Sobre a Caducidade

Neste post ficamos a saber que pelo menos 26 agrupamentos de escolas pagaram a caducidade de contrato.

Quando tanto se apela à autonomia, o que se pede é que também saibam usar a autonomia nestes momentos.

Porque perguntar ao GGF se devem proceder ao pagamento da caducidade é o mesmo que perguntar a um rico se quer ser roubado.

Há sempre perguntas que não se devem fazer.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/08/sobre-a-caducidade/

24 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • ana on 26 de Agosto de 2013 at 22:17
    • Responder

    Isto faz-me lembrar o que aconteceu em 2011 com os falsos horários temporários. Um diretor de uma escola disse-me que não teve dificuldade nenhuma em lançar horários anuais e que outros diretores lançaram o mesmo tipo de horários como temporários porque antes de o fazerem, perguntaram…

    • João Fonseca on 26 de Agosto de 2013 at 22:20
    • Responder

    Arlindo, altera lá o termo de comparação. Eu como contratado não estou a roubar ninguém ao pedir que me paguem o que é meu por direito. Abraço.

  1. Eu concordo consigo Arlindo! E também não recebi…

    • Descrente on 26 de Agosto de 2013 at 22:26
    • Responder

    E agora, o que deve quem não recebeu a compensação por caducidade? O meu contrato terminou a 18 de Julho e não a 31/08.
    Deveria instaurar um processo em tribunal? E o dinheiro, onde está?! E os sindicatos, servem apenas para defender os QA/QE?!
    Para as greves, os contratados são necessários, mas para lutar pelo que é deles, por direito, esquecem-se que existimos!
    Nota: sou contratada há mais de 12 anos e vejo, de ano para ano, a minha vida andar para trás, quer profissionalmente, quer financeiramente! (Desculpem o desabafo)

    • dedinho on 26 de Agosto de 2013 at 22:57
    • Responder

    Descrente: os sindicatos defendem quem a eles recorre. Só dá um bocadinho de trabalho. Faz o requerimento à escola para lhe pagarem. Aguarda a resposta. Com uma cópia do indeferimento vai ao sindicato, levando também uma cópia do seu contrato.
    Se tiver as quotas em dia, eles resolvem o resto, tendo apenas que pagar as custas (que são reembolsadas caso ganhe).
    Não lhe garanto é que o juiz seja favorável, nem muito menos que seja rápido, mas isso já são outros 500…

      • Descrente on 26 de Agosto de 2013 at 23:26
      • Responder

      Já enviei o requerimento ao meu agrupamento há mais de 1 mês. Quanto a instaurar um processo em tribunal, não o irei fazer por razões financeiras. Dado que a maioria dos agrupamentos não pagou a compensação por não ter tido ordem do GFF, creio que, como “defensores” dos professores, os sindicatos deveriam instaurar uma ação conjunta, para exigir o que é nosso, por lei!

        • dedinho on 26 de Agosto de 2013 at 23:36
        • Responder

        Por vezes, instauram ações conjuntas, sim, quando se trata do mesmo TAF e, especialmente da mesma escola (foi o que me disseram aqui). De resto, é cada um por si.
        Quanto ao “mais de um mês”: atenção ao CPA 😉

      1. Informe-se acerca da protecção jurídica dada, salvo erro pela Segurança Social, a quem quer recorrer aos tribunais e não tem como. Sei que já houve quem a isso recorresse, não sei é como.

          • Descrente on 27 de Agosto de 2013 at 1:44

          Como assim? O que tem a ver a SS com o GFF?
          Desculpe a minha ignorância.

    • Legislador on 27 de Agosto de 2013 at 0:57
    • Responder

    Minha Sugestão Quanto a Este Assunto;

    DEPOIS DE ESCLARECEREM a posição da Escola/Serviços sobre o processamento (Existem Agrupamentos, que apenas abonaram até ao momento a caducidade referente aos contratos que terminaram antes de 31 de Agosto! Os restantes Aguardamos – Não preciso de explicar mais…

    Sugestão – Os requerimentos que enviam ao diretor, ele deve responder, nos prazos conforme os definidos no Código Procedimento Administrativo (Nunca vi um ser penalizado por não responder! E a maioria das vezes não respondem!)

    Querem uma resposta ?!? – Livro Amarelo! – (vou ser “bruto”) Têm tanta treta para umas coisas e nestas, não recorrem a instrumentos que se encontram ao vosso dispor!

    O que relatarem nesse texto, reencaminhem para o provedor de Justiça e DRE respetiva!

    Não vou detalhar em explicação o trajeto de uma reclamação em Livro Amarelo – Procurem saber!

      • Descrente on 27 de Agosto de 2013 at 1:41
      • Responder

      Livro amarelo nas escolas? Desconhecia, sinceramente.
      Vou aguardar até 3 de setembro e, após esta data, terei toda a legitimidade de reclamar. Afinal, o meu contrato terminou a 18 de julho!

  2. A António Sérgio de Gaia também pagou.

  3. Arlindo, há alguma minuta atualizada para o fazermos? Ou é uma simples carta pedindo a compensação? Obrigada.

    • Pedro Nogueira on 27 de Agosto de 2013 at 11:59
    • Responder

    Escola Nº 1 de Loures pagou caducidade contrato de 12 meses, mas o contrato era de 24 meses (1 ano + 1 de renovação).
    Não pagaram no “terminus” do contrato o Subsídio de Férias…

    Anda tudo à “NORA”!!!

      • 420geo on 27 de Agosto de 2013 at 22:20
      • Responder

      Como assim? A escola não tem de pagar apenas o último ano? Creio q sim! Caso contrário no caso das renovações de 3 e 4 anos tb teriam de proceder ao pagamento da totalidade…o que não creio!

        • Pedro Nogueira on 28 de Agosto de 2013 at 9:19
        • Responder

        E porque não? Leia lá a lei sobre as caducidades..

        i) O valor da retribuição base mensal e diuturnidades a considerar para efeitos de cálculo da compensação não pode ser superior a 20 vezes a retribuição mínima mensal garantida (“RMMG”), ou seja, € 9.700 (uma vez que o valor da RMMG está actualmente fixado em € 485);

        ii) O montante global da compensação terá como limite máximo um dos seguintes:
        – 12 vezes a retribuição base mensal e diuturnidades auferidas pelo trabalhador; ou
        – 240 vezes o valor da RMMG, ou seja, € 116.400, quando a retribuição base e diuturnidades seja superior a 20 vezes a RMMG (€ 9.700).

        ==> Se os 12 meses não atingem o vencimento mensal do trabalhador aplica-se a segunda hipótese da alínea 2… (salvo melhores interpretações)…

        Se o vencimento índice 151 é 1.334.43€ não me parece que a caducidade no valor de 940€ seja o resultado correcto da aplicação da formula.

    • Braga on 27 de Agosto de 2013 at 13:02
    • Responder

    Boa tarde! A Escola Secundária de Odivelas não pagou a caducidade. É mais uma a juntar às outras incumpridoras deste país de corruptos.

    • C.A on 27 de Agosto de 2013 at 13:32
    • Responder

    O agrupamento de Maximinos, que é TEIP, como tal, com maior autonomia, até para pagar os direitos das pessoas, NÃO pagou, nem Caducidade, nem Subsídio de Férias no termino do contrato. Dizem estar a “aguardar parecer superior”…quer dizer, tanta autonomia, tanta autonomia…
    Não devem é ter intenção de pagar e toca a pedir parecer superior que lhes fundamente o incumprimento.
    Triste país!

      • Profa farta de medíocres on 27 de Agosto de 2013 at 15:28
      • Responder

      Uma TEIP? Os gajos da direcção nem devem saber carregar numa tecla.

    • Rita on 27 de Agosto de 2013 at 16:07
    • Responder

    O meu contrato termina a 29 de agosto, dia 23 o meu agrupamento pagou a caducidade, coisa que não acontecia desde 2011. Cumprimentos e boa sorte.

    • C.gomes on 27 de Agosto de 2013 at 16:39
    • Responder

    O agrupamento de escolas André Soares e de Nogueira em Braga pagaram.

    • Rita on 27 de Agosto de 2013 at 17:02
    • Responder

    O agrupamento de escolas de camarate que é TEIP pagou, só falta o subsídio de férias que só será pago em novembro segundo me disseram.

    • Trovisco on 27 de Agosto de 2013 at 21:02
    • Responder

    O Agrupamento Henriques Nogueira em Torres Vedras NÃO pagou a caducidade…

    • Sónia on 28 de Agosto de 2013 at 23:43
    • Responder

    O agrupamento D.Maria II, Cacém também não pagou.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading