Carta aos Professores e Diretores: Provas finais do 9.º do Ensino Básico em formato digital

Carta aos Professores e Diretores: Provas finais do 9.º do Ensino Básico em formato digital

Caro/a sr./a. Professor/a

Pela primeira vez, foram realizadas em todo o país provas finais do 9.º ano do Ensino Básico em formato digital. Este foi um passo muito importante para o sistema educativo e na preparação dos nossos alunos para um mundo cada vez mais digital. Este sucesso deve-se ao empenho e mobilização de todos os envolvidos, a começar pelos diretores e professores, pelo pessoal não docente, assim como dos serviços do Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI). Muito obrigado a todos.

De variadas formas, todos contribuíram para que se reunissem as condições necessárias para a realização das provas, bem como uma rápida resposta às dificuldades que surgiram durante a sua realização.

Atentos às condições dos Agrupamentos Escolares e das Escolas Não Agrupadas, desde o primeiro momento que os serviços do MECI acompanharam de perto as dificuldades e necessidades apontadas pelos Diretores para que as provas pudessem decorrer com normalidade e tranquilidade.

A avaliação externa da aprendizagem em contexto digital é parte fundamental do sistema educativo, sendo este um dos compromissos assumidos pelo MECI que vai definir uma Estratégia para o Digital na Educação, como consta do Programa do Governo.

 Neste compromisso, as escolas assumem um duplo papel: apoiar e preparar alunos e famílias a lidar com um mundo cada vez mais digital, desenvolvendo competências que serão cada vez mais relevantes para a sua empregabilidade; e discernir de que forma, e em que momentos, a tecnologia pode ser potenciadora das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças e jovens em condições de equidade.

Conto com todos neste caminho do digital!

Fernando Alexandre

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/06/carta-aos-professores-e-diretores-provas-finais-do-9-o-do-ensino-basico-em-formato-digital/

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Unknown on 27 de Junho de 2025 at 19:36
    • Responder

    Com um IAVE e um JNE irresponsáveis e incompetentes não vamos lá!

  1. Eu nem tenho sinal suficiente de Internet para dar aulas… É dizem que só se resolve daqui a um par de anos…

    • anonimo on 27 de Junho de 2025 at 20:35
    • Responder

    Vamos continuar com esta palhaçada. Cá eu, aos meus filhos vou dar nomes com letras a começar para cima da letra M, só por causa desta m*.

    • terias on 27 de Junho de 2025 at 21:01
    • Responder

    Manda uma carta para o minsiterio eles dizem que estao com falta de profs,
    mas depois recusam-se a dar datas, quando aprecem os concursos é a fugir 2 dias e hopppaaa que se faz tarde,
    muitos nem conseguem concorrer porque é rapido demais e estao distraidos na praia, descanso, merecido,
    deve ser apra ver se nao concorrem muitos….

    • Mainada2 on 27 de Junho de 2025 at 22:27
    • Responder

    Mas esta carta não diz nada de novo.
    Diz o que os professores sempre fizeram: cumprir as ordens do ministério da educação.
    Quem não quiser que procure outro trabalho. É claro!
    Ninguém é obrigado a estar à força.

  2. Propaganda? Narrativa? Markting? Lavagem cerebral? Intoxicação?
    Então agora nem no nosso email pessoal temos sossego!?

  3. Shô Ministro leia leis Michel Desmurget!
    Deixe-se de faz de conta e de paleio economicista. O mundo do trabalho espera é por jovens habituados a trabalhar, forçá-los a permanecer na escola depois do 9º ano, da forma que isto está, é habituá-los a facilitismo, indisciplina, preguiça e dependência digital. O saber não ocupa lugar, mas só para quem valoriza o saber. Se até o shô ministro valoriza o virtual por causa do emprego, estamos falados. Não deve é invadir os lacaios desta forma tão descarada de criar realidades alternativas!

    • Carnavais on 28 de Junho de 2025 at 8:08
    • Responder

    Os setores são mesmo complicados, para não dizer mal (in)formados!
    Se o ministro fala, é porque chateia, se não diz nada, é porque odeia os professores…
    Nunca estão satisfeitos com coisa nenhuma!
    Calem-se! que envergonham os verdadeiros docentes!

    1. E como verdadeiro docente tenho que comer e calar tudo?
      Como docente e mãe de aluno do 9° ano tenho a dizer que, o ministro tem tomado muito boas decisões mas quanto a esta (exames digitais) errou completamente. E errar é normal, é com esses erros que evoluímos. Agora, insistir no erro é que já é sinal de outras coisas menos positivas…
      E ao comer de barato e calar quando as coisas não estão bem, também não estamos a contribuir para que as coisas melhorem.

        • Mainada2 on 28 de Junho de 2025 at 16:15
        • Responder

        Você tem comido e tem calado, como os outros. Não venha com tretas.
        Você tem sido um servo.

          • Fim da servidão está na liberdade de pensar on 28 de Junho de 2025 at 18:07

          Servos somos, acéfalos, não!

      1. Concordo com esta mãe/professora. As coisas não correram bem, mas as escolas parece que nada reportam. Para quando uma petição para acabar com estas provas digitais?

    • Katia on 28 de Junho de 2025 at 14:47
    • Responder

    conclusão do ministro: para o ano que vem provas digitais outra vez para 9 ano

    • Solid on 28 de Junho de 2025 at 20:18
    • Responder

    Cuando se trata de fortalecer las relaciones empresariales, elegir los mejores regalos corporativos para clientes y socios es una estrategia que realmente marca la diferencia. No se trata solo de dar un presente cualquiera, sino de optar por detalles que reflejen aprecio genuino y que a la vez refuercen la imagen profesional de la empresa https://blog-es.appewa.com/ideas-de-regalos-corporativos/ .Una de las claves para lograr un impacto positivo con regalos corporativos es la personalización. Los artículos que llevan el nombre o el logo de la compañía, combinados con un diseño atractivo y funcional, logran mantenerse en la mente del destinatario mucho más tiempo. Esto no solo crea un recuerdo duradero, sino que también promueve una conexión emocional entre la marca y su público objetivo.

    • melimelo on 29 de Junho de 2025 at 19:22
    • Responder

    Este artigo aborda a transição para a realização digital das provas finais do 9º ano do ensino básico em Portugal, um passo fundamental para a modernização do sistema educacional. Como profissional que acompanha tendências tecnológicas, vejo que essa digitalização exige não apenas a adaptação dos professores e alunos, mas também o uso de plataformas confiáveis para facilitar o processo. Por exemplo, plataformas como https://extradebrazil.com/, que atuam no mercado de trading online, mostram como a tecnologia pode ser aliada importante na transformação digital, oferecendo soluções seguras e eficientes para diferentes tipos de usuários. A carta enfatiza a necessidade de apoio estruturado, e acredito que a integração de ferramentas tecnológicas adequadas será essencial para o sucesso dessa mudança, tanto na educação quanto em outras áreas digitais emergentes, como o trading.

    • João on 30 de Junho de 2025 at 11:11
    • Responder

    Testes feitos com auxilio da IA já são a normalidade.
    Hoje foi dia de exame de matemática – a quantidade de modelos de máquinas cheias de truques que aumentam de anao para ano, e a exigências da JNE/IAVE, que não se conseguem cumprir só dão vontade de rir.
    Acho muito bem que os exames sejam também feitos através do computador. É a cereja no topo do bolo de 50 anos de educação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: