Aconselho a leitura porque ainda não tive oportunidade de fazer um post assim esquematizado para a Bolsa de Contratação de Escola.
Ago 28 2014
Blogosfera – Professores ao Infinito
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/08/blogosfera-professores-ao-infinito-6/
10 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Não compreendo comovão funcionar as Bolsas de Contratação de Escola. Haverá uma bolsa para cada escola? Ou uma Bolsa comum tipo Bolsa de Recrutamento?
As ofertas de escola terão informação do numero de horas e o tipo de horário anual/ temporário? Ou os candidatos terão oportunidade de escolher por intervalo de horas e tipo de horário como no concurso de contratação inicial? E os candidatos terão a oportunidade de escolher os códigos das escolas a que se candidatam ou terão de concorrer por concelhos e qzp?
A nova modalidade parece ser mesmo completamente nova… e não a entendi ainda.
Cada escola vai ter uma bolsa para cada grupo de recrutamento. As pessoas inscrevem-se, SEM saber que tipo de horários irão ter surgir e sem poder limitar a escolhas. Depois da lista ordenada, as pessoas quando necessário são chamadas e têm conhecimento do horário que lhes é proposto, se é temporário ou anual, se completo ou incompleto e depois têm de aceitar ou não. Se não aceitarem, ficam penalizadas. É literalmente concorrer às cegas!
As ofertas de escola são outra coissa à parte. Não haverá ofertas de escola para TEIP e Autonomia. Só para as escolas “normais”.
Boa tarde Arlindo.
Enquanto lia as várias publicações sobre a bolsa de contratação no site supra indicado, surgiu-me uma grande dúvida: vou concorrer a muitos agrupamentos (como todps) mas e se eu sou selecionada/chamada para dois ou mais ao mesmo tempo? Terei de aceitar um e recusar/não aceita até as outras colocações. Neste caso serei penalizada? Esta situação vai surgir em algum momento deste concurso…
Se me puder esclarecer/ajudar, agradeço.
“#$%&#$%#$ pra isto tudo!
Mete nojo ao nojo.
Caso não se possa concorrer por tipos de horário a BCE constituir-se-á como um dos esquemas mais ardilosos de entre os que até hoje foram emanados pela 5 de Outubro…
Vamos aguardar muito bom senso nesta novo instrumento. Receosa… muito receosa e com falta de confiança .
Acho que compreendi… mas tratando-se de uma oferta pública de emprego seria de esperar que houvesse informação sobre funções, remuneração/ horário e duração de contrato como acontece com todas as ofertas públicas.
A questão é se pensam em fazer isto “às cegas” isso vai tornar possível tramar e beneficiar quem bem entenderem. Os próprios critérios de selecção e ordenação serão “secretos”. Será um pântano. E a questão é se será LEGAL? Não me parece… Mas gostaria que me demonstrassem a legalidade deste procedimento.
ACHO MUITO MUITO ESTRANHO. Se procurar emprego no jornal e telefonar consigo ser informada de coisas básicas tipo O QUE É O TRABALHO, O HORÁRIO, POR QUANTO TEMPO, E ATÉ O SALÁRIO. Não vou a uma entrevista completamente “ÁS CEGAS”. Nem assino contratos luz, água, telecomunicações ÁS CEGAS.
Querem que concorramos às cegas? Ou isto é na verdade para os que tem os olhos bem abertos por informação “privilegiada”?
Bom dia, a validacao e so para as escolas?
Bom dia.
Se ficar colocado num horário em CI, RR ou mesmo oferta de escola, posso fazer a aceitação desses horário (ou tenho mm de aceitar esse horario) e posteriormente, ainda dentro do período experimental, rescindir e depois aceitar outro em OE?
Espero muito bom senso e transparência neste novo procedimento de concurso. Obrigar a concorrer às cegas ?!! não acredito que o Ministério caia nesse disparate. Era dito que essa bolsa era para acelerar o processo.