E as notícias não são más de todo.
Presumo assim que os novos rácios já estejam em vigor.
Só não entendo quem acha que os psicólogos escolares não são uma mais valia para as escolas.
Ago 17 2017
E as notícias não são más de todo.
Presumo assim que os novos rácios já estejam em vigor.
Só não entendo quem acha que os psicólogos escolares não são uma mais valia para as escolas.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/08/hoje-foi-dia-de-divulgacao-as-escolas-dos-despachos-para-autorizacao-da-contratacao-de-psicologos/
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Então passo a explicar. Os psicólogos na escola não são uma mais valia quando vão para as reuniões de avaliação desculpar a falta de estudo, educação e trabalho dos alunos com a morte do piriquito, o buraco do ozono, a guerra na Somália… Se o aluno não sabe, para 90% destes profissionais, deve-se a tudo menos à falta de estudo e empenho. Com esta atitude não são uma mais valia, como diz um amigo, mais valia não estarem presentes.
Sou obrigado a concordar parcialmente consigo. Não generalizo, mas muitas vezes é o que acontece. Há uns anos dei aulas numa escola onde a psicóloga dizia que em situações de indisciplina, os professores deviam deixar os alunos ouvir música ou pintar nas paredes. Apenas me ri, levantei-me e saí da sala. A senhora nunca mais me falou.
Estou na generalidade de acordo com o Arlindo, Estou ainda de acordo com a entrada para os quadros destes e p.ex. terapeutas da fala, como tec. especizds..
Totalmente em desacordo com o despacho–esclarecimento…aditamento, metendo
tudo no mesmo “saco”, isto é formadores que em percentagem significativa lecionam disciplinas técnica dos cursos profissionais, com a conivência de diretores ,ministério e colegas de grupos disciplinares.” o que existe para nós chega, colocar horários a concurso, pode levar à abertura de vaga…e lá vem alguém com mais graduação ,ou não estamos para nos atualizar, etc.” VENHA DE LÁ UM TÉCNICO ESPECIALIZADO, precário e bem comportado..
Sim, a Escola Pública e Democrática em alguns estabelecimentos tem donos…de facto mas não de jure…mas para lá caminham, neste vale tudo.
Segundo o jornal Publico, esta renovação de contratos em ano de concurso nacional para professores, destina-se a proporcionar a candidatura deste universo heterogéneo de precários ao plano nacional de regularização (efetivação)..
Neste espaço de liberdade, vaticinei numa intervenção sobre o tema, a criação da figura da PROFESSOR TÈCNICO….e pelo andar da carugem..não sei não.
Para quem teve tanta pose de princípios, com os colégios e BCE das TEIP……….
Onde ficou a COERENCIA E TRANSPARENCIA?
João, concordo com tudo o que dissestes.
Essa da renovação dos T.E (que deveriam de ser grupo de recrutamento, e só não o são porque é uma forma / maneira de colocar uma CUNHA à descarada) em ano de não renovações vai contra a lei, já que exercem funções docentes.
Técnicos da Fala, LGP, também são docentes, mas sem GR, deveria-se de criar GR.
Já agora criem-se os GR que já estiveram criados, e criem-se novos GR para saúde, cozinha, direito, etc …
Algum cuidado quanto a grupos de recrutamento na escola pública.
Relativamente ao direito, está enquadrado no grupo 430 Economia e Contabilidade.
Quanto à saúde existem também disciplinas enquadradas em grupos
de recrutamento.
Totalmente em desacordo para cozinheiros e afins, isso é pertença das escolas profissionais, que estão na escola pública apenas enquanto o curso estiver em funcionamento e tudo tem modas.
Só não percebo a diferenciação dos Psicólogos em relação aos outros Técnicos Especializados. A existência de um Técnico de Serviço Social nas escolas é para mim tão importante como a existência de um Psicólogo. E quem refere estes, pode referir muitos outros.
.
Eu acho que em cada escola/agrupamento deviam colocar:
20 Psicólogos;
20 Terapeutas da fala para os docentes terem aulas de colocação da voz;
20 Picheleiros para desentupirem as sanitas;
20 Juristas para interpretarem os ofícios do EDUQÊS
20 Assessores de Imprensa para lidarem com a comunicação social;
20 electricistas porque anda muita gente com os fusíveis queimados;
(…)
Os CONTRIBUINTES pagam até ser pedido o próximo RESGATE ao FMI e à UE. Com o SOCAS foi igual…não há problema….
.
É ISSO MESMO…RASGUE.SE O D.L. 27/2006 de 10 DE FEVEREIRO
DOS CURSOS COM HABILITAÇAO QUE INTEGRAM OS GRUPOS DE RECRUTAMENTO PARA A DOCENCIA E DESSE O SEGUINTE ENTENDIMENTO:.”AS DISCIPLINAS TÉCNICAS SÃO PARATÉCNICOS” ..EU JÁ OUVI ISTO NA ESCOLPÚBLICA…….com colegas assim, com poder que gostam de subordinados e apoio do ministérios só falta a regionalização .
A ESCOLA PUBLICA PASSA A SER UMA CÓPIA DA ESCOLA PROFISSIONAL E MANDAM OS BOYS!!