Rever o Decreto-Lei que estabelece os grupos de recrutamento do pessoal docente

Está previsto no documento que o MECI vai apresentar aos sindicatos. Será que vai ser com esta revisão que é criado o GR 160?

Esta é a “cenoura” que o Ministério está a dar aos profissionais de Educação Física, mas traz um desafio logístico gigante para os Diretores. Criar um novo grupo de recrutamento no 1.º ciclo significa que os Agrupamentos vão ter de gerir mais horários, mais professores a circular entre escolas primárias e, acima de tudo, garantir que há instalações (pavilhões e balneários) para este novo figurino.

Se o OE2025 diz que é para avançar, a revisão do DL 27/2006 é o martelo que vai bater o prego. A dúvida agora é saber se haverá professores profissionalizados suficientes para preencher estas novas vagas de quadro que vão surgir, ou se vamos cair no Artigo X.º que analisámos antes: contratar pessoas apenas com a formação científica para “safar” as aulas de ginástica.

Mas já que vão mexer na coisa podia ser assim:

Código Provável Grupo de Recrutamento Público-Alvo / Nível Observações
100 Educadores de Infância Pré-Escolar Sem alteração prevista.
110 Professores do 1.º Ciclo 1.º Ciclo (Geral) Mantém a titularidade das turmas.
120 Inglês 1.º Ciclo Já consolidado na última revisão.
160 (Novo?) Educação Física 1.º Ciclo O novo grupo “estrela” da revisão de 2025/2026.
150 (Novo?) Educação Artística / Música 1.º Ciclo Uma possibilidade para fechar o ciclo das AEC.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2026/02/rever-o-decreto-lei-que-estabelece-os-grupos-de-recrutamento-do-pessoal-docente/

3 comentários

    • Unknown on 18 de Fevereiro de 2026 at 9:27
    • Responder

    Apesar de continuar a ser útil este blogue tende a ser uma caixa de ressonância dos Diretores.

    • Rui on 18 de Fevereiro de 2026 at 13:26
    • Responder

    Se é para mexer nas EXPRESSÕES do 1º ciclo:

    Expressão Física – 160
    Expressão Musical – 150
    Expressão Plástica – XXX
    Expressão Dramática – XXX

    … e não só pelo meio, ou por 1/4, ou uma qualquer outra parte, que a formação das crianças deve-se inteira, integral, …!

    já agora, a Expressão Dramática é a que implica mais áreas das Expressões (língua, comunicação, oralidade, movimento, estética, interação, tempo, ritmo, musicalidade, estética, …)

    Então, porque não começar por criar um grupo disciplinar para a Expressão Dramática?

    (declaração de interesses – sou do 250)

    • Obs on 19 de Fevereiro de 2026 at 23:15
    • Responder

    Terminar com as AECs e criar um grupo de docência, é justiça social.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading