No ano letivo 2016/2017, as escolas vão ter possibilidades de desdobrar turmas. Esta hipótese já se encontra prevista para as disciplinas das áreas das ciências físicas e naturais, para a realização de trabalho experimental. O Ministério da Educação pretende estender a medida às disciplinas de Português e Línguas Estrangeiras, mas só a estas.
Esta novidade consta do Projeto de despacho de organização do ano letivo 2016/17, que vai ser negociado, na próxima semana, com os sindicatos. No Projeto apresentado aos sindicatos o ME expõe que este desdobramento servirá para trabalhar as “componentes de oralidade e de escrita”. Mas, este desdobramento não poderá implicar mais gastos e terá de ser realizado “em função dos recursos disponíveis nas escolas”, ou seja, não requerendo mais docentes.
Também é referido no documento a questão dos créditos horários. Isto é, a sua atribuição, estava ligada à evolução dos resultados escolares, defende agora, o ME que: “As escolas com mais turmas terão mais horas disponíveis para apoio aos seus alunos”.
O papel do diretor de turma, também, será reforçado. O ME não detalha é como o irá operacionalizar, pelo menos o documento não o refere de uma forma conclusiva.
Vamos aguardar mais uns dias pela dita negociação para que se esclareçam estes pontos de uma forma mais explicita…
2 comentários
Não deveria estar entre aspas o que não é citação. Em nenhum local do documento, projeto de OAL, se escreve que o possível desdobramento a língua estrangeira e a português será feito “em função dos recursos disponíveis nas escolas”.
Também não diz que se pode fazer se não aumentarem os gastos, mas refere que está impedido de ser feito se aumentar as horas dos docentes, o que corresponde a duas situações perfeitamente distintas.
Eu posso ter um horário incompleto num horário de QE/QA/QZP de português, e se atribuir turmas com desdobramento a esse professor, não aumento os gastos, mas, nesse caso, estou a aumentar as horas dos docentes, o que o o projeto de OAL impede.
E as TIC, não é importante? Esta disciplina deveria ter mais horas e ser desdobrada, afinal é uma ciência experimental ou não? Cada vez mais nós estamos em todo o lado e temos que nos desdobrar em muitos…