Alguns Subcritérios do Grupo 550

O que acho é que as escolas ainda não perceberam que de pouco lhes adiantará usar esses subscritérios caso o candidato pretendido esteja longe dos 5 primeiros.
Já disse que me vou rir do momento em que as escolas descobrirem isso. Até me consta que para situações desse género a DREC já anulou alguns concursos.

 

Sou um dos milhares de contratados que sofre nestes dias a angustia do resultado do sorteio, mas o nó no estômago é maior quando continuo a candidatar-me em concursos como o criado hoje pelo Instituto do Emprego, só que nos casos que vos envio em anexo, não colocam o nome da pessoa, mas muito perto disso.

Tenho a ideia, e posso estar errado, que escolher critérios como “Já ter lecionado no agrupamento” não seriam permitidos, se estiver certo e for merecedor de tal, divulguem nos vosso blogs, para que seja ainda mais público!

Ajudem-nos também a responder da melhor forma a este tipo de situações.

Nota: Estes casos que vos falo são todos do Grupo disciplinar 550. É possível que nessas mesmas escolas haja mais situações noutros grupos de recrutamento.

Grato pela atenção, PA

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/08/alguns-subcriterios-do-grupo-550/

31 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Claudia on 28 de Agosto de 2012 at 15:51
    • Responder

    Não é só no 550, é em todos os grupos. São critérios puramente absurdos!!

    • Sara on 28 de Agosto de 2012 at 16:02
    • Responder

    grupo 110
    Agrup Fermentões Guimarães
    Subcritérios:
    Expª Profissional no grupo 110 : 10
    Expª Profissional no Projeto TEIP de Fermentões: 25
    Expª Profissional em outros projetos TEIP:5
    Trabalho desenvolvido em escolas com alunos de etnia cigana: 5
    Trabalho desenvolvido em turmas com alunos NEE: 5

    • Sara on 28 de Agosto de 2012 at 16:06
    • Responder

    A maioria das TEIP são minas de cunhas. Com subcritérios destes quem nunca lá trabalhou nunca trabalhará!

    • FarinhaDoMesmoSaco on 28 de Agosto de 2012 at 16:13
    • Responder

    Acabar com este tipo de concursos é a solução!! Tudo para concurso nacional!!!

    • FarinhaDoMesmoSaco on 28 de Agosto de 2012 at 16:14
    • Responder

    Acabar com este tipo de concursos parece ser a melhor solução.

  1. Arlindo, não percebo porque é que não acha possivel e viavel estas ofertas irem para colegas com graduação baixa, pois tenho amigos que trabalham em TEiP’s e cujos diretores já disseram que vão chamar em tranches de 5 até encontrar o candidato que responda a 100% os critérios.

    1. Em Maio tem o lugar ocupado. 😀

        • cunha para TEIP on 28 de Agosto de 2012 at 18:51
        • Responder

        A escola de Perafita foi mais “sincera”. seleciona primeiro 5 candid e entrevista 3 que tenham os sub.critérios na totalidade. Isto vai se igual ao ano passado…

      • Sara on 28 de Agosto de 2012 at 17:01
      • Responder

      Então mas se 50% é a grad os que a têm baixa não preenchem 100% os critérios!!!

    • anonimocontratado on 28 de Agosto de 2012 at 17:13
    • Responder

    Arlindo, gostaria de saber se há penalização por rejeitar colocação em oferta de escola.
    Pode esclarecer-me, por favor?
    Obrigada desde já pelo seu excelente trabalho
    Cumprimentos

    • pai dos 74 on 28 de Agosto de 2012 at 17:14
    • Responder

    Acho pouco sério assumir-se, à piori, que todos os candidatos às TEIP estão longe dos “5 primeiros”. Se porventura não estiverem, há certamente subcritérios que fazem sentido. Não serão todos, é verdade. Mas existem grupos em que isso faz sentido. E o 550 é um deles. Nomeadamente, na diferença existente entre habilitação própria e habilitação própria mínima… Quem já vivenciou isso, sabe do que falo.

    De qualquer forma, não me parece sequer viável a possibilidade de irem excluindo candidatos só porque sim.
    Aguardemos… Cá estaremos para o denunciar.

      • Desempregado on 28 de Agosto de 2012 at 19:03
      • Responder

      “diferença existente entre habilitação própria e habilitação própria mínima…”

      será que tambem fazem distinção entre os colegas que tiveram de fazer uma profissionalização em serviço e os que foram fazer um Mestrado? Claro que sim … quem fez a prof em serviço teve de esperar 6 anos para ser chamado e no final faz-se a media entre a Licenciatura e a prof em serviço que poderia ser de 2 anos, quem fez um mestrado candidata-se somente com a nota desse curso de mestrado que em media geral são todos acima dos 16 valores. depois acontecem os milagres de colegas que com o mesmo mestrado podem dar 2º e 3º Ciclo sem nunca terem posto o “cú” numa sala de aula. Na profissionalizaç em serviço e nos estag tinhamos de ter uma turma do 3º e outra do secundário.

    • Rui Barroso on 28 de Agosto de 2012 at 17:18
    • Responder

    Primeiro são selecionados os 5 melhores graduados que concorreram e esses 5 vão responder aos subcritérios. Esses 5 docentes serão graduados com base nos subcritérios. O que obtiver a melhor graduação é o escolhido. Não podem passar para a tranche seguinte se um desses 5 for escolhido e aceitar. Por isso, o que diz o Arlindo, tem razão de ser. Será muito dificil existir alguém nos 5 melhores graduados que reuna aquelas condições (subcritérios). Mas, se reunir, concordo que esse docente fique com o horário por já conhecer o Agrupamento/comunidade e poder dar continuidade ao trabalho desenvolvido em anos anteriores. É uma situação que não agrada a todos mas será mais justo do que nos anos anteriores.

  2. Arlindo,

    Tens mesmo a certeza que os subcritérios manhosos que muitas TEIP continuam a definir não vão permitir que muitos colegas com graduação baixíssima (muitas vezes colegas que têm apenas um ano de serviço ou pouco mais) se mantenham nas escolas onde estiveram o ano passado? Já encontrei subcritérios tão directos como isto: “continuidade pedagógica – 50%”. Como é que se pode ultrapassar isto? Como é que se consegue garantir que a graduação profissional seja decisiva e preponderante nestes casos? Como é que se pode evitar que os directores vão sucessivamente eliminando tranches de 5 candidatos até chegarem ao nome pretendido? Que eu saiba nada na legislação o impede… mas se tiveres melhor informação agradeço a partilha pois continuo a considerar verdadeiramente escandaloso o que se está a passar, ano após ano, nas escolas TEIP.

    Abraço

    1. A publicação das listas irá mostrar a pouca vergonha desses diretores.

      1. Arlindo,

        Mas nós já sabemos que têm pouca vergonha. Creio é que eles não se interessam nada nem se preocupam nada com isso. A lei defende-os e permite todas as pouca vergonhas. O que muitos pretendem (há excepções felizmente) é continuar a poder reconduzir colegas sabendo que os têm completamente na mão e… prontos para toda a obra sem reclamarem (caso contrário para o ano o director muda os subcritérios e manda embora quem quiser). O que esta forma de concurso permite é isto mesmo: continuar a “domesticação” (sem ofensa) dos contratados…. Lamentável.

      2. Mas não evita que o escolhido entre. O ministério definiu x critérios obrigatórios com as respectivas %, mas as escolas como têm autonomia, trataram logo de arranjarem critérios à medida do escolhido. Resumindo as coisas continuam na mesma. é esta a autonomia que outros tantos diretores tanto querem. Infelizmente estou a ver que só saindo pelas fronteiras é que terei o meu trabalho valorizado. Mas se já têm a pessoa, não faz qualquer sentido colocarem o horário na aplicação. Isto é como os concursos das câmaras…antes de abrir o concurso x, já têm a pessoa. Mais valia nem abrir e assim deixavam de criar expectativas a quem desespera

          • Sara on 28 de Agosto de 2012 at 17:42

          e os do IEFP

        1. M,

          Estou completamente de acordo com o que escreves. Absolutamente certeiro. Isto é uma farsa completa. Mais valia então nem haver concurso e reconduzirem logo as pessoas. Seria mais transparente. Isto é uma fraude encapotada. E impossível de desmontar com argumentos legais. Repito: LAMENTÁVEL!

    • Prof on 28 de Agosto de 2012 at 17:22
    • Responder

    Na Escola Dr Azevedo Neves os mesmos critérios manhosos aparecem também para filosofia.

  3. O que o Rui Barroso esquece, ou desconhece, é que aqueles que já conhecem as TEIP entraram lá em 2009, em oferta de escola, após ter ficado quase deserto um concurso específico para as TEIP destinado EXCLUSIVAMENTE a professores do quadro, tendo sido IMPEDIDOS de concorrer, nesse concurso, milhares de contratados com muitos anos de serviço, que foram depois colocados noutros horários no concurso nacional a 31 de Agosto (muitos incompletos, outros sem possibilidade de renovação, etc). A partir daí, os colegas que ficaram em TEIP, e foram os últimos das listas de graduação, foram sempre beneficiando de critérios feitos à medida (e não estou a discutir a qualidade e mérito dos colegas, apenas a subversão do princípio, para mim sagrado, da melhor graduação=melhor colocação). A esmagadora maioria dos colegas colocados nas TEIP em 2009 tinham muito pouco tempo de serviço, e têm vindo a ser “recontratados” ano após ano, quando nas listas nacionais estão, em muitos casos, mais de mil lugares abaixo de outros colegas que por terem sido impedidos de concorrer em 2009, arriscam agora o desemprego, mesmo tendo graduação profissional MUITÍSSIMO superior. Isto é, na minha opinião, inaceitável. E é aqui que bate o ponto e nada mais.

    • João Matos on 28 de Agosto de 2012 at 18:37
    • Responder

    Em relação às TEIP para o grupo 550: tenho um Mestrado em TIC pelo Instituto Piaget e, portanto, apenas tenho habilitação própria para o grupo 550.
    Como devo concorrer? No presente ano letivo lecionei TIC – 9º ano – durante cerca de um mês, por motivo de substituição da colega de TIC.

    Sendo que devemos colocar o tempo de serviço antes e após a profissionalização, bem como a data de conclusão de curso, como devo preencher esses campos?

    • Joana Sousa on 28 de Agosto de 2012 at 21:13
    • Responder

    Vocês têm muita razão e vão rir-se imenso quando os diretores não conseguirem colocar quem quiserem. Mas quem ficar colocado numa escola TEIP a dar aulas a CEF’s e a PIEF’s não irá rir mas sim chorar. Se estas escolas são TEIP deviam era ter autonomia total para colocarem os professores que achassem ter perfil para este tipo de alunos. Nem todos os professores, com anos de experiência e grande graduação, têm perfil para este tipo de alunos. Todas as escolas podem reconduzir os seus professores. Estas escola, que realmente deviam beneficiar de autonomia, não o podem fazer.

      • Professora do Quadro de Escola TEIP (sem cunha) on 28 de Agosto de 2012 at 21:38
      • Responder

      Coleguinha…
      É realmente a tua falta de experiência que te faz falar assim…eheheh.
      O que sabes tu do que tantos colegas que há anos percorrem todo o país ( e ilhas) passaram a adapatar-se a todas as realidades, todos os meios, sempre sem amparo familiar (que tanta falta nos faz nesta profissão…)? Certamente és daquelas que tens grande cunha no executivo (por ser familiar de alguém conhecido, entre outras caraterísticas…lol) e que já não se pode gabar de ser preferida da escola – não sei como as escolas vão sobreviver sem a vossa lealdade, sim pq o perfil TEIP de que falas não se aplica ao trabalho com os alunos, mas sim às cusquices e favorezecos que vocês fazem! Sei do q falo, vivo essa realidade tds os dias e estou SATURADA de vocêsTEIPOLAS!
      Aprendam o que custa esperar pela vossa vez p trabalhar! A LISTA DE GRADUAÇÃO É LEI!

        • Paula Luís on 29 de Agosto de 2012 at 18:40
        • Responder

        Se te lamentas tanto da profissão, muda. Ninguém te obrigou a dar aulas e a percorrer o país. Foi uma escolha tua não te queixes. O teu comentário é lamentável. Estás a colocar todos no mesmo saco e os professores não se medem pela graduação. Aliás os que mais trabalham e melhor são os contratados. Quanto mais tempo de serviço têm, mais desmotivados e empenhados são.

          • Desempregado on 29 de Agosto de 2012 at 22:34

          É melhor mudares de trabalho pq pela tua ideia não tarda nada estás desmotivada…
          Não deves passar de mais uma menina que ficou colocada numa dessas escolas e que agora pensa que já lá pertence ( quase que pensas que és do quadro).
          Eu tb andei pelas Ilhas tens algum problema contra as pessoas das ilhas? Mas olha que eu tenho contra os das TEIP. A maior parte dos contratados que estão nessas escolas são pessoas que mal sairam das faculdade foram trab para essas escolas com cunhas. Eu, tive de ir para as Ilhas durante muitos anos e quando tentei ir para uma dessas escolas foi escolhida uma menina que tinha experiência no agrupamento (tinha trabalhado lá nas AEC) logo conhecia melhor do que eu esse agrupamentoque tinha estudado lá desde o 7º ano até ao 12º e que morava nessa área…Lamentável o estado a que o nosso país chegou…

    • eurico ferreira on 28 de Agosto de 2012 at 21:35
    • Responder

    Penso que as ofertas de escola deveriam acabar para os grupos de recrutamento que têm docentes em lista durante todo o ano lectivo, este ano lectivo já ouve ofertas de escola para o grupo 100, quando existe imensa gente à espera de ser colocada nesse mesmo agrupamento. Estou a pensar seriamente em me barricar numa instituição pública para chamar atenção de todos os Portugueses da falta de cidadania que prevaleceu e prevalece nas ofertas de escola. Outra das opções que temos é começarmos a escrever nos livros de reclamações dos agrupamento que lançam este tipo de critérios e expormos as situações em concreto quando estamos a ser prejudicados, talvez assim consigamos bloquear o sistema e o Ministério da Educação comece a colocar as pessoas segundo a sua graduação, as suas preferências e a prioridade em que se encontra, VAMOS TERMINAR COM AS OFERTAS DE ESCOLA PARA OS GRUPO DE RECRUTAMENTO ONDE NÃO HAJA NECESSIDADE…

    • Pipa on 29 de Agosto de 2012 at 0:19
    • Responder

    Ainda não percebi qual o vosso problema com as TEIP colegas. AInda não entenderam que este ano os lugares TEIP são para os professores de quadro?!
    Aliás as escolas ainda não deveriam divulgar listas nenhumas de ordenação, uma vez que grande parte dos colegas mais graduados vão ficar nas listas de 31 de Agosto e vão rejeitar as escolas TEIP, apesar de já terem ido à entrevista. Na minha opinião, o concurso de contratação de escola só deveria iniciar com os lugares sobrantes dos professores de quadro com horário zero.
    Mais uma coisa, se estão tão revoltados com os critérios das TEIP, porque não nos juntamos e boicotamos as renovações? Tenho cerca de 200 pessoas à frente e muito menos graduadas. Porque não viramos para aí o cavalo de batalha?
    Os lugares TEIP, este ano, são para os horários zero.

    • António on 29 de Agosto de 2012 at 10:30
    • Responder

    Bom dia!
    O Arlindo tem razão. Se um dos 5 candidatos com melhor graduação profissional pretender aceitar, nunca nenhum a seguir ao 6º o poderá fazer, mesmo que este obtenha 0 pontos nos subcritérios.
    Logo, mesmo que sobrem horários depois dos DACL, os subcritérios acabam por ser “para inglês ver”.
    Foi a forma de fazer a vontade aos sindicatos, dando o aspecto de que as escolas/agrupamentos teip e com contrato de autonomia podem selecionar os professores, como é afirmado nos contratos assinados com a tutela.
    Não selecionam ninguém, pois têm que seguir a lista graduada.

      • Desempregado on 29 de Agosto de 2012 at 10:52
      • Responder

      António o diretor é que escolhe… Se achar que nenhum desses 5 serve chama outros 5…
      Por isso não é bem assim.

    • Paula Luís on 29 de Agosto de 2012 at 18:37
    • Responder

    Concordo. As renovações são tão ou mais injustas que estas ofertas de escola.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: