Dados internos em risco nas escolas…

 

Há risco de alunos acederem a dados internos do ministério e das escolas

A Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência diz que há alunos com privilégios de acesso à internet em escolas que só deveriam ser de professores e administrativos, o que constitui “um risco de segurança gravíssimo” .

Há escolas que estão a dar aos alunos privilégios de acesso à internet que só deveriam ser de professores e administrativos. A alerta parte da própria Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), que o usa para justificar os bloqueios na rede da educação das últimas semanas, e que numa mensagem recente enviada aos diretores escolares lembra que a situação se “afigura como um risco de segurança gravíssimo”, por poder expor aos estudantes informação dos servidores das escolas e dos sistemas do Ministério da Educação.

Quanto a testes, Filinto Lima adianta que os enunciados não estão disponíveis nos servidores e que os exames nacionais são sempre entregues pela polícia fisicamente. Quanto às provas de aferição que estão a decorrer este mês, “são enviadas pela internet”. Já Arlindo Ferreira, diretor do agrupamento de escolas Cego do Maio, da Póvoa de Varzim, e autor do blogue Arlindovsky, onde publicou a mensagem da DGEEC, lembra que os privilégios dos professores e administrativos no acesso à internet têm que ver com a velocidade de navegação, embora não saiba se “um especialista em informática consegue chegar a outra informação por ter acesso a essa rede”.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2018/05/dados-internos-em-risco-nas-escolas/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: