O Ministério da Educação de Ciência, anunciou esta sexta-feira em comunicado que dos 51.209 candidatos sem vínculo à função pública que se candidataram ao concurso para contratação inicial e renovação de contrato ficaram colocados apenas 7600.
São menos 5147 do que o número de professores contratados no ano passado, quando entraram nas escolas, nesta fase, 12 747 docentes sem vínculo.
A mesma fonte indica que ficaram colocados 1.999 professores do quadro que tinham concorrido devido à ausência de componente lectiva nas respectivas escolas e 801 docentes, que foram a concurso para aproximação à residência.
“Permanecem sem colocação 1.872 DACL, que farão substituição de aposentações, docentes com baixa médica prolongada e licença de parentalidade. Poderão também desenvolver trabalho em Actividades Extracurriculares (AEC), apoio ao estudo ou coadjuvação em disciplinas estruturantes”, informa o gabinete de imprensa do ministério.
Segundo a nota distribuída, as escolas solicitaram a colocação de docentes para o preenchimento de 12.114 horários, dos quais 1.714 horários (completos e incompletos), ficaram por preencher.
“Tal como todos os anos”, indica o ME, estes horários “serão agora reavaliados pelas escolas para que os possam complementar nos casos necessários“, com horas que resultem de aposentações e doenças que entretanto ocorram.
Os horários daí resultantes serão colocados a concurso na reserva de recrutamento (as chamadas “bolsas”).
“Esta colocação realizar-se-á semanalmente durante o primeiro período escolar, tendo em vista o preenchimento destes horários e de outros que venham a ser solicitados“, conclui.
Apenas 4471 professores viram os seus contratos renovados, o que representa uma quebra de 43,5 por cento em relação ao ano anterior, quando renovaram 7915 professores.
_____________________________________
Devido à tardia publicação das listas ainda não consegui completar os quadros que tentava colocá-los hoje no blog.
Ainda me faltam demasiados dados e a cabeça a esta hora não está nada fresca. Vou ao longo do fim de semana completar o quadro mas se entretanto quiserem ajudar a completá-lo fica aqui o excel para isso.
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Arlindo,
Bom descanso. No que é possível serenar, depois de uns dias que nem a imaginação mais forte podia compor.
Se ao menos as aplicações da tutela funcionassem como este fórum.
Obrigado ao Arlindo e aos Colegas que fazem destas plataformas exemplos do que somos capazes de fazer.
43609…..é um número assustador!!!
http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/ensino/professores-43-609-ficam-fora-das-colocacoes
Muitas das colocações por Mobilidade Interna do 110 foram em Escolas TEIP. Por exemplo: Eugénio de Andrade e Manoel de Oliveira- Porto; Pedome- V.N. Famalicão; Taipas e Fermentões- Guimarães.
Os horários que estão e os que já estiveram a concurso para contratação de escola devem estar, deste modo, quase todos sem efeito.
Só deviam ter sido colocados a concurso após estas colocações.
Já começou a “limpeza” e a manipulação da verdade:
http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=75697
Arlindo! infelizmente não fui colocada como muitos. Fui ver a lista de ordenação e desci 3 lugares (aínda por cima). Esta profissõa deixa atualmente uma pessoa doida (não pelos miúdos) mas como são feitas as coisas, sobretudo se diminuíssem o nº de alunos por turma era capaz de se compor as coisas. O pior são os resultados no final,
mas ninguem se pronicia. Boa noite Arlindo, obrigado.
Bom dia, seria possível esclarecer-me se é legal, neste concurso, não me terem renovado o meu contrato e terem renovado o contrato a uma colega que na lista de graduação está 100 lugares depois de mim?