Sou professora contratada… e feliz!

Durante muitos anos a felicidade de ser professor bastou a muitos. Cada vez há menos professores felizes…

Sou professora contratada… e feliz!

Passei a tentar ver o lado positivo desta minha vida itinerante. Ando sempre com “a casa às costas”, é um facto, mas aprendi, com isso, que não necessito de uma casa “cheia de muito”. Tornei-me mais minimalista, mais simples, logo, mais livre.

Terminou, no passado dia 31 de Julho, o concurso de professores para Contratação Inicial e Reserva de Recrutamento. Para quem não está inserido nestas lides dos concursos, este nome pomposo pouco lhe dirá. Passo a explicar: trata-se do concurso que irá ditar a sorte de muitos e muitos professores que ainda são contratados, não pertencendo, ainda, a nenhum quadro de zona pedagógica nem a nenhum quadro de agrupamento. Assim, e depois de aferidas as necessidades restantes nas escolas, serão colocados alguns professores na contratação inicial no início do ano ou, ao longo do ano, na Reserva de Recrutamento. Quer isto dizer que, neste momento, existem muitos professores (licenciados e, a maior parte, com vários anos de serviço) que ainda não sabem qual será a escola e cidade para eles reservadas em Setembro ou, sequer, se terão alguma escola onde leccionar. Eu faço parte dessa “categoria” de professores contratados e com futuro incerto.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/08/sou-professora-contratada-e-feliz/

69 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Do Contra on 4 de Agosto de 2017 at 11:17
    • Responder

    Tadinhos…

    • Ricardo on 4 de Agosto de 2017 at 12:34
    • Responder

    .
    RESIGNAÇÃO

    Da leitura deste TRISTE texto retive as seguintes expressões:

    “O professor contratado é aquele que, como se diz popularmente, “anda sempre com a casa às costas”. É aquele que percorre quilómetros (muitas vezes às centenas) para poder trabalhar. É aquele que luta para ter tempo para a família porque, para além do muito tempo que a profissão lhe rouba, ainda tem de roubar tempo para as intermináveis viagens. É aquele do futuro incerto.”

    “…aprendi a ser menos exigente no que às “condições ideais” de trabalho diz respeito, aprendi a ser menos exigente com a vida em geral e, provavelmente por isso, ACEITO O QUE A VIDA ME DÁ.”

    A tudo isto convém dizer que um Professor Contratado tem um Ordenado Ilíquido de cerca de 1.300 Euros, ou seja, aproximadamente 1.000 Euros Líquidos (já com subsidio de alimentação). Tem que pagar um quarto ou uma casa para viver e tem que percorrer quilómetros para ver a família.

    Há gente com formação superior em situações piores? Claro que há. Portugal não consegue absorver o número de jovens com Formação Superior (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento) porque não gera Empregos Qualificados.
    Há muitos Jovens Formados com empregos em Call Center, em Caixas de Hipermercados, empregados de balcão…. a ganharem o salário mínimo (557 Euros)…600 Euros, 700 Euros…etc. Há ainda muitos outros Jovens Licenciados Desempregados.

    Os atuais Indicadores dizem-nos que o DESEMPREGO ESTÁ A DIMINUIR. Face a isto importa ver que tipo de emprego está a ser criado. Fácil é concluir que o emprego que está a ser gerado em Portugal é um EMPREGO DESQUALIFICADO e que está relacionado com o aumento do turismo, ou seja, é emprego na hotelaria (andar de bandeja a servir os turistas) e nos serviços ligados ao turismo – fazer camas, limpezas, empregados de balcão em lojas…..

    É nesta VERGONHA DE PAÍS que vivemos, mas a RESIGNAÇÃO NÃO É SOLUÇÃO.
    .

      • Elisabete Mateus on 4 de Agosto de 2017 at 15:57
      • Responder

      Não conheço a colega mas não me parece que este texto transpareça resignação.Para mim o que ficou claro, principalmente com comentários como o seu é que para se SER professor não basta parecer…É ESSENCIALMENTE necessário SENTIR e GOSTAR de SER professor!!É pena que esta seja cada vez menos a regra do que encontramos nas nossas escolas!!!


      1. Elisabete, trabalhas para quê? Será para aquecer? És rica e não precisas de um ordenado?

        Porque não fazes voluntariado?


      2. comentário pateta, elisabete.

    • José Ramos on 4 de Agosto de 2017 at 12:46
    • Responder

    .
    A Carreira Docente actualmente não é minimamente atractiva.

    Penso que a maioria dos professores que andam como “contratados” e até muitos que já são “QZPês” ainda não reflectiram no EMBUSTE que é a chamada “Carreira Docente”. Muitos destes “jovens” tem 30 e 40 anos de idade e andam nesta TRISTE SITUAÇÃO na esperança vã de um dia atingirem o TOPO de uma carreira que já não existe. É a estória do Burro e a Cenoura.

      • Lady Gága on 4 de Agosto de 2017 at 14:19
      • Responder

      .
      Os jovens licenciados da geração de 70-80 foram os últimos portugueses com emprego garantido nas suas áreas de estudo.

      Os Jovens Docentes e todos aqueles que se encontram a frequentar Cursos direcionados para o Ensino vão mesmo ter que EMIGRAR (ou, em alternativa, resta-lhes os “Call Center” e as “caixas” dos Hipermercados). A muitos destes Jovens (os mais velhos) ainda lhes será proporcionado um “contrato” com umas horitas para se irem iludindo com um futuro que lhes vai escapando.

      Os mais velhos e que se encontram no Sistema vão ter que aguentar. Em 2016 a idade legal de Aposentação é de 66 anos e 2 meses; em 2017, será de 66 anos e 3 meses….e assim sucessivamente. É parecido com o “Burro e a Cenoura”.

      Pedro Passos Coelho foi honesto quando disse aos Jovens Professores “EMIGREM”.

      O grunho que conduz a GERINGONÇA com o apoio do Bloco de Esquerda e do PCP vai iludindo o Jovens e os menos jovens com palavras e promessas. Toda esta peça teatral tem o apoio da FENPROF e da FNE.

      Perante este Cenário os pedidos de “aposentação” circunscrevem-se apenas aqueles e aquelas que atingem a idade legal de reforma.

      As aposentações antecipadas são altamente penalizadas (0,5% por cada mês – i.e. 6% por cada ano – que falte para a idade legal de reforma ao qual acresce o Fator de Sustentabilidade que neste momento (2016) é de 13,34%.

      Vejamos um caso de um Docente que pretenda aposentar-se (agora em 2016) e que possua 55 anos e 2 meses de idade. Este professor irá sofrer um corte de 60% (10 anos X 6%) + Fator de Sustentabilidade de 13,34%. Ou seja, sofre um corte que ronda os 73,34% do seu salário. Significa isto, ficar com uma aposentação que ronda os 30% do seu rendimento atual. È uma VERGONHA. Para ser assim, é preferível dizer que as Aposentações Antecipadas estão “congeladas”.

      Não iludam as pessoas.

      Com a GERINGONÇA NÃO ACABOU A AUSTERIDADE…agora chamam-lhe CATIVAÇÕES…..

      Com a GERINGONÇA está tudo “numa BOA”… EMIGREM para bem longe…os velhinhos encarregam-se de dar aulas até caírem para o lado….
      .


    1. eu tenho praticamente 50 anos e ainda ando a contratos

    • SapinhoVerde on 4 de Agosto de 2017 at 13:18
    • Responder

    A colega é feliz, porque certamente gosta do que faz, de ser professora, de leccionar. Mas na actualidade, cada vez menos um docente “ensina” para cada vez mais ter papeis borucráticos, que aliás entram na componente não lectiva. Eu praticamente à 20 anos que comecei a lecionar (estive alguns anos a acolher estagiários na empresa onde trabalhava, e acho que fui “contaminado”) e nestes últimos anos tenho vindo a assistir a um descambar da classe docente, que sem classe fazem coisas … (escuso-me a exprimir os meus sentimentos).
    Mas os sucessivos ministros são acima de tudo os culpados:

    –quem não se lembra de uma tal ministra afirmar “perdi os professores mas ganhei a opinião pública”?
    — E a reserva de recrutamento 1 2013/2014 ter saído a 12/09/2013 (E façam as contas que para a “Norma Travão” 2013/2014 também conta – E LEIAM o DL132/2012, depois PENSEM …) ?
    — Os congelamentos das carreias?
    — A divisão entre profs titulares e não titulares?

    O meu maior defeito é que sou um professor “arqueólogo”, sempre à procura de “tesourinhos deprimentes”.

      • Guna on 4 de Agosto de 2017 at 14:04
      • Responder

      .
      Muitos dos SEM ABRIGO também são felizes porque “ACEITAM O QUE A VIDA LHES DÁ.”

      São é uns TRISTES….

      Diga-se que muitas das professorinhas também não merecem mais do que uma vida reles tipo artistas circenses…

      Este é o País dos palhaços.
      .

        • Elisabete Mateus on 4 de Agosto de 2017 at 16:01
        • Responder

        Um país onde você é o palhaço rico ou o palhaço pobre?
        Há cada cromo!!!

          • Orquidea Selvagem on 4 de Agosto de 2017 at 16:09

          Guna, que triste que é. Você é deprimente e deve ser realmente um palhaço, mas reles.

          • Guna on 4 de Agosto de 2017 at 16:14

          ó orquídea RELES não me confundas contigo…

          uma SETORINHA Triste deves ser TU

          mas és feliz assim…..é o que importa…..

          • Orquidea Selvagem on 5 de Agosto de 2017 at 14:00

          não sou triste, seu ordinário, sou reta e pago os meus impostos. Setorinha é a sua mãe

          • Guna on 5 de Agosto de 2017 at 15:30

          ++
          +++++++++
          ++

          “ordinário” é o corno do teu pai e “reles” é a puta da tua mãe

          Ninguém te pediu para comentares o meu comentário MEU GRANDE ABORTO

          ++
          +++++++++
          ++


      1. Exacto. Uma professora de português que cita o grande poeta David Fonseca… A sra. Professora não alinha em pieguices. Deve ser uma indefectível do Passos Coelho. Aprendeu nestes anos de transumância docente a ver tudo com atitude positiva, desde a precariedade laboral até à bandalheira educativa. Lindo. O que conta é o “gosto de ensinar”. Só um esclarecimento, cara colega. Para terminar. Não é inevitável cessar o seu amado modo de vida e entrar numa existência cinzenta nos quadros: basta-lhe não ser opositora dos concursos ordinários ou extraordinários que se apresentem.

    • João on 4 de Agosto de 2017 at 14:23
    • Responder

    Pois… Eu também tive muitas esperanças no regresso à Democracia em
    Portugal, nomeadamente no ministério em que essa foi mais espezinhada
    nos últimos 13 anos, o ministério da Educação… Pois bem, agora,
    infelizmente, posso dizer que são todos iguais… Até estes, que foram a
    esperança… mas até a esperança morre.
    Somos tratados abaixo de merd@ pelos neo-liberais!

    • Joana on 4 de Agosto de 2017 at 14:44
    • Responder

    Pelo menos não se vem queixar de uma opção que fez. se não querem concorram a outro emprego.

      • João on 4 de Agosto de 2017 at 14:57
      • Responder

      O calor faz-nos dizer coisas sem sentido, não é?…


    1. ó joana não me digas que és igual à «Educadora por paixão»

      Felizes dos Ignorantes

    • Joana on 4 de Agosto de 2017 at 14:51
    • Responder

    .
    Até as professoras mais velhas (7º, 8º e 9º escalões) foram enrabadas a sangue frio.

    A Carreira Docente foi alterada e depois congelada. A idade de aposentação foi alterada para muito mais tarde. As reduções da componente lectiva foram alteradas, diminuindo-as. A Componente Não lectiva foi aumentada. A burocracia aumentou….

    Tudo um filme chamado Alice no País das Maravilhas

    Concluindo: – fizeram delas umas Burras de Carga….mas são umas Setôras….e são felizes assim…
    .

    • Professor Contratado on 4 de Agosto de 2017 at 14:55
    • Responder

    Agora me lembro…

    Quanto Mais Ignorante Mais Feliz Se É

    Deve ser o caso desta professora contratada

    enfim…..

    • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 15:09
    • Responder

    Como bem sabem a Emigração continua a fazer-se sentir e quem emigra são jovens em idade de procriar. A Emigração é menos acentuada mas continua. Não foi só no tempo da Troika.

    Por sua vez, a Natalidade em Portugal tem diminuído de uma forma drástica.

    Portugal – Número Total de Nascimentos

    1960 = 213.895
    1970 = 180.690
    1980 = 158.309
    1990 = 116.321
    2000 = 120.008
    2001 = 112.774
    2002 = 114.383
    2003 = 112.515
    2004 = 109.298
    2005 = 109.399
    (…)
    2012 = 89.841
    2013 = 82.367
    2014 = 82.367
    2015 = 85.500
    2016 = 87.126

    Fonte: PORDATA

    http://www.pordata.pt/Portugal/Nados+vivos+de+m%C3%A3es+residentes+em+Portugal+total+e+fora+do+casamento-14

    Agora pergunto eu:

    – São necessários mais Professores?

    – São necessárias mais Escolas?

    Tenham paciência só não reflecte sobre esta realidade quem anda a dormir.

      • João on 4 de Agosto de 2017 at 15:57
      • Responder

      E Turmas de 30 alunos dos quais 20 alunos com “necessidades educativas especiais”?… diz-lhe alguma coisa?…
      Professores contratados a que lhes pagam 10 horas, lhes exigem exclusividade e lhes obrigam a trabalhar 60/70/80 horas semanais… diz-lhe alguma coisa?… Ter 3 Professores contratados nestas condições pelo preço do ordenado mínimo de um Professor contratado dá cerca de 240 horas de trabalho semanal, pelo preço do ordenado mínimo de 1 Professor contratado. Sabia?…
      Agora faça-me o favor de rebater estas verdades com falsidades estatísticas. Este esquema que desvia todos os anos milhares de milhões do Orçamento de Estado para a Educação deve ser denunciado. Todos sabemos ser um facto. Isto nada tem a ver com as estatísticas de nascimentos…. Independentemente do número de nascimentos `Há mais de uma década que este esquema é utilizado para roubar dinheiros cabimentados para ordenados de Professores na Educação. Haverá alguém que me prove que, aquilo que todos os que somos Professores há muito que sabemos, “não é bem assim”?….
      Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…

        • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 16:18
        • Responder

        “Professores contratados a que lhes pagam 10 horas, lhes exigem exclusividade e lhes obrigam a trabalhar 60/70/80 horas semanais… diz-lhe alguma coisa?”

        Desconheço esta realidade que fala.

        Na Escola Pública não existe esta realidade de que fala. Coloque aqui apenas 1 escola onde ocorra esta situação.

          • Etelvina on 4 de Agosto de 2017 at 16:24

          a minha mulher a dias ganha 6 euros à hora e já há quem pague mais

          • João on 4 de Agosto de 2017 at 16:35

          Pois é…. para saberes desse facto precisavas de ser Professor. Estás a ver como as tuas mentiras enviesadas caíram rapidamente? É como eu dizia “Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…” Sabes, há mais de uma década que essa é a triste realidade na Educação…. E assim se apanha quem não é Professor e vem para aqui ditar uns bitaites em honra dos seus donos neo-liberais…

          “Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…”

          • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 16:45

          Onde está o nome da Escola Pública onde os “Professores contratados a que lhes pagam 10 horas, lhes exigem exclusividade e lhes obrigam a trabalhar 60/70/80 horas semanais… ”

          Onde está a Escola Pública em que isto ocorre?

          • João on 4 de Agosto de 2017 at 17:00

          Desafio, diz-me UMA Escola ou Agrupamento de Escolas onde isso não aconteça. Apanhado de novo!…
          “Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…”
          Sabes os colegas que leiam este Blog revêem-se na triste verdade, não na tua tentativa da ofuscares… AZAR “Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…”
          E assim se continua a apanhar um neo-liberal voz do dono…

          • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 17:05

          ó João o horário semanal na Função Pública é de 35 HORAS

          “…trabalhar 60/70/80 horas semanais… ” É UMA ANEDOTA

          • João on 4 de Agosto de 2017 at 17:14

          Diga-me se há um único Professor que só trabalhe 35 horas por semana?…
          Lá está, se fosse Professor sabia que o número de horas semanais anda nessa faixa, independentemente das horas que pagam ao Professor contratado… O trabalho escravo há muitos, muitos anos é a regra e não a excepção no ministério da Educação e são cabimentados ordenados que depois não são pagos… Pergunto de novo, para onde vão esse milhares de milhões, ano após ano?…
          “Desafio, diz-me UMA Escola ou Agrupamento de Escolas onde isso não aconteça. Apanhado de novo!…”

          • João on 4 de Agosto de 2017 at 17:04

          Sabes que as Escola e Agrupamentos de Escolas Públicas só pagam um sétimo em ordenados do que pagavam em 2001? Vai lá ao teu “por na data” provar-me que não é bem assim…
          “ISTO HOJE NÃO ESTÁ BOM AQUI NO BLOG PARA OS NEO-LIBERAIS, NÃO ESTÁ NÃO…”

          • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 17:14

          .
          O Horário dos Professores é de 35 HORAS

          João eu ajudo-te. Está aqui a Tabela Salarial dos Professores
          .
          http://www.arlindovsky.net/wp-content/uploads/2016/10/vencimento.jpg

          • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 17:19

          .
          Os Professores Contratados ganham pelo Índice 151 cujo salário actual é de 1.373,13 EUROS + SUBSIDIO DE ALIMENTAÇÃO (100 EUROS).

          Ora isto É MUITO DINHEIRO.

          Por isso é que a Professora que escreveu o artigo diz que está FELIZ.

          Claro que tem boas razões para estar FELIZ porque trabalha por AMOR, por PAIXÃO….e ainda ganha um BELISSIMO SALÁRIO.
          .

          • desiludida2015 on 4 de Agosto de 2017 at 20:19

          Os professores contratados ganham pelo índice 167, estão desatualizados!!! Quanto ao resto, sem comentários….

          • desiludida2015 on 4 de Agosto de 2017 at 20:22

          Com subsídio alimentação, mais o subsídio de Natal correspondente, são em média 1200 euros mensais.

          • Silvio on 4 de Agosto de 2017 at 21:24

          1200 euros por mês é bastante Bom atendendo ao salário médio em Portugal.

          É bastante acima da média. Agora entendo a razão da autora do texto dizer que é Feliz….

          Pudera….assim também eu era…..

          • MARIAZINHA on 8 de Agosto de 2017 at 23:07

          aos prof do ensino especial…. só os vejo com papeis ; o trabalho é XXXXXXXX ,ou só apoiam as crianças que são minimamente autónomas poq as crianças com dificuldades graves ….. vai la vai. Senti eu este ano letivo isso no pelo.
          Iam era fazer horario para os casos soft

    • Noemia on 4 de Agosto de 2017 at 15:22
    • Responder

    o que vai safando os cerca de 50.000 contratados são as “Baixas Médicas” do pessoal do quadro.

    desta forma vão tendo contratos/emprego ao longo do ano que vai sendo intercalado com subsidio de desemprego.

    mas isto das “Baixas Médicas” não são necessidades permanentes do sistema….são necessidades pontuais e criam a ilusão de obterem mais tarde um lugar no quadro.

    mas se são felizes assim….deixa-los ser

    • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 16:40
    • Responder

    .
    Assim é que é falar:

    “Sou professora contratada… e feliz!”

    Esta professora é que está certa.

    Os professores são muitos e estão demasiadamente bem pagos.

    Se são professores devem exercer a sua profissão por paixão, por devoção, por amor ao próximo, por amor à escola e com espírito missionário.

    Aliás, sou adepto que os salários dos professores deviam mesmo baixar porque os professores em Portugal estão demasiadamente bem pagos. O vencimento dos professores devia iniciar-se em 700 euros e no topo atingir os 1400 euros o que já seria muito.

    Acresce que Portugal possui uma ENORME DIVIDA PÚBLICA que não é compatível com este gasto em professores.

    Vamos lá analisar estes indicadores (a fonte é a PORDATA)

    Divida Pública Portuguesa (em valor absoluto)

    2009 = 146,7 Mil Milhões de Euros
    2010 = 173,1 Mil Milhões de Euros
    2011 = 196,2 Mil Milhões de Euros
    2012 = 212,6 Mil Milhões de Euros
    2013 = 219,7 Mil Milhões de Euros
    2014 = 226,0 Mil Milhões de Euros
    2015 = 231,6 Mil Milhões de Euros
    2016 = 241,1 Mil Milhões de Euros

    Produto Interno Bruto (PIB) Português ( em valor absoluto) – Riqueza gerada pelo país durante um ano

    2009 = 175,4 Mil Milhões de Euros
    2010 = 179,9 Mil Milhões de Euros
    2011 = 176,2 Mil Milhões de Euros
    2012 = 168,4 Mil Milhões de Euros
    2013 = 170,3 Mil Milhões de Euros
    2014 = 173,0 Mil Milhões de Euros
    2015 = 179,5 Mil Milhões de Euros
    2016 = 184.9 Mil Milhões de Euros

    QUE TAL???????? Porreiro Pá…………….

    Face a isto que dizer dos Salários dos Professores?

    Por isso, estou de acordo com o artigo escrito pela professora em que diz ser muito feliz.
    .

      • João on 4 de Agosto de 2017 at 16:49
      • Responder

      Mas tu não tens um pingo de vergonha na cara?!… Vai ladrar mentiras para ao pé dos teus donos neo-liberais! Lembraste que já “te cacei certinho” há pouco?…

      “Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…”

      “Agora faça-me o favor de rebater estas verdades com falsidades
      estatísticas. Este esquema que desvia todos os anos milhares de milhões
      do Orçamento de Estado para a Educação deve ser denunciado. Todos
      sabemos ser um facto. Isto nada tem a ver com as estatísticas de
      nascimentos…. Independentemente do número de nascimentos `Há mais de
      uma década que este esquema é utilizado para roubar dinheiros
      cabimentados para ordenados de Professores na Educação. Haverá alguém
      que me prove que, aquilo que todos os que somos Professores há muito que
      sabemos, “não é bem assim”?….
      Sabes, a verdade tem este problema, o ser verdade…”
      ISTO HOJE NÃO ESTÁ BOM AQUI NO BLOG PARA OS NEO-LIBERAIS, NÃO ESTÁ NÃO…

        • Analista on 4 de Agosto de 2017 at 16:58
        • Responder

        .
        2 DE AGOSTO DE 2017

        Dívida pública portuguesa aumenta em Junho para quase 250 mil milhões de euros, um novo máximo

        A dívida pública portuguesa aumentou 1,8 mil milhões de euros em junho para 249,1 mil milhões de euros, um novo máximo. A dívida regressou aos aumentos mensais depois de ter baixado 200 milhões de euros em maio e, desde o final de 2016, aumentou oito mil milhões de euros. Comparando com junho do ano passado, o aumento do valor da dívida pública supera os 9,2 mil milhões de euros.

        https://sol.sapo.pt/artigo/574767/divida-p-blica-portuguesa-aumenta-em-junho-para-quase-250-mil-milhoes-de-euros-um-novo-maximo-

        Olhem para o EXEMPLO da Professora que escreveu o artigo e tentem SER FELIZES como ela o é.

        É um EXEMPLO para todos os Professores.
        .

          • João on 4 de Agosto de 2017 at 17:16

          A calor queimou-te o último neurónio, não foi…
          “Desafio, diz-me UMA Escola ou Agrupamento de Escolas onde isso não aconteça. Apanhado de novo!…”

          • Finngirl on 8 de Agosto de 2017 at 11:20

          Na Finlândia, um docente em início de carreira ganha cerca de 3000 euros por mês… sensivelmente o mesmo que um engenheiro ou um advogado público…

      • Pcp77 on 7 de Agosto de 2017 at 1:41
      • Responder

      Podia começar por doar uma parte do seu ordenado, digamos tudo que esteja acima dos 700 euros! Que tal lhe parece?

        • Analista on 7 de Agosto de 2017 at 16:22
        • Responder

        Eu já faço doação.
        Aquilo que eu desconto não é nada pouco – Taxa de IRS = 48% acresce ainda uma taxa adicional de solidariedade, no valor de 2.5%.
        Que acha das minhas doações?

          • Pcp77 on 8 de Agosto de 2017 at 11:16

          Essas fazemos todos, são as ordinárias. Faça mais, dê o exemplo! É… Falar ou escrever é fácil…

    • NEYMAR on 4 de Agosto de 2017 at 18:12
    • Responder

    Sou Jogador contratado… e feliz!
    .
    3 DE AGOSTO DE 2017

    O PARIS SAINT-GERMAN NÃO PAGOU 222 MILHÕES DE EUROS POR NEYMAR. PAGOU MUITO MAIS.

    SALÁRIO DE NEYMAR: 30 MILHÕES DE EUROS/ÉPOCA

    Este é, naturalmente, um valor que não foi tornado público, mas diz a imprensa espanhola que o salário de Neymar vai rondar os 30 MILHÕES DE EUROS LIQUIDOS por cada uma das cinco épocas, (150 milhões pelas cinco épocas), valor este que, para além de ser o dobro daquilo que o brasileiro estava a ganhar no Barcelona, pode ainda ascender aos 40 milhões com prémios. Feitas as contas, Neymar terá um salário de 2,5 milhões de euros por mês.

    http://gqportugal.pt/paris-saint-german-nao-pagou-222-milhoes-euros-neymar-pagou/
    .

    • Pedro Espírito Santo on 4 de Agosto de 2017 at 18:38
    • Responder

    Sobre o artigo desta professorinha digo
    Flatulência ou flato (do latim flatus, sopro) é uma ventosidade anal que pode ser ruidosa ou não e que tem um cheiro fétido.


  1. São 6 mil com horários completos e anuais – o sistema necessita destas pessoas todos os anos. È imoral esta situação precária.

      • Rita Guedes on 4 de Agosto de 2017 at 19:20
      • Responder

      este ano que findou foram praticamente 50.000 os contratados colocados em horários completos e parciais e em substituições
      Há cada vez mais professores exaustos e com problemas de saúde.

    • Estefânia Barroso on 4 de Agosto de 2017 at 20:06
    • Responder

    Acho no mínimo desagradável que se recortem partes de textos que têm um autor (que neste caso sou eu) e não se coloque aquilo que se retirou entre aspas ou a fonte de onde foi retirado. Muito me apraz que seja partilhado (quer por se concordar com ele, quer por não se concordar), contudo agradar-me-ia que o meu nome – Estefânia Barroso – fosse mencionado ou o local de onde foi retirado (P3 do Público, a minha página pessoal ou a minha página “steff’s world – a soma dos dias” ou ainda os grupos de professores contratados)

      • Sonhador on 4 de Agosto de 2017 at 21:39
      • Responder

      Cara colega Estefânia

      Do seu brilhante texto retive essencialmente este excerto:

      “…aprendi a ser menos exigente no que às “condições ideais” de trabalho diz respeito, aprendi a ser menos exigente com a vida em geral e, provavelmente por isso, ACEITO O QUE A VIDA ME DÁ.”

      Pelos vistos a VIDA NÃO DÁ GRANDE COISA….mas temos que ACEITAR.

      A ACEITAÇÃO transporta-nos para o dito estado de FELICIDADE.

      De facto, há quem esteja bem pior.

      Do comentário do colega Ricardo retive:

      “Há gente com formação superior em situações piores? Claro que há. Portugal não consegue absorver o número de jovens com Formação Superior (Licenciatura, Mestrado, Doutoramento) porque não gera Empregos Qualificados.
      Há muitos Jovens Formados com empregos em Call Center, em Caixas de Hipermercados, empregados de balcão…. a ganharem o salário mínimo (557 Euros)…600 Euros, 700 Euros…etc. Há ainda muitos outros Jovens Licenciados Desempregados”.

      O “segredo” da felicidade está mesmo em “…ser menos exigente…” e orar ao Senhor para que venham dias de mais claridade,

      É a vida…

    • Paulo Pereira on 4 de Agosto de 2017 at 21:50
    • Responder

    Quanto à treta de “leccionar por devoção” e outras tangas de que “o ensino é um sacerdócio”, quem diz isso bem pode ir para a “mulher” que o pariu, e explico a falácia!

    Em primeiro lugar, qualquer profissão merece o reconhecimento e merece ser paga!
    Os professores não são padres, embora há quem pretenda convencê-los disso para, precisamente, pô-los a trabalhar mais, ou seja, a explorá-los, recusando reconhecer que efectivamente os professores trabalham muito mais de 35 horas.

    Mas o problema desta situação são as “rosinhas” que acham mesmo que devem ser as devotas fuçonas do Sistema, e se “fazem” aos ‘Excelentes’, mesmo que não passem de um ‘Bom’, coitadas das criaturas.
    O problema mesmo é (como me disse uma inspectora) o Sistema Educativo ser maioritariamente feminino, com as querelas e a baixa auto-estima da Condição Feminina portuguesa. O Sistema aproveita – e bem – esta característica da maneira de ser da mulher portuguesa, à qual o sindicato mais influente acabou por lhes cortar de todo a capacidade de mobilização e de iniciativa. Qualquer iniciativa que seja há-de ser por intermédio de agentes masculinos, e isso nota-se. A mulher professora, que é a esmagadora maioria da Classe Docente em Portugal, continua a não ter voz activa, numa situação muito semelhante à de antes do 25 de Abril de 1974

    Agradeço que contestem com factos.

      • Padre on 4 de Agosto de 2017 at 22:21
      • Responder

      Pai Nosso

      Pai Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós venha a nós os 1.200 Euros mensais , seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dais hoje (pode ser acrescentado “subsidio de almoço”), perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos GRUNHOS que estão dentro da Sala de Aulas e não nos deixeis cair em tentação (de fazer GREVES) mas livrai-nos do mal.

      Ámen.

      • Luisa Barbosa on 5 de Agosto de 2017 at 19:22
      • Responder

      A sua crença sobre a mulher professora está bem justificada mas de facto não é verdadeira.

    • Educadora por paixão on 4 de Agosto de 2017 at 22:05
    • Responder

    Adorei o texto e acho que a musica da Rosinha passa precisamente a mesma mensagem.

    “Eu levo no pacote
    Ai eu levo sim senhor
    Eu levo no pacote
    Ai tem outro sabor”

    O que interessa é “levar no pacote” e ser feliz….
    .
    https://www.youtube.com/watch?v=Cdl-8DJf6LQ&list=RDCdl-8DJf6LQ

      • Filosofo on 4 de Agosto de 2017 at 22:55
      • Responder


      Olha mais um «professor por paixão»

      30 de JULHO DE 2017

      Professor gay humilhado na sala de aula

      Alunos filmam professor a ser agredido e gozado com linguagem obscena.

      http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/professor-gay-humilhado-na-sala-de-aula

      docente de Filosofia é contratado….e feliz!

      http://www.sabado.pt/ultima-hora/detalhe/alunos-relatam-abusos-de-docente-homossexual

        • Riseup on 5 de Agosto de 2017 at 1:10
        • Responder

        “Eles prometeram não divulgar os vídeos”
        “Nunca fui pedófilo”, defende-se o docente de Filosofia, em entrevista ao CM. “Nem conheço o aluno que supostamente me viu baixar as calças. É tudo uma mentira para me afastar. Sei que estou a ser perseguido, só não percebo porquê”, diz. Chegou a dar aulas a 150 alunos, de diversas turmas. “Tudo partiu de uma brincadeira dos alunos e eles prometeram que os vídeos nunca seriam divulgados. Foram hipócritas comigo”, acrescenta…COMO É QUE UMA “COISA” DESTAS SE AUTODENOMINA DE PROFESSOR? AINDA POR CIMA EFECTIVO COM TANTO TEMPO DE SERVIÇO?!!!? SÃO OS PRÓPRIOS ALUNOS A FILTRAR O QUE É BOM E MAU, A SEPARAR O TRIGO DO JOIO, E SABEM QUE MAIS? AINDA BEM!!

          • Padre on 6 de Agosto de 2017 at 0:35

          Oração de Libertação

          Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa Vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Livrai-nos de todo mal e de toda a perturbação diabólica, Vós que pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, vosso amado Filho, nos libertastes do poder das trevas e da morte e nos transferiste para o vosso Reino de luz e santidade, libertai agora este nosso irmão N. de todo o domínio e ligação com satanás e os seus anjos. Libertai-o de todas as forças do mal, esmagai-as, destrui-as, para que o N. possa ficar bom e viver segundo a vossa santíssima Vontade. Libertai-o de todos os malefícios, das bruxarias, da magia negra, das missas negras, dos feitiços, das maldições, do mau-olhado, dos ritos satânicos, dos cultos satânicos, das consagrações a satanás. Destrui qualquer ligação com satanás e com todas as pessoas ligadas a satanás, vivas ou defuntas. Libertai-o de toda a infestação diabólica, de toda a possessão diabólica, de toda a obsessão diabólica, e de tudo aquilo que é pecado ou consequência do pecado. Destrui todos estes males no inferno para que nunca mais atormentem o N. nem nenhuma outra criatura no mundo. Deus Pai todo-poderoso, peço-Vos, em nome de Jesus Cristo Salvador e pela intercessão da Virgem Imaculada que ordeneis a todos os espíritos imundos, a todas as presenças que atormentam o N., a deixá-lo imediatamente, a deixá-lo definitivamente e a ir para o inferno eterno, encadeados por São Miguel Arcanjo, por São Gabriel, por São Rafael, pelos nossos Anjos da Guarda, esmagados debaixo do calcanhar da Santíssima Virgem Maria nossa Mãe Imaculada. Vós que criastes o homem à vossa imagem e semelhança na santidade e na justiça, e depois do pecado não o abandonastes, antes com sábia providência cuidastes da sua salvação pelo mistério da incarnação, paixão, morte e ressurreição do vosso muito amado Filho, salvai este vosso servo e libertai-o do mal e da escravidão do inimigo; afastai dele o espírito de mentira, soberba, luxúria, avareza, ira, inveja, gula, preguiça e de toda a espécie de maldade. Recebei-o no vosso Reino, abri o seu coração para entender o vosso Evangelho, para que viva sempre como filho da luz, dê testemunho da verdade e pratique obras de caridade segundo os vossos mandamentos. Com o sopro da Vossa boca expulsai, Senhor, os espíritos malignos: ordenai que se retirem porque chegou o vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Ámen.

    • Educadora por paixão on 4 de Agosto de 2017 at 22:31
    • Responder

    É uma pena o blog estar a descer a este nível, com pessoas que nem professores são e que falam dos outros como se estivessem a falar de si próprios ou da sua família. Ou ainda pior, tomando atitudes passíveis de serem levados a tribunal por “difamação”, ” atentado à honra e ao pudor” e por usarem “falsa identidade”. Uma vez que esses comentários passam impunes neste blog não mais comentarei neste espaço, pois como disse Arthur Schopenhauer “Em presença de imbecis e loucos, há somente um caminho para mostrarmos nossa inteligência: não falar com eles”.

    • Professor Por Paixão on 4 de Agosto de 2017 at 22:38
    • Responder

    .
    Ave-Maria

    Ave Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois Vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte.

    Amém.
    .

    • Santos on 5 de Agosto de 2017 at 15:22
    • Responder

    Em muitos aspetos revejo-me na visão da Estefânia Soares: entrei no ensino com trinta e tais, também corro o país como contratado de uma ponta a outra, tenho a sorte de ter uma companheira que entende esta necessidade por imperativos profissionais (sim, porque casamento e bom emprego ao pé de casa são raridades de um mundo em extinção); tento tirar o melhor partido da situação, até porque, nesta altura do campeonato, com as regras atuais, posso reformar-me pouco após os 60 anos, enquanto que entrar para o quadro significa ter que esperar pela aposentação/reforma aos 67 (ou mais).
    Tenho consciência de que atualmente não é fácil, para quem não nasceu em berço dourado nem abusa de forma oportunista do cartão do partido, arranjar melhores alternativas. Até aos trinta e tais estive noutra profissão como licenciado, até que decidi deixar de pactuar com a selvajaria oportunista das empresas privadas em nome da crise. Por isso, quando oiço colegas professores a afirmar que o ensino é a desgraça das desgraças, penso com os meus botões: eles não viveram as alternativas.
    Mas naturalmente que respeito e compreendo o drama de muitos colegas (de ambos os sexos) que sofrem (literalmente) por terem que passar a semana longe dos filhos e demais família. Este é o fulcro da questão: as pessoas são diferentes, têm visões e aspirações diferentes em relação ao mundo, e basicamente é isto que me parece errado nesta profissão e que se nota nestes comentários: a intolerância face à divergência de opinião, o insulto gratuito, e por aí fora…Se os professores não se respeitam uns aos outros, como esperam ser respeitados fora da comunidade educativa?

    • Nuno Barata on 5 de Agosto de 2017 at 17:31
    • Responder

    Quem se contenta com a sorte é feliz até à morte e é bem certo. Pena que as aspirações de certa gente sejam tão pequeninas…

    • Do Contra on 5 de Agosto de 2017 at 21:44
    • Responder

    Fogo, quase que me “gregava” todo ao ler este texto!!!
    Esta malta não pensa de forma séria: são os professores ‘formatados’ numa qualquer linha de produção em série, sem profundidade de raciocínio, com um conhecimento muito superficial e transversal, que se contentam com pouco, que não se preocupam com direitos laborais, que aceitam tudo pois não têm poder reivindicativo… Ó classe condenada!

    • António on 6 de Agosto de 2017 at 0:00
    • Responder

    O estatuto dos docentes tem vindo de forma progressiva a degradar-se e já falta pouco para bater ainda mais fundo.

    Os mais jovens não irão nunca fruir das condições de carreira dos que os antecederam, pois a apatia e o conformismo são reinantes. O texto desta professora é um exemplo bem elucidativo do estado a que tudo isto chegou.

    O efeito «rebanho» é cada vez mais uma realidade.
    Dobram-se para apanharem as migalhas que caem da mesa dos Senhores e, num gesto de gratidão, sorriem de felicidade.

    Deixai-os ser missionários… deixai-os ser felizes!

    • MARIAZINHA on 8 de Agosto de 2017 at 22:48
    • Responder

    Isto traz água no bico…… deve ser dos /as tais que têm a “magia “de usufruir de horário em casa. Se visse passar os anos sem puder ver crescer os filhos, limitando-se apenas ao fim de semana, ou se tivesse que andar 1000 km / semana não falava assim, com toda a certeza.

      • Zulmira on 8 de Agosto de 2017 at 23:23
      • Responder

      A nossa classe está “mal cotada em bolsa” porque ainda há muitas “setorinhas” (parvas) e “educadoras por paixão”…,,,,,,,gentinha que está perto de casa e que não sente o que é ter que fazer quilómetros, alugar um quarto, não ver os filhos….etc…..etc………
      É por existir este tipo de “gentinha” que o estatuto cada vez será mais degradado. Disto ninguém tenha duvidas.
      Enfim….é o que temos,,,

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

slot gacor slot gacor situs android4d situs android4d situs bir365 situs sbs188bet situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs bir123 situs metal303 situs metal303 situs bir365 situs sbs188 situs rgm168 situs android4d situs birtoto situs birasia situs bir123 birtoto-link birtoto-login bir123-link bir123-login bir365-link bir365-login sbs188bet-link sbs188bet-login sbs188bet android4d-link android4d-login android4d-alternatif rgm168-link rgm168-login metal303 birtoto android4d rgm168 sbs188bet metal303 bir365 bir123 link-birtoto link-rgm168 link-sbs188bet link-303metal link-bir365 link-bir123 link-alternatif-birtoto birtoto bir123 link-bir123 link-alternatif-bir123 bir123-link login-bir123 bir123-login daftar-bir123 rtp-bir123 android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar rtp-android4d birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar rtp-birtoto sbs188bet link-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet sbs188bet-link login-sbs188bet sbs188bet-login daftar-sbs188bet sbs188bet-daftar rtp-sbs188bet rgm168 link-rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link login-rgm168 rgm168-login daftar-rgm168 rgm168-daftar rtp-rgm168 bir365 link-bir365 link-rgm168 link-bir123 link-android4d link-bir365 link-birtoto link-sbs188bet birtoto link-birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link login-birtoto birtoto-login daftar-birtoto birtoto-daftar android4d link-android4d link-alternatif-android4d android4d-link android4d-link login-android4d android4d-login daftar-android4d android4d-daftar bir365 link-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 daftar-bir365 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online situs-gacor situs-online game-online slot-gacor server-thailand slot88 komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online komplekslot link-alternatif-komplekslot komplekslot-link-alternatif situs-komplekslot komplekslot-situs link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot online-komplekslot komplekslot-online slot-fastspin Metal303 Link-alternatif-metal303 Metal303-link-alternatif Login-metal303 birtoto link-alternatif-birtoto birtoto-link-alternatif login-birtoto birtoto-login rgm168 link-alternatif-rgm168 rgm168-link-alternatif situs-rgm168 rgm168-situs rgm168-login login-rgm168 android4d link-alternatif-android4d android4d-link-alternatif login-android4d android4d-login situs-android4d android4d-situs komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login bonus-garansi rtp-komplekslot game-online situs-online metal303 link-metal303 metal303-link login-metal303 metal303-login bonus-garansi-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot komplekslot-link login-komplekslot komplekslot-login rtp-komplekslot komplek-slot slot mahjong megaways slot thailand slot Habanero slot gate of olimpus 1.000 PRINCESS STARLIGHT 1.000 KOMPLEKSLOT GACOR KOMPLEK SLOT SLOT KOMPLEK SITUS SLOT login-komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot bonus-komplek-slot komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus SLOT GACOR BONUS GARANSI KEKALAHAN komplek-slot daftar-komplek-slot link-komplek-slot komplek-slot-login komplek-slot-daftar komplek-slot-link-alternatif link-alternatif-komplek-slot komplek-slot-bonus-garansi birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 komplek-slot daftar-komplek-slot bonus-komplek-slot link-alternatif-komplek-slot login-komplek-slot metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 link-alternatif-metal303 login-metal303 rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet bir365 daftar-bir365 link-alternatif-bir365 login-bir365 bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto android4d daftar-android4d bonus-android4d link-alternatif-android4d login-android4d hasil-pemilu ganjar-menangis MAKAN SIANG GRATIS birtoto daftar-birtoto link-birtoto bonus-birtoto link-alternatif-birtoto login-birtoto situs-birtoto situs-online-birtoto youtube amazon facebook google gmail bonus-kekalahan bonus-garansi-100persen komplek-slot komplekslot rgm168 daftar-rgm168 link-rgm168 bonus-rgm168 link-alternatif-rgm168 login-rgm168 situs-rgm168 situs-online-rgm168 bonus-garansi-rgm168 sbs188bet daftar-sbs188bet link-sbs188bet bonus-sbs188bet link-alternatif-sbs188bet login-sbs188bet situs-sbs188bet situs-online-sbs188bet bonus-garansi-sbs188bet slot-thailand slot-koi-gate slot-online daftar-bir123 bir123 link-bir123 bonus-bir123 link-alternatif-bir123 login-bir123 situs-bir123 situs-online-bir123 bonus-garansi-bir123 bir365 daftar-bir365 login-bir365 bonus-bir365 link-alternatif-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d situs-slot situs-aman situs-terpercaya slot-habanero slot-pg-soft situs-gampang-menang sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto android4d link-android4d situs-android4d login-android4d daftar-android4d bonus-android4d rtp-android4d rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 sbs188bet link-sbs188bet situs-sbs188bet login-sbs188bet daftar-sbs188bet bonus-sbs188bet rtp-sbs188bet bir123 link-bir123 situs-bir123 login-bir123 daftar-bir123 bonus-bir123 rtp-bir123 bir365 link-bir365 situs-bir365 login-bir365 daftar-bir365 bonus-bir365 rtp-bir365 metal303 link-metal303 situs-metal303 login-metal303 daftar-metal303 bonus-metal303 rtp-metal303 komplekslot link-komplekslot link-komplekslot birtoto link-birtoto situs-birtoto login-birtoto daftar-birtoto bonus-birtoto rtp-birtoto rgm168 link-rgm168 situs-rgm168 login-rgm168 daftar-rgm168 bonus-rgm168 rtp-rgm168 agen268 link-agen268 situs-agen268 login-agen268 daftar-agen268 inajp agen268-situs agen268-login agen268-daftar inajp link-inajp situs-inajp login-inajp daftar-inajp inajp-link inajp-situs inajp-login inajp-daftar
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: