Governo anuncia concurso extraordinário de vinculação e subsídio para professores deslocados

 

Medidas aprovadas esta quinta-feira em Conselho de Ministros. Novo concurso e subsídio têm como objetivo colocar mais professores em escolas com falta de docentes.

Governo anuncia concurso extraordinário de vinculação e subsídio para professores deslocados

 

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, anunciou esta quinta-feira duas novas medidas para o setor da Educação: um concurso extraordinário de vinculação de professores e um subsídio para docentes deslocados em escolas com carências, no valor de entre 70 e 300 euros.

O Conselho de Ministros aprovou as duas novas medidas – que ainda vão ser sujeitas a negociação com os sindicatos – e outras anteriormente anunciadas pelo ministro da Educação.

concurso extraordinário de vinculação de professores destina-se a disciplinas e escolas onde há maior falta de docentes, detalhou o ministro da Presidência.

“A segunda medida é a criação de um subsídio à deslocação para estas escolas com carências. Vai ser atribuído a quem estiver a mais de 70 quilómetros entre a escola e o subsídio fiscal. O valor varia entre 70 e e 300 euros em função da distância”, adiantou Leitão Amaro.

O objetivo é combater o problema dos alunos sem aulas devido à falta de professores. “Acrescentamos duas novas medidas indispensáveis para o problema que já era sério e, hoje, com a informação que temos, sabemos que é grave”, afirmou António Leitão Amaro, em conferência de imprensa.

O ministro fala numa “situação difícil” de falta de professores no país e numa “falha estrutural” que vai demorar tempo a resolver.

“O Governo declarou desde o princípio que uma das principais prioridades é combater a falta de aulas, é um grande gerador de desigualdades, de perda de aprendizagens de prejudicar o percurso dos nossos alunos”, sublinhou.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/08/governo-anuncia-concurso-extraordinario-de-vinculacao-e-subsidio-para-professores-deslocados/

14 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • ASI on 22 de Agosto de 2024 at 16:43
    • Responder

    Querem ver que eu voto, nas próximas eleições, neste governo, por causa deste ministro da Educação… E eu sou socialista, mas foram tantas as falcatruas, a começar pela “dinâmica” e afins, que…por aquilo que vou vendo, até ao momento, ainda voto para este ministro continuar!

    E parabéns a todos os VERDADEIROS professores do QUADRO (entenda-se, todos aqueles que entraram para o quadro, sem ser pela “fraude da dinâmica”, que estão a fazer queixa e a reclamar por causa das ultrapassagens dos das da “dinâmica”!
    Entrem com uma ação no Tribunal Europeu, porque GANHAM! Eles entraram pela “porta do cavalo”, sem legalidade!!!!
    E criem uma petição que eu assino quantas vezes eu conseguir!!!
    Denunciem e façam queixa!!!
    Eles ainda gozam. E muitos deles são os que ficaram agora na MI e ainda estão à espera da MPD…para escolherem o melhor local…. UMA VERGONHA!!!!!
    Pessoal do QUADRO, mexam-se, porque têm apoio de muitos de nós!!!!

      • Padre Marx on 22 de Agosto de 2024 at 17:51
      • Responder

      Não te trates que não é preciso…

      • OOOOOOOOOOOOOOOOOO on 22 de Agosto de 2024 at 20:09
      • Responder

      mais um invejoso. já está de cu sentado e agora inveja a vida e a carreira de quem não conhece. vai ao psiquiatra para curares esse carater invejoso

  1. Aqui há uns anos havia um programa humorístico em que se ouvia dizer, “É extraorninário!” Era o Quim Maravilhas! Lembram-se?

    • Hugo on 22 de Agosto de 2024 at 17:46
    • Responder

    Parece-me que pode abrir um precedente perigoso. Inicio da regionalização e posterior municipalização do ensino? Como se vai impedir que quem concorre a este concurso não possa sair do respetivo qzp? Obrigando os outros qzps colocados no concurso interno a ficar na respetiva zona? E quem está há anos à espera para mudar?

    • Moises on 22 de Agosto de 2024 at 18:31
    • Responder

    Eu até votaria no PS se o João Costa voltasse, afinal l disse este ministro, (que por acaso é do meu partido), que havia um excedente de 6000 docentes e agora quer fazer um concurso extraordinário, ridículo, o que é preciso é ensinar malta a concorrer e a VD é suficiente para vincular
    Este ministro só nos deu a RTS, de resto não percebe nada do ofício
    Depois do Roberto Carneiro o melhor ministro foi o João Costa ,o Fernando Alexandre é um lobo vestido com pele de cordeiro

      • Heitor on 22 de Agosto de 2024 at 18:44
      • Responder

      Ó Moisés, vai ao médico rápido.
      Não demores, porque um minuto que seja de atraso pode ser fatal para ti.

    • Joca on 22 de Agosto de 2024 at 21:17
    • Responder

    Há por aqui muita “partidarite”. Nunca sofri de tal patologia.

  2. Também vou abrir um concurso extraordinário para pai das minhas filhas! Com as ausências do pai biológico só assim consigo que não lhes falte um!
    Mais areia para a engrenagem!

    • Moises on 23 de Agosto de 2024 at 9:59
    • Responder

    Todos já ouviram falar, de contratos de associação, de parcerias publico- privadas etc, o nosso Ministério estava no bom caminho de acabar com esses contratos que apenas servem para encher os bolsos aos grupos privados de colégios, um negócio lucrativo que recebeu novo fôlego com este ministro e a sua equipa- Homem de Cristo, etc. Gradualmente vão destruindo a escola pública, depois vão regionalizar o recrutamento de profs e municipalizar por completo o ensino público
    E depois atacam o João Costa, porque os sindicatos assim elegeram- no como inimigo público número 1, porque foi irredutível na devolução do TS, e agora porque o Alexandre dá ficam como anestesiados e o dito cujo esta a agir na sombra, e sem se aperceberem, tudo mudará….Vamos ver e eu já o disse sou eleitor do partido do governo

    • justiça portuguesa on 23 de Agosto de 2024 at 10:21
    • Responder

    vamos ler em voz alta, para que ninguém fique sem ouvir, o que é possível neste país… pelos vistos, ocupar território de outros é legal:

    https://sicnoticias.pt/pais/2024-08-22-video-professores-vao-apresentar-recurso-no-ministerio-da-educacao-por-causa-do-concurso-de-colocacao-835821e3

    obrigado

    • Maria José Correia on 23 de Agosto de 2024 at 10:51
    • Responder

    A Vinculação Dinâmica surgiu o ano passado, e depois de alguma pressão da UE, para resolver a situação dos docentes profissionalizados, contratados há décadas. Permitiram o funcionamento das escolas a ganharem metade, foram os escravos do sistema.

  3. Se vai haver concurso externo extraordinário de vinculação, o concurso interno também haverá, certo? Que nem pensem em alterar a periodicidade anual do interno. Os que estão na carreira também querem ter a oportunidade de mudar o vínculo para perto de casa, já que as novas reformas poderão abrir vagas nas escolas onde este ano não houve!

    • Ana Salgado on 25 de Agosto de 2024 at 15:59
    • Responder

    Posso dizer que devo ter entrado pela porta da burra mm e não pela do cavalo (amiúde animal mais bem tratado pelo seu porte altivo) pq só mesmo alguém como uma mula para esperar 20 anos para entrar no quadro!!! Fraude é um site destinado a professores aceitar este tipo de publicações estúpidas, discriminatórias e sem sentido…mas efetivamente de cavalo para burro há por aí muita gente a passar!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: