Já Tem Nome e é o Grupo 120

E no meu ponto de vista só falta mesmo dar os passos para a criação do grupo 140, 150 e 160.

Quem já leu algumas publicações minhas sobre o assunto sabe o que penso sobre o currículo do 1º ciclo.

É um tema polémico e sujeito a grandes discordâncias entre aqueles que defendem a monodocência e os que acham que hoje em dia não faz sentido haver um professor único no 1º Ciclo.

A introdução do Inglês apenas no 3º ano parece-me ajustada de forma a evitar grandes mudanças curriculares para crianças de 5, 6 ou 7 anos.

A introdução da música, da expressão plástica e da atividade física no currículo do 1º ciclo iria trazer também melhorias enormes ao currículo do 1º ciclo.

Só o fim da monodocência pode acabar com a diferença de horas de trabalho entre o professor do 1º ciclo e dos restantes níveis de ensino, bem como é a única forma que permitirá um distribuição da carga letiva em tudo semelhante aos outros níveis de ensino. Porque enquanto a monodocência existir, será sempre o professor titular da turma a assegurar os cinco dias da semana de manhã e de tarde.

Um dia talvez isso aconteça.

Negociações para a criação do grupo de recrutamento 120

 

 

A FNE reúne com o MEC, no próximo dia 2 de setembro, para iniciar as negociações relativas à criação do grupo de recrutamento 120, correspondente ao Inglês no 1º ciclo.

A ordem de trabalhos terá como único ponto a negociação do projeto de decreto-lei que permitirá a criação do novo grupo de recrutamento.

Recorde-se que o MEC anunciou no passado mês de maio a intenção de aprovar um conjunto de medidas que visam a introdução da disciplina de Inglês como disciplina obrigatória do currículo a partir do 3º ano de escolaridade.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/08/ja-tem-nome-e-e-o-grupo-120/

51 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,


  1. Na Região Autónoma da Madeira este grupo já existe há uns aninhos bons…

      • Dora Esteves on 30 de Agosto de 2014 at 12:53
      • Responder

      E que grupos atuais têm habilitações para concorrer a esse grupo 120?

        • Candidata a professora on 30 de Agosto de 2014 at 15:36
        • Responder

        Na Madeira dão preferência ao pessoal do 220, afinal têm formação para o 1º ciclo e para a iniciação da língua inglesa.

      • thz on 30 de Agosto de 2014 at 16:47
      • Responder

      Na RAM tb já existe o 140, 150 e 160 e neste último concurso extraordinário vincularam bastantes professores nos grupos, 120, 150 e 160. No 140 não abriram vagas.

    • AAAND on 30 de Agosto de 2014 at 12:47
    • Responder

    E sobre as rescisões ninguém fala.
    Assunto incómodo este, não é verdade?
    Resolveria imensos problemas nas escolas, mas esta malta das Federações sindicais o que quer é aparecer e ficar bem na fotografia.
    Lindos que eles são.
    Já não há pachorra para tanta hipocrisia.

    • Paulo on 30 de Agosto de 2014 at 12:50
    • Responder

    A FNE devia era reunir para saber das listas e da porcaria que o MEC anda a fazer com os do quadro e os contratados… reunir a 2 set para tratar do GR 120… andam todos doidos.

      • Sara on 30 de Agosto de 2014 at 21:11
      • Responder

      Realmente…….. andam a ter fazer a cama a quem só tem Licenciatura para o 1º Ciclo para proteger as costas de outros….

    • Dora Esteves on 30 de Agosto de 2014 at 12:51
    • Responder

    Que grupos atuais terão habilitações para lecionar o novo grupo de inglês 1ºciclo? 330 e 230?

      • Paulo on 30 de Agosto de 2014 at 12:57
      • Responder

      Nada disso. Esses grupos vão fazer formação para tal.

        • pumba on 30 de Agosto de 2014 at 13:16
        • Responder

        E que formação… o grupo 230 é de mat/CN, para lecionarem inglês upa, upa é preciso messssmo muita formação!!!!!

          • Miffy on 1 de Setembro de 2014 at 9:21

          Queria dizer 220, desculpem.

    • DESPERADA on 30 de Agosto de 2014 at 13:19
    • Responder

    Cada vez mais me convenço que os sindicatos andam a brincar com os professores . . . Defendem os interesses de quem . . .? Vão reunir no dia 2 de setembro para tratar/negociar a criação do GR 120 . . . é a loucura TOTAL! Não deveriam estar preocupados e empenhados com os atuais e reais problemas dos professores, das políticas educativas, etc.. Como NADA resolvem . . . então mudam de página e vão tratar de outro assunto porque já chegaram à conclusão que não vale a pena mais “bater no ceguinho”.

    Tanto para fazer, para resolver . . . e . . . !!!!!!!?????

    E as rescisões? E as colocações?

      • AAAND on 30 de Agosto de 2014 at 13:25
      • Responder

      Exactamente sem tirar nem pôr.
      Agora inventarem manobras de diversão para mostrar serviço e protagonismo.
      Os sindicatos existem para resolver os problemas que estão em cima da mesa e lutar pela sua resolução, mais nada.
      A colega que está nad escadas da AR ainda não teve lá a visita de nenhuma Federação sindical nem eco na imprensa. Qualquer dia a senhora passa mal e ninguém sabe de nada.
      Tenham VERGONHA.

        • DESPERADA on 30 de Agosto de 2014 at 13:37
        • Responder

        AAAND – Visitar a colega . . . será que isso daria protagonismo a quem tanto fez para nos tentar dissuadir de tomar esta posição?

    • Adelino on 30 de Agosto de 2014 at 13:20
    • Responder

    Até podem estar 50 professores com os alunos, não há problema algum.

    A (mono)docência deverá dar lugar à (mono)discência, para quem sabe o que é….

    Para ir descontraindo:

    http://www.youtube.com/watch?v=GxKLatE6ztM

    Cumprimentos

    Adelino

    • luisa on 30 de Agosto de 2014 at 14:02
    • Responder

    Falta ai Informática nesse rol de disciplinas que falas que faltam no 1° ciclo.

      • Pois on 30 de Agosto de 2014 at 16:32
      • Responder

      Não lhe interessa falar, iria roubar horas a EVT!!!


    1. Como devem saber as escolas do 1º ciclo não estão equipadas com computadores em número suficiente que permita a universalização dessa disciplina nesse nível de ensino.
      Começar como oferta de escola seria interessante.

        • DuarteF on 1 de Setembro de 2014 at 17:27
        • Responder

        Existem agrupamentos em que funciona como Projeto desde há muitos anos(Informática)!! E também há professores que a utilizam assiduamente…desde que a escola tenha as mínimas condições!

    • sandra on 30 de Agosto de 2014 at 14:12
    • Responder

    E que tal “aproveitar” esse concurso extra de Inglês e alargar a todas as disciplinas?

    • Anabela on 30 de Agosto de 2014 at 15:13
    • Responder

    Não se pode esquecer quem é 330 e que fez formação há uns anos da DGIDC para lecionar ao 1º, 2º 3º e 4º anos. Penso que este grupo deveria estará aberto a quem fosse de Inglês do 2º, 3º ciclo e secundário mas tivesse as referidas formações ou outras equiparadas.

      • Pinto on 31 de Agosto de 2014 at 18:16
      • Responder

      No início, deveria ser oferecida a oportunidade aos professores do 220 e 330 de concorrer, desde que tivessem lecionado AEC em pelo menos um dos últimos 3 anos. A partir de 2016 deveria ser obrigatória a detenção de formação especializada, formação a sério e não umas horitas para inglês ver.

      • Isabel on 31 de Agosto de 2014 at 19:58
      • Responder

      Anabela, até q enfim q aparece alguém a falar dessas 2 formações!!! Sendo eu do 330, foi-me dito, que ela me especializava no ensino do Inglês ao 1º Ciclo, já que se tratava apenas de adequação de metodologias!!!!
      Mas parece que já ninguém sabe que ela existiu e que apareceu com esse fundamento, chegando a dar prioridade na colocação a quem a fez!
      Frequentei a formação a 35km de casa arcando com todas as despesas, já que era fundamental para a reconversão dos profs do 330 par o 1º Ciclo e agora parece que virou fantasma….esfumou-se…..desapareceu!!!! Tb é bom não esquecer, que foi dada, no meu caso, pelo politécnico da Guarda, o mesmo instituto público, que formou professores de 1º ciclo!!!!

      • Claudia Santos on 23 de Janeiro de 2015 at 11:50
      • Responder

      eu fiz as duas mas pelos vistos não tem valor!


  2. Arlindo, sabe se os professores do 330, que estão neste momento a lecionar no 1º ciclo poderão também concorrer a esse grupo? Mesmo sendo QZP …

    • jim on 30 de Agosto de 2014 at 15:58
    • Responder

    Isto é atirar areia para os olhos de quem?

    A FNE passeia no MEC toda contente, devem ir a cabeleireira e tudo!!!!

    Sinceramente…

      • AAAND on 30 de Agosto de 2014 at 16:01
      • Responder

      E são tão lindos e angelicais não são?
      Cambada de …

    • DESPERADA on 30 de Agosto de 2014 at 16:27
    • Responder

    Mais o que mais me admira, sem contudo me surpreender . . . é como é que é possível que haja já professores a entrar neste jogo . . .

    A nossa profissão mais me parece “uma selva . . . onde salve-se quem puder!”

    Ninguém põe ORDEM nisto!

    • Professora on 30 de Agosto de 2014 at 16:34
    • Responder

    Quando é que os sindicatos vão lutar pelo fim da monodocência no 1.º ciclo? É ridículo nos nossos dias ainda continuar haver um professor para uma turma. Vamos evoluir, gente !!!!!!

      • Então? on 30 de Agosto de 2014 at 19:24
      • Responder

      Desculpe mas não deve lecionar no 1º ciclo!!

      • Sara on 30 de Agosto de 2014 at 21:16
      • Responder

      Não se esqueça que é fruto de um sistema então ridículo em que foi ensinado….

      RIDÍCULO é ter os miúdos na escola tantas horas só para inglês ver, assim como os sindicatos a terem ideias peregrinas que só defende a pele de quem lhes interessa!

      Cambada de carneiros bem piores que os políticos!

    • Adelino on 30 de Agosto de 2014 at 17:10
    • Responder

    Evoluir, cara professora?….para a maravilha da compartimentação disciplinar?

    Leciona no 1º ciclo? Há quanto tempo?

      • Daniel on 30 de Agosto de 2014 at 19:29
      • Responder

      Uma das vantagens da PACC é limpar do sistema mais PROFESSORAs idiotas como a que escreveu acima. Já há alguns colégios que para parecerem modernos puseram 8 ou 10 professores a trabalhar com turmas de crianças de 6-7 anos. Os resultados são horríveis.

        • Professora on 30 de Agosto de 2014 at 21:01
        • Responder

        Devo concluir que o colega é um professor de excelência porque expressando tão afincadamente a sua opinião sobre os benefícios da monodocência no 1.º ciclo é porque domina cabalmente todas as disciplinas do currículo do 1.º ciclo e as metas a Português e Matemática que estão subjacentes. Parabéns por ser tão polivalente! Conhece o ditado “muito e bem há pouco e quem”.

          • Sara on 30 de Agosto de 2014 at 21:17

          deve falar por experiência própria….

          • Daniel on 30 de Agosto de 2014 at 22:48

          Domino o que me é exigido saber. Nem mais nem menos que os restantes monodocentes da maioria dos países europeus.

          Pelo seu elaborado pensamento ao leccionar uma só área passaria a dominar o que antes ignorava?

      • Professora on 30 de Agosto de 2014 at 21:09
      • Responder

      26 anos! Precisamente por isso é que falo em mudar, 🙂

      • Marilu on 1 de Setembro de 2014 at 19:06
      • Responder

      Muito bem respondido.

    • Alcina on 30 de Agosto de 2014 at 17:29
    • Responder

    Mas a caminho também vem o Mandarim : Projeto de ensino de Mandarim no 1º ciclo do Ensino Básico vai continuar no próximo ano letivo. – no site do Ministério de Educação.

    • Então? on 30 de Agosto de 2014 at 19:22
    • Responder

    Discordo do fim da monodocência. É grave que diga “A introdução da música, da expressão plástica e da atividade física no currículo do 1º ciclo”, pois só revela o seu desconhecimento. O acabar com a monodocência é o pretexto ideal para para que depois entregarem “aos bocados” horas a professores do 2º ciclo e assim exterminarem o professor do 1º ciclo. Mais não acredito pois na boa nova para os professores do 1º ciclo acho até que é uma grande sacanice!! Então e a redução de horas de que podem beneficiar a partir dos 6o os professores do 1º ciclo? Se os sindicatos fossem honestos podiam os professores do 1º ciclo ter menos horas tal como os colegas de outros ciclos!! Não é da monodocência o problema!!

      • Marilu on 1 de Setembro de 2014 at 19:07
      • Responder

      Obviamente. Ainda havemos de pagar bem caro pelo fim da monodocência.

    • Daniel on 30 de Agosto de 2014 at 19:35
    • Responder

    Claro que não é um problema. Os professores com idade mais avançada deveriam (caso queiram) ter a mesma componente dos dos restantes ciclos, ficando com funções letivas de apoio educativo, coordenação, bibliotecas…

      • Daniel on 30 de Agosto de 2014 at 19:39
      • Responder

      Mantendo-se a monodocência, claro.

    • Lucy on 30 de Agosto de 2014 at 19:42
    • Responder

    Antigamente o 110 e o 910 eram considerados uns grupitos à parte eram os grupos das sopeiras, … Agora tudo quer entrar nestes grupos… Azar o nosso…

      • Maria on 30 de Agosto de 2014 at 20:15
      • Responder

      Continuam a ser considerados os grupos das sopeiras e pior… Infelizmente algumas são mesmo, desculpem a franqueza…

        • Sara on 30 de Agosto de 2014 at 21:20
        • Responder

        e nos outros grupos não há sopeiras e pior? Os alunos bem preparados nunca são graças aos Professores do 1º Ciclo, nasceram ensinados…….

        • Trocatintas on 31 de Agosto de 2014 at 17:09
        • Responder

        Este comentário, vindo de alguém que «pretende» educar e transmitir valores cívicos não está nada mau! Um pouco de humildade não lhe ficava nada mal… Ao que chegou a nossa «falta de» classe!Questiono: Quem poderá dar aquilo que não tem?

          • Maria on 31 de Agosto de 2014 at 18:04

          Tem toda a razão. Não pretendo educar nem transmitir qualquer outro valor que não seja a hipocrisia. Somos todos cultos, educados, bem formados, inteligentes e, acima de tudo, óptimos profissionais.

    • Antero on 30 de Agosto de 2014 at 22:26
    • Responder

    Olá Arlindo,

    Lembras-te de tudo isto e de teres publicado as minhas sugestões e a polémica que causaram… já lá vão mais de 2 anos… é por isso que vale a pena… vir ao teu blog… opinar, sugerir… Obrigado

    P.S.: Do Espanhol é que, nem bons ventos, nem bons casamentos.

    Antero

    Professor profissionalizado para os grupos: 120(?), 220, 300, 330, 350(?) e 530. Tendo já obtido os graus académicos de Bacharelato, Licenciatura, Profissionalização em Serviço, Mestrado e Doutoramento (em fase de conclusão)…

    • Maria on 30 de Agosto de 2014 at 23:29
    • Responder

    É verdade!

    • Bruno Estrela on 1 de Setembro de 2014 at 10:59
    • Responder

    O problema é simples, cada um de nós vai defender aquilo que lhe dá vantagem. que lhe defende a imagem, mesmo quando todos nós conhecemos as nossas limitações. No dia em quem se quiser resolver o problema é simples; arrumar com os maus professores e criar um sistema de ensino rigoroso onde o professor tenha instrumentos para gerir a aprendizagem dos seus alunos com um objectivo mensurável. Se esse ensino deverá ser apoiado na monodocência no 1º ciclo? Eu acho que não, não vi, nem vejo capacidade (formação) para os actuais professores de 1º ciclo acompanhar a evolução do sistema educativo (ideal). Falo das tic, das expressões, da própria informatização das escolas e do futuro conceito de aula. Dai a arrumar com “eles”…vai uma longa distancia, o processo dever ser feito de forma gradual e objectiva. Eu por exemplo como licenciado na área das Ciências do Desporto não vejo como se pode justificar a ausência da Actividade física e desporto no 1º ciclo, sendo verdade que não existe formação nos professores de 1º ciclo para tal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: