Hoje dei conta que cumpro o dia 7300 de serviço, que são exatamente 20 anos.
Hoje sinto que há 20 anos atrás estava melhor como contratado do que hoje como do quadro de agrupamento.
Pelo menos na altura sabia que podia trabalhar na área que gostava, hoje não sei.
Sei que há quem esteja pior e há quem esteja melhor, mas isso não me dá o direito de desejar o pior para quem está melhor que eu.
Não o façam também, ok?
36 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Nem mais Arlindo, abraço!
O que será pior: quadro de agrupamento descontente ou contratado desde 2000 a viver na incerteza de ter emprego e de todo o resto da sua vida que depende disso também? 🙁
Certíssimo, Arlindo. Contudo, há dias fiquei doente quando ouvi alguém dos quadros falar em inveja dos contratados relativamente ao facto dos professores efetivos não serem submetidos à dita prova de admissão. Não se trata de inveja, trata-se de injustiça cruel, aquilo que estão a fazer aos contratados! Um abraço
Irei completar os meus um dia desta semana. recordo quem na altura ja no fim da carreirra me acolheu e ensinou tanto. seguiram-se anos de casa as costas. obrigada pela partilha diaria aqui e por esta ultima frase. seria bem melhor haver apoio e partilha entre nos (estou a escrever num telemovel que nao deixa fazer acentuacao)
Arlindo compreendo as tuas angústias, mas esse teu desejo se se concretizasse ficarias ainda mais amargurado! Perdias o privilégio do vencimento, perdias um mês para teres o contratato até julho (isto se tivesses a sorte de ficar num horário anual), grande probabilidade de ficar longe da residência e por consequência mais despesas de deslocação. alimentação e habitação..e tb uma grande probabilidade de nem ficar colocado…ou então ter de optar por concorroer para outros grupos. E dp qd julgasses que estavas a estabilizar com contratações consecutivas há anos, o governo tirava-te o tapete e deixava-te estagnado numa suposta carreira, sem aumento salarial, sem vida familiar, sem ânimo…!
Uma coisa é ter sido contratado há 20 anos..outra coisa é ser contratado nestes anos mais recentes..é que NÃO TEM NADA A VER! MESMO.
Ps: pq vejo mts colegas do quadro a dizerem o mesmo..ahhh e tal até preferia ser contratado e tal e isso revolta-me um pouco. No entanto, tenho muito respeito por ti e pelo teu trabalho aqui neste espaço
A comparação que faço é entre 1993 e 2013. Em 1993 sentia-me melhor que em 2013, com uma perspectiva de futuro que agora não existe.
Sim compreendo..eu como contratado em 2002 tb me sentia muito melhor do que em 2013..;) no fundo estamos todos a andar para trás..mas os contratados são os primeiros a cair no precipício
Subscrevo e condeno todos os que dividem a classe, seja por que motivo for! Tenho 30 anos de serviço no ensino + 5 anos de trabalho no Minist. da Agricultura, logo, tenho idade para condenar todos os que, seja a que título for, pretendem dividir a classe e aqueles que “embarcam” nesses jogos!
Permita me que discorde…. Porque o contratado, hoje em dia, nem sequer sabe se trabalhara e ao fim de 10 anos…. Nao me parece muito inspirador….
Arlindo também eu em breve irei completar o mesmos dias. Realmente em 1993 as perspectivas que eu tinha eram muito diferentes do que acontece actualmente. Os próximos vinte anos…..como serão? Nada fáceis de certeza. PARABÉNS pelo excelente trabalho desenvolvido neste blogue…
Grande verdade Arlindo. Já noutros posts manifestei a minha tristeza em ver colegas de profissão digladiarem-se em comentários impróprios. De facto há sempre quem esteja melhor e quem esteja pior que qualquer outro, por um motivo ou outro, mas temos acima de tudo que respeitar os demais e perceber que não são só professores que lêem estes comentários e tenho tido feedback de pessoas de outras áreas com observações sobre o que aqui se diz e principalmente como se diz (principalmente por ser a classe docente, que tem obrigações sociais na formação e educação de crianças e jovens). Respeitem se quiserem ser respeitados.
Sinto exatamente o mesmo, Arlindo. Entendo que quem não está efectivo e possa comparar os sentimentos atuais dos de há 20 anos… Entendo que pareça que “falamos de barriga cheia”. Mas quem efetivou há 20 anos e viu a degradação do sistema, entende o que dizes… “Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão”, diz o povo. Eu, do povo também, adaptaria: Em país onde a Educação é atrofiada por interesses economicistas, todos sofrem, todos se queixam e todos têm razão.
Mais do que entrarmos na onda de que os efetivos é que estão bem, os contratados são vítimas do sistema… devemos ser todos PROFESSORES vítimas de um sistema podre… que só mudará se nos unirmos, apesar das diferenças… pois há outras vítimas, neste sistema… os alunos.
O trabalho que fazes aqui, todos os dias, é um grande contributo para essa união… Obrigada pelo teu trabalho…
Parabéns Arlindo! Parabéns porque há 20 anos que se dedica aos alunos …e parabéns porque neste momento executa um trabalho fantástico e ajuda milhares de colegas, mantendo-nos permanentemente atualizados e esclarecidos! Muito obrigada e muitos Parabéns!!
Parabéns pelos 20 anos de carreira!Muitos parabéns!
Olá, Arlindo! Antes de mais, muitos parabéns pelo percurso e obrigado pelo grande esforço e dedicação com que nos ajudas a todos. É pouco dizê-lo, as palavras parecem em vão, mas o reconhecimento é sentido! Eu também celebrei os meus dezanove a 2 de julho e sinto-me muito pior do que estava quando comecei. A incerteza, a falta de perspectivas, os sonhos que pouco a pouco se vão apagando… No fundo, a desmoralização. Para completar, desejo a todos a melhor sorte, com a justiça e equidade que faltam neste sistema… E haja oportunidades para todos!
Tem toda a razão. Tambem eu o digo frequentemente: estava muito melhor há 17 anos enquanto contratada do que hoje sendo qzp. Nunca pensei que as coisas evoluíssem neste sentido … 🙁
Ate em termos de progessao… Estou no 2o escalao… ha praticamente 10 anos.
Boa sorte a todos os colegas!
Muito bem, excelente post.
Abraço
A melhor sorte para ti e para nós todos.
Que a esperança de conseguirmos um futuro melhor ou de realmente fazermos o que gostamos regresse para todos.
Mas dá-te todo o direito para desejares o melhor para ti! Eu também celebrarei a mesma efeméride (?) como tu e tenho a mesma sensação latente… Há 19 anos, quando iniciei, era mais doce e apetecível a arte de ensinar ou fazer aprender…
Parabéns! Tomara que existissem mais colegas como o Arlindo…
Felicidades e obrigada pela dedicação!
Parabéns Arlindo pelos seus 20 anos serviço e pela grande ajuda que tem dado a todos nós. Faço mi minhas as suas palavras pois desejo a todos os colegas o mesmo que desejo para mim. Muito obrigada. Bem haja!
Felicidades e obrigada pela dedicação 🙂
Parabéns Arlindo! Considero que tens feito um excelente trabalho em favor dos professores, sejam eles contratados ou com vínculo. Digo também que sou contratada há já 16 anos e com 10 de serviço efetivo, mas cada vez é mais difícil ser professora. Temos de nos unir e remar no mesmo sentido, sejamos ou não contratados. Haja união e venceremos!
Obrigada pelo trabalho que tens feito.
Também eu completo hoje 7300 dias, mas continuo contratado, não por opção, mas porque as vagas abertas nunca chegaram até pessoas como eu, mesmo concorrendo a nível nacional. Comecei a dar aulas em 1 de Setembro de 1993, completo hoje os 7300 dias e não em 1 de Setembro devido aos anos bissextos pelo meio.
Arlindo,
Também acabei em 1993 mas só fui colocada em janeiro de 1994. Faço munhas as suas palavras. não me arrependo de ser professora, no entanto tenho alturas que sá me apetece desistir.. há 19 anos que concorro todos os anos pois sou QZP – 05e estou farta de tanta instabilidade e para o ano não sei o que me espera, enfim.. gosto de visitar o seu blog, pois dé-me algum conforto nas horas mais dificeis.
Obrigado e muitos parabens, desejo-lhe mais sorte para continuar..
Desejar o melhor para quem está pior também não ficava mal…
Subscrevo a belíssima observação, Bem haja!!!
Parabéns Ar lindo! Desejo-lhe tudo de bom e aproveito para lhe agradecer o seu blog. Não imagina como tem sido importante este apoio, sempre disponível. Felicidades
subscrevo, Parabéns!
Parabéns Arlindo! Beijinhos
Muito bem, Arlindo. Como eu o compreendo! Duas décadas foram o suficiente para banalizar o Professor e arruinar a Educação. Lembro-me de sentir segurança na escola, motivação e reconhecimento pelo meu trabalho apesar de ser contratada.
Quanto às invejas e/ou maldades para com os outros lembrem-se que devemos todos alcançar o melhor e não desejar que aqueles que estão bem estejam mal como nós…
De entre as muitas coisas que poderia relevar deste blog saliento a integridade sempre presente do seu autor. Obrigada!
Parabéns, Arlindo e obrigada pela preciosa ajuda que vai dando, diariamente, a todos nós, seus colegas de profissão, mas, sobretudo, também de coração. Também eu, se nada ocorrer de mal, irei fazer os meus 20 anos de serviço no decurso deste novo ano letivo. Todavia, eu comecei a lecionar em 1983 e era uma miúda e foram tempos fantásticos que recordo com imensa saudade. Comecei com habilitação suficiente e deixei-me ir na onda do acomodar, o que foi um erro gravíssimo e pelo qual, mais cedo ou mais tarde, irei pagar caro. Fazendo as contas, para me aposentar aos 66 anos, terei ainda que trabalhar 16 anos. Não vejo bem como, tanto ao nível da minha saúde,como à certeza (como as coisas estão, agora) que, antes disso, tal como tantos colegas, já a partir de 2015, serei empurrada, sem dó nem piedade, para a mobilidade especial. E assim, perdi 10 anos, por variadíssimas razões, a começar pelos horários incompletos que calhavam aos contratados nos famigerados mini concursos e pela paragem voluntária de 4 anos que fiz, quando decidi licenciar-me com 30 anos. Enfim, eram outros tempos e outras vontades assumidas, estas últimas, por parte dos nossos governantes, a começar pela paixão do Guterres pela Educação e acabando no desprezo absoluto que este governo tem por todos nós.
Um abraço.
obrigado por existires arlindo!
Não faço a mínima ideia quem és, mas o arlidovsky chegou num zunzum ao meu ouvido há uns tempos, e percebi que deves ser bom rapaz pelo que vi na diagonal do teu (gigantesco) trabalho e dedicação a todos nós que andamos nas lides da educação…
já é da praxe ouvir entre colegas… “sabes alguma coisa disto…” ” não, mas vou ver no site do arlindo…” 🙂
só por isso já merecias uma estátua!
Mas mesmo sem isso, pela jóia de pessoa que deves ser (não há altruísmo assim normalmente forçado… costuma mesmo sair do coração), para ti e todos os teus mais próximos, tudo de bom nos próximos 20, 30, 40 dentro e fora da educação!
bem hajas!
Manuel Pinho 🙂
Gosto da mensagem do Arlindo. Mensagem de bem, de paz, de união. E assim caminharemos rumo a um futuro melhor. É essa a minha esperança e crença. Os professores têm de ser unidos!
Boa sorte para todos e um bem haja muito grande para o Arlindo.
Isabelinha