Professores de Português para São Tomé e Príncipe
“Professor / Formador de Português para Integrar a equipa do Projeto no ano letivo 2012/2013
Termos de referência
I. Contexto
O Projeto “Escola + / Educação para Todos” pretende promover o ensino da língua portuguesa através do reforço do ensino secundário em São Tomé e Príncipe.
Para atingir este objetivo, o projeto atua ao nível da adaptação e diversificação dos currículos escolares; disponibilização de manuais escolares adaptados à realidade do país; reforço das competências técnicas dos professores e melhoria das condições de trabalho; melhoria da capacidade de gestão e acompanhamento no sistema de ensino e melhoria das condições do parque escolar. Pretende-se com este projeto valorizar os recursos humanos locais, reforçando as suas capacidades e responsabilizando-os pelo sistema de ensino a implementar e promover todas as condições, meios e métodos necessários para a melhoria doprocesso de ensino-aprendizagem.
A estratégia promovida é a da criação de um modelo de ensino adaptado às necessidades e à realidade do país, implementado pelos próprios agentes de ensino Santomenses. A metodologia de reforço de capacidades destes agentes de ensino permitirá garantir a sustentabilidade técnica do modelo.
O projeto representará uma transição gradual de metodologia de intervenção por parte da Cooperação Portuguesa ao nível do ensino no país, apostando-se numa lógica de formação ecapacitação dos professores Santomenses em detrimento de uma lógica de lecionação direta.
Nesse sentido, o projeto apresenta como objetivo global:
– Contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de São Tomé e Príncipe, através do reforço das capacidades dos recursos humanos do país.
O objetivo específico é:
– Promover o ensino da língua portuguesa através do reforço do ensino secundário em São Tomé e Príncipe.
II. Funções
As funções a desempenhar serão:
– Lecionação ao nível do segundo ciclo do ensino secundário e cursos profissionalmente qualificantes; – Apoio aos delegados de disciplina e restantes ações de formação e capacitação de professores Santomenses; – Apoio à implementação da reforma curricular do ensino secundário; – Participação no plano anual de atividades extracurriculares.
III. Perfil O professor / formador a contratar deverá ter formação científica e pedagógica na área de Língua Portuguesa. Será dada preferência a candidatos com:
– Experiência profissional na área da docência;
– Estágio Pedagógico;
– Experiência na implementação de projetos de formação e capacitação;
– Experiência de trabalho em países em desenvolvimento;
Os candidatos devem ainda as seguintes características:
– Capacidade de diálogo, de comunicação e de concertação com as várias entidades envolvidas na implementação do Projeto;
– Capacidade de posicionamento crítico e de formulação de propostas que permitam atingir os objetivos estabelecidos numa ótica de sustentabilidade e demonstrem visão estratégica;
– Capacidade de adaptação às condições existentes no terreno.
III. Processo de seleção
Os candidatos interessados deverão enviar até ao dia 7 de setembro de 2012, CV e carta de motivação para:
Instituto Marquês de Valle Flôr R. de São Nicolau, nº 105 1100-548 Lisboa E-mail: dferreira@imvf.org
Este projeto é cofinanciado pela Cooperação Portuguesa e tem a duração de 48 meses(2009-2013).”
(Via)