Viva!
Animem-se, hoje é sexta e também feriado!
Para hoje, na nossa rubrica de animação, quer testemunhar-vos um problema com que me venho debatendo desde há muito tempo. Vulgarmente ouve-se dizer “ver os bonecos” ou “os desenhos animados”… Ora, nada mais errado, em parte. A razão é simples:o cinema de animação tem uma diversidade imensa de técnicas. Sim, podem mesmo ser desenhos animados ou até os bonecos, tratando-se de marionetas animadas ou outros. Mas temos também a mais recente animação 3D, temos a pintura sobre vidro, a pixilação, a animação com areia, recortes, etc, etc…
Nada melhor do que aprender um pouco sobre estas técnicas. Marcos Magalhães, realizador brasileiro, realizou da década de 1980 um filme de animação enquanto trabalhava no National Film Board of Canada. O seu filme ANIMANDO continua a ser, para mim, o melhor filme didático animado e que explica as várias técnicas de animação. Após a criação da personagem, Marcos Magalhães anima a mesma em todas as técnicas (excepto 3D) até ser possuído pela mesma, quase no final do filme. Esta é a primeira proposta que vos deixo para hoje. Ora vejam:
A outra proposta didática que vos deixo neste feriado do 1.º de Maio é, para quem estiver interessado em conhecer um pouco mais o mundo da animação e, quem sabe, implementar o mesmo em contexto educativo, existe o site Teaching with Animation.
Um projeto de muita valia, realizado já há alguns anos através do programa Leonardo da Vinci (da UE) e que, infelizmente, apenas teve versões em Dinamarquês e Inglês. Apesar de ter sido previsto em Português, acabou por não se implementar. Mas facilmente irão compreender os conceitos simples que são explicados os princípios de animação de imagens, as técnicas simples para se trabalhar com crianças, etc, etc…
Uma excelente aposta e investimento para quem quiser implementar um pouco de cinema de animação nas suas aulas!
Aqui fica o site do projeto – CARREGAR NA IMAGEM ABAIXO
Um abraço e votos de bom fim de semana! Até à próxima sexta!