A Notícia Completa do DN Sobre EVT

O pior que pode acontecer para uma REfundação da disciplina de EVT é saírem notícias dando conta de um hipotético regresso desta disciplina à forma de par pedagógico.

Apesar de ser professor (a aguardar lugar) nesta disciplina não me sinto confortável com títulos destes.

Mais importante que o trabalho em par pedagógico é a discussão da importância da disciplina que deve estar na origem do seu regresso ao currículo.

A minha posição é conhecida desde 2011. onde sempre defendi a integração desta área curricular em todo o ensino básico, desde o 1º ano de escolaridade.

Mas quem disso sabe bem dar conta é Carlos Gomes que tem uma posição também muito clara sobre a disciplina de EVT e que coloco parte desse seu pensamento de hoje aqui.

 

A longa luta que a APEVT mantém pela disciplina de EVT e ET contra um currículo cRATico cuja a natureza, assenta num conceito estreito do corpo curricular, entre disciplinas estruturantes e não estruturantes, centrado no ensino da memorização, com metas impostas que visam um ensino centrado no produto e na prestação de prova.
Esta luta será ganha na defesa de EVT. com fonte no currículo oposto, que visa o ensino prático experimental, o desenvolvimento de aprendizagens, do processo, e do desenvolvimento de atitudes e capacidades, com metodologias que promovem o sentido social e critico e a resolução de problemas.
Enfim outro mundo educativo, uma organização de ensino-aprendizagem com forte incidência no trabalho interdisciplinar e no projecto.
Acima de tudo, este desígnio é sobre um modelo de escola publica, é sobre um conceito educativo PARA TODAS AS ÁREAS .

Carlos Gomes

 

 

DN EVT

Diário de Notícias (28/01/2016)

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/01/a-noticia-completa-do-dn-sobre-evt/

29 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Pedro on 28 de Janeiro de 2016 at 21:08
    • Responder

    Vamos ver se também aparece a notícia de que a disciplina de tic do 7º e 8º anos, vai ser dividida em turnos, ou ser lecionada também por dois professores, devido ao carácter prático da disciplina. Pois é completamente absurdo lecionar a 30 alunos em sala de aula.

    • maria on 28 de Janeiro de 2016 at 21:50
    • Responder

    Vamos ter calma e não criar muitas expetativas.

    • EVT on 28 de Janeiro de 2016 at 22:50
    • Responder

    A disciplina de EVT é a mais importante do currículo! Deveria ser uma disciplina abrangente, desde a educação de infância até ao 12º ano!

    As disciplinas normais teriam par pedagógico e a de EVT deveriam ser 4 professores na sala de aula! Isso sim!

    Os professores de EVT deveriam ter uma carreira especial, com progressão mais rápida, face ao desgaste do professor da disciplina… E ao mesmo tempo uma aposentação antecipada!

    Já agora, um suplemento remuneratório, porquanto manusear com os X-atos e material especial, exige muita técnica!

    Os professores EVT deveria ter prioridade sobre todos os outros professores, pois são especiais, basta ver o nosso querido amigo, e professore de EVT, Arlindo!!!

    Viva o EVT

      • Pro on 28 de Janeiro de 2016 at 23:03
      • Responder

      EVT deveria ser como opção e com professores contratados. Quais os países que têm dois professores para esta disciplina?

      1. Provavelmente nem têm esta disciplina inútil

      • EVT on 31 de Janeiro de 2016 at 20:54
      • Responder

      Grande imbecil…

      • EVT on 31 de Janeiro de 2016 at 20:58
      • Responder

      Aposto que se não fosse as informações do Arlindo por vezes ficavas à nora…vai te catar ó melga…gozas mas vens aqui ao site procurar esclarecimentos.

    • Tiu on 28 de Janeiro de 2016 at 23:04
    • Responder

    Dois professores a todas as disciplinas.

    • EV on 28 de Janeiro de 2016 at 23:19
    • Responder

    “…sempre defendi a integração desta área curricular (EVT – Grupo 240 – 2.º ciclo) em todo o ensino básico, desde o 1º ano de escolaridade.” Arlindovsky

    Arlindo, querias dizer “desde o 1.º ano de escolaridade, até ao 6.º ano”. Certo!?

    Ou querias dizer “desde o 1.º ano de escolaridade, até ao fim do ensino obrigatório (12.º ano)?!”

    Porque (já) existem colegas/professores do Grupo 600 – Artes Visuais (3.º ciclo e ensino Secundário)!!! Que também viram reduzir (em muito) a carga horária das suas disciplinas.

    • Maria on 29 de Janeiro de 2016 at 0:52
    • Responder

    Deviam repor as cargas horárias das disciplinas artísticas que retiraram. É só teoria teoria teoria, testes, testes, testes e saem da escola, com o 12º ano feito, sem saberem fazer nada em concreto. É a geração “Não mexas aí”. Não conhecem materiais, ferramentas, não desenvolvem capacidades nem exploram a criatividade. Alguns acabam o 12º ano em ARTES sem nunca terem tido História da Arte porque o sistema não o permitiu! Faz algum sentido um aluno ter o ensino secundário de Artes sem saber quem foi Leonardo da Vinci? ou quem foi Marcel Duchamp, ou distinguir uma coluna dórica de uma coluna jónica? Há algo de errado no currículo do ensino regular… formar e educar um indivíduo no seu TODO? Ná…, só é preciso educar nas disciplinas exclusivamente teóricas… E depois? quem vai CRIAR muitos dos grandes eventos que os teóricos tanto apreciam… cinema, teatro, música, circo, fotografia, pintura, museus, arquitetura, desgin de carros ;), de motas, de roupa, de mobiliário, desenho de peças, desenho de naves espaciais, desenho de jogos de computador, etc, etc A educação deve ser desde tenra idade, e toda a gente sabe que as crianças gostam de criar e são MUITO criativas se as deixarem SER.

      • PL on 29 de Janeiro de 2016 at 12:05
      • Responder

      100% de acordo!

      • estupefacta on 29 de Janeiro de 2016 at 13:24
      • Responder

      LIndo. Eu aprendi ponto cruz… etc etc vou criar , vou ser uma VIeira da Silva, Julião Sarmento, … Valha-me Deus só demagogia e todos a querem que o estado seja um centro de emprego.

      • estupefacta on 29 de Janeiro de 2016 at 13:33
      • Responder

      Tanto professor de E.V. que não sabe quem é Sá de Miranda ou Gonçalo M. Tavares! Ou Helberto Helder!, ou melhor nem escrever sabem… é só ler com atenção o que enviam para as atas ou escrevem nos sumários… e são mesmos esses alunos que vão ser génios, graças a esses professores?!. Cultura e arte, infelizmente, vem de casa… a escola pública está muito longe de a transmitir… devia começar na Formação de Professores… mas ponto cruz e croché vale a pena… é essa imagem que tenho das minhas aulas!!!!

        • Verdade on 29 de Janeiro de 2016 at 16:08
        • Responder

        Se souberem quem foi Picasso já não é mau.O Sá de Miranda notável clássico português já morreu há muito tempo.Matemática para quê com teoremas? Matemática por via lúdica e apenas funcional(assim como os conhecimentos da 4ª classe da minha avó, que o Salazar obrigava as criancinhas a calcular juros.Ciências exatas…mas o que é isso? Geografia basta saber apontar no mapa…

        • Maria on 29 de Janeiro de 2016 at 17:46
        • Responder

        Lamento que só tenha aprendido ponto cruz… Referi-me às várias disciplinas de educação artística e tecnológica e não apenas à disciplina de EVT. No 3º ciclo e no ensino secundário não existe par pedagógico mas também cortaram no número de horas e sim, algumas destas disciplinas são de opção. Ninguém falou em formar génios… mas sim proporcionar uma educação GLOBAL a cada criança para que possa tomar contacto com as várias áreas; educação física, artes, letras e ciências.

          • estupefacta on 30 de Janeiro de 2016 at 17:07

          Cito o que disse :”E depois? quem vai CRIAR muitos dos grandes eventos que os teóricos tanto apreciam… cinema, teatro, música, circo, fotografia, pintura, museus, arquitetura, desgin de carros ;), de motas, de roupa, de mobiliário, desenho de peças, desenho de naves espaciais, desenho de jogos de computador, etc, etc A”…Nem todas são a “António Arroios” e a Joana Vasconcelos não chegou onde chegou devido EVT e outras… e depois à toda uma máquina montada…

          • estupefacta on 31 de Janeiro de 2016 at 11:48

          desculpem o grave erro: Há toda….

        • Confusões on 29 de Janeiro de 2016 at 18:22
        • Responder

        Parece que não leu bem. São alunos de Artes que não podem inscrever-se em História da Arte e são obrigados a ter Matemática no ensino secundário. Estão impedidos de escolher pois o ME, desde 2012 não permitir abrir disciplinas que não tenham um mínimo de 20 alunos inscritos (quem queria ir para Engenharia escolheria Matemática e quem queria ir para outra área das Artes escolheria História da Arte). Como as turmas no secundário têm entre 26 e 30 alunos, obrigam-nos a escolher Matemática a todos.

          • estupefacta on 30 de Janeiro de 2016 at 17:10

          Não se pode abrir turmas só com 5 alunos… Isso é também a guerra de escolas na constituição de turma, pois, podem sempre ir para uma outra escola e não longe… mas ninguém quer perder alunos (e sei do que falo, na constituição de turmas… nas negociações/guerras de disputa de alunos entre algumas escolas do grande Porto). O ME não é o nosso quintal… primeiro deviam pensar no supremo interesse do aluno…

          • Maria on 1 de Fevereiro de 2016 at 8:23

          Concordo que não se pode abrir turmas sem um número mínimo de alunos mas podiam constituir turmas mistas como faziam antes de 2012, “x” alunos escolhiam uma disciplina e “y” escolhiam outra. Afinal as opções do 10º ano e 12º ano não são bem opções, são obrigações…

    • Sílvio Miguel on 29 de Janeiro de 2016 at 3:02
    • Responder

    Estou de acordo que EVT é uma disciplina importante nas várias fases de crescimento dos alunos desde o pré-escolar até ao 12º Ano de escolaridade com conteúdos programáticos perfeitamente enquadrados com a faixa etária desses alunos, não esquecendo ainda, os alunos que têm espectativas diferentes de um currículo dito normal e que estão motivados para currículos mais específicos (desde os alternativos até ao vocacionais).

    É lamentável que o anterior governo do PSD/CDS tenha delapidado a organização estrutural da disciplina de EVT que ao longo de tantos anos e pouco a pouco foi sendo construída para atingir a performance que todos reconheciam. Mas esses, infelizmente, não são chamados a assumir a sua responsabilidade pelos atos cometidos. Provocaram instabilidade a todos os níveis tanto nos professores do Quadro como nos professores Contratados do grupo de recrutamento 240 (EVT) e defraudaram os alunos da oportunidade que tinham de usufruir da metodologia praticada na disciplina de EVT.

    Por outro lado, felizmente, existem pessoas inteligentes, ponderadas e honestas que reconhecem o valor dessa ligação e interdependência entre a Educação Visual e a Educação Tecnológica.

    Na minha opinião, quanto às razões que assistem à existência do par pedagógico prendem-se fundamentalmente com:
    – a junção de conhecimentos de um professor mais ligado à área artística e, de outro, mais ligado à área tecnológica, dada a especificidade na sua formação académica. Quando isto se verificava a dimensão da disciplina de EVT atingia a sua plenitude e quem beneficiava eram os alunos e até o par pedagógico;
    – a partilha de conhecimentos na sala de aula entre o par pedagógico;
    – a existência de um elevado número de alunos por turma que é humanamente impossível dar apoio individual a todos esses alunos;
    – o caráter muito prático que requer exemplificação, concretização e um grande apoio individual aos alunos.
    – a utilização e manuseamento de ferramentas de forma mas segura;
    – a rentabilização dos equipamentos didáticos existentes nas escolas que foram abandonados por razões unicamente de poupança económica por parte da tutela;
    – o aproveitamento dos professores do quadro qualificados, especializados e profissionalizados que têm competências para desempenharem essas funções em detrimento de Técnicos Especializados que nem a formação pedagógica têm para lecionar essas disciplinas.

      • To on 29 de Janeiro de 2016 at 11:48
      • Responder

      Para que serve esta disciplina? Dois professores para quê? Por essa lógica a matemática deveria haver três professores no mínimo pois já viram o que poderá acontecer com os compassos?

        • Sílvio Miguel on 1 de Fevereiro de 2016 at 0:20
        • Responder

        A disciplina de EVT serve para desenvolver nos alunos a capacidade de observação, de compreensão espacial, de curiosidade, de imaginação, de entendimento do mundo tecnológica, de realização e construção, tanto a nível visual como tecnológico.

        A resposta à 2ª pergunta está no texto que escrevi. Mas, posso acrescentar ainda que com a existência do par pedagógico aprendi muito com colegas cuja formação de base estava essencialmente relacionada com a área artística e estes, por sua vez, adquiriram muitos conhecimentos relacionados com a minha formação de base essencialmente relacionada com a área tecnológica. Existem poucas disciplinas que têm ou tiveram este privilégio de partilhar e saber partilhar.

        Quanto à 3ª pergunta posso referir que já lecionei Matemática aproximadamente 10 anos enquanto Professor Contratado. Relativamente aos compassos não é a situação mais preocupante na disciplina de EV e ET. Eles são utilizados com muita frequência, e quem beneficia desta utilização até é a disciplina de Matemática que nos devia agradecer o desenvolvimento da destreza dos alunos no seu manuseamento. Preocupa-nos sim, é a utilização de objetos/ferramentas bem mais perigosas que requerem uma atenção redobrada, tais como, x-atos (os quais só são usados em casos muitos especiais, essencialmente pelos professores, quando as tesouras de pontas redondas não resolvem a situação), serras e serrotes, formões, plainas, berbequins, tico-tico, chave de fendas, martelos, tintas, vernizes e diluentes (sempre que possível utilizamos os aquosos), colas, etc.

        Por fim, gostaria de referir que fiquei surpreendido com algumas das perguntas, pois custa-me a acreditar como é possível não entender a importância da disciplina de Educação Visual e Tecnológica para o desenvolvimento integral de um aluno.

        Já agora, gostaria muito que as pessoas e colegas que expõem os seus comentários neste ou noutros lugares dessem a cara, sem receios, pois todos nós temos o direito de exprimir a nossa opinião. Eu exprimo a minha opinião, identificando-me.

          • Paulo on 1 de Fevereiro de 2016 at 8:16

          Concordo. Não só é importante o contacto com as diversas tecnologias como essencial!

    • Rita on 29 de Janeiro de 2016 at 9:43
    • Responder

    Par Pedagógico a Todas as disciplinas. Actualmente justifica-se perfeitamente a permanência de 2 docentes em cada sala de aula ás diferentes disciplinas.

      • estupefacta on 29 de Janeiro de 2016 at 13:25
      • Responder

      Eu penso que devia ser dois professores um aluno!!!!

    • RJP on 29 de Janeiro de 2016 at 12:16
    • Responder

    Em quantos países existe EVT como obrigatória e com dois professores?
    A existir deveria ser como opção e como tal nem professores do quadro deveria haver.

    • Fanny on 29 de Janeiro de 2016 at 18:08
    • Responder

    A linguagem visual é universal e essencial. Principalmente nos dias que correm onde é utilizada e explorada diariamente. Façam um exercício, fechem os olhos e vejam o quão importante é a linguagem visual. Até as letras e números são desenhos, vejam bem.

      • estupefacta on 30 de Janeiro de 2016 at 17:04
      • Responder

      Claro todos sabemos isso!!!! Mas a questão de fundo não é essa!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading