No dia 18 de novembro é anunciado na imprensa que o governo se prepara para alterar as regras do calculo dos aumentos na Função Pública para poupar dinheiro e dar um aumento ridiculamente baixo aos seus trabalhadores. “Governo deverá aumentar função pública entre 0,3% e 0,4%. É uma opção mais barata para o Estado: os aumentos salariais ficarão assim entre 0,3% e 0,4% e não 1,6% que é a previsão de inflação do Governo para 2020. A notícia é avançada pelo Jornal de Negócios. O valor de 1,6% como referência para os aumentos salariais é um número considerado incomportável pela equipa do Ministério das Finanças.”
No dia de hoje, o mesmo governo que tenta tramar os seus funcionários enquanto “patrão”, vem defender que os trabalhadores do setor privado tenham aumentos de 2,7%, desafiando os parceiros sociais a assumir o objetivo de negociar aumentos acima da inflação e produtividade.
É caso para dizer: “Olha para aquilo que eu digo, não olhes para aquilo que eu faço.”
5 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E o mesmo se passa quando defende constantemente que estão a fazer tudo para evitar que as empresas abusem dos contratos a prazo quando eles contratam professores a prazo durante décadas, no meu caso são já duas e meia, mas há milhares em situação idêntica, em alguns casos até são mais anos…
Estamos assim tão bem a nível de contas publicas/produtividade/défice, e é esta migalha de aumentos que querem aplicar à função pública?
Senhores políticos, vão enganar outros…
Razão tem os ingleses em quererem sair desta U E., como todos os outros países que não quiseram pertencer a este estado de coisas.
Bruxelas manda e os pobres cumprem.
Não estou a ver o que é que uma coisa tem a ver com a outra?! Acho que fora da UE estaríamos bem pior… Bruxelas obriga a ter contas certas, o que acho muito bem. A forma como chegam às contas certas é que é diferente de país para país… se não fosse um certo PM que endividou o país de uma forma brutal estaríamos bem melhor, mas nunca fora da UE.
Vamos pedir um empréstimo à caixa geral de depósitos ou então temos um amigo (fraterno) que nos empresta. 😏