Uma Boa Notícia

… que pode reduzir consideravelmente o número de docentes com ausência da componente letiva e/ou aumentar o número de contratações para 2014/2015.

Se o atraso no IACL e na MI se deverem à tentativa de se reduzir o número de docentes sem componente letiva já se começa a justificar esse atraso. Seria bom também que as rescisões viessem a tempo dessa distribuição de serviço para 2014/2015.

 

Professores a aguardar aposentação MEC aberto à proposta da FNE

 

A FNE reiterou hoje (05.08.2014) junto do Ministério da Educação e Ciência (MEC) a necessidade de que aos docentes que estão a aguardar aposentação não seja atribuída turma, de forma a garantir a estabilidade necessária ao desenvolvimento do próximo ano letivo e obteve da tutela orientações que vão no sentido de ver satisfeita esta proposta da FNE.

Recorde-se que no passado mês de julho, e no âmbito da preparação do próximo ano letivo, a FNE dirigiu ao Ministro da Educação um ofício onde solicitava que não fosse atribuída componente letiva aos docentes que aguardam despacho para o seu pedido de aposentação, tendo hoje obtido informações de que o MEC vai atender esta proposta.

A FNE enquadra neste conjunto de docentes algumas centenas que já desde 30 de junho de 2013 aguardam despacho para o seu pedido de aposentação – e que no quadro do acordo celebrado em 24 de junho de 2013 não tiveram turma atribuída durante o ano letivo de 2013/2014. Para além destes, para os quais a FNE considera que deve ser adotado o procedimento acordado no ano passado, há todos os outros que entretanto reuniram as condições para passarem à aposentação, e aqueles que, por sua iniciativa, manifestaram vontade para a antecipar.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/08/uma-boa-noticia-3/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Os professores do 1º ciclo que ainda conseguiram a reforma devem estar felizes pois escaparam à sina dos colegas que ficam até aos 66 anos. Um vergonha escondida por todos os sindicatos e silenciada e também pela classe (agora sim todos em pé de igualdade) com consequências que só serão visíveis a médio prazo com grande prejuízo para os docentes e em alguns casos alunos e beneficio para a política de roubar os mais fracos e prejudicar a escola pública.

    • Nina on 5 de Agosto de 2014 at 23:10
    • Responder

    Alguem me sabe dizer para quando as colocacoes da mobilidade estatutária?

    • fernando on 5 de Agosto de 2014 at 23:16
    • Responder

    és muito crente arlindo…

  2. E quem aguarda a rescisão?

    • Desesperado on 6 de Agosto de 2014 at 0:15
    • Responder

    Pois também seria bom que as rescisões tivessem a luz verde.
    Sempre seriam mais uns horários.
    Não percebo a demora das rescisões.
    Eu pedi no 1ºperíodo e continuo sem saber nada.

  3. Ó Arlindo, há 14 anos que tento descobrir boas notícias destas…mas o que está por trás destes atrasos são sempre mais desilusões e medidas economicistas que nos prejudicam a todos, inclusivamente, os próprios governantes 🙂

  4. o smile correto é este 🙁 para que não haja dúvidas.

    • Adelino on 6 de Agosto de 2014 at 10:43
    • Responder

    Igualdade, como quem diz …na idade para reforma e fim da monodocência.
    O 1º ciclo continua com 1500 minutos de componente letiva, em vez de 1100.
    Com 36 anos de serviço, penso que, para haver a tal igualdade, eu deveria ter 700 minutos (14 tempos). É coisa pouca, mais do dobro do trabalho letivo.
    Onde estão os sindicatos?? Conformaram-se com a igualdade na idade para reforma?
    Então, muito obrigado!!!

  5. Estamos mais do que acostumados a estas velhas “news” da F NE(E). NOTICIAS DA PAC, do atraso nos concursos, das ultrapassagens realizadas pelo recurso a concurso externo (que é ilegal e a F NE(E) sabe-o tão bem como o nosso inimputável ministro), nada de novo? Sobre terminar com a corrupção e compadrio entre sindicatos e partidos (neste saco meto todos em pé de igualdade), não há novidades? A F NE(E) é a minoria das minorias dos alegados representantes dos professores, como é que toma decisões em nome de uma classe inteira quando representa uma migalha do bolo???
    Já agora, como é que a Maria de Lurdes Rodrigues é culpada de contratar pessoal quando há recursos do estado para as funções contratadas e o Crato pode vincular professores em vagas em que há professores de quadro habilitados e em horário zero??? Não precisam comentar, já sei a resposta!

  6. Alguém me sabe dizer quando é o concurso para a mobilidade interna?

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading