Renovação da Contratação de Pessoal Técnico Especializado

E quanto aos psicólogos?

Já se falou no rácio dos psicólogos ter sido reduzido para 1 psicólogo por cada 1100 alunos. E para quando a abertura desse concurso?

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/08/renovacao-da-contratacao-de-pessoal-tecnico-especializado/

26 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • joao lima ferreira on 13 de Agosto de 2017 at 0:20
    • Responder

    ESTE DESPACHO SÓ PODIA APARECER EM PLENA SILLY SEASON.
    . O argumento da continuidade pedagógica comove-me, em ano de concurso nacional.
    .neste caso concurso para quê? a malta vai ficando ano após ano
    . Verifica o ministério o cumprimento da lei com que nos brinda no despacho, ou é conforme a conveniência de cada escola ou agrupamento?
    .Não foi esta senhora, que foi inflexível com o lobby dos colégios (e bem) e agora cede ao lobby dos amigos e da cartilha do ensino profissional, que não se conforma com a perda do monopólio do ensino profissional.
    Tem o ministério consciência da deslealdade deste tipo de contratação em muitos casos e do prejuízo para os docentes da escola pública?
    .Sabemos bem porque acabaram as contratações nas escolas TEIP, no que diz respeito. aos docentes contratados pela Escola Publica..
    Sabemos que este ano é ano eleitoral, mas não pode valer tudo, a Escola Publica
    também se defende com transparência nos seus procedimentos.
    .

      • SapinhoVerde on 15 de Agosto de 2017 at 17:57
      • Responder

      Tens razão João, eu também fui uma vitima dessas TEIP, e conheço “essa” história, TEIP = Técnico Especializado = CUNHA!!!!

    • Zaratruast on 13 de Agosto de 2017 at 11:07
    • Responder

    A questão é que muitos destes horários deveriam ir para grupos de recrutamento e vão para técnicos especializados. Enfim, a continuidade da BCE, mas sob outra designação. Irá haver fiscalização para se verificar se o horária deveria ser para um grupo de recrutamento? Não me parece.

      • SapinhoVerde on 15 de Agosto de 2017 at 18:00
      • Responder

      “irá haver fiscalização para se verificar se o horária deveria ser para um grupo de recrutamento?”
      A fiscalização é a mesma do ano passado:
      TE para lecionar Matemática
      TE para lecionar Inglês técnico
      TE para GR 540
      TE para lecionar ….
      Se quiserem tenho aqui tais provas.
      a fiscalização … a mesma do costume … ZERO!

        • Agnelo Figueiredo on 16 de Agosto de 2017 at 1:45
        • Responder

        Qual será a probabilidade de o ME colocar um necessário Especialista em Mecatrónica Automóvel se o horário for pedido no Grupo 540?

          • Esteves222 on 16 de Agosto de 2017 at 12:14

          Qual é probabilidade de as escolas estarem a contratar / renovar Técnicos Especializados para leccionarem disciplinas do Curso de Técnico de Electrónica, Automação e Comando (ou Computadores… ou similares), Técnico de Electrotecnia, Técnico de Instalações Eléctricas, etc., em vez de colocarem essas vagas na MI para o grupo 540?

          • Agnelo Figueiredo on 16 de Agosto de 2017 at 14:46

          Não sei Esteves.
          Normalmente, no 540 há Engenheiros Eletrotécnicos. Se forem de “fortes”…
          Por isso, para Eletrónica, é mais seguro pedir um Tec. Especializado.

          • Esteves222 on 16 de Agosto de 2017 at 16:02

          Eu sou de fracas, logo para Electrónica…
          Por outro lado o curso que frequentei, no IST, durante 5 anos e cerca de 50 cadeiras, deu-me formação também para fortes pois tive várias cadeiras específicas de fortes e muitas outras que são comuns, como sabe. Por isso, peço desculpa, mas não concordo com o que muitas escolas andam a fazer. Eu não tenho provas, em concreto (mas acho que não seria difícil arranjar algumas) pois as escolas não publicam o seu quadro de pessoal (e respectivas leccionações), o que seria muito mais transparente. Posto isto, também não posso concordar com a sua posição. Ou então vamos contratar técnicos especializados para todos os grupos de recrutamento que existem (por exemplo, no Cambridge existem excelentes técnicos especializados em Inglês). Como já foi dito aqui isto é um autêntico tesourinho deprimente, que ninguém fiscaliza, isto é, faz-se um despacho/lei que depois não é fiscalizado. E acho que isso não seria assim tão difícil.

          • joao lima ferreira on 19 de Agosto de 2017 at 17:28

          meu caro tanta exigência para cursos profissionais deste nível….essa lenga lenga bem a conhecemos na cartilha das escolas profissionais e na insuportável perda do monopólio do
          ensino profissional, que a europa ordenou passar a ser também lecionado na escola pública.
          Antes das escolas profissionais aparecerem como cogumelos
          já o ensino técnico era lecionado na escola pública.
          E quando a escola pública não reúne condições o curso que fique na escola profissional…separemos as águas.
          Esse velado bota abaixo dos professore da escola pública já não é novo.
          E por definição de atualizar-se…e cada macaco no seu galho.
          è evidente se é preciso um cozinheiro ou afins isso não deixa dúvidas.
          Entendido!
          ..

          • Esteves222 on 21 de Agosto de 2017 at 19:57

          Exacto. Um engenheiro electrotécnico (do IST) de fracas ou fortes (com habilitação profissional para o grupo 540) não pode dar o curso de electrónica automação e computadores… e depois é preterido um “técnico especializado” (só se for especializado em cunhas), que é técnico especializado em electrónica, electrotecnia, domótica, informática (hardware e software), robótica, electrónica de potência, etc., etc. que se calhar nem o 12º bem feito tem. Se existir esse técnico, devia mas era estar na NASA e não na Escola Pública Portuguesa.

        • Agnelo Figueiredo on 16 de Agosto de 2017 at 1:49
        • Responder

        Mostre as provas, homem.
        Para que servem se estiverem ocultas?
        Publique-as aqui!

          • SapinhoVerde on 16 de Agosto de 2017 at 10:36

          Sei que vou ser polémico.
          Já me ofereci para as publicar, (e mais não digo porque tenho imensa consideração) mas parece-me que eu sendo a “formiga” não quero ser esmagado pelo sistema elefante.
          Já me disponibilizei para entregar os tesourinhos deprimentes ao colaborador do blog de Arlindo o Colega Gualdino Pais. Até agora estou à espera.
          Olhe eu tenho um diferendo com o MEC. Exijo que o meu horário em 2013/14 seja considerado anual apesar de ser colocado a 02/10/2013, no recibo dizia que durava 365. Sabe quando saiu a RR1 de 2013? 12/09/2013. Logo os que vincularam ao abrigo da NT não o poderiam. À luz da lei e segundo carta do Exmº Provedor de Justiça o meu horário não pode ser considerado anual porque “O CONTRATO PRODUZ EFEITOS NO DIA SEGUINTE AO DA ACEITAÇÃO. Logo os da RR1 também não, ou em alternativa também os meu será de considerar … e outros nas mesmas condições.
          Não quero que os colegas que vincularam ao abrigo da NT sejam excluídos, queria isso sim, que todos os horários completos de 2013/14 fossem considerados anuais (Para vincular mais colegas).
          Publicar as provas que tenho … e a proteção de dados? e a desunião entre a classe?

          • Esteves222 on 16 de Agosto de 2017 at 12:17

          Colega Gualdino Pais, que tem a dizer?

    • José Bernardo on 13 de Agosto de 2017 at 16:03
    • Responder

    …em certas escolas até era preferível nem ter qualquer #psicólogo/a a ter só um, como antes de eles existirem! BOM seria ter pelo menos dois. Assim atrapalhavam-se menos um/a ao outro/a e deixam os professores fazerem o seu trabalho em paz!

      • Carla Fernandes on 13 de Agosto de 2017 at 16:11
      • Responder

      Este despacho acho q não diz respeito à renovação dos Psicólogos mas sim dos técnicos especializados que estão a exercer funções docente em áreas profissionais.

      Será assim???

      • Fernandes_f on 13 de Agosto de 2017 at 16:45
      • Responder

      A ignorância sempre foi atrevida. E, pelo escrito, continua a ser…

    • Paulo Silva on 14 de Agosto de 2017 at 11:35
    • Responder

    Onde posso consultar o Despacho? Despacho nº ??
    Obrigado

    • Sandra Regina Ribeiro on 14 de Agosto de 2017 at 16:34
    • Responder

    Já agora, será que alguém poderá esclarecer o seguinte:
    Tendo este despacho emitido pela Srª Secretaria de Estado Adjunta e da Educação no dia 11/08/2017 respeitante a renovação dos contratos a termo resolutivo vigentes no ano letivo 2016/2017, nomeadamente de formadores e técnicos especializados, será que a situação dos Técnicos de Intervenção Local (TIL), que em termos de concursos, estão abrangidos nas contratações de escola e são considerados Técnicos Especializados, estará enquadrada no referido despacho?

      • SapinhoVerde on 15 de Agosto de 2017 at 18:03
      • Responder

      Os TE são escolhidos a dedo pelos diretores, tipo oferta/contratação de escola. Os TIL não me parecem que sejam. (Não têm atividade docente, penso que são tipo psicólogos).

        • Sandra Regina Ribeiro on 16 de Agosto de 2017 at 0:41
        • Responder

        Os TIL são selecionados em oferta/contratação de escola na plataforma Sirghe, sujeitos a entrega de portfólio e entrevista.
        E não são SÓ Psicólogos… também o são Assistentes Sociais ou Educadores Sociais.
        E no concurso e bem explícito a contratação de Técnico Especializado/ Técnico Especialista

          • SapinhoVerde on 16 de Agosto de 2017 at 10:42

          Olá Sandra, nunca concorrei para TIL, mas se na plataforma aparecer técnico especializado (deve aparecer técnico especializado para outras funções) acho que deve ser enquadrado como técnico especializado.
          Por outro lado, o despacho refere “continuidade pedagógica”.

    • SapinhoVerde on 15 de Agosto de 2017 at 17:55
    • Responder

    Então este ano não havia renovações para ninguém?
    Muitos dos técnicos especializados não o deveriam de ser, já que são uma fraude, para se reservar os lugares de grupos de recrutamento para quem se quiser.
    Só falta enquadrar na legislação que ao fim de 4 contratos sucessivos ou 3 renovações passam aos quadros dessa escola.
    Exma Alexandra Leitão, acho que fica muito mal este seu despacho.
    Mais um tesourinho deprimente.

      • joao lima ferreira on 19 de Agosto de 2017 at 17:28
      • Responder

      Exatamente para quem fez tanto espetáculo com a TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA valores indispensáveis sem dúvida, no que diz respeito aos COLÈGIOS e BCE das TEIP e escolas com AUTONOMIA.
      Evaporaram-se agora com esta oferta aos boys.
      Meu caro, quando toco neste tema o colega, aparece com o seu contributo. Eu tambem. tenho muita informação sobre concursos para técnicos especializados e pergunto-me como é possível este” rega bofe”.
      A trindade ministério, diretor e grupo disciplinar(o grupo são eles donos e os outros não existem) e as escolas profissionais aplaudem e venha de lá a municipalização e a escola pública fica definitivamente na mão dos BOYS:
      Se os professores não formarem uma frente, não acredito infelizmente nos sindicatos e não denunciarem caso a caso, nem que para isso entupam o ministério pelo que vejo esta situação vai criando em crescendo problemas a diversos grupos disciplinares. A figura do PROF. TÉCNICO vem a caminho. !
      Estamos em presença de um poderoso lóbi, que faz tábua rasa da lei e noto vem já dando uns” biteites “, neste espaço de liberdade

        • SapinhoVerde on 21 de Agosto de 2017 at 14:43
        • Responder

        Caro João, e não pensas que eu tenho razão? Os cargos de T.E. as TEIP Autonomia, é para se lá colocar o “afilhado”.
        Aliás os concursos para “contratação de Escola” é uma mera formalidade, porque já se sabe quem lá vai “calhar”.
        Defendo TUDO por grupo de recrutamento. E GRADUAÇÃO.
        Dá uma vista de olhos aos T.E do GR 540, e depois faz um cruzamento de dados, e tira as conclusões.
        Boas férias, Boas colocações, e cá continuo à espero do recurso (sentado).

          • joao lima fereira on 21 de Agosto de 2017 at 18:42

          Claro toda sem margem para dúvidas!
          Eu procuro fazer abordagem sistémica da situação, tentando ir mais longe nas possíveis consequências para os colegas.
          O problema já não me afeta, tenho muitos anos disto e sei bem o que é pertencer a grupos, que para trabalha (ter horário) é´necessário lutar por cursos e implementa-los com seriedade e resultados (mercado de trabalho). E foram tantas as reformas e as atualizações e formações que tivemos que fazer, para assistir impávido há chegada desta gente, com um nome sonante, sem provas dadas e são a sétima maravilha.
          Ser professor, e um investimento de longo prazo nas suas várias facetas/vivencia, implica abandonar a zona de conforto ,e não um mero PORMENOR TÈCNICO para cursos deste nível, em que as expetativas e motivações das famílias e dos alunos são baixas e a chegada ao ensino superior se fica pelos 7%.Aqui sim, são necessários professores com consistência, porque fácil é com as elites e os bem nascidos!
          Fudamentalmente pelo escrevi, que é sentido não suporto esta situação, é uma questão de cidadania e requer TRANSPARÊNCIA!
          Boas férias !
          .

          • Esteves222 on 21 de Agosto de 2017 at 19:46

          Caro colega SapinhoVerde, peço desculpa pela ignorância, mas será que me pode dizer como fazer o “Dá uma vista de olhos aos T.E do GR 540, e depois faz um cruzamento de dados, e tira as conclusões”. É que eu sou do grupo 540 e estou a ser altamente prejudicado por este regabofe. Se tiver dados de certeza que irei apresentar queixa ao MEC, mais concretamente aos serviços que superintendem, fiscalizam, etc. esta situação. (Se for preciso posso dar email para me informar como fazer para obter os dados, de forma privada). Obrigado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading