Quase 2 mil professores rescindem
Docentes têm oito dias úteis para aceitar a proposta do MEC
Quase dois mil professores vão rescindir contrato por mútuo acordo com o Ministério da Educação e Ciência.
Em comunicado, o MEC refere que já começaram a ser notificados os diretores das escolas e agrupamentos de escolas, dos 1771 professores de carreira aos quais “foi autorizada a celebração de um acordo de cessação do contrato de trabalho”.
A estes docentes juntam-se 118 processos de cessação de contrato de professores que estavam sem componente letiva e que tinham produzido efeitos previamente. No total, são 1889 as rescisões acordadas na Educação.
De acordo com o MEC, foi dada prioridade aos professores de Quadro de Escola, Quadro de Agrupamento e Quadro de Zona Pedagógica sem componente letiva no último ano letivo. Foram também critérios para o deferimento dos pedidos os grupos de recrutamento com excesso de oferta e os índices remuneratórios.
Os professores têm agora oito dias úteis para aceitar a proposta do MEC. Caso o trabalhador não se pronuncie dentro do prazo, “considera-se recusada a proposta”.
De acordo com o comunicado do MEC são 1889 docentes a quem foi concedida autorização. No entanto, como deram entrada 3606 pedidos isso quer dizer que 1617 docentes viram o seu pedido indeferido.
83 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Bolas!!! Eu queria que despachassem malta do 230…pelo que li, não me parece…
Já somos 2 a desejar o mesmo!!
Não há duas sem três.
Arlindo, será do conhecimento público o grupo de recrutamento de quem rescindiu? Em caso negativo, que tal, daqui a uns tempos fazer uma sondagem no blog para termos uma ideia dos grupos mais afetados/beneficiados?
Soube do caso de um colega do 240 cuja rescisão será aprovada, caso agora ele aceite o acordo (como acredito que acontecerá). Na mesma escola, não houve, até agora, informação sobre um outro pedido, de um docente do grupo 200…
Quando vamos conhecer o resultado? Saber se a nossa rescisão foi aprovada?
Alguém sabe de alguma coisa?
Talvez a ausência de notificação possa ser assumida como indeferimento… Nos casos que conheço, apenas chegou informação ao diretor (até agora, pelo menos) acerca da rescisão aprovada; sobre a outra, que tinha sido pedida, nada…
Há diretores que só comunicarão segunda. De duas pedidas ainda só tive conhecimento de uma mas o próprio ainda nem sabe. A minha ainda não sei.
Também não sei nada da minha. A resposta do Carlos deixa-me de rastos . . .! Embora ele tenha razão.
A comunicação é feita em qualquer dos casos. Eu sei que o fim de semana não ajuda, mas anda um colega a ocupar o tempo para se distraír, e já tem o seu deferimento e nem sabe, eu que queria saber não tenho como. Vou dormir até segunda.
Achas; Graça que vão comunicar em qualquer dos casos? Olha eu não me consigo distrair e muito menos dormir!
Já me chegou a proposta. Grupo 400-
Em que escalão estás?
Eu, no 4.º, e não recebi nem um olá.
Também já recebi no mail que foi aceite o meu pedido, embora eu não vá aceitar!
Então porque pediste?!? Há cada um(a)…
Boa tarde, colegas.
Também pedi a rescisão. Não tenho qualquer informação nem no meu mail nem por parte da direcção d agrupamento… devo assumir que….????
Resposta vinda diretamente da DGAE – aceite.
Como não consegui um tacho no parlamento europeu, vou ficar quedo e mudo, o que é igual a recusar.
Mas a DGAE está a enviar respostas?
A mim enviou. Recebi por volta das 19;30h
Outro idiota!!!
Mais fé colegas, pode ser que dê para deferir mais alguns, ainda não sei de nada. Continuação de boa sorte.
É uma gente sem vergonha e sem palavra! Criaram a expetativa às pessoas de que poderiam sair e agora só pagam a quem tem direito a valores mais baixos! Uma vergonha. E falta saber como se resolverá a situação daqueles que foram impedidos de pedir a aposentação antecipada por estarem a aguardar decisão do pedido de rescisão.
Não é verdade. Os que conheço são os mais velhos de vários grupos e com CL.
Graça, como é que esses colegas estão a receber a informação. Pela DGAE ou pelos diretores?
410-Filosofia; 55 anos; 9º escalão (antigo 10º). Informação no mail: «Atendendo a que foi autorizado o seu pedido de Rescisão por Mútuo Acordo, deverá contactar a sua Escola/Agrupamento de Escolas com a máxima brevidade possível». No entanto, vou ficar muda e queda. Afinal, não posso aceitar 🙁
Outra! São às manadas estes palhaços… deviam ter vergonha na cara, mas como não têm, brincam….
DESPERADA a resposta está dada pelo post anteror, DGAE
Obrigada!
Graça, se não houve deferimento, a DGAE está a dar essa informação?
A rescisão é um péssimo negócio! É uma questão de fazer contas, o Estado fica com mais de metade e falta saber qual será o valor da aposentação a atribuir aos 67 anos. Mas, apesar disso, esta atitude MEC é inqualificável! Depois das pessoas terem assumido perante todos querer sair, depois de criarem nas pessoas a expetativa de que haveria lugar a rescisão! Não se brinca assim com as pessoas. Isto não se faz! Pessoas com responsabilidades públicas não deveríam ter esta atitude reveladora de falta de palavra, de má fé! Para agravar a situação inventam uns critérios e sobrepõem-se às escolas a inventar prioridades. Vergonhoso!
Completamente de acordo!!! Pedi a rescisão, fiz planos para a minha vida e agora não a deferiram! Nem uma informação me enviaram. Não se brinca assim com a vida das pessoas! Será que brevemente vão deferir as restantes? E quais foram os critérios utilizados? Estou farta de ser manipulada, ultrajada…. brrr…. pelo Ministério da Educação!!!
Eh pa, pelos exemplos que aqui vamos vendo, quase ninguém vai aceitar…mais tiros a classe vai levar…já estou a imaginar a imprensa…
Mas há quem queira aceitar . . . é o meu caso . . . mas infelizmente tarda em chegar uma resposta da DGAE.
Para quando estas rescisões nas Forças Armadas? É que temos muita gente sem fazer com muitas regalias!
Para quando estas rescisões nas Forças Armadas? Temos muita gente a receber um salário chorudo e com muitas regalias e não produzem!
Na minha escola foram deferidos 7 em 9 pedidos.
O meu foi um dos 2 indeferidos.
O que é revoltante é que desses 7 só 3 vão aceitar.
E eu queria aceitar!
E consegue perceber qual foi o critério?
Parece-me que estão a dar aos mais velhos.
Na minha escola e no meu grupo de recrutamento (500) havia 2 horários zero e dois pedidos de rescisão nesse grupo. Deferiram a da colega mais velha, que não vai aceitar, e rejeitaram a minha!!!
António, como sabe que o seu pedido foi indeferido? Quem informou? Isto está a ser ridículo quem quer rescindir não está a ser autorizado, seu caso e meu. Eu não recebi nenhuma resposta até ao momento. Quando é que soube?
Essa gaja merecia uma chapada,,, Essas velhas a cheirar a mofo nas escolas até metem nojo. E têm todas o nariz empinado!!!! Mas depressivas e burras ao quadrado 🙂
O Sr. Pois parece ser bastante indelicado, talvez produto de uma educação deficiente (em casa?).
Isto é inacreditável!… É massacre! Ninguém tem o direito de brincar e jogar com a vida de outrem desta maneira… Decidir por uma rescisão não é fácil. É a decisão de uma vida.
Depois de tomada, sabendo à partida que a partir do dia 1 de setembro ficaríamos desvinculados ao ME, tivemos de tomar outras decisões e reorganizar a vida familiar e profissional, no meu caso a saída é a emigração, e agora, ainda por cima, depois deste tempo de espera angustiante, esta cretinice que nos obriga a esta incerteza… Não há coração, nem cabeça que aguente mais… Jogar assim com a vida de cada um de nós é uma violação aos direitos humanos … Mas, lamentavelmente a realidade é esta. Mais uma vez o ME demonstra a falta de respeito e de consideração que a vida de um Professor merece.
Grande falta de respeito, mesmo!
È mesmo!!!!! VERGONHOSO!!!!!
O colega a quem foi indeferido o pedido também recebeu a resposta da dgae hoje? Gostaria de saber, pois continuo à espera.
Não recebi nada.
Mas com 7 deferimentos em 9 e sem resposta já não tenho esperança.
Segundo a Portaria o indeferimento é comunicado para casa do requerente, pela DGAE,
por correio registado.
No caso de deferimento é que era a escola a comunicar.
Todos os diretores terão sido notificados por mail no dia de hoje.
No caso da minha escola, chegaram primeiro 3 deferimentos e uma hora depois outros 4.
Todos os 7 colegas receberam também a informação no mail pessoal que consta da DGAE.
No entanto parece haver escolas em que os diretores avisaram os interessados por telefone e eles
ainda não tinham recebido o mail.
è tudo o que eu sei e já não tenho esperança.
Correto. Era só pensar. O indeferimento é comunicado para casa do requerente. A está hora, já não restam esperanças . . . .
Uma esperança…
Talvez eles planeiem não enviar as cartas de indeferimento, aguardem 8 dias úteis
para saber quem não aceita e depois enviem novos deferimentos.
Quem sabe? Já nem sei o que digo!
Podes crer! Já não sei o que digo, o que faço . . . nem o que fazer!
Até me dizerem que acabou o procedimento, continuo com esperança, seja amanhã ou nos próximos dias. Um OSCAR, pelo respeito com que somos tratados.
Afinal criaram o Programa de rescisões e quem REALMENTE quer rescindir não vai rescindir porque a autorização não foi dada. Mas que injustiça!
Será que alguém do grupo 300 já recebeu?
300-Português; 54 anos; 7º escalão. Até agora ainda não recebi nada e já começo a perder as grandes esperanças que tinha!
Qual é o seu grupo António?
Grupo 500 Matemática.
Obrigado António.
Eu sou 240 e ainda não recebi nada.
Eu sou do 110 e ainda não recebi nada, isto vai continuar…
Qual terá sido o critério dos envios dos mails? Os que foram deferidos? Por zona pedagógica?
Será que já enviaram a todos?
Como é que eu posso ir dormir e esperar por segunda feira?
Acho que estão a enviar primeiro aos mais velhos.
Só estão a enviar os deferimentos. Os indeferimentos são enviados
para casa dos requerentes por correio registado.
As escolas têm que notificar os docentes cuja rescisão foi deferida
IMPRETERIVELMENTE (sic) no dia 1.
Como os docentes têm 8 dias úteis para decidir,
no final do dia 10 são conhecidas as desistências.
Penso que nessa altura será enviada uma nova vaga de deferimentos.
Ainda tenho esperança.
Há já alguns meses que sigo os seus comentários.
Um abraço de solidariedade!
Espero que tenham bom senso e que haja nova vaga de deferimentos, embora já tenha lido algures que isso não vai acontecer.
Ainda não QUERO perder esperança!
Onde é que está escrito que a resposta aos pedidos indeferidos é enviada para casa dos requerentes por correio registado? Não é na portaria que regulamenta as rescisões!!!!
m. elis podemos saber o teu grupo e índice remuneratório?
Nem mail nem qualquer contacto por parte da direcção do meu agrupamento…
Perdi a esperança…
A revolta, essa, cresce…
Matam-nos aos poucos…
Notícia na RENASCENÇA: . . .O presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, Manuel Pereira, mostra preocupação face à informação, divulgada pelo Ministério da Educação, de que foram aceites os pedidos de rescisão de 1.889 professores . . . PERGUNTA: Preocupado com o quê?
Colegas, acham que o lugar deixado vago por uma rescisão pode ser ocupado por um qzp a concurso havendo um professor do QA com horário incompleto? Obrigado
Estas vagas deixadas por estes colegas ainda vão para a Contratação Inicial?
Se não forem, já sai porque é que só saíram agora, justamente dias após o período de pedido dos horários pelas escolas: menos horarios completos na Contratação Inicial e menos efectivações automáticas.
Quem me dera! Infelizmente sou um teso.
Pelo que se vai lendo por aqui, são mais os casos de não aceitação da rescisão do que de aceitação.
Cada um saberá dos seus motivos e saberá que decisão tomar. Isso é muito pessoal e nem vou comentar sequer.
Como eu gostaria de ter recebido a notícia do deferimento da minha rescisão (que aceitaria de muito bom grado) e não recebi, pergunto a quem me souber explicar:
– será que quem ficou de fora destes 1889 aprovados, ainda poderá ter alguma esperança de ver o seu pedido ser reapreciado e deferido?
Pergunto porque gostaria de ter alguma coisa em que possa acreditar para poder descansar dos meus 35 anos de serviço e de tudo mais que dei à educação deste país.
Agradecia um esclarecimento de quem esteja mais por dentro dos meandros deste processo, pois o meu caso (infelizmente) não é único.
Ao (à) colega “Pois”:
O/a colega também considera a sua mãe velha e a cheirar a mofo?! Também a encara como depressiva e burra? Mau sinal!… Como professor/a, devia dar o exemplo de respeito e consideração não só pelos mais velhos como também por aqueles que têm opiniões diferentes das suas!!…Triste (no mínimo)…
Considero absolutamente vergonhoso que, tendo 8 meses para refletir, fazer contas à vida e planificar uma alternativa ao ensino, muitos docentes tenham aderido e, agora, estupidamente, tomem a decisão de desistência: o egoísmo não vos corrói a alma? 8 MESES não é suficiente para tomar uma decisão, por mais difícil que seja? Que capacidade de decisão terão no quotidiano pessoal, familiar e profissional, quando estão sistematicamente a ser solicitados a decidir? Não têm a noção que existem outros que, de tão esgotados pretenderam desde o primeiro instante pedir a rescisão, assumindo sem hesitação, encontrando-se agora em plena amargura, confrontados com um indeferimento???
Digo isto mas recebi o meu deferimento. Revolta-me ver tanta gente destroçada porque viam neste programa de rescisões uma saída para melhor e para um reganhar de anos de vida, sendo confrontadas com tantos ineptos que ainda têm o descaramento de vir aqui dizer que não aceitam.
Força colegas. Que haja uma segunda fase de atribuição de rescisões, substituindo tanto “banana” que anda por aí, que até para o ensino (onde vão permanecer) duvido que sirvam de forma cabal. Esses serão porventura os típicos medrosos que nunca protestam, fogem à crítica construtiva assumida, tentam passar pelos pingos da chuva e evitam atuar disciplinarmente contra um aluno, deixando-se sistematicamente achincalhar. Valores, colegas, é essencialmente de valores que se faz um ser humano íntegro, pensando se cada atitude nossa poderá prejudicar a vida de alguém.
Concordo plenamente consigo, Diogo!
Eu pedi em Dezembro e contei cada dia que passou ansiando pela decisão.
Não recebi nada até ao momento e nem posso crer que tenha que regressar à escola.
Pedi a rescisão para iniciar outra atividade privada e não no ensino. Portanto não sou velha não cheiro a mofo e não estou deprimida. Só quero o meu deferimento como qualquer trabalhador, a mais quando foi a minha entidade patronal a propô-la.
Será que se me for recusada rescisão posso reclamar, pois que fui obrigado a concorrer à mobilidade?…
Saudações a todos…
Uma vez mais este processo de (dita) ´Rescisão por mútuo acordo’ veio confirmar a total falta de Responsabilidade, de Incompetência e de Ética por parte do nosso Ministério de Educação, ou mais propriamente, daqueles que o ‘ministram’.
‘Alguém’ disse um dia que “iria implodir o ME, assim que lá chegasse…”
Parece, antes, que ‘implodiu mesmo, de vez, foi a Educação e o Ensino em Portugal!! Naturalmente, sou professor, tenho 30 anos de serviço e aderi, desde a ‘primeira hora, a este processo que me propuseram de ‘Rescisão’ – entre muitas outras razões, a primeira, por total ‘descrédito no nosso ‘Sistema de Ensino’ e por estar cansado de ‘andar a fazer figura de estúpido, no mínimo…
Desde novembro de 2013 (após ter submetido o meu pedido de rescisão) que comecei a preparar o meu futuro profissional (e claro, social, familiar, etc…).
Apesar de institucionalmente e ‘legalmente’ ter-me sido dito que até ao dia 31 de agosto de 2014 este processo estaria concluído, hoje dia 1 de setembro de 2015, não sei absolutamente nada do que me ‘espera o dia de amanhã’.
Sei que ‘arranjei uma pequena’ alternativa profissional (que me permitisse a ‘subsistência’, ou se quiserem, ‘sobrevivência’) – iria agora, iniciar essas funções -, mudei de casa, para me ‘adaptar’ às novas circunstâncias e realizei mais umas ‘quantas adaptações’ a esta nova realidade.
Caros colegas, levei 9 meses a preparar tudo isto!!!
E agora, de repente, sou confrontado com esta situação totalmente ‘inusitada’, de que, afinal, o ME não aceitou esta rescisão.
Corrijo, pior, eu ainda não sei absolutamente nada; vou andar ainda mais uns quantos dias ‘com o coração nas mãos’, brutalmente angustiado, mas prevendo, já (face aos ‘comentários’ que vou lendo por ‘aí’) que, também, o meu pedido será indeferido.
Por favor, caros colegas, esta ‘impunidade’ não pode continuar!!!
Solicitava a algum colega que tenha mais ‘informação’, que me indique se existirá alguma ‘base legal’ de processar esta ‘gente’!!!
Na certeza, de que se todos aqueles que ‘aderiram’ a este processo (com deferimento e/ou sem deferimento do mesmo) se juntarem e todos fizermos alguma coisa em ‘uníssono’ que isto não ficará, assim.
Esta ‘gente’ tem que ser ‘chamada à razão’ e mais do que isso, deverá ser, de uma vez por todas, responsabilizada pelos ‘danos’ que estão a causar a este país!!!
Por favor, comecemos, desde já, a propor estratégias que possam, muito para além de colocar alguma ‘justiça’ neste processo, ‘repor’ a dignidade a que temos direito!!!
E agora que começou um novo ano lectivo, como vai ser?
Aqueles que esperaram e se foram desligando, preparando já uma nova vida fora do sector público (leia-se escola) como vão fazer?
Com toda a revolta que vai dentro de nós? Como vamos pegar ao serviço (leia-se dar aulas)?
E nos “media” nem uma palavra das Federações (leia-se profissionais do protesto) para com toda esta situação que ninguém consegue entender.
Ficaram muito bem na fotografia, sim senhor.
E a colega Élia que continua nas escadas da AR, será que lhe foi concedida a rescisão?
Quem responde a quem? Quem esclarece quem? Quem mostra solidariedade a quem?
Tenham vergonha …
Eu também não tive até agora nenhuma resposta e estou totalmente de acordo com o colega diz.
Deviam haver listas publicas, ordenadas por grupos disciplinares e por antiguidade, das pessoas que pediram as rescisões. Também deviam ser ditos quais os critérios utilizados.. Aliás, devia estar tudo bem claro na legislação sobre o pedido de rescisões. Este ME é vergonhoso!!!!! Sinto uma revolta enorme, pois organizei a minha vida para sair da escola e o meu pedido foi indeferido. Pensei sempre que o objectivo era diminuir os quadros; assim as rescisões seriam aceites. UMA FANTOCHADA!
Diário Económico (3.9.14)
“Os 1.717 professores que até Junho pediram para sair do Estado e que ainda não receberam qualquer resposta do Governo, podem vir a ter a sua rescisão aprovada a partir da próxima semana”.
Será que é desta que alguns de nós vamos conseguir . . . Afinal há ESPERANÇA! Espero que aqueles de nós que queremos mesmo sair tenhamos essa oportunidade.
Eu sou um daqueles que estou, também, desesperadamente à espera de ‘sair’…
Parti do princípio que esta rescisão estava dada como adquirida e, sinceramente, se já estava desmotivado relativamente ao nosso ‘Sistema de Ensino/Educação’, não sei como irei ‘enfrentar’ este ‘penoso regresso às aulas’… E estão cerca de 6000 colegas, também, eles ‘desesperados’ para ‘entrar’… Tudo isto é, no mínimo, de loucos…
Alguém me sabe informar se os professor, cuja solicitação de rescisão foi indeferida, se foram notificados/informados pelo ministério. É que, quer eu, quer a escola à qual estou vinculado (QE) não recebemos, até à data (3 de setembro de 2014) qualquer informação dessa decisão.
Se puder interessar a ‘alguém’ como ‘referência/análise’, eu sou docente do grupo 620 (Educação Física), tenho 28 anos de serviço e estou no 8º Escalão.
A cláusula 2 já foi modificada pelo que já está de acordo com a portaria
Recebi ontem o meu contrato de rescisão e a
duvida é agora relativa à clausula 4 onde se lê:
” … a aceitação impede o trabalhador de constituir nova relação de vinculação, a titulo de emprego público ou outro, incluindo prestações direta e indireta do estado… ”
Relativamente à expressão ” ou outro” será que esta clausula me impede de me colectar nas finanças como trabalhador por conta própria, de declarar rendimentos que tenho ou poderei auferir , criar uma empresa própria ou de trabalho prestado a particulares que não tem qualquer relação com o estado?
Quem me pode esclarecer sobre isto?
Colega Wolf – pode ver os resultados de 54 deferimentos no blog rescisoes.blogs.sapo.pt
Eu, 25 anos carreira, 330, 7º escalão também continuo à espera..
Alguém sabe dizer se o programa de rescisões de docentes vai continuar nos próximos anos?
Alguém sabe dizer se o programa de rescisões vai continuar?