Apenas os Horários Anuais Podem Ser Pedidos Para a RR2

Não deixa de ser criticável que para a Reserva de Recrutamento 2 apenas possam ser pedidos os horários de duração anual e ainda não passem para a contratação de escola os horários inferiores a 8 horas.

O que quer dizer que muitos alunos vão iniciar o ano letivo 2017/2018 ainda sem professor.

Não se justifica esta opção.

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/09/apenas-os-horarios-anuais-podem-ser-pedidos-para-a-rr2/

52 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Qzp0km on 11 de Setembro de 2017 at 16:09
    • Responder

    A nota informativa da RR1 já dava a entender que isto ia acontecer…

      • Vitor Ribeiro on 11 de Setembro de 2017 at 18:39
      • Responder

      Não vejo nada na nota informativa da RR1 que leve a entender isso…ou eu é que não entendi. O Arlindo tem a certeza? Há muitas baixas para substituir, os alunos vão ficar com quase 2 semanas sem essas aulas.

        • Contribuinte Indignado on 11 de Setembro de 2017 at 21:21
        • Responder

        .
        Estás muito preocupado com os alunos. Cheira-me a Hipocrisia.

        O que realmente te interessa a ti e a muitos é ESBANJAR DINHEIRO PÚBLICO.

        Há muitas baixas…….ESTA ESTÁ MUITO BOA …..o que querias dizer é que HÁ MUITAS BAIXAS FRAUDULENTAS e que URGE FISCALIZAR.
        .

          • Vitor Ribeiro on 11 de Setembro de 2017 at 22:04

          Sim, estou preocupado com os alunos e comigo também, porque serei colocado com 2 ou mais semanas de atraso e vão-me exigir o cumprimento de metas e de programas como se tivesse sido colocado a 1 de setembro.
          Quanto às baixas, infelizmente já fiz duas substituições em horário temporário que acabou por durar todo o ano, uma devido a cancro e outra devido a parkinson, tudo devidamente comprovado em junta médica.
          Quanto às outras baixas eu desconheço, só falo daquilo que sei. Deveria fazer o mesmo e se tem conhecimento comprovado de baixas fraudulentas aconselho-o a denunciar as situações.

          • Observador Atento on 12 de Setembro de 2017 at 9:26

          Quer apostar que nas próximas semanas o país vai assistir a uma vaga de doentes no ensino em Portugal? E quer apostar que muitos deles serão precisamente os QZP’s que consideram ter sido ultrapassados na primeira lista e que foram para longe? Espere pelas RR que estão para vir e verá.

          • PQND on 11 de Setembro de 2017 at 23:42

          O Contribuinte Indignado em vez de escrever tanta atoarda devia era respeitar os professores portugueses, provavelmente a classe profissional que mais impostos paga neste país e que não têm direito a carros de serviço, nem telemóveis, nem seguros de saúde, nem viagens pagas, despesas de representação, entre outras alcavalas de que beneficiam muitos contribuintes desde país, para já não falar dos casos de corrupção e tráfico de influências que todos conhecemos. Era com isso que se devia indignar! Além disso, deve também dar muito crédito e valor aos professores por tudo aquilo que dedicam aos seus alunos, muitas vezes em prejuízo do seu tempo pessoal e familiar. Sem falar dos vencimentos miseráveis que auferem para o nível de formação e responsabilidade social que têm, bem como das más condições de trabalho, afastamento das famílias e custos com deslocações e estadias, precariedade e incerteza laboral, carreiras congeladas, horário de trabalho e sobrecarga de turmas, perda de direitos e regalias, erosão do seu estatuto social perpetrada por sucessivos governos, enfim, um mar de contrariedades que temos de enfrentar e, mesmo assim, seguir em frente e lutar por uma escola pública melhor. Haja respeito pelos professores!!! Seja um Contribuinte DIGNO e indigne-se com aquilo que merece mesmo indignação, tem muito por onde escolher!

          • PQND on 12 de Setembro de 2017 at 13:42

          O Contribuinte Indignado em vez de escrever tanta atoarda devia era respeitar os professores portugueses, provavelmente a classe profissional que mais impostos paga neste país e que não têm direito a carros de serviço, nem telemóveis, nem seguros de saúde, nem viagens pagas, despesas de representação, entre outras alcavalas de que beneficiam muitos contribuintes desde país, para já não falar dos casos de corrupção e tráfico de influências que todos conhecemos. Era com isso que se devia indignar! Além disso, deve também dar muito crédito e valor aos professores por tudo aquilo que dedicam aos seus alunos, muitas vezes em prejuízo do seu tempo pessoal e familiar. Sem falar dos vencimentos miseráveis que auferem para o nível de formação e responsabilidade social que têm, bem como das más condições de trabalho, afastamento das famílias e custos com deslocações e estadias, precariedade e incerteza laboral, carreiras congeladas, horário de trabalho e sobrecarga de turmas, perda de direitos e regalias, erosão do seu estatuto social perpetrada por sucessivos governos, enfim, um mar de contrariedades que temos de enfrentar e, mesmo assim, seguir em frente e lutar por uma escola pública melhor. Haja respeito pelos professores!!! Seja um Contribuinte DIGNO e indigne-se com aquilo que merece mesmo indignação, tem muito por onde escolher! E vá mas é trabalhar que é para isso que eu lhe pago! Tem razão numa coisa: o dinheiro dos contribuintes não é para esbanjar! E eu aposto que Vossa Senhoria é funcionário público, muito ressabiado com os professores. E até apostaria que lida todos os dias com professores, mas isto é só um palpite 🙂

        • Tiagototo on 12 de Setembro de 2017 at 0:18
        • Responder

        Pois a mim também me parece que a nota informativa diz precisamente o contrário. Que serão lançados temporários e anuais e que estes últimos serão considerados para a renovação e norma travão se forem completos.

    • Paula Fonseca on 11 de Setembro de 2017 at 16:15
    • Responder

    Em algumas das minhas intervenções públicas, eu aludi ao que denomino de “teoria do autocarro”, isto é: “Hoje são eles, amanhã será você!”. Apelei ao sentido de justiça de TODOS porque li comentários “horripilantes” relativos à luta de alguns professores de QZP face à ilegalidade e injustiças perpetradas quanto às listas de 25 de agosto da Mobilidade Interna. Talvez, agora, muitos docentes reflitam e percebam que, com este ME, uma “desgraça nunca vem só!!!” Ninguém está livre de serem mudadas as regras… no início, a meio ou no fim do jogo… Talvez, agora, muitos mais docentes sintam a angústia que outros sentiram… Talvez, agora, muitos, muitos, muitos mais vejam o caso das listas de 25 de agosto com outro olhar… mais coletivo. Esta luta por concursos JUSTOS não pode ser alguns professores de QZP. Esta ação pela equidade e justiça deveria ser de QA/QE; de QZP; Contratados e todos os que buscam “IGUALDADE”; “FRATERNIDADE” e “LIBERDADE”!!!!

      • raquel on 11 de Setembro de 2017 at 17:47
      • Responder

      O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Eu como contratada quero que saiam primeiro os bons horários que são os completos anuais, depois anuais incompletos e por fim os temporários, acho que é coisa bem diferente do que vi os meus colegas do quadro exigir, para eles o bom era que saíssem logo os horário incompletos para o apanharem um. Acho ridículo, vê-se logo que não gostam do que fazem.

        • PQND on 11 de Setembro de 2017 at 23:51
        • Responder

        Raquel, desculpe colega, mas está a confundir tudo e a ser injusta. Quando chegar a QZP aposto que muda de opinião. Eu explico-lhe DEVAGARINHO: se para TODOS os QZP só tivessem saído horários anuais e completos não haveria muito a criticar. O problema é que saíram na RR1 horários incompletos para QZP menos graduados, horários de escolas para onde tinham concorrido QZP’s mais graduados! Ora estes tiveram de sair da escola onde estavam e foram para lá QZP com menor graduação! Aqui é que está a injustiça!!! Ponto final! Percebeu agora?! Já agora, e como deve saber, todos os QZP acabam sempre a fazer 22 horas, nem que seja com apoios, coadjuvações, tutorias, etc. Em muitas situações é capaz de dar mais trabalho e chatices do que lecionar turmas!

    • Marmelo on 11 de Setembro de 2017 at 16:29
    • Responder

    Mais uma providência cautelar porque “não é costume” esta prática por parte do ME?
    Ultrapassagens entre contratados menos graduados da RR3 face a contratados da RR2! E dos da RR4 face aos da RR3, e dos da RR5 face aos da RR4… 😉

    • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 16:31
    • Responder

    Pois…será que ainda não perceberam o porquê desta situação? Eu percebi logo desde a primeira lista de colocações…quanto mais tarde forem feitas as colocações, mais uns milhões se poupam nos vencimentos dos professores contratados…isto já é recorrente em Portugal, por um lado concedem (para ficarem bem vistos), nomeadamente com a vinculação extraordinária e a contratação de mais funcionários (as quais já há muito que eram devidas e necessárias) e, por outro lado, para equilibrarem a balança do orçamento do MEC, poupam com medidas camufladas. E depois têm a lata de dizer que todos os horários pedidos pelas escolas foram colmatados, tentando remeter para as escolas a responsabilidade se existirem falhas na colocação de professores e os alunos iniciarem o ano letivo sem alguns professores.

    • ai on 11 de Setembro de 2017 at 16:34
    • Responder

    Eu concordo com a medida – maior graduação, ganha o concurso anual. os temporários ficam para depois.
    Boas práticas na oferta de escola:
    Licenciatura ou mestrado pós-bolonha em Psicologia e membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

      • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 17:01
      • Responder

      Eu concordo com a sua “lógica”, no entanto, o que se está a passar é que se trata de uma medida economicista desde a primeira lista, camuflada por essa lógica. Se as escolas carregassem atempadamente todos os horários das necessidades permanentes (anuais) essa lógica justa seria logo respeitada nas duas primeiras listas, pois é essa a lógica que os professores manifestam nas suas preferências (até porque, os professores mais graduados podem preferir um horário anual de por ex. 20 horas perto de casa a um horário anual completo a 200 km) Se as escolas não carregam os horários atempadamente, principalmente os anuais, sejam completos ou incompletos (o que acontece com recorrência), então os órgãos de gestão das mesmas deviam ser bastante penalizados. Se se procedesse desta forma, não haveria ultrapassagens e, como é óbvio, os horários temporários nunca iriam sair à frente dos anuais.

        • raquel on 11 de Setembro de 2017 at 17:31
        • Responder

        O método que estão a seguir pode não ser perfeito, há sempre o que melhorar e já se sabe que injustiças e azares sempre podem acontecer, mas está 100 vezes melhor que ano passado e outros anos.

          • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 17:46

          Eu próprio fui vítima no ano passado por ter visto alguém menos graduado do que eu entrar num horário anual, ainda por cima perto da minha residência, enquanto eu já estava colocado num horário temporário que saiu primeiro, o qual só durou um mês e meio…No entanto, reitero a minha posição, pois se as escolas carregassem atempadamente todos os horários anuais, mesmo que carreguem os temporários ao mesmo tempo, estas situações de ultrapassagem não se iriam repetir, até porque este ano a aplicação permitiu separar as preferências de “anuais” e “temporários”, ao contrário do que se passava anteriormente. Se houvesse uma fiscalização do MEC, efetiva e penalizadora para o incumprimento do carregamento atempado dos horários por parte das escolas, não seria necessário este faseamento de colocações (1-anuais completos, 2-anuais incompletos, 3-temporários completos e incompletos), e aí sim, seriam respeitadas as preferências dos professores na sua íntegra e as colocações seriam mais justas, obedecendo às prioridades e às graduações dos professores.

          • raquel on 11 de Setembro de 2017 at 17:56

          Sim, isso seria perfeito. Infelizmente sabemos que por vezes isso não é possível, pois há atrasos na constituição de turmas, cursos do profissional, vocacional por aprovar, contudo, na minha opinião, verifico que este ano há a preocupação de fazer sair primeiro com os melhores horários, as listas estão a sair com esse critério e isso já vai reduzir bastante certas injustiças.

          • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 18:15

          Colega, é precisamente isso que eu estava a dizer…não podem existir atrasos na constituição das turmas. As matrículas são em julho, há tempo suficiente para a constituição das turmas e quanto à aprovação dos cursos, se esta é da responsabilidade do MEC, terá também de ser feita atempadamente…Sabe, nós, os professores, muitas vezes temos de fazer uma “ginástica” enorme que nos permita cumprir os prazos, nomeadamente para cumprir o agendamento nas diversas fases de avaliação dos alunos e as avaliações são sempre cumpridas dentro do prazo estipulado…até mesmo quando estamos muito cansados e adoentados, chama-se a isto profissionalismo, em prol dos alunos, pois são eles o factor mais importante. É necessário exigir ao MEC que também seja responsável e que saiba gerir esta “máquina” denominada de “Sistema Educativo”, em prol dos alunos, dos professores e dos demais intervenientes.

          • raquel on 11 de Setembro de 2017 at 18:38

          O concurso de colocação de professores é uma máquina muito pesada, por mais que se afine, nunca irá trabalhar a todo o vapor. Reitero o que afirmei, há sempre coisas a melhorar, mas, este ano, noto da parte do ME, um esforço em amenizar certas injustiças que se agudizam quando saem listas onde se mistura tudo (anual, incompleto, temp)…estão a seguir um critério na publicação das listas que considero lógico.
          Bem, vou terminar a minha escrita por aqui.
          Bom ano para si colega!

          • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 18:59

          Colega, sou contratado e neste momento ainda estou desempregado…ando nisto desde 1996…não posso considerar lógica esta “lógica”, quando vejo os dias a passar e com uma renda e despesas de casa para pagar…não posso considerar lógico um professor ficar a 200 Km de casa, quando o estado não subsidia nem as deslocações nem os alojamentos dos professores, por não terem podido ficar em horários incompletos perto de casa que seriam da sua preferência, pois essas despesas saem do bolso de cada um e há filhos e conjugues desempregados para alimentar e rendas de casa para pagar…não posso considerar lógico verificar que muitos alunos vão estar sem professores desde o início do ano letivo. A minha perspetiva de lógica vai muito para além dos meus interesses pessoais e compreendo perfeitamente a indignação dos professores da MI, bem como os pais dos alunos que vão ter os seus filhos sem professores. Bom sorte e bom ano para si e para todos os outros professores, contratados e do quadro.

          • raquel on 11 de Setembro de 2017 at 20:08

          Pois, tudo deveria ser preparado com tempo de forma acautelar todas essas situações, quando a isso estamos de acordo.
          Boa sorte!

          • PQND on 11 de Setembro de 2017 at 23:55

          Eu explico DEVAGARINHO: se para TODOS os QZP só tivessem saído horários anuais e completos não haveria muito a criticar. O problema é que saíram na RR1 horários incompletos para QZP menos graduados, horários de escolas para onde tinham concorrido QZP’s mais graduados! Ora estes tiveram de sair da escola onde estavam e foram para lá QZP com menor graduação! Aqui é que está a injustiça!!! Ponto final! E os horários já tinham sido declarados pelas escolas, não são horários pedidos depois de 25 de Agosto! Isto é INACEITÁVEL!

          • raquel on 12 de Setembro de 2017 at 11:57

          Bom dia PQND! Os colegas Qzp’s colocados na RR1 deveriam ter acedido, respeitando a ordenação, em primeiro lugar, aos melhores horários que são os completos, respeitando as suas preferências (pese embora já tenhamos percebido que vocês não almejam como prioritário essa condição) e só após se esgotarem os completos, se justificaria uma eventual atribuição em horário incompleto. No meu entender, ainda havia condições para se lançarem listas de RR1 só com anuais. É o que eu digo, a máquina tem ainda de ser afinada! Melhorou em relação aos outros anos, mas ficou aquém! Esses, sim, poderiam ter motivo para apresentar Recurso.
          Quanto aos colocados na lista do dia 25 de agosto penso que foram entregues os melhores horários (completos) declarados pelas escolas até à data definida pela tutela e foram distribuídos pelas candidatos com melhor ordenação. Não vejo problema algum.
          Bom ano letivo!

          • raquel on 12 de Setembro de 2017 at 12:06

          Quando referi que havia condições para uma RR1 só com horários anuais, obviamente, que o que queria dizer era com horários completos.

          • PQND on 12 de Setembro de 2017 at 13:40

          Volto a explicar ainda mais DEVAGARINHO: se TODOS os QZP’s fossem colocados APENAS em horários completos, até poderia estar de acordo com a sua argumentação. Como não foram (creio que sabe disso) toda a sua argumentação cai pela base, pois os menos graduados ficaram mais perto de casa que os mais graduados. Percebe ao menos esta questão da proximidade geográfica ou acha que isso não tem qualquer importância? Certamente que não foi afetada, caso contrário não teria uma visão tão asséptica sobre esta questão!

          • raquel on 12 de Setembro de 2017 at 15:13

          Caro colega, tento ser imparcial. Expus o que penso, procurando ser fiel aos meus princípios e sem olhar a interesses pessoais.
          Bom ano!

          • MVPC on 11 de Setembro de 2017 at 20:52

          Eu sei de fonte segura que alguns horários completos e incompletos pedidos pelas escolas foram cancelados pela tutela pedindo a justificação dos mesmos. A justificação foi dada sendo que esses horários só deverão sair na RR2 ou eventualmente na RR3.

          • PROFET on 11 de Setembro de 2017 at 21:19

          Pois, mais uma manha economicista. Sei perfeitamente que muitas escolas carregam os horários atempadamente, mas também sei que outras não o fazem. Devia de existir um mecanismo de fiscalização independente que verificasse as situações de incumprimento das escolas mas também da tutela, para que todos os horários das necessidades permanentes estivessem pedidos e aprovados antes do início do ano letivo e, se possível, que estivessem todos disponíveis na primeira lista, até dia 31 de agosto. Só assim poderíamos considerar o concurso justo, transparente e idóneo. Tantas leis, tantas leis…e no fundo por vezes nem sequer são cumpridas pela própria tutela, agravado pelo facto de mudarem os procedimentos a meio dos concursos, fazendo com que as coisas não resultem, nem para os professores nem para os alunos. Não critico as tutelas pelas sua cor política, para mim o que importa é tentar alcançar um sistema mais justo, transparente e idóneo.

    • Zaratrusta on 11 de Setembro de 2017 at 17:44
    • Responder

    E o que é que os diretores fizeram em relação a esta decisão? Nada, como sempre, acataram as ordens dos “deuses”, sem se preocuparem minimamente com os milhares de alunos que vão ficar sem professor em várias disciplinas, muitas delas com exame este ano.

      • Contribuinte Indignado on 11 de Setembro de 2017 at 21:10
      • Responder

      .
      é pá estás muito preocupadinho com os alunos….

      que pena eu tenho de ti…..

      Vai catar piolhos para áfrica.
      .

    • Zaratrusta on 11 de Setembro de 2017 at 18:06
    • Responder

    Arlindo, aparentemente não concorda com esta decisão, mas, como diretor, o que fez? Só por curiosidade.

      • Contribuinte Indignado on 11 de Setembro de 2017 at 21:13
      • Responder

      .
      Um diretor deve defender o Interesse Público e o Erário Publico….não deve olhar para os Interesses dos Assaltantes dos Cofres Públicos como o são muitos dos pseudo-professores (QZPês) que por aqui abundam.

      O DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES não é para ESBANJAR.
      .

        • PQND on 12 de Setembro de 2017 at 0:00
        • Responder

        O Contribuinte Indignado em vez de escrever tanta atoarda devia era respeitar os professores portugueses, provavelmente a classe profissional que mais impostos paga neste país e que não têm direito a carros de serviço, nem telemóveis, nem seguros de saúde, nem viagens pagas, despesas de representação, entre outras alcavalas de que beneficiam muitos contribuintes desde país, para já não falar dos casos de corrupção e tráfico de influências que todos conhecemos. Era com isso que se devia indignar! Além disso, deve também dar muito crédito e valor aos professores por tudo aquilo que dedicam aos seus alunos, muitas vezes em prejuízo do seu tempo pessoal e familiar. Sem falar dos vencimentos miseráveis que auferem para o nível de formação e responsabilidade social que têm, bem como das más condições de trabalho, afastamento das famílias e custos com deslocações e estadias, precariedade e incerteza laboral, carreiras congeladas, horário de trabalho e sobrecarga de turmas, perda de direitos e regalias, erosão do seu estatuto social perpetrada por sucessivos governos, enfim, um mar de contrariedades que temos de enfrentar e, mesmo assim, seguir em frente e lutar por uma escola pública melhor. Haja respeito pelos professores!!! Seja um Contribuinte DIGNO e indigne-se com aquilo que merece mesmo indignação, tem muito por onde escolher! E vá mas é trabalhar que é para isso que eu lhe pago! Tem razão numa coisa: o dinheiro dos contribuintes não é para esbanjar! E eu aposto que Vossa Senhoria é funcionário público, muito ressabiado com os professores. E até apostaria que lida todos os dias com professores, mas isto é só um palpite!

    1. Fiz este artigo e critiquei a opção do ME. Julgo que ajudou para que o ME entendesse que tinha de abrir a aplicação para os horários temporários, o que acabou por acontecer hoje.

    • Leonor on 11 de Setembro de 2017 at 18:52
    • Responder

    Isso só prova que o esteve mal foi a rr1. Então mandaram horários incompletos para a rr1 porquê? Já sabiam que estes seriam ocupados por qzps.

      • Contribuinte Indignado on 11 de Setembro de 2017 at 21:16
      • Responder

      .
      se mandaram Horários Incompletos não deviam mandar.

      è Urgente verificar esse procedimento

      PROFESSORES DO QUADRO (QA E QZP) SÓ EM HORÁRIOS COMPLETOS.

      PROFESSORES DO QUADRO SEM HORÁRIO COMPLETO devem ser remetidos para o QUADRO DE DISPONÍVEIS (e a seguir despedimento).

      Horários Incompletos só para CONTRATADOS porque correspondem a necessidades pontuais do sistema.
      .

    • Orquidea Selvagem on 11 de Setembro de 2017 at 18:59
    • Responder

    Embora não tenha a ver com o post, tenho uma dúvida. Fui colocada em MPD e infelizmente não vou ter componente letiva. Alguém me pode informar quantas horas é que tenho que cumprir semanalmente? Obrigada

      • Cristina on 11 de Setembro de 2017 at 20:43
      • Responder

      Não existindo componente letiva o horário de um professor são 35 horas semanais.

        • Orquidea Selvagem on 11 de Setembro de 2017 at 21:15
        • Responder

        obrigada

    • Tiagototo on 11 de Setembro de 2017 at 22:11
    • Responder

    Então publicam as primeiras listas a 26 de agosto para agora iniciarems aulas sem alguns professores? Com horários temporários alguns desde 1 de setembro????
    Vá se lá entender isto. ¿??????Os alunos que espereem.

      • Pedro Baltazar on 11 de Setembro de 2017 at 23:52
      • Responder

      É só gente entendida. Ó inteligência, ainda não percebeste que há horas que são libertadas pelo tipo de colocado na lista anterior, devido a reduções disto e daquilo. Tratasse de um processo dinâmico, as coisas estão encadeadas. Se em vez da lista ter sido publicada a 25/08, fosse a 06/09, a rr1 teria sido a 18/09. Aí é que não tinhas ninguém nas escolas.
      E as criancinhas das aulas dos professores faltosos dos temporários, estão lá os amigos qzp’s da rr1, colocados com horário incompleto para darem o apoios enquanto outro não vem.

        • Tiagototo on 12 de Setembro de 2017 at 0:13
        • Responder

        Parece é que de facto não percebes nada disto.

    • Contraestavigarice on 11 de Setembro de 2017 at 22:39
    • Responder

    Houve turmas aprovadas pelo ME no dia 30 de Agosto! Qual foi a pressa de lançar as listas a 25 de agosto?

    Quiseram fazer um bonito e lixaram a vida a milhares de professores. No entanto beneficiaram mais uns milhares.

    É o dividir para reinar.

    Os políticos são uns irresponsáveis e uns vigaristas, está-lhes no sangue…

    • Nuno Meia-Onça on 12 de Setembro de 2017 at 9:33
    • Responder

    Tenho ouvido tanto “barulho” por causa das ultrapassagens entre os QZP mas nada se ouve sobre os horários disponibilizados para os contratados nas RR. Muitos destes horários são lançados como incompletos e são imediatamente completados no momento da apresentação do candidato. Esta situação lesa quem está melhor colocado na lista de contratação, uma vez que estes candidatos, tendencialmente concorrem apenas a horários completos. Ou seja, há muitos horários completos ocultos, que não são disponibilizados a todos os candidatos. Ainda na RR2 há dezenas de horários de 19 e 20 horas que, na maioria dos casos estão a ser completados. Ainda para mais, as escolas não são obrigadas a justificar, de forma fundamentada, a razão dos aditamentos.A perpetuação desta situação força a que todos os contratados concorram, ad eternum, a horários incompletos na esperança de lhes calhar em brinde um completo e para não terem o seu universo de candidatura muito reduzido.

      • Marmelo on 12 de Setembro de 2017 at 12:33
      • Responder

      Leia a nota informativa da RR1. Este ano os aditamentos apenas podem ocorrer após a saída da RR2 (e sem retroação a 1 de setembro, obviamente). Também não podem exceder as 7 horas por aditamento.

        • Nuno Meia-Onça on 12 de Setembro de 2017 at 12:52
        • Responder

        Eu li caro Marmelo, isso não deixa de transformar um horário de 18 ou até 16h num horário completo para todo ano, que se tivesse sido lançado assim caberia a outra pessoa, pois não? Só não releva para vinculação

          • Vitor Ribeiro on 12 de Setembro de 2017 at 14:49

          Em 2 anos letivos fiquei colocado com 18h e não completaram o horário. Isto é sempre um jogo de sorte e azar.

          • MVPC on 12 de Setembro de 2017 at 16:24

          Já fiquei colocado por 2 vezes com 21h e nunca me completaram.

      • petter on 12 de Setembro de 2017 at 16:10
      • Responder

      Os colegas que não aceitem colocações também deviam ser penalizados no Continente. Identifiquei pelo menos 3/4 colegas que foram colocadas na RR1, e já tinham obtido colocação na RAA. Foram outros 3/4 colegas que ficaram penalizados uma semana…

    • Paula Fonseca on 12 de Setembro de 2017 at 17:15
    • Responder

    Se todos os PROFESSORES (independentemente da sua situação específica) pugnassem por um CONCURSO JUSTO, talvez os comentários fossem de um calibre distinto e… quiçá distintivo!!! É tão lamentável o que, por vezes, leio por aqui e por ali… Já encontrei muita gente sem escrúpulos em muitas áreas profissionais, mas não imaginava que, entre os educadores, houvesse tanta gente “sem classe/elegância linguística, gente imoral, a raiar a indelicadeza, gente ignorante (sem conhecer a Constituição Portuguesa e os direitos dos cidadãos). Alguns comentários são grosseiros; outros insípidos; outros invejosos; outros maldosos; outros infundados e outros mentirosos…. Como podem estes mesmos colegas reclamar dos discentes dos cursos profissionais e/ou vocacionais? Encontrei mais humanidade entre os alunos do que vejo em alguns colegas que, supostamente, são pagos para os ajudar a.. formar…
    Findo as minhas intervenções, nesta página e noutras. Quero manter a minha sanidade e será como “tomar serotonina” não voltar a ler tanta coisa má/cruel e, muitas vezes, sem qualquer correção linguística e num estilo preverso. Sem outro assunto, cordialmente, Paula Fonseca.
    Peço que me perdoe, estimado Arlindo, mas irei desistir de participar no seu “blogue”. Sou grata, todavia, por todo o seu investimento na publicação de dados muito relevantes para TODOS!

      • Ivone on 13 de Setembro de 2017 at 19:11
      • Responder

      A questão desde logo é o que se considera “concurso justo” , que não significa de certeza o mesmo para todos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading