Até 2030 mais de metade dos professores do quadro (57,8%) poderá aposentar-se
“Dos 89 925 docentes dos QA/QE e QZP, que em 1 de setembro de 2019 terão 45 anos e mais de idade, 51 983 (57,8%) poderão aposentar-se num prazo de 11 anos: 17 830, nos primeiros cinco anos, 24 343 nos cinco anos seguintes e 9810 entre 2029 e 2030.
Entre os grupos de recrutamento mais afetados por esta saída por aposentação destacam-se a Educação Pré-Escolar (73%); no 2º CEB – Português e Estudos Sociais/História (80%), Português e Francês (67%) e Matemática e Ciências Naturais (62%); no 3º CEB e ensino secundário – Educação Tecnológica (96%), Economia e Contabilidade (86%), Filosofia (71%), História (68%) e Geografia (66%).”




15 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Arlindo, é possível consultar as percentagens/números de todos os grupos de recrutamento?! No artigo estão só os com mais docentes a aposentar-se nos próximos anos.
Nem quero pensar no que acontecerá com geografía, já é dos grupos com mais falta de professores e é dos que terá mais profs a aposentarem-se nos próximos anos!
Veja na página 57. Penso que está lá o que procura.
51, digo.
Obrigado, não tinha percebido que eram dados do estudo do CNE.
–
Caro colega Paulo Anjos
Desta vez e da leitura atenta do estudo penso ter ficado claro que existe EXCESSO DE PROFESSORES.
Mais!… atendendo à evolução demográfica vamos ter por muitos e muitos anos o flagelo do Desemprego Docente.
Fica agora clarinho que os professores não são médicos.
–
citando o estudo, meu caro Pardal:
“Entre 2015 e 2080 (Figura 1.4.4), no cenário central, a população residente com menos de 15 anos de idade diminuirá dos atuais 1,5 milhões para menos de 1 milhão (…) encontrando-se no limiar de 1,4 milhões, já em 2018 (1 396 366).”
de facto, em 2080, teremos excesso de professores… problema da falta de professores para 2030 resolvido!É isso, Pardal?
Em 2030 haverá mais de 1 milhão (redução de alunos muito inferior à redução de professores, não?)
Este professor (?) Pardal não vale a ponta de um corno! Com amigos destes, dispensamos os nossos inimigos.
Óh palhaço Pardal, mas onde é que tu viste isso escrito?!
Nem vale a pena discutir isso contigo, o que quero que me expliques é porque é que há milhares de alunos sem aulas por falta de professor? e se isso é uma coisa que sempre existiu ou se está a agravar este ano?
Responde ao que te perguntam e deixa de fazer copy paste…
O Pardal não passa de um eunuco!
Por volta dessa altura teremos metade dos alunos que temos neste momento… esse é que vais ser o nosso problema…
onde leu isso?
Calma! Talvez o cenário não seja tão drástico. Com a iminente falta de cultura das futuras gerações, muitos erros serão cometidos, sobretudo no que diz respeito a um descontrolo da taxa de natalidade. E talvez aí , as previsões se revelem erradas.
É a única solução que vejo.
Esse estudo seria mais importante que tivesse sido para 2022/23, porque estudos dos sindicatos apontam para valores já altíssimos nessa data. Há uma grande percentagem de professores na casa dos 62, 63 anos. Actualmente já não há professores de Informática, Inglês, Geografia, Economia, Física e Matemática.
E eu ralado.
Menos oferta logo profissional com mais salário.
🙂
Se bem que me lembro, o Ministério dizia que tinha excesso de professores, aqui há uns anos atrás e ficávamos tantos sem colocação!!!!!
Que pena!!!!! É o que acontece quando se pensa que um país se governa, dando uma enxada a um dos habitantes. Só lamento é que não haja terra para cavar para todos os habitantes.