepsia Fotosensitiva
    Postado por: Pedro Rogério em 19 de fevereiro de 2008

    Introdução

    Em junho de 2007 foi retirado do site dos Jogos Olímpicos de Londres uma animação em que aparecia seu novo e polêmico logo em movimento e associado com vários faixas de luz muito velozes. A causa é que essa animação causou a denúncia de 22 usuários com Epilepsia Fotosensitiva (no Reino Unido existem 22.000 pessoas que sofrem com esse tipo de Epilepsia) que sofreram convulsões ao visualizar o site, conforme denúncia da Epilepsy Action [1].

    Isso para mim é um fato totalmente novo, mas não para o mundo todo, após o famoso caso de 1997 onde cerca de 600 crianças e adolescentes foram hospitalizados no Japão após assistir um episódio de Pokemon com estimulos luminosos intensos.

    Já em 1993 a Nintendo estabelecia indicações para que não se incorporassem faixas de luz bruscas, violentas e contínuas em seus jogos, apoś que no ano de 1992 foram registrados casos de ataques fotosensitivos de epilepsia entre seus usuários no Reino Unido.

    O que é?

    A Epilepsia Fotosensitiva é um problema causado por uma resposta anormal do cérebro as luzes intermitentes (tipo flash), que se deve ao mecanismo no cérebro que controla a reação a informação visual é “defeituosa ou ausente” as pessoas que sofrem desse tipo de epilepsia, segundo o doutor Vittorio Porciatti, do Instituto de Neurofisiología da Universidade de Pisa.

    Além de luzes intermitentes e relâmpagos rápidos, em especial se são roxas, os ataques podem ser causados, as vezes, por certas formas e padrões geométricos. A frequência em que a luz pisca e provoca os ataques varia de pessoa para pessoa. Geralmente se dão em frequências que oscilam entre 5 e 30 flashes por segundo (hertz). Ha pessoas que são fotosensitivas a frequências mais altas, mas é comum a epilepsia fotosensitiva entre os 5 Hertz.

    Cerca de 0,5% da população mundial é epilética, sendo que deste total, 3% (é dizer que 0,015 % da população total), é fotosensitiva. A Epilepsia Fotosensitiva é mais comum entre crianças do que em adultos, e ataca mais mulheres do que homens.

    Também é interessante dizer que os estímulos visuais que desencadeam convulsões em pacientes com Epilepsia Fotosensitiva provocam em outros indivíduos sensações de incômodo visual e percepções anómalas.” In: http://www.pinceladasdaweb.com.br/blog/2008/02/19/como-evitar-causar-ataques-de-epilepsia-fotosensitiva/

  1. Nada pessoal, mas considero uma poluição visual, e por vezes, algumas das imagens utilizadas das ditas “bonecadas”, fazem-nos esquecer que afinal trata-se de um site de adultos, que ajudam a fazer circular coisas/assuntos sérios….Há sites para tudo um pouco. Aqui, na minha opinião, deveria haverer um mínimo de elementos gráficos acessíveis aos seus utilizadores para não se cair no disparate e infantilidades.

      • Inês 510 on 29 de Agosto de 2013 at 0:32
      • Responder

      Faço minhas as suas palavras.
      Este site é um bom apoio para os docentes. Não o devemos “maltratar”.
      Posso acrescentar ainda que sofro de epilepsia. Não é fácil suportar as convulsões….e por vezes a recuperação também não é fácil.

    • alista on 29 de Agosto de 2013 at 0:15
    • Responder

    E já agora para quem quiser saber um pouco mais: http://www.epilepsia.pt/epi

    • Sombra on 29 de Agosto de 2013 at 0:29
    • Responder

    Qualquer chat na internet permite o uso de Avatares.
    Se o que a colega pretende argumentar fosse verdade então o uso de bonecos teria sido proibido à muito.

    A proibição de avatares é um atentado às liberdades individuais dos utilizadores do chat do Arlindo

      • Inês 510 on 29 de Agosto de 2013 at 0:39
      • Responder

      Se tivesse um filho ou alguém muito chegado com epilepsia, e assistisse aos ataques sem poder fazer nada, decerto não falaria assim.
      Nos comentários anteriores existem “sites” onde pode constatar o que é a epilepsia, os seus sintomas, causas…e muito mais.

    • Maria M. on 29 de Agosto de 2013 at 1:48
    • Responder

    Não tem a ver com o assunto aqui tratado, ou talvez tenha, já vi por várias vezes, neste e noutros textos, escrever à sem h. Posso copiar a que está mais á mão, do (a) colega Sombra: ” teria sido proibido à muito”. Eu escreveria há. Será mais uma nova palavra ao abrigo do acordo ortografico? Gostaria de saber para não dar erros. Peço ao (à) colega Sombra que não leve a mal, não quis de forma alguma fazer uma critica ao que escreveu, quero apenas esclarecer uma duvida. Obrigada.

    • Manuel Pinho on 29 de Agosto de 2013 at 2:19
    • Responder

    afinal que bonecos estão em causa?
    os smiles e derivados, ou aqueles que aparecem ao lado do nome?

    se forem esses, é só pena não os podermos escolher, porque o meu saiu-me na rifa cá um obtuso… talvez seja para condizer com o nome que vem ao lado 🙂

    Entretanto, como não fazia a mínima do que era isso da epilepsia fotosensitiva, como é óbvio considero mais do que pertinente ter isso em atenção.

    Agora por ser site de adultos/docentes/coisas sérias e isso ser incoerente com bonecos ????

    Não quero ferir nenhuma susceptibilidade, mas a seriedade dos assuntos a tratar e o trato entre docentes é incompatível com os bonecos?

    • Zé Manel on 29 de Agosto de 2013 at 4:22
    • Responder

    1) A pessoa que despoletou esta questão referiu que não tem quaisquer problemas de saúde.

    2) Nenhum dos utilizadores do chat referiu ter epilepsia fotosensitiva, sendo que apenas nos comentários a este post alguém (Inês) referiu padecer de epilepsia, sem esclarecer se era do tipo fotosensitiva.

    3) Se, porventura, algum dos utilizadores do chat padece de epilepsia fotosensitiva e acha que as imagens do tipo gif animado lhe são pejudiciais, bastaria que o dissesse normalmente aos restantes utilizadores, pois estes teriam isso em consideração.

    4) Pelo que julgo saber, quem padece de epilepsia fotosensitiva nem sequer deve expor-se à frequência luminosa presente em ecrans de computadores, televisores e outros aparelhos, não se colocando, assim, a questão do uso de imagens do tipo gif animado.

    5) O problema optico-neurológico que, eventualmente, possa ser causado por imagens animadas não será verificado com imagens não animadas e, portanto, não se compreende que a votação se restrinja a permitir/proibir o uso de qualquer tipo de avatar.

      • alista on 29 de Agosto de 2013 at 13:20
      • Responder

      Boa tarde a todos! Também tenho epilepsia e, sem dúvida, que os avatares animados provocam ataques. Assisti a toda esta polémica e, o que a colega em questão apenas expressou, no chat, foi que tendo em conta que havia participantes no chat que eram epilépticos se poderiam colocar avatares estáticos. Alguns colegas assim o fizeram. Outros, por sua vez, ao contrário disso colocaram avatares ainda mais psicadélicos. Como tal, a resposta dada por estes últimos, demonstra a falta de respeito pelos outros, atendendo a que a nossa Liberdade termina quando afecta a Liberdade dos outros. Já agora ressalvo, que o facto de não se nascer epiléptico não significa, que em qualquer altura da nossa vida nos venhamos a cruzar com ela (na nossa própria pessoa ou com familiares e amigos). Respeitem os outros e aprendam a respeitar-se a vós mesmos. Concordo que se divirtam, mas tudo o que ultrapassa um dado limite que põe em causa a liberdade e mais ainda a saúde dos outros. Já agora dou uma outra informação útil para quem a não sabe: os epilépticos de nascença estão isentos de todas as taxas. Cada urgência no hospital custa aos contribuintes cerca de 25€. Mais não seja liguem à questão económica. Uma boa tarde para todos.

  2. Arlindo, confesso que gostava mais dos outros moldes em que não aparecia bonecada.

  3. Sinceramente, prefiro uma versão mais “clean”, sem bonecos.

    • Helena Mendes on 29 de Agosto de 2013 at 10:12
    • Responder

    Não frequento o chat, mas venho ao blog muitas vezes.
    Sugiro uma alternativa de consenso, que me parece resolver a contenda: permitir avatares ao gosto dos intervenientes, mas apenas estaticos. O problema não é a cor, é o movimento.

    • Maria João on 29 de Agosto de 2013 at 11:05
    • Responder

    Parece-me que há coisas mais importantes para questionar.
    Ainda ontem assisti a uma conversa destas no chat e as colegas que tinham essas animações retiraram-nas, sem problema nenhum.
    Parece-me um exagero!

    • Maria João on 29 de Agosto de 2013 at 11:06
    • Responder

    Só mais uma adenda: e eu sou daquelas que numa usei “bonecada”!

    • INF on 29 de Agosto de 2013 at 11:14
    • Responder

    Existe forma no Browser de bloquear as imagens e assim cada um não visualiza nenhuma imagem.

    • caloira910 on 29 de Agosto de 2013 at 11:23
    • Responder

    Como estão a inventar mentiras a respeito da minha pessoa, Arlindo eu gostava que esclarecesses que NUNCA te enviei um mail a pedir para acabar com a bonecada. Se alguém o fez não fui eu e agradecia que o esclarecesses o mais rapidamente possível.
    A opinião que tinha dei no chat.

    • Bal on 29 de Agosto de 2013 at 11:39
    • Responder

    Há alguns “bonecos” de que a minha filhota de dez anos gosta. É a idade que alguns participantes no chat parecem ter. A mim, não me aquenta nem me arrefenta. Mas há alguns bonecos, que valha-me Deus …, já para não falar do teor de algumas “conversas”. Mas ainda não chegaram ao nível do ask.fm.

    • Sombra on 29 de Agosto de 2013 at 11:40
    • Responder

    SÓ DEVERIAM VOTAR AS PESSOAS QUE PARTICIPAM ATIVAMENTE NO CHAT.
    PORTANTO ESTA VOTAÇÃO NÃO É VÁLIDA.

      • Lulu on 5 de Setembro de 2013 at 0:34
      • Responder

      A maioria das pessoas que participam todos ou quase todos dias no chat têm, por vezes, conversas de um tal nível que afastam todos os outros que gostariam de dizer ou perguntar alguma coisa de jeito, já para não mencionar as alturas em que alguém faz uma observação ou coloca uma questão com pés e cabeça no meio de uma daquelas conversinhas que não lembra a ninguém e que faz duvidar de que os intervenientes sejam de facto pessoas adultas e ligadas à educação, e simplesmente é ignorado. A questão dos bonecos é estúpida demais, tal como os próprios bonecos. Assim, penso que há um abuso (permitido, é certo) do chat, uma vez que deveria ser para todos e não para estes que se acham engraçados a fazer piadas de taberna.

    • Sara on 29 de Agosto de 2013 at 11:41
    • Responder

    Nada tenho contra o facto de os colegas usarem ou não avatares no chat, no entanto, creio que somos todos professores e não me parece que esta discussão seja muito pertinente. Agora também se “arranjam problemas” por causa de avatares? Já não basta o que o MEC nos faz?
    Em relação ao que li no chat sobre este assunto dos avatares, fiquei desiludida por uma colega ter dito que “qualquer gato pingado” podia votar… Recordo que nem todos nós participamos no chat mas com certeza todos consultamos este blog diariamente.

    • Sombra on 29 de Agosto de 2013 at 11:49
    • Responder

    Quaquer chat possibilita o uso de avatares.
    De qualquer maneira a legitimidade desta votação é muito pequena.
    Só uma pequena percentagem dos que votaram participam de forma ativa no chat.
    Portanto qualquer resultado que daí advir não corresponde à real vontade dos participantes do chat.

    • dedinho on 29 de Agosto de 2013 at 22:10
    • Responder

    Às vezes, mais vale a democracia do “eu é que mando”…

  4. quem nao usa bonecos ou quem nao escreve de modo agessivo-infantil, nao “suja” nem “puxa para baixo” o blog, e, portanto, nao interfere nos “direitos” ou “espacco” dos outros – nao os infantiliza.

    quem usa bonecada sem jeito, quem eh “agressivo”, estah a conotar e a puxar o blog para baixo – a infantilizar todos os leitores na melhor das versoes.

    ter a liberdade de usar bonecos em total liberdade. querer escrever qualquer extravagancia. sao 2 obstrucoes ah liberdade de todos – para quem levar esta polemica mais a serio, pesquisar o tema ” liberdades negativas”

    os termos e graus de liberdade neste blog pertencem aos seus autores, o resto eh uma questao de respeito para com eles.

    luis palma de jesus

    • Lulu on 5 de Setembro de 2013 at 0:24
    • Responder

    Afinal, a democracia também não funciona por aqui. Neste momento, o chat parece uma circo de mau gosto. Para que foi a sondagem?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

x
Gosta do Blog no Facebook